segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ALGO DA INTERNET (68)

HÁ MUITO TEMPO O BRASIL NÃO PRODUZ... A IMBECILIZAÇÃO,  A INTELIGENTZIA E O CARNAVAL

Viajando hoje e amanhã, longe de Bauru, com pouco tempo para interneticar queria escrever pouco e nesses dias fazê-lo só sobre Carnaval. Não vai dar, vou juntar um algo mais. Ontem debaixo de chuva fui ver o Noroeste e queria reverenciar o amigo Marcos Cunha, emérito torcedor, lojista de CDs e uma espécie de incentivador do time da arquibancada. Fica isolado num canto e de lá esbraveja o tempo todo. Ontem ficou na chuva, que insistia em cair e mesmo ensopado, lavou a lama com a vitória. No intervalo, jogo ainda 0 x 0 (depois ganhamos de 2x0, contra o Catanduvense), foi lindo observar à distância ele tirar a molhada camiseta, dar aquela torcida e vesti-la novamente para o segundo tempo. Marcos persiste e quando questionado demonstra gostar de fazer tudo como nos velhos tempos. Quem o conhece sabe de sua resistência na manutenção de uma quase única loja de CDs num dos lugares mais caros da cidade, o Bauru Shopping Center. "Como alguém ainda consegue vender CDs com tudo podendo (sic) ser baixado via internet?", me pergunta um que não compra mais nada e só ouve porcariada. Não respondo, pois não vale a pena. 

Fui me lembrar dele ao ler o texto dessa semana de Mino Carta, editorial de sua Carta Capital, a melhor revista semanal brasileira. O título é sintomático, A IMBECILIZAÇÃO DO BRASIL. Veja o início: “Há muito tempo o Brasil não produz escritores como Guimarães Rosa ou Gilberto Freyre. Há muito tempo o Brasil não produz pintores como Candido Portinari. Há muito tempo o Brasil não produz historiadores como Raymundo Faoro. Há muito tempo o Brasil não produz polivalentes cultores da ironia como Nelson Rodrigues. Há muito tempo o Brasil não produz jornalistas como Cláudio Abramo, e mesmo repórteres como Rubem Braga e Joel Silveira. Há muito tempo...”. Mino para por aí, mas poderia continuar com suas citações. Sinto o mesmo que ele, uma saudade de tempos idos e uma triste constatação da predominância de uma porcariada cultural a infestar mentes e tornando as gerações atuais imbecilizantes, bestiais, seguidores de olhos fechados de algo a nos tornar mais burros, imbecis, párias, reducionistas, restritos, verdadeiras bestas humanas, sem profundidade em nada e propagando-se como entendidos em quase tudo.

Tento criar um bloco de Carnaval na cidade, o BAURU SEM TOMATE É MIXTO e algo escrachado como alvo, meta, trilha ou sei lá o que mais. Não viemos para elogiar ninguém, pois sigo à risca uma das melhores frases de Millôr Fernandes, com uma leve adaptação de minha parte: “Carnaval é oposição, o resto é balcão de secos e molhados”. A frase dele não continha a palavra Carnaval e sim, Jornalismo. Serve para ambas e tantas outras. Não faço oposição por oposição, modo arrivista de criar inimigos e criticar sem propostas. Minha crítica é para o modelo excludente e o sistema capitalista, mais excludente ainda. Recebo elogios por estar tentando recriar algo em desuso hoje em dia, uma audaz e sagaz crítica, mas alguns me dizem ter pego pesado demais e outros, dizem o contrário, afirmando que pegamos leve demais. Teve até uma que disse textualmente: “Não cabe política partidária em bloco”. Quem deu a resposta exata e definitiva foi Lázaro Carneiro, nosso nietzhiano de plantão: “Desse jeito o bloco já começa rachado”.

