segunda-feira, 29 de agosto de 2011

INTERVENÇÕES SUPER-HERÓI BAURUENSE (13)

A SAÚDE DE BAURU SENDO ENTREGUE DE BANDEJA PARA UMA FUNDAÇÃO - E DAÍ?

Sim, e daí? Essa a pergunta que não quer calar. Como pode uma comunidade desorganizada como a nossa querer questionar se o que está vindo é certo ou errado, se nem marcamos presença quando somos convocados a emitir opiniões e colocar a cara para bater? Fica difícil. Nenhum Super-Herói consegue salvar essa cidade da mão de seus predadores se ela não estiver devidamente organizada. sabendo reivindicar o que lhe é de direito, sabendo se posicionar e exigindo a manutenção de políticas públicas saudáveis. Que a Saúde Municipal em Bauru é caso de polícia e até de calamidade pública, isso não é novidade e não é de hoje. O que os últimos representantes do poder público fizeram para reverter isso? O por que dessa Fundação estar chegando agora, com o bonde andando? Que cara ela tem? Atende a que interesses? Enfim, a privatização de alguns setores da sáude hoje e depois ela num todo. Isso seria relmente o melhor para Bauru?

Quem se põe a responder isso tudo sem um embasamento toma conhecimento de um verdadeiro "samba do criolo doido". Primeiro se privatiza o PS do Bela Vista, depois o Hospital de Base, hoje nas mãos da ainda mal explicada Associação Hospítalar de Bauru, devendo passar a ser gerida pelo Estado de SP, num sistema muito parecido com o do Hospital Estadual, quando uma Fundação gere tudo e no futuro, claro, a intenção é que tudo acabe sendo gerido dessa forma. E o poder público municipal lavaria suas mãos de qualuer responsabilidade no setor. O que sabemos da Fundação que gere o Hospital Estadual? Quanto lhe é repassado pelo Estado e como gasta isso? Isso talvez seja somente a ponta desse iceberg, pois vejo mais problemas, alguns deles poucos estão a questioná-los. Guardião quer tocar nesse problema e levanta algo aqui e agora para a discussão de todos: Nesse sistema de Fundação quem perde, em primeiro lugar, são os trabalhadores, pois todos eles deixariam de ser estatutários, passando a ser contratados em regime CLT. Não seriam mais exigidos concursos para essas contratações e isso também facilitaria a corrupção, em todos os seus níveis. Mais, qualquer trabalhador mais exigente, do tipo brigador, não tem estabilidade nenhuma e poderia ser demitido rapidinho. Qual a verdadeira cara dessa Fundação? Para entender isso se faz necessário uma verdadeira organização popular e uma AUDIÊNCIA PÚBLICA, a segunda, está sendo marcada para amanhã na Câmara Municipal de Bauru (iniciativa do vereador Roque Ferreira PT), dessa vez até com a presença do Secretário de Saúde. Eis uma rara oportunidade de ver a opinião da Prefeitura, questionar, se preciso for e exigir a manutenção da independência no setor ou o seu definitivo atrelamento à iniciativa privada. Essa concepção, essa mudança talvez não esteja sendo bem assimilada nesse momento, mas terá consequências horrorosas num futuro bem próximo se o que vier por aí for construído sem a participação dos seus maiores interessados: O POVO DE BAURU.

OBS FINAL: Vocês não estão entendendo dos motivos de fotos de um jogo de futebol estarem postadas aqui nesse texto. Explico. Estou em Florianópolis e ontem à tarde fui assistir o clássico regional Figueirense X Avaí, no campo do primeiro. Ambos disputam o Brasileirão de Futebol e o Figueira está bem melhor classificado que o Avaí, esse na zona de rebaixamento. Todos por aqui diziam que seria uma sonora goleada, favas contadas. O Figueira massacrou o tempo todo, esteve à frente do marcador até quase no final e aos 41 minutos do segundo tempo toma o gol da derrota. 80% do estádio era torcedores do Figueira e os outros 20% o espaço reservado para o Avaí. Clima de ostensividade total. Escolho ficar nas arquibancadas, junto de outro bauruense, o ex-radialista Marcos Lopes (que também está por aqui), ao lado da torcida do Avaí e presencio algo que para mim é a grande sacada do amor ao futebol. O time mais fraco, mais desorganizado, com pior preparo, com menos recursos, pode ganhar a partida e botar fogo no campeonato. Foi o que fez a Avaí, segurando as pontas e tornando o impossível realidade. Faço uma alusão ao que vi ontem lá no campo de futebol com o que pode acontecer nessa nossa questão da Saúde e em outras. Esse jogo não está tão difícil assim de ser virado. Acredito que até mais fácil do que como se estivessemos numa partida de futebol. Mas o que falta para isso? Essa garra e essa união de última hora pode gerar frutos alvissareiros para Bauru, mas também podemos ser derrotados, no nosso ou no campo do adversário. A festa do mais fraco sobre o mais forte, me motivou a entender que nada está definitivamente perdido. Guardião deixaria uma simples pergunta a todos (as): MAS QUEM ESTARIA INTERESSADO EM VESTIR A CAMISA E JOGAR ESSA PARTIDA? O ADVERSÁRIO NÃO É TÃO FORTE ASSIM, COM A DISPARIDADE VISTA ENTRE FIGUEIRENSE E AVAÍ. PARA GANHAR ESSE JOGO SERIA NECESSÁRIO UM POUCO MAIS DE INTERESSE EM SUAR A CAMISA. MAS ESTAMOS DISPOSTOS A ISSO?

