segunda-feira, 8 de agosto de 2011

INTERVENÇÕES SUPER-HERÓI BAURUENSE (11) e PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (53)

CRAVARAM UMA FACA NAS COSTAS DE BAURU, A REAÇÃO QUE PODERÍAMOS TER VINDA DE UM PAÍS VIZINHO

Não se assustem. O ocorrido não é de hoje, nenhuma novidade, portanto. É que nessa semana intensificaram algo a danar com o DAE – Departamento de Água e Esgoto de vez. As cobranças recebidas pelos munícipes estão atingindo cifras estratosféricas e impagáveis pela maioria da população. Aqui em casa, Cida, 12 anos atuando ao lado dos meus pais levou um susto ao receber a fatura de R$ 45 mês. Pagava uma média de R$ 12 mês. Foi tentar resolver a contenda no Poupatempo, mas diante de uma fila de gente com o mesmo problema, desistiu. Promete voltar hoje, com documentos exigidos e recomendada por mim, junto de um bom livro para passar o tempo. Imagine se todos esses virassem a mesa e botassem pra quebrar? Nada disso, somos gado indo para o matadouro. Quase que sobre o mesmo assunto, o prefeito inaugura a Estação de Tratamento de Esgoto do Gasparini, o Candeias, correspondendo a 10% do total da cidade e sinaliza estar negociando para que a SABESP, a famigerada companhia de água do governo estadual construa a estação maior, que atenderá os restantes 90%. Mas como? Ele não era contra a privatização? Não era lema de campanha preservar o DAE? Alega que pode sair a construção, mas não a privatização do setor. Já vimos esse filme, morremos todo no fim. E o valor que o munícipe paga todo mês, incluso na fatura, para onde está indo essa grana. Não era para fazer a estação? E mais, a vice-prefeita não alegava ter na manga da camisa a solução para o problema com a chegada de verbas federais. Cadê essa grana? E por que o prefeito acabou se distanciando de sua vice e esse assunto hoje é quase favas contadas? Estranho tudo isso, a população pressente algo no ar e o Guardião, o super-herói bauruense, criação de Leandro Gonçalez (http://www.desenhogoncalez.blogspot.com/ ), com a ajuda desse mafuento blogueiro está assuntando sobre o que de fato acontece nos bastidores, para não só subir nas tamancas, como tomar as devidas providências.


Providência mesmo é o que esse blogueiro vislumbrou a acontecer na Argentina, quando numa visita semana retrasada por Buenos Aires, dia 27/07, quarta e diante de seus olhos uma imensa manifestação popular a tomar conta das ruas. Ouvi de um taxista: “Aqui tem manifestação todo dia”. Nesse dia, muita gente oriunda da zona rural acampou defronte um Ministério no centro da cidade e de lá não saíram enquanto não foram recebidos. O que me espantou foi a organização do movimento social, praticamente incipiente ou inexistente por aqui (só o MST possui algo parecido no Brasil). Na frente do Ministério, uma linha de frente do movimento, com pessoas de cabeça enfaixada e tendo nas mãos cassetetes. Não vejam nisso nada acintoso. Isso é a coisa mais normal por lá, os trabalhadores sabem até onde podem ir e vão. Vivem no limite e sabem reivindicar. Ocupam as ruas e nas mínimas questões estão a cobrar das autoridades a solução dos problemas ou o cumprimento do prometido. Exatamente o contrário do Brasil, onde a passividade impera. Fotografei, filmei e conversei com alguns dos líderes do movimento e eles me disseram que a Constituição lhes garantia o direito de manifestação e de cobrar daquela forma quando não atendidos. Isso faz parte da cultura, do dia-a-dia do argentino, mais esclarecido e contundente quando reclama algo. No Chile acontece algo parecido com os estudantes ocupando as ruas daquele país. Aquilo tudo me mostrou o quanto estamos atrasados e retroagimos no quesito organização popular e na forma de reivindicar e cobrar, o quanto estamos distantes dos demais países latinos e o quanto nossos governantes nos engambelam sem que nada façamos. Mas como mudar isso? O processo não é rápido, mas de uma coisa todos tenham certeza: por aqui continuam fazendo a todos nós de gato e sapato, pois sabem que não existirá reação. Pois que o Guardião comece a instigar isso...

Defronte o Aeroclube, na Avenida Octávio Pinheiro Brisolla um novo outdoor me chama muito a atenção. Foi instalado nesses dias. É da escola particular D’Incao, a mais cara da cidade e lá um ensino diferenciado. O privilégio de, com uma direção marxista, a promoção de um ensino a valorizar os grandes mestres, de fato e de direito, do mundo pensante. Com o slogan, “Educação sobre os ombros de gigantes”, um ao lado do outro, vejo lá, Aristóteles, Saramago, Machado de Assis, Da Vinci, Karl Marx, Darwin, Newton, Einstein e Borges. No centro de tudo, ninguém a representar uma teoria religiosa e sim, o pai do marxismo. Percebo que uma mudança de mentalidade no Brasil só poderá ocorrer de duas formas, pela educação consciente, honesta e factual ou pela barbárie, quando as massas cansadas de serem iludidas forem às vias de fato exigindo o seu quinhão disso tudo. Do contrário, nada muda. Nenhum Guardião sozinho mudará algo.


OBS.: Todas as fotos desse post firam tiradas por mim e pelo filho, Henrique Aquino. De ambos uma constatação: Como continuar pegando no pé dos hermanos argentinos, se eles estão num estágio muito mais avançado que o nosso no quesito “povo nas ruas”. Recomendo um estágio por lá para nossos sindicalistas, agentes sociais e afins.

10 comentários:

Anônimo disse...

Precisamos bagunçar com o coreto do DAE, esses caras mandaram essas contas impagáveis, depois da negociação fica tudo pelo DOBRO dos meses anteriores, isso mesmo, 100% mais que a média dos últimos 12 meses, são safados, esse presidente do DAE é BODE expiatório, é pau mandado, faz o que determinam...

DAE, se DEUS quiser a SABESP vem aí pois pagar caro e sem ao menos tratamento de esgoto é melhor que venha a SABESP e que se dane o resto, aqueles que acham que pagar com ágio de 100% é normal.

New-Time

Mafuá do HPA disse...

Caro New Time

Não confunda alhos com bugalhos, por favor...
Não consigo entender como aceitável a SABESP vir aqui e cobrar o valor alto que cobram em todas as cidades paulistas onde atuam e acharmos isso a coisa mais normal desse mundo.
Está fazendo uma séria inversão de conceito e valores.
O erro é diante de todas as altyernativas apresentadas no passado, nenhuma feita pela atual adminstração municipal e hoje caem nos braços da Sabesp como algo de valor.
Longe disso.
Precisamos ficar atentos e denunciar isso e não aceitar.
Existem muitas outras alternativas.
Se o preço da água está caro hoje imagine com eles atuando por aqui.
Não entre de gaiato no navio, nem coma gato por lebre.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

UM TANTO SUBVERSIVO ESSE SEU ESCRITO, NÃO?
ACHA QUE A SOLUÇÃO PASSA POR ISSO?

B.

Anônimo disse...

sei lá, falo pelo que escuto, não tenho uma idéia formada sobre esse assunto mas sei que PAGUEI a conta com 100% de aumento...mesmo depois que eles recalcularam o grande ERRO (ou foi proposital???)...

Quero água e esgoto tratado e pelo preço mais justo possível porém sem me sentir lesado pelo DAE como fomos neste mês passado... simplesmente TUNGARAM a população...

E até agora não se ouve mais falar disso, ficou como ficou e dane-se o POVO.


NEW TIME

Mafuá do HPA disse...

Respondendo ao anônimo "B" e ao também anônimo "new time";

B
Subversivo? Não entendi, só estou incitando o povo para ir para as ruas e exigir os seus direitos. Exigir o cumprimento do que foi-lhe prometido na campanha política. Exigir que não lhe passem a perna. Os meios para conseguir esse intento são outros quinhentos. Somos de uma passividade bovina e isso me assusta. Só isso.

New Time
Não tocou no cerne da questão. Está sendo simplista ao querer somente a solução de um problema seu, sem que se busque a solução do todo, do conjunto da obra. A Sabesp, certamente, nos traria mais problemas dos que todos os que atualmente possímos e depois dela aqui instalada para se deletar é muito mais difícil. Por que não lutarmos nas ruas, todos unidos em busca do respeito ao prometido em campanha?

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Sr Henrique,
Como incentivador da postagem de comentários anônimos, reafirmo aqui a importância de de continuar mantendo um espaço com essa característica. Mesmo não concordando comigo, me deixe continuar escrevendo e aqui postando minhas idéias:

Pseudônimo (português europeu) ou pseudônimo (português brasileiro) (do grego antigo ψευδώνυμος, composto de ψευδο- "pseudo-" e ὄνομα "nome", ou seja, "nome falso"), é um nome fictício usado por um indivíduo como alternativa ao seu nome legal. Normalmente é um nome inventado por um escritor, um poeta, um jornalista ou artistas que não queira ou não possa assinar suas próprias obras. Nem sempre o pseudônimo é uma mudança total do nome, às vezes pode consistir na mudança de uma letra ou outra, freqüentemente porque o portador acha seu nome de batismo "difícil". Sob o aspecto jurídico, o pseudônimo é tutelado pela lei quando tenha adquirido a mesma importância no nome oficial, nas mesmas modalidades que defendem o direito ao nome.


B.

ArabeAlli disse...

Caro Henrique, morro e não vejo tudo. ... B.: "Pseudônimo (português europeu) ou pseudônimo (português brasileiro) (do grego antigo ψευδώνυμος, composto de ψευδο- "pseudo-" e ὄνομα "nome", ou seja, "nome falso),..." PQP é pra cai o C da B. Usei pseudônimos do português brasileiro, que como bem esclareceu B. - "o pseudônimo é tutelado pela lei quando tenha adquirido a mesma importância no nome oficial, nas mesmas modalidades que defendem o direito ao nome." E acho que PutaQuePariu, Cu e Bunda adquiriram esta importância nas suas respectivas modalidades. Certo?
Isto posto, vamos ao que interessa:
Seu texto sempre pontual e bem escrito, é também (graças por isso) subversivo sim. Uma das definições de subversivo segundo o Aurélio é solapar o estado de coisas estabelecido. E não é exatamente contra este statu quo que nos encontramos, de promessas não cumpridas e falcatruas políticas que vc escreve e todos nós o lemos? Então, VIVA a sua e a nossa subversão! E que a mudança de tudo o que combatemos seja feita pela educação consciente, honesta e factual. Ou pela barbárie. A que vier primeiro. Mas que venha logo.

Anônimo disse...

Meu caro e estimado Henrique

Que bela e valorosa subversão.
Voce sabe que estou aqui enfiado nas barrancas do Mato Grosso, longe de minha terra e de minha gente bauruense, mas antenado com muita coisa que acontece por aí. Ontem ao saber das coisas que reolam por aí decidi ouvir pela rádio Auri-Verde, na transmissão que fazem nas segundas à noite da sessão da Câmara e algo me foi bastante revelador. O vereador Amarildo de Oliveira, que não tem meu apreço, mostrou um vídeo antigo, gravado na época da campanha do então candidato a prefeito, o hoje prefeito Rodrigo, onde ele dizia com todas as letras que a Sabesp não entraba em Bauru nem que a vaca tossisse e que o tratamento de esgoto seria feito até o final de seu mandato, sem essa interesseira ajuda. Foi irônico e imagino a repercussão que tudo isso produz em Bauru hoje. E agora? Quem está certo e quem está errado? Isso tudo que está a ocorrer em Bauru merece ou não uma boa subversão da ordem. Iremos todos para as ruas como os estudantes chilenos e os que protestam diariamente nas ruas da Argentina? Somos bestiais e verdadeiramente uns bostas. Tenho uma vontade louca de ir para as ruas, mas temo ir só e onde encontrar as pessoas para ir comigo.

Paulo Lima

Anônimo disse...

Henrique

Esse outdoor da D'Incao fincado lá na região do antigo Aeroporto, região nobre da cidade, onde os mais bastados circulam e fazem suas fezes, deve causar comoção generalizada, pois o papai Marx está no centro e isso não ocorreu de forma não intencional. Foi proposital e isso causa comichão nas bundas pensantes da maioria dos moradores dos Altos da Cidade. Merece aplausos e risos.

Aurora

Anônimo disse...

HENRIQUE

Volto a escrever sobre o oudoor que vimos lá perto do Aeroporto, o original, o antigo, o que gostamos. Você certamente não circula com frequência pela Getúlio Vargas, pois sei gostar mais de outras andanças pela cidado do que aquelas bandas. Pois bem, lá es´tão espalhados outros outdoors e todos também iluminado, lindos à noite, com as pessoas citadas em destaque. Tem um só com o Marx. Deve ter gente que bate o carro no poste ao se im aginar adentrando Cuba e não uma consumista Bauru, mais inserida no contexto do que qualquer outra. Passe por lá e fotografe ao menos esse.

Aurora