terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

DIÁRIO DE CUBA (60)

CRIADOR DE CASO, ONDE GOSTARIA DE ESTAR POR ESSES DIAS
Yoani Sanchéz, o blogueira cubana, criadora do indefectível Generación Y aportou no Brasil, numa viagem ao exterior por, segundo o que leio, aproximadamente 80 dias. Tenho uma infinidade de críticas ao papel exercido por essa blogueira. Ela diz sofrer censura no que faz, mas isso não ocorre, pois diretamente de Cuba propaga um blog recheado de ofensas à Cuba, tudo permitido. O governo cubano não quer é financiar algo, feito por alguém que só lhe diz mal e ainda bancar isso. Ela que banque ao seu modo. Isso ela faz, não comprova renda nenhuma dentro de Cuba, vive bem, gasta muito, produz seus textos livremente e não explica muito. Seu negócio é confundir. Está claro ser financiada por agentes externos. Cuba permite isso. Portanto não vejo onde está a ditadura e liberdades diminuídas tão propalada.

Ele veio bater seu tambor aqui no Brasil e o fará em outros tantos países, mas não pode impedir a ocorrência de protestos. Ontem, quando iria participar em Feira de Santana do lançamento de um documentário falando mal da ilha cubana, teve de suportar os manifestantes contrários à sua presença e principalmente ao papel cumprido pelo que faz, a de lacaia de interesses contrários ao regime e a projeção acabou sendo cancelada. Minha conclusão é a de que o número de manifestantes contrários era muito maior do que os favoráveis. E que assim o seja por todos os lugares onde passe. O desgravo ficou comprovado.

Gostaria imensamente de poder estar presente onde essa pessoa estivesse e participando dos protestos. Teria cartazes mil para levantar. Ainda ontem diante dos protestos, ela saiu-se com essa: “Quero esta democracia no meu país”. Seria bonito, se não fosse falso. O termo democracia é hoje utilizado de várias formas e conveniências, adequando-se às necessidades de ocasião. Pérfido isso. Ela mente, pois a vejo participando de vários protestos em seu país e sem nenhuma repressão. Exemplifico esse negócio de democracias. Imagine um latino dentro dos EUA, sem emprego aparente, vivendo de brisa, com um blog escachando com todo o sistema político norte-americano, como seria a reação do governo daquele país. Por bem menos, cinco cubanos estão presos como espiões dentro do território dos EUA. O que nossos jornalões pregam é que um tipo de democracia vale para os seus interesses e do capitalismo e outro oposto vale para situações como essa. Dois pesos e duas medidas. Cai nessa quem quer, bobo da corte, fantoche de plantão ou isso tudo também atende seus interesses. Um dos países menos democráticos hoje é os EUA, exemplos é o que não faltam.

Cuba não é nenhum primor, como nem nós, nem os EUA, nem ninguém hoje o é. O diferencial de lá é que vivendo num cruel bloqueio há mais de 50 anos, sobrevivem e apresentam soluções que nós não as temos. Seriam fantásticos desbloqueados. Não existe criança mendigando nas ruas cubanas, a saúde é decente, a educação idem, etc e etc. Isso incomoda, porque no mundo onde o dinheiro é o dono, tudo é feito na base da grana, pagou levou, não pagou não levou. E lá isso não existe, o povo tem isso gratuito, água, luz, telefone, transporte, tudo subsidiado. Impensável num mundo movido a grana. Ela, a blogueira, não tem importância nenhuma, não empreende luta valorosa nenhuma. Ela simplesmente prega o fim do regime cubano e que tudo seja regido pela grana. Não faz o que faz sozinha, muitos a bancam, pois não vive de brisa. Esse seu papel e confesso, pararia tudo o que faço nesse momento para estar nos lugares por onde ela passaria para gritar junto aos manifestantes e me posicionar contra a presença de pessoa tão vil. Prega sim, o caos e uma Cuba muito pior do que a possível hoje.

É nessa agitação que gostaria de estar nesse momento, mas tenho que suar a camisa do lado de cá e pagar minhas contas, muitas em atraso, credores mil, todos sequiosos pelo pouco que consigo amealhar. Ela, ao contrário, ganha muito e dos que querem ver Cuba integrada a esse cruel sistema, onde seu povo passe também a ter que correr desesperadamente por grana e mais grana. Deixem Cuba em Paz e o melhor mesmo é desmerecer essa tal de Yoani, pífia lacaia de interesses espúrios. A democracia que ela quer para seu país é o que de pior poderia lhe acontecer nesse momento. Vamos dar menos importância a tão insignificante persona. E é claro, protestar em alto e bom som. É o que faço aqui de minha modesta trincheira.

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito pertinente, Henrique. Aproveitei para divulgar um trechinho.
Cláudia Lucciola - Rio de Janeiro

Anônimo disse...

A capa da “Folha” de segunda, traz uma foto no alto, acima da dobra, de Yoani Sánchez, a blogueira cubana que, oh!, finalmente!, conseguiu sair de Cuba para dar a volta ao mundo com o objetivo de falar mal de Cuba. “Adeus Fidel”, teve a grande sacada o redator, que surpreendentemente deve ter visto “Adeus, Lênin!”. Ou talvez tenha sido coincidência, apenas. Como se essa rapariga estivesse à altura de rivalizar coma importância histórica de Fidel.
No ponto.

Ontem, durante sua incrível jornada, Yoani fez uma escala no Panamá e quase teve um orgasmo ao descobrir que no aeroporto havia uma zona com wi-fi liberado. Oh! Como é belo o mundo aqui fora!!!
Ela tuitou o tempo todo antes de embarcar. Não sei como encontrou sinal aberto no aeroporto do Panamá.

A tonta morou anos na Suíça. Esse papel de silvícola que se surpreende quando vê um espelhinho beira o patético. Já morou fora na Espanha, voltou a Cuba porque quis. Tem sua vidinha de blogueira inútil bancada por agências americanas e pela imprensa espanhola, a mesma que publicou uma foto falsa de Chávez quase morto. Chávez, como se sabe, voltou a Venezuela.

Yoani, de uma relevância próxima do zero, qual a novidade de se falar mal de Cuba??? Foi vaiada quando chegou a Recife, de madrugada. Mas será aplaudida e paparicada pelos integrantes do Instituto Millenium que na quinta-feira irão vê-la numa palestra na sede do… “Estadão”, claro, este baluarte da modernidade e do livre pensamento.

No mesmo dia em que a desocupada embarcou em Havana, um rapaz de 39 anos suicidou-se no Brasil. Carlos Alexandre Azevedo foi barbaramente torturado pela ditadura militar quando tinha um ano e oito meses. Vocês não leram errado. Um ano e oito meses. A história foi contada há 3 anos pela Istoé. Sua morte foi comunicada pelo pai, Dermi. Carlos Alexandre foi levado junto com os pais pela equipe do carniceiro Sérgio Paranhos Fleury à sede do DEOPS, que prendeu o casal em janeiro de 1974 sob a acusação de ter em casa um livro que falava sobre a escalada fascista no Brasil. Um bebê. Apanhou que nem gente grande, levou choques, foi golpeado na cabeça e atirado no chão. Um bebê. Nunca se recuperou dos traumas, nunca conseguiu viver em sociedade.

Não mereceu foto na primeira página de jornal algum, que eu saiba. Ao contrário da importantíssima Yoani, combatente do teclado, que vai dar a volta ao mundo falando mal de Cuba, de como é dura sua vida. Sua pregação será noticiada e ganhará repercussão naquilo que se chamava de grande mídia. Que, por sua vez, alimentará as conversas da nossa brava classe média que todas as noites agradece aos céus por viver num país que lhe permite viajar para Miami todos os anos sem grandes problemas, exceto uma razoavelmente incômoda fila no consulado dos EUA, ainda que as coisas estejam ficando cada ano mais difíceis.

Yoani será ouvida e aplaudida, e muita gente terá pena dela porque em Cuba não tem wi-fi no Starbucks, nem tem Starbucks.

O grito de desespero de Carlos Alexandre não será ouvido por ninguém.

Marcos Paulo - Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Oi Henrique
Querem porque querem Cuba como o Brasil: aqui o Governo gasta milhões em mídias comerciais e raivosas.
Abração
W.Leite

Anônimo disse...

Torço por você, Yoani! Eles logo morrerão e Cuba será libertada dos comunas.

Anônimo disse...

Defender Cuba morando no Brasil é fácil, quero ver ir morar naquele inferno. Esses manifestantes deviam pensar um pouquinho antes de falar.

ArabeAlli disse...

Caro Henrique. Mais uma desocupada. Vem talvez para uma participação especial no BBB. Outro motivo não vejo. Então a ela e aos outros brothers and sisters, nosso mais profundo Fuck U !

Anônimo disse...

Curioso esses manifestantes, que adoram o regime cubano.O que eles sabem de Cuba?Eles vivem, moram lá?O estranho é que teve funcionário do governo trabalhando para embaixada cubana.Eu não acho que Yoáni veio ao País para fazer guerrilha para derrubar o governo do PT.Veio, sim, para expor alguns problemas do seu país, pois lá não há LIBERDADE DE EXPRESSÃO.Parece que uma grande parte dos esquerdistas não gostam da Democracia, aqui no Brasil.Ninguém quer ir morar na Coréia do Norte ou mesmo residir em Cuba.É muito cômodo elogiar esses regimes retrógrados do lado de cá, mas sem viver do lado de lá.É um absurdo e vergonhoso quem impede o livre pensamento de alguém perseguido por um regime, que mesmo que "legítimo" não tem o direito de fazê-lo.São os mesmos que ganham indenização do Governo Brasileiro por terem sido calados pela ditadura militar.Dois pesos duas medidas!
Orlando André

Anônimo disse...

Sr Orlando Sodré
Respondo a ti na mesma moeda:
E o que o sr conheceria de Cuba para desdizer dos que a defendem? Esteve lá ou ao menos tem conhecimento comprovado de causa para ir na contracorrente? Deixem eles a defenderem, pois são próximos de suas idéias e deixemos essa boboca também fazer o passeio brasileiro e ir posando, como ontem, ao lado dos políticos mais retrógrados de nossa Câmara. Acho que ela não sabia ao lado de quem estava posando, um Bolsonaro, um Ciado, um Alvaro Dias. Agora ela foi mesmo para a cucuia.

Aurora