Guardião é criação de Leandro Gonçalez (www.desenhogoncalez.blogspot.com) com pitaco desse mafuento blogueiro.

11 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

As relações trabalhistas dos tempos atuais não tem o trabalhadior mais como o seu epicentro e sim, os donos do capital. o pensamento desses é: Dane-se o trabalhador. Carteira assinada é algo hoje de privilegiados. Está cheio por aí de contratos de trabalho, onde nem registrados são mais. No shopping a maioria é assim. E na Saúde tudo leva a crer que serão assim.

Aurora

Anônimo disse...

HENRIQUE, hoje é a saúde, amanhã a água e esgoto...
Abs.
MURICY

Anônimo disse...

Saudações a todos.
Abrindo mais um tópico aqui para podermos encaminhar uma discussão que tivemos na reunião.
Percebemos que seria interessante compartilhar aqui o planejamento das nossas ações que estamos pensando para o Movimento Cultura em Bauru.


Escolhemos,no I Fórum Municipal de Cultura, que nossa pauta prioritária seria a reestruturação do Conselho.
Então, vou dar uma detalhada no processo que visualizamos para encaminharmos esse projeto:


1 - Reuniões e debates sobre o regimento (feito)
2 - Elaboração de proposta para o Regimento (feito)
3 - Análise da proposta (até dia 02 de setembro)
4 - Apresentação formal do novo regimento para o Secretário. (até 09 de setembro)

5 - Construção da reunião com os conselheiros (setembro)
6 - Apresentação da proposta para os conselheiros (final de setembro)
7 - Possíveis adaptações
8 - Apresentação da proposta para os vereadores (outubro)
9 - Possíveis adaptações
10 - articulação da sociedade civil e poder público (outubro/novembro)
11 - Apresentação da proposta na camara, em plenária (outubro/novembro)


Eu e a Mariah ficamos de abrir um documento de planejamento para trabalharmos aqui juntos.


É isso gente?
Na reunião pensamos nessa linha de raciocínio justamente para conseguir fechar a nossa proposta, ficar com o grupo coeso e nivelado para conseguirmos, de fato, nos articular para conseguir depois articular o poder público.


O momento é muito favorável, temos uma proposta coerente e um grupo começando a se formatar.
Importantíssimo trazermos cada vez mais agentes para dentro dessa lista, das reuniões e dos debates para qualificarmos o grupo e os agentes de forma cada vez mais veloz.
Aguardo pelo posicionamento dos demais.


#VamuQueVamu e vamos juntos!


Valeu demais.
#TamuJunto


Abraços


--

Artur Faleiros


Enxame Coletivo - Ponto Fora do Eixo - Bauru (SP)
Produtor Festival Canja
Comunicação - Palco Fora do EIxo




Email / Gtalk: enxame.pfe@gmail.com
(14) 9608-0905 | (14) 3208-2057


@ArturFaleiros
@EnxameColetivo
@FestivalCanja
@PalcoForadoEixo
@ForadoEixo

Anônimo disse...

HENRIQUE

Não adianta querer mudar um estado letárgico de coisas. Noutro dia mostrou aqui umas manifestações ocorridas nas ruas da Argentina e hoje propõe algo. como uma virada de mesa, diante de um time mais fraco a vencer um mais forte. Mas como colocar em prática isso no Brasil onde muitos ainda se espantam com um encontro do MST numa Câmara Municipal, como se isso fosse uma espécie de invasão? Sua foto do guarda tomando conta da porta lá dentro da Câmara, com o medo instalado de que entrassem no lugar é uma amostra de como estamos caminhando para trás. Nos organizamos para ir num show, uma viagem, um passeio, mas nunca para ir brigar por algo feito contra nós. Somos mesmo uns merdas. Tá difiícil de se juntar para reverter o que fizerem conosco.