Que estamos mais imbecis e nem conseguimos mais distinguir crítica e punhalada, afago de bajulação, sexo virtual de sexo presencial, isso já não tenho a menor dúvida. O facebook, tão rápido, tornando possível eu falar instantaneamente com minha amiga Márcia Nuriah, eu daqui e ela lá da Holanda, eu daqui e Reynaldo Grillo lá de New Jersey, eu daqui e meu amigo Nicodemus lá no Crato, eu daqui e o Rep lá em Buenos Aires, eu aqui e todos os outros daí, mas vejo que não sabemos aproveitar esse maravilhoso instrumento em nossas mãos. O utilizamos de forma errada, besta e mais para enaltecer algo nosso, do transformar o mundo. Ficamos dando voltas e não saímos do lugar, muito jogo de ego pessoal, muito do arraigado conservadorismo que a maioria guarda dentro de si e disso tudo, uma saudade imensa de tempos idos. Daí ter colocado lá no alto o trecho do texto do Mino Carta. Aqui longe de Bauru, lembro da noite da última sexta, 01/02, quando fui na abertura do Carnaval em Bauru e vestido com uma roupa de presidiário. O que ia ouvindo era: “Fantasiado de Zé Dirceu, hem!”. Muitos se espantaram com a minha resposta: “Que nada, tô é fantasiado de detido por presunção, coisas de ministros do STF julgando à margem e nos desvios da lei. A roupa é para eles, agindo também fora da lei”. De olhares até então alegres, vi muitos torcerem a fuça e se afastarem rapidamente de tão nociva pessoa. Eu, assim como Mino e tantos outros morro é de saudade de tempos quando líamos mais, se discutia mais e com sabedoria, sapiência e papos profundos. Superficialidade, tolerância zero. Afinal, quem é mesmo Raymundo Faoro, alguém aí se lembra dele??? E do Kuduro alguém se lembra?

20 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Num primeiro momento me senti ofendida sendo também incluída como imbecil, mas depois vi que o correto é isso mesmo, pois de alguma forma eu e todos nós contribuímos para acelerar o processo de imbecilização do Brasil. Os exemplos são tantos de momentos em que cedemos e ficamos a idolatrar o de pior existe na nossa cultura. E não devemos mesmo dar trégua para os meios de comunicação que reproduzem só porcaria. Veja só agora, lá em Santa Maria, fala-se muito em organizar um grande evento cultural (sic) para levantar fundos para não sei o que e quem irá participar, pelo que vejo é o que pior existe na cultura nacional, os que nos tornaram imbecis. Cultuamos de forma reverencial Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Romero Brito, Vick Martins, Paulo Coelho, Veja, cantores desprezíveis, artistas que só pensam em grana, pintores que nada criam de novo, escritores que escrevem só algo para ser consumido e cuspido, etc. o processo é de clara imbecilização, não tenham a menor dúvida. Não sei se do jeito que anda a carruagem teremos mais volta. Você é corajoso de se indispor contra isso vindo de quem vem.

Aurora

Anônimo disse...


Bauru, Bauru, Bauru
Cidade que me seduz
Às vezes falta água
as vezes falta luz

Mas vou falar, amo Bauru
vamos pra rua porque hoje é Carnaval

Se chove pouco, vai faltar água
porque o rio secou
Se chove muito, vai faltar água
porque a adutora estourou

Ir ao trabalho, o que fazer?
Se pego o coletivo vai faltar para comer
Se tenho carro pra trabalhar
Piora tudo, tem buraco pra danar
Fui passear, que ilusão
Eu vou de barco porque tem inundação

Bauru, Bauru, Bauru
Cidade que me seduz
Às vezes falta água
as vezes falta luz

Mas vou falar, amo Bauru
vamos pra rua porque hoje é Carnaval

Mas vou falar, amo Bauru
Mas amo um pouco menos quando vence o IPTU

No futebol é confusão
Por mais que o time jogue
Sempre alguém lhe mete a mão!
Pra consolar toda geral
vamos pra rua porque hoje é Carnaval

Bauru, Bauru, Bauru
Cidade que me seduz
Às vezes falta água
as vezes falta luz

Mas vou falar, amo Bauru
vamos pra rua porque hoje é Carnaval

HENRICÃO, essa a letra final da marchinha do bloco. Tem gente achando que pegaram pesado e outros que pegaram leve. Acho que não foi nem uma coisa nem outra, pegaram onde deveriam ter pego. Do jeito que andam as coisas nem critica se pode mais fazer. Mande esses Patrulhadores para a PQP.

Rosana

Anônimo disse...

Henrique,

Não existe um ponto de ruptura na história e uma nova geração surge do nada, há um processo em andamento, é óbvio que a mediocridade está demais, cabeças retrógradas, conservadorismo, fascismo maquiado, tudo isso.

Porém, essa geração vazia e muitas vezes cretinas, colhe as merdas da velha geração, da postura omissa, inserção na corrupta sociedade que tanto criticavam, nesse ponto essa nova geração teria mais razão em reclamar do mundo do que a geração de vocês.

Porque ao contrário da antiga geração, essa não tem vivência, não convive com embates e ácida crítica, vivem um mundo unipolar que receberam de herança, um mundo que permitiu que as relações fossem transferidas ao campo do virtual.

Tínhamos tudo para nos libertar, mas as pessoas foram se inserindo no contexto e conformismo do sistema capitalista, os contrários de ontem são os fascistas de hoje, salvo raras exceções, o que é uma pena.

Tenho visto até uma garotada boa, que teria um potencial a ser desenvolvido, mas ficam inertes porque não há ninguém a não apenas fazer a crítica que realmente questiona a sociedade e o ser dentro do papel deste sistema, mas também para dar a eles um ambiente social e cultural que permita-lhes terem vivência de mundo.

Podem me atacar pelos cotovelos, mas vocês hoje são apenas uma fantasia para um baile de salão, porque a maioria, em seu íntimo, estão abraçados com alguma mazela, conservadorismo e falsidade desta sociedade, o círculo vicioso que se colocaram, a mesmice, o medo de criticar, a falta de ousadia e muitas vezes de caráter, fazem hoje a velha geração, com suas brigas de ego, pífios argumentos, inserirem-se nesta alienação social e passarem a ser peças de segurança do capitalismo.

E olha que vocês nem sofrem tanto com falta de espaço, até os tem, mas utilizam da forma mais omissa possível, na hora que é para colocar o pau na mesa, ficam contemporizando, rodando na mesmice, para não entrar em polêmica, a questão é se querem acidez no humor crítico como George Carlin fazia, ou fanfarrões como casseta e planeta, ver a banda passar e a merda continuar???

E essa mudança também para relação virtual tem uma parcela enorme nesse gueto cerebral, o facebook e redes sociais, não são nenhuma maravilha de instrumentos, por mais que queira se convencer disso e continuar nessa, são ferramentas feitas exatamente para esse propósito no qual são utilizados, uma interação rápida, grande quantidade de informações curtas e aleatórias, isso é mais que comprovado que causa desvio de concentração, perda de compreensão de texto, fora a inércia que transforma não apenas o intelecto, como também a vivência.

Tenho uma amiga das antigas, que está faz anos em Paris, as vezes me manda email contando algumas coisas, mas e daí?? A internet não pode dar aquilo de mais precioso que tínhamos, a vivência, histórias sendo escritas, um mundo a pensar e transformar.

Portanto não adianta espernear contra essa geração, se vocês mesmos não se colocam a continuar o papel crítico e vivem abraçados nas falsidades das relações sociais do capitalismo, o século 21 era para ser da ação revolucionária e não do conformismo, da alienação, o século da grande ciência, e o que vejo é uma reinvenção regressiva do que de pior as tradições eclesiásticas podem proporcionar de ruim a um ser.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Marcão
Você não nos deixa esmorecer. Quando queremos dar uma marcha a ré, fazendo merda, vem voce com seus escritos e chama todo mundo na chinca. São de levantar poeira seus textos. Voce é um dos únicos que ainda não deu para trás.

