quinta-feira, 7 de junho de 2012

ALGO DA INTERNET (60)
TEATRO E INTERAÇÃO INTERNACIONAL DE BONEQUEIROS: CHUVA NÃO ME PRENDE EM CASA - O QUE VI, VEJO E VEREI...TUDO
O que acontece aqui em Bauru nessa semana é algo que há muito não se via por essas paragens. Meu pai me conta de que trabalhando lá nos guichês da Cia Paulista, estação central de Bauru, praça Machado de Mello recepcionava diariamente estrangeiros vindos dos mais diferentes lugares do mundo, principalmente de quase todos os países latinos. Tudo via trem, numa incessante ida e volta. Bauru era mais cosmopolita que hoje. Era comum ver grupos de peruanos, chilenos, bolivianos, colombianos e outros pelas ruas. Vivi um pouquinho só desse rico momento de nossa cidade. Com o fim do “Trem da Morte”, denominação injusta do trajeto Brasil/Bolívia do mais famoso trem latino-americano, a catastrófica privatização que fez fenecer a ferrovia de passageiros no Brasil, Bauru perdeu muito. Essa gana de estrangeiros não mais circulava pelas nossas praças e ruas.
Nessa semana, a dupla de malucos, Mariza Basso e Kyn Junior deu uma ressuscitada nisso, com o II Festival Internacional de Bonecos de Bauru. Uma programação internacional e da maior qualidade, mais do que um brinde para Bauru, um inesquecível presente. Além de tudo o que já vi e verei de 4 a 10/06, a rica possibilidade de interagir com muitos estrangeiros. Eu e Ana Bia, descolados “entrões”, já conhecemos todos eles e estamos saboreando cada momento como algo único, de sabor indescritível e daqueles onde ganha-se muito em conhecimento adquirido e uma rara troca de experiências. Conto um pouco disso aqui.
A programação toda pode ser conferida no www.bonecogiraboneco.blogspot.com. Os artistas começaram a chegar a Bauru no final de semana passado e no domingo (03/06) pela manhã um encontro deles todos no Restaurante Barracão, ou simplesmente Bar do Baiano, o museu lá do Geisel. Todos estavam bem a vontade no meio da parafernália do lugar e não existia mesmo lugar mais apropriado para unir a todos do que o clima aconchegante propiciado pelo lugar. O trio de peruanos, Teresa Roca, Max Escobar e Carlos Solari do Madero (www.grupoteatromadero.wordpress.com) contagiou a todos, a casal espanhol e o cantante de Guiné-Bissau do Cia La Mar de Marionetas, da Espanha, mais os curitibanos da Cia Manoel Kobachuk (http://ciakobachuk.com.br/new/) e a trupe do palhaço Biribinha (para algo mais clique a seguir: http://hospitalhacos.blogspot.com.br/2011/03/o-palhaco-biribinha_16.html), com ele, irmã, esposa e um filhote pequeno, com seus mais de 50 anos totalmente dedicados com a arte de pintar o rosto quase diariamente tornaram o Baiano, naquela manhã um receptor internacional de cultura. A festa foi sendo estendida até todos, inclusive o dono do estabelecimento estarem esgotados. Cada um foi sugando um bocadinho do outro e cada um saiu dali recarregado. Todos os presentes ganharam uma espécie de sobrevida, algo só entendível para os que lá estiveram.
Daí para frente não parou mais de chover na cidade, mas isso, mesmo catastrófico não deve ser motivo para ficar com a bunda pregada num sofá diante de um televisor nos mostrando coisas de gosto duvidoso. Meu propósito é o de prestigiar todas as manifestações lá no Teatro Municipal de Bauru. Começo na segunda quando conheço um curitibano da pá mais do que virada, o mambembe, bancário aposentado Hélio Leites (algo mais dele aqui: http://linguagempop.blogspot.com.br/2011/11/helio-leites-o-poeta-o-artista-o-novo.htmlartista-o-novo.html ), que faz um teatro dentro de peças mínimas, como numa caixa de fósforos. Uma Câmera registra seus passos e os joga num telão. Ele estará todos os dias apresentando seu pocket-show de 15 minutos antes de cada espetáculo. No youtube um vídeo com suas estrepulias:  http://www.youtube.com/watch?v=rabKzqkES1M . Na sequência um vídeo a homenagear o Papa (se existe um de verdade, esse um deles) do Teatro de Bonecos, Manuel Kobachuk (aqui uma entrevista com ele: http://www.youtube.com/watch?v=2pShFXBO_Dg) e um vídeo, o Encanta Brasil, de uma das apresentações ocorridas em http://www.youtube.com/watch?v=LjF8EhVyqLk&feature=related . Uma noite de gala para nosso Teatro, que mesmo após uma tempestade,  apagão, sobreviveu às intempéries da natureza e caiu nos braços das intempéries da arte.