André Ramos

Anônimo disse...

henrique temos de nos unir imediatamente e fazermos manifestações e protestos em frente o que está para ser privatizado/terceirizado. vamos formar um partido politico que vá de encontro aos anseios realmente dos mais necessitados, porque quem paga plano de saúde unimed/outros, não querem nem saber.

tenho um amigo; o luiz alfredo, quer que eu bata de frente juntamente com ele sobre a festa de barretos. quero lutar para a minha/nossa BAURU.

figueirense 2x3 avai se o + fraco ganhou então foi jogo de compadres. ok?
abraços.

aldo wellicham

Anônimo disse...

Henrique, meu caro e bom amigo:

Gosto dos seus textos, mas vou te dizer uma coisa. Voce é daqueles que continua acreditando nesse mundo. Eu já não mais. Usa de metáforas para se fazer entender, ou até mesmo para instigar as pessoas a irem para luta, pegarem em armas e virar essa bestial mesa. Faz isso continuamente, sem tréguas. Escreve e escreve. Mostra caminhos, aponta outros, sugere, mas nada acontece. Fiz tudo isso, mas desisti. Nada vai mudar. A Saúde aí de Bauru, mais dia menos dia vai ser toda privatizada, pois assim eles querem. E nós não temos mais forças, nem falamos mais a linguagem que esse povo, do qual defendemos, quer ouvir. Não conduzimos mais ninguém. Sei que não vai desistir. A sina de nossas vidas é seguir em frente, mas não se empolgue tanto, não acredite tanto no algo novo, na possibilidade de que ganharemos essa guerra. Ela está mais do que perdida. Um jogo é um jogo, o fraco as vezes ganha uma aqui no varejo, mas perde no atacado. Não me leve a mal, mas cheguei na conclusão de que os canalhas foram mais eficientes que nós. Só isso.

Paschoal - RJ

Anônimo disse...

A Audiência Pública foi ontem. Alguém aí esteve por lá e poderia me contar como se saiu o secretário de saúde. Ele foi? O prefeito compareceu? Avançaram. Luz no final do túnel ou nenhum novo avanço...

André Ramos

Anônimo disse...

A Oposição dos Bancários da CUT de Bauru, convida todas as Entidades Sindicais Cutistas,a participarem
do lançamento da Campanha Salarial 2011 dos Bancários da CUT.
Da mesma forma que nos anos anteriores, estaremos percorrendo as agências bancárias dialogando com os trabalhadores bancários e não bancários.
Na Campanha Nacional dos Bancários de 2011, estaremos reivindicado entre outras:
melhores condições de trabalho com a contratação de mais bancários e remuneração;
fim das metas abusivas e do assédio moral;
melhor atendimento e melhores serviços à população com o fim das filas;
diminuição das tarifas e taxas de juros nas concessões de crédito;
Melhoria na segurança nos bancos e combate à saidinha dos bancos, entre outras reivindicações.
Pelo exposto, uma vez que as discussões acima diz respeito aos trabalhadores bancários e a toda classe trabalhadora, quero reforçar o convite para que apoiem e participem dessa atividade.

LANÇAMENTO DA CAMPANHA SALARIAL DA OPOSIÇÃO DOS BANCÁRIOS DA CUT DE BAURU E REGIÃO.
DATA: 31/08/2011
CONCENTRAÇÃO: ÀS 10h45 NA PRAÇA RUI BARBOSA(DEFRONTE AO BB)
Contamos com a participação de todos.
Saudações Cutistas.

Tadeu Ap. Pereira Barbosa.
Dirigente Sindical Bancário e Coordenador dos Bancários da CUT de Bauru e Região.
Florisvaldo Roberto (Kiko).
Assessor da Fetec e dos Bancários da CUT

Mafuá do HPA disse...

caro André e demais em busca dos resultados sobre a Audiência Pública realizada em Bauru. A melhor resposta acredito ser esse texto do vereador Roque, publicado hoje no jornal Bom Dia:
Henrique - direto do mafuá

Formador de Opinião
Roque Ferreira
Saúde: a população precisa ser ouvida Diante das mazelas evidenciadas no sistema público de saúde de Bauru, o governo municipal apresenta a proposta de criar uma fundação regional pública de direito privado, o que nos motivou a convocar e realizar duas audiências públicas par discutir e debater o assunto.

Na audiência, realizada na última terça, o secretário municipal de Saúde apresentou as razões que levaram o Executivo a propor a medida, sendo a principal delas, a incapacidade do município em responder e atender às mínimas demandas que são reivindicadas pela população usuária do sistema, por conta das amarras impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, afirmando que hoje a secretaria está nos limites de gastos com pessoal imposto pela LRF.