Alvarenga

Anônimo disse...

Caro amigo, agradeço pelas palavras, jamais darei para trás, porque há tempos fiz minha revolução pessoal, quebrei as algemas impostas pela alienação desta sociedade, carrego a honra e o legado revolucionário e não tenho medo e estou disposto a morrer por um ideal libertador.

Posso sofrer hoje como nunca com o cerco que o capitalismo coloca a seu povo, mas enfim eu sou livre, não tenho o rabo preso com esse sistema, falo o que penso, o que quero e fiz da minha cabeça um lugar fértil para as grandes ideias.

Posso não ter dinheiro hoje, mas conquistei o universo e suas belezas reais, isso, infelizmente, hoje são raros os que conseguem alcançar tais estrelas.

Um abraço.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Na Gloria disse...

Gostaria mesmo de saber o que o Marcos Paulo faz de prático pelo comunismo alem da constante verbosidade.
Mais eficiente que Comuninsmo em Ação seria ao meu ver Ação pelo Comunismo. Mas que fique bem assim, pois algo meramente ruim é ainda melhor que algo realmente pior.

Anônimo disse...

Na Glória,

Como a bunda de capitalista todos os dias.

Quando tiver argumentos para debater conversaremos, no momento falta-lhe neurônios para tanto.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Fácil ser comunista com os bolsos cheios da grana não é cara pálida?

R.

Mafuá do HPA disse...

caro R.

Não sou advogado do Marcão, mas nesse caso o defendo com unhas e dentes.
Quem o acusa de viver com os bolsos cheios é que é na verdade um cara pálida, pois o Marcão abdicou de tudo o que poderia ter por causa dois seus ideais. Poucos fazem isso de fato. Ele fez. Recusa receber qualquer tipo de auxílio, grana vinda do lado endinheirado da família e pelas suas opções vive num pauperismo de dar gosto.

Ele, se quisesse poderia estar vivendo com o bom e do melhor, realmente desfrutando de tudo o que existe de benefício que o dinheiro possa trazer, mas por causa de sua linha de pensamento, vive exatamente o oposto. o bonito na ação do Marcos é exatamente isso e pouco conseguem entender esse lado, o de ter aberto mão de todo o conforto e privilégios por causa de um ideal que a maioria não entende mais hoje. O tacham de louco por isso, mas isso é o mais puro idealismo que conheço hoje em dia. Me cite outro aí que faz isso?

Criticar o Marcão é uma coisa, no campo das idéias o espaço está aberto, mas fazer denúncias infundadas eu não posso permitir, pois o conheço suficientemente para saber como vive e sobrevive.

HENRIQUE - direto do Mafuá

Anônimo disse...

deve viver enclausurado e da piedade dos amigos.

Anônimo disse...

Eu vivo de agenciar sua mãe na zona caro anonimo, talvez seja essa a sua vergonha em expor seu nome aqui, meus argumentos são feitos com a razão e vc se encaixa perfeitamente no que escrevi acima.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Ataques gratuitos são muito mal vindos, pois não ajudam em nada.

Acusar o cara só por ser comunista e tentar viver como tal é deprimente. Isso demonstra o quanto somos intolerantes com os desiguais, os puros e sensíveis. Estamos mesmo todos perdidos, pois nem dialogar e aceitar o diferente somos mais possíveis.

E depois o arcos explode e o chamamos de...

Aurora

Anônimo disse...

Vira e mexe essa besta quadrada que se intitula comunista, aparece neste blog com esta baboseira de comunismo, alguém precisa avisar a este imbecil que isto não EXISTE. Comunismo verdadeiro foi a merda que existiu e ainda existe na ilha prisão de Cuba e na "Merdéia" do Norte. Comunismo sempre será sinônimo de miséria, opressão, totalitarismo e autoritarismo, o resto é conversa fiada de babacas retardados.