Na noite de terça, com chuva e tudo, o Hélio Leites voltou à carga e com um requinte maior. Sua história contada já nas escadas da plateia e depois com a ajuda de alguém da plateia é para não despregar os olhos. Olha ele na Feirinha do Largo da Ordem, lá de Curitiba: http://www.youtube.com/watch?v=5ZdaiB1-8_Y . Depois entra a retumbante argentina JULIETA Tabbush (veja isso dela: http://www.youtube.com/watchv=dvwSo_lCHek&feature=related ), com seu vozeirão diferenciado, grave e com muito calor humano no que faz, diferente do frio de onde mora, a Patagônia. Ela, com um retroprojetor e um pó branco (bicarbonato de sódio, viu!) espalhado na lente, com tudo refletido num imenso telão atrás de si, faz arte com os dedos e reproduz ali o que ouve numa trilha sonora de arrepriar, composta pelas letras e músicas de três mexicanos (mais isso: a http://www.youtube.com/watchv=ccxAFfVSj9g&feature=related ). Fiquei encantado, na fila do gargarejo e ao terminar a apresentação não me contive e fui me informar com ela sobre a técnica e sobre a trilha sonora. Ela me disse não serem argentinos e sim, mexicanos, Francisco Barrios (El Mastuerzo -  http://www.youtube.com/watch?v=dE4Vc06AyzQ ), Leon Chavez Teixeiro (http://www.youtube.com/watch?v=MWKmp91opNA ) e Alejandro Chavez (El Twinky - http://www.youtube.com/watch?v=V82sVVtUhtI ) e mais, me possibilitou plugar um pen-drive e copiar a trilha toda, composta de dez músicas, que viraram o hit na vitrolinha do meu carro. Estou em puro êxtase até agora, não consegui sair do transe.
A chuva não parou de “cair sobre a cidade" que acorda e põe em movimento”, diz a letra de Gonzaguinha. Eu ontem, quarta, 06/06, voltei ao teatro, dessa vez junto de Ana e primeiro nos deliciamos com o Hélio Leite. Já nos consideramos seus amigos e ter seu livro foi consequência natural, parte do processo. Leia isso:  http://www.dcoracao.com/2011/11/cafe-com-helio-leites.html . Depois vieram os espanhóis do La Mar de Marionetas (http://www.lamardemarionetas.org/.) , em uma parceria Espanha/Guiné Bissau, com o espetáculo “El niño que soñaba”, terminando com um lenço no ar e no alto de dois mastros, uma das coisas mais lindas que vi dentro do nosso teatro. Babamos todos na fronha, eu e todos os presentes. A fizemos cantar e dançar mais e os dois músicos deram um prévia do show que farão na Oficina Cultural no próximo domingo, 10/06, 10h, misturando esses dois estilos musicais, o europeu e o africano, um na percussão, o espanhol e outro nas cordas e voz. Essa historieta sempre rendeu belos textos e representações, como essa: http://www.youtube.com/watchv=q7IAEv6OqUE. O mais divertido e contagiante de todas as noites é o depois dos espetáculos, nas reuniões nos locais onde os artistas vão jantar. Um congraçamento de cair o queixo. Ontem fui com todos no Fratello é as performances continuaram.
Disso tudo, uma reverência para a Prefeitura Municipal de Bauru, através do Elson Reis e para a Oficina Cultural de Bauru, através do seu diretor, o Paulinho. Esses arcaram a despesa maior e merecem o reconhecimento público. Os demais patrocinadores, apoiadores, todos importantes, cada um com sua cota, são gente de uma laia onde o que prevalece é a difusão cultural. Bato palmas ao Kyn e a Mariza por propiciarem isso tudo e irem além, pois foram também buscar mais apoiadores, o dos gastos menores, que na soma tornam-se imensos. Dois bravos e Kyn um capeta, nervoso, cruel, porém realizador, fazedor. E dá-lhe chuva, que cai como uma maná dos céus. Hoje, quinta, 07/06 tem uma FEIJOADA a reunir a trupe toda no Espetu’s da hora do almoço até não mais se aguentar (R$ 15 por cabeça e a possibilidade de rever todos reunidos e inspirados por caipirinhas e joelhos de porco a hablarem além da conta). Na noite tem ABC Central, do Pérez Gil, com “Piratas” (http://www.youtube.com/watch?v=rYL_ORKYVZI ) , amanhã tem os aguardados peruanos do Madero Teatro, com “El señor Del Mar” (http://grupodeteatromadero.wordpress.com/teatro-titeres-grupos-lima/), no sábado, 09/06, 10h, Desfile Bonecões e depois o teatro ao ar livre do palhaço Biribinha. Domingo, para tristeza geral, tudo terminará. Às 10h, o show musical na Oficina Cultural e às 17h no Teatro Municipal o encerramento de tudo com chave de ouro, “Teatro de La Plaza”, da Argentina com a peça “Mágico por acaso” (http://www.youtube.com/watch?v=_KyN_aqZ8ms). Depois, na segunda tudo voltará à normalidade e sem choro, nem vela, recomeçarei minha vida. Por enquanto, sonho e vivo dentro desse sonho. Me acordem só na segunda...

Nenhum comentário: