sábado, 16 de fevereiro de 2013


O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (26)

UM PROTESTO DENTRO DA USC, AINDA O CASO FECHAMENTO VERITAS
Acordei hoje com uma bruta saudade da rádio Veritas Fm, a que a USC mantinha até pouco tempo atrás e perdeu porque quis e assim se fez. Nem sei se a saudade era da rádio num todo ou do amigão, Wellington Leite, que agora está só lá na rádio Unesp FM. O fim da Veritas foi mais uma grande vergonha propagada pela administração USC – Universidade do Sagrado Coração nos últimos tempos. A primeira foi ter trazido o chileno para cá e deixa-lo fazer todo o serviço sujo que elas, as irmãs, não tiveram coragem, de fazer, ou seja, demissões e cortes múltiplos e variados. Nem sei e nem quero saber se hoje a USC já voltou a viver bem das pernas, mas o fato é que ela de uns tempos para cá fez de tudo e mais um pouco para se distanciar da cidade. Deixar a Veritas fenecer sem tentar lhe estender o braço de salvamento foi a gota d’água. Infelicidades administrativas.

O programa matinal que o Wellington tinha por lá revigorava a cidade e batia de frente com outro, também dos bons, nos mesmos moldes lá na Unesp. Ficou o da Unesp, felizmente. Aliás, a TV Unesp teve os mesmos problemas que a Veritas, foi atrás, brigou, esperneou e já consegui ter sua TV novamente no ar. O que faltou na USC foi isso, pois com o fato consumado, analisando friamente após tudo ter sido consolidado, é que a direção da universidade aguardava de forma ansiosa por algum impedimento para fechar de vez a rádio. Foi o que fizeram sem só e piedade (cheguei a rezar pela reabertura). A programação era boa, locutores competentes, bem dirigida pelo Reginaldo Vianna, mas algo não agradava a contento o lado do poder e mando.

Lanço aqui uma REAÇÃO e uma PROPOSTA aos que assim como eu gostávamos muito de ouvir a Veritas. Presenciei gente comovida com o fechamento, algumas se propondo a protestar, botar a boca no mundo, mas vejo que tudo foi mesmo coisa de momento. Provando que queremos pressionar a direção pela reabertura, por que não juntamos um grupo e vamos com cartazes lá para os corredores da USC, num dos dias de maior movimento? Quantos se juntariam a mim? Proponho algo bem organizado e definiríamos a data entre 25/01 a 01/03. Ou fazermos algo representativo ou esquecemos disso e vamos tocar nossas vidas, mas bem que gostaria de reviver meus tempos de estudante por lá, curso de História, e nós com faixas e cartazes nas mãos. Aguardo contatos e redistribuição desse texto entre os admiradores da falecida (pode ressuscitar ). É agora ou nunca, afinal a USC vem pisando na bola não é de hoje, vide o que fizeram com o Núcleo de Documentação e História, esse morrendo de inanição, falência múltipla dos órgãos. Que será que se passa com a cabeça dos dirigentes da USC? Por favor, não me deixem PLUGANDO GELO...

12 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

quer uma ideia?

organize tudo de forma desorganizada como feito no bloco carnavalesco Bauru Sem Tomate é Mixto que o protesto terá grandes chances de vingar e dar certo.

se estiver aqui no dia, vou nessa

Valéria

Anônimo disse...

tudo começou com a saída da Irmã Jacinta, esta sim uma grande incentivadora da arte e cultura e com a vinda do facistazinho chileno de nome Rodrigo...


tvz seja coincidência, com a entrada do papa janista no Vaticano...


realmente o buraco é mais embaixo, ou acima, sei lá, mas em outro lugar...

CARLOS EDUARDO MARTINS

Anônimo disse...

sr Henrique:

Tenho que lhe perguntar:

Qual a sua intenção com isso?

A USC tá lá quietinha.

A Veritas já era, olhemos para a frente.

um amigo (a)

Anônimo disse...

Apoiado!
Sind Luz Bauru

Mafuá do HPA disse...

Para o amigo (a) que não posta seu nome e me questiona, repondo:

gosto de olhar para a frente, mas também para trás. Faço isso principalmente quando opto por cursar algo, vejo o que é, o que foi e o que pode ser. Na junção disso, embarco, pego o trem.

não gosto muitos dos quietinhos, prefiro os que mostram logo a que vieram, sem nos esconder nada. Jogar limpo em todas as circunstâncias é o primordial para não incidirmos em erro.

minha intenção é que a USC venha a público, primeiro explicar dos reais motivos do fechamento da rádio e dessa pouca (ou nenhuma) vontade em reabri-la. Depois, explicar para a cidade de uma vez por todas dos motivos desses seus problemas que já geraram o fim da Orquestra, do Núcleo de Documentação, da Rádio, demissões em massa, etc. A rádio, pelo visto, é só mais uma pedrinha no caminho trilhado hoje. Qual o próximo?

A manifestação é justa e se faz necessária, ainda mais porque vejo que, assim como a Unesp, a Veritas já poderia ter reaberto sua rádio, mas não quer. Aliás não quer nem se manifestar.

Era isso. Por enquanto...

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

HENRIQUE . EU SEMPRE FUI UM GRANDE OUVINTE DA VERITAS QUANDO ESTA EM BAURU !!! TBEM ESTOU TRISTE COM DUAS COISAS QUE A USC FEZ E ACABOU !!! A BIG BEND VERITAS E AGORA A VERITAS FM ...

JOÃO VALDEMIR FRANCO, O NENÊ - REGINÓPOLIS SP

Anônimo disse...

Henrique, sinto uma falta danada da rádio, com uma tremenda equipe e musicas de qualidade.
Tatiana Calmon

Wellington Leite disse...

Oi Henrique!
Só um lembrete ao caro anônimo: todos os canais de rádio e TV são um bem público. Temos sim todo o direito de protestarmos contra o conteúdo, contra a existência ou encerramento da transmissão de qualquer canal.
Claro que, nesse caso, sou parte interessada na abertura, mas nem pensava em voltar. Só cogitei essa hipótese novamente depois de dias respondendo às mensagens que me enviaram. Só aí percebi a falta que nosso trabalho está fazendo a nossa comunidade.
Abração
W.Leite

Anônimo disse...

Caro Henrique, a USC obteve liminar para que a rádio e a tv voltem a operar.
Roque Ferreira

Anônimo disse...

Henrique
A Veritas tinha alcance regional e era o diferencial entre todas as rádios, por sua programação de qualidade. Por ter ouvintes em toa a região de Bauru que não poderiam ir ao protesto, sugiro que seja feito algo para reforçar aqui no face, q vc acha?
Rejane Busch - Pirajuí SP

Anônimo disse...

Vamos nessa, não te deixaremos na mão, a cidade e os habitantes merecem mais uma rádio de qualidade.
FERNANDO CALIXTO

AldoWellichan disse...

Henrique sinceramente a veritas fm não me faz falta alguma. ela era apenas uma opção no meio de nada.