Arauto

Mafuá do HPA disse...

caro Arauro

Não posso concordar com um monte de coisa que escreveu em tão poucas palavras.

Adoro e reverencio tudo o que Cuba produz. Lá algo que não existe em nenhum outro lugar do mundo. Lá o homem, a pessoa humana vale muito mais do que o dinheiro. Só isso já seria um diferencial enorme sobre todos os demais países.

Comunismo na acepção da palavra seria todos tendo a possibilidade de terem as mesmas oportunidades e desfrutarem indistintamente de todas as benesses de um estado soberano. Isso não é lindo? Cuba tenta fazer isso e é exatamente isso que incomoda os que vivem somente voltados para o dinheiro.

Solte um pouco essas suas amarras, basta de vivermos uns explorando os outros e achando que isso é que é o paraíso.

Sendo assim, não vejo mal nenhum no que Marcos defende. Só não entendi o que o tal do Arauto defende. Poderia nos explicar?

Abracitos do Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Não tolero os que falam mal de Cuba sem conhecer e reconhecer tudo o que ocorre lá e sem levar em consideração o bloqueio que eles são submetidos há mais de 50 anos. São valorosos. Cuba, sempre!

Freitas

Anônimo disse...

O mais hilário e pátético é que todos aqueles revolucionários acima que acreditam ser ou se autopromoveram a socialistas de carteirinha e alma , nem pelas barbas de Marx abrem mão do seu bem bom capitalista . Seja lá o que ou quem eles criticarem na sua forma infantilista , estas creiticas nunca serão apontadas para o seu comportamento e usos . Eles são a bala da revolução e da intelectualidade e, como tal , iniputáveis , rsrs .
Diariamente eles se lambuzam e regojizam com tudo aquilo que supostamente lhes causa asco , é desprezível, falido , retrógrado e sem futuro .
E , como se incoerencia pouca não bastasse , ainda se acham a bala da argumentação e da razão , rsrs .
É mais facil encontrar pelo em ovos ou uma cabeça de bacalhau do que um socialista que tenha optado por viver da forma que ele cobra dos outros .
Hilários . Vão morar em Cuba juntos aos milhões de assassinatos feitos pelo regime.

R.

Anônimo disse...

Nossa, que original!! Sempre esse mesmo papinho manjado de "vai morar lá", "milhões de mortos pelo comunismo", vcs não cansam de tanta falta de inteligência??

Eu vivo exatamente o ideal que defendo, não há incoerências, se diz no sentido de defendermos os pobres explorados, há uma diferença em defender o pobre e pregar pobreza, mostra que não conhece nada mesmo de comunismo, de ciência social, comunismo não prega pobreza, o próprio Marx escreveu da utilização benéfica da indústria e dos avanços tecnológicos para o povo, defendemos uma nação forte, poderosa e popular como foi a URSS, quem produz a miséria é o capitalismo, basta olhar a sua volta, pq é óbvio que ele precisa para existir concentrar riquezas em poucas mãos, não é mesmo???

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

O Arauto não iria explicar o que defende. Aguardamos.

Freitas

Anônimo disse...

"abdicou de tudo" morando no residencial Villaggio? hipocrisia é pouco para um comunista...

Anônimo disse...

Vocês são todos loucos, nunca morei no Villagio, moro no mesmo lugar desde que nasci nos Altos da Cidade, tenho certeza que tirando alguns vizinhos chatos pra caramba, o Villagio deve ser um bom lugar pra morar, aliás é pra isso que lutamos, que a infraestrutura de todos, sejam padrão zona sul, sem segregação de classes.

Mas o incrível mesmo é que ninguém se identifica para expor suas ofensas e burrices por aqui, ainda se dão ao trabalho de clicar uma letra no final, meio sem lógica isso não??

Marcos Paulo
Comunismo em Ação