É importante destacar que, desde 1988, o povo brasileiro conquistou a elevação da saúde, educação, assistência social e cultura como direitos previstos na Constituição Brasileira, e dentro deste contexto o SUS tornou-se referência na prestação de serviços, mesmo padecendo com a falta de verbas permanente, que pode começar a ser equacionada com a regulamentação da Emenda Constitucional 29 pelo Congresso Nacional.

Pelo conteúdo do que foi discutido nas duas audiências públicas, pela complexidade dos temas que envolvem o projeto de lei, pela inconsistência de seu conteúdo, estou convencido da impossibilidade de a Câmara Municipal votá-lo, sem que seja garantida uma ampla e democrática discussão com a população.

Neste sentido, como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, apresentarei requerimento ao presidente da Casa para que realize no mínimo dez audiências públicas descentralizadas, em vários locais da cidade, para que a população possa conhecer o conteúdo da proposta, ouvir os argumentos pró e contra, receber todas as informações necessárias, construir sua convicção e manifestar sua posição.

Roque Ferreira (PT) é sindicalista e vereador
roque800@gmail.com

Anônimo disse...

O comentário do Paschoal pode ser triste mas é dentro da realidade, certeiro, acho que resume bem o estado que chegou as coisas.
Quando se perdeu a crítica ao real efeito de causa de todas as mazelas deste estado, quando se perdeu a juventude, o entendimento do processo histórico, a coisa desabou.
Hj confundem micaretas com protesto, onde alguns faturam uma grana e outros votos, e muita gente com boa vontade sem duvida, mas indo sem a clareza critica direto para o abismo ao som do trio eletrico.
A hipocrisia é o grande cancer da sociedade de hj, todos que se envolvem de uma forma ou outra dentro da politica estão a sentar-se na mesa dos conchavos visando morder algum, agora então a 1 ano quase das eleições é pelego baixando as calças pra tudo quanto é lado.
Vejo tb nos dizeres de politicos como estão com a cara do personagem o seu Rolando Lero, procuram sempre dizer coisas agradaveis, mas tem sempre o "porém" e aí enrolam tudo que ninguem entende nada, não dá pra bater nenhuma palma para eles.
A saúde com ou sem fundação, sempre vai ser uma bosta para a população no estado capitalista, pois a mesma constituição garante este estado liberalista, onde a saude, passando dentro da classe médica, já está privada há tempos, sem atacar o capitalismo e mostrar como disse Latuff uma vez que estamos na merda faz tempo, jamais criará consciencia de nada, tudo será paliativo, papo politico de Rolando Lero.
Alguem achar q o problema passa por falta de dinheiro, é muito raso, é um pensamento muito de liberalista, como diria o filosofo dos gramados doutor Socrates, "Cuba não tem dinheiro mas garante a dignidade de seu povo", pq será não?????
Assim como o Paschoal tb já cansei de tantos pelegos, tantos canalhas, enroladores e o pior, ver uma sociedade se aprisionando nas redes sociais, no pior fascismo manifestado do seculo 21 e perdendo totalmente a capacidade critica e entendimento como tinha Marx, Che, Engels e tantos outros que deram voz e presença a uma juventude.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

CARTA ABERTA SOBRE QUESTÃO DO CERRADO:

Excelentíssimo Senhor Vereador:

Venho à presença de Vossa Excelência manifestar meu repúdio e descontentamento em relação à iniciativa de alguns Vereadores dessa Casa, no sentido de sugerir alteração na Lei Estadual nº 13.550/09, visando o relaxamento ou atenuação das regras de proteção e utilização da vegetação nativa do Bioma Cerrado.
Recentemente tivemos a aprovação de projetos de lei no âmbito estadual e federal, visando assegurar, ainda que precariamente, uma mínima proteção ao nosso meio ambiente. Não obstante, justamente aqueles que deveriam em primeiro lugar, lutar pela preservação do Cerrado em nosso município, pensando na qualidade de vida das futuras gerações de bauruenses, ao contrário, são os primeiros a mover esforços no sentido de minar a pouca proteção conquistada para este frágil bioma.

Lamentavelmente, ao invés de alguns Digníssimos Vereadores honrarem os votos que receberam de parte da população, apresentando propostas inovadoras e criativas de desenvolvimento sustentável adaptadas à realidade econômica de nossa região, promovendo a pesquisa e a utilização consciente de inúmeros recursos medicinais e econômicos que este bioma proporciona, ao contrário disto, em nome de um suposto “progresso”, estão mais empenhados no loteamento e na "lucrativa" devastação do pouco ambiente saudável que nos resta.

Estamos organizados e acompanhando atentamente o posicionamento de cada um dos vereadores. Aproveito o ensejo para informar que oportunamente trataremos de divulgar aos demais eleitores bauruenses, por todas as mídias disponíveis, quem são os inimigos do meio ambiente e da qualidade de vida em nossa cidade.

Respeitosamente



Silvio M. Max.