quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

FRASE (100) 

ALGO SOBRE A DIÁRIA INTOLERÂNCIA E UM DOS MOTIVOS DE CONTINUAR ESCREVINHANDO

A famosa frase atribuída a VOLTAIRE precisa ser entendida e melhor aplicada nos dias atuais: “Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o ultimo instante seu direito de dizê-la”. Vivemos anos de intolerância, muito mais acentuados do que tempos idos, quando liamos mais, pensávamos mais, sabíamos ao menos discernir quem está do nosso lado e quem o faz de forma do contra. A atuação política e social de cada um era mais intensa. Repudio totalmente o linchamento que setores do conservadorismo brasileiro tentam impingir à Lula e Dilma, pois mesmo com todas as pisadas de bola promovidas pela dupla, o Brasil caminhou e não andou para trás. Vide como estamos hoje diante de um mundo em polvorosa. Quem não reconhece um mínimo não merece consideração, mas ouço-os todos, paciência de Jó, pois sigo o que ditou mestre Voltaire. Difícil agir seguindo isso a risca, mas tento e tenho meus problemas por causa disso. Anteontem dando uma espiada num desses canais de TV a cabo, uma cena do filme brasileiro “Zuzu Angel”, a estilista brasileira que teve o filho desaparecido sob tortura e morreu de uma forma muito estranha, tudo por causa de buscar informações sobre o paradeiro do filho. Na cena ela estava diante de um senador norte-americano em Washington e ele lhe promete cobrar algo do Governo brasileiro, mas lhe diz: “Quero que saiba que não concordo uma vírgula com o procedimento e tipo de ação promovida pelo seu filho, mas é desumano o que estão a fazer com ele. Vou interceder”. São tipos de ação de quem, mesmo na discordância, ao menos ouvem o que o oponente tem para dizer e não se omitem. Sempre agi dessa forma, ouvindo e tentando ser ao menos ouvido. Farei tudo para que tudo continue dessa forma em tudo que faço. Essas são simples explicações de meus elementares procedimentos. 

Quando repudio aqui a intolerância, passando pela banca da Hilda lá no Aeroporto, compro a última Brasileiros, edição de janeiro. Na capa o ex-ministro de FHC, ex-governador paulista e um dos fundadores do PSDB, Luiz Carlos Bresser Pereira, que não suportando a intolerância do atual tucano, dá entrevista e na manchete algo significativo: “Uma voz contra o linchamento – Fora do ninho tucano, o ex-ministro e fundador do PSDB sai em defesa da democracia e faz o contraponto ao moralismo liberal, que ganhou força com o mensalão”. Na conclusão da bela entrevista percebe-se o quanto a elite brasileira é moralista e seu ex-partido algo repugnante diante do afastamento dos princípios trilhados pela social democracia. Felizmente, nem todos pensam e agem cegamente, mas tristemente percebo ser Bresser uma rara ave a pensar diferente de uns tantos que enraivecidos torcem pelo quanto pior melhor, tudo para voltarem ao Governo e fazerem tudo ainda pior do que já é feito hoje. Veja uma de suas reflexões e pensemos a respeito: “Aproveitou-se o momento do mensalão para mudar a jurisprudência brasileira de uma maneira muito perigosa”.

Diante desses dois fatos, algo ainda sobre o Carnaval. Durante os dois dias no Sambódromo bauruense, tirei fotos de tudo e de todos, mas a mais significativa delas, pelo menos para mim, não foi a de nenhum folião. Um menino juntando latas. Começou com um saco pequeno e o volume foi crescendo e ele arrumou um maior e o arrastou pela avenida. Foi aplaudido, alguns tentarem lhe ajudar, sensibilizou muitos, passou despercebido para a maioria e não o acompanhei por muito tempo, portanto, não sei do destino, nem dele, nem de suas latas. Seu destino não me sai da cabeça. Concluo esse meu escrito de hoje com algo que para alguns pode parecer proselitismo, mas quem me conhece sabe que assim sempre procedi. Tudo o que faço, desde meus escritos, minha ação diária, minha forma de proceder nos embates aqui dentro desse blog, na vida, no trabalho, tem por fundamento dar o meu quinhão, minha modesta participação para mudar esse estado de coisas, exatamente o visto ali num intervalo dos desfiles. E tem momentos que nem sei se estou fazendo certo, mas não gostaria de parar, pois vejo que muito ainda precisa ser feito. E eu quero continuar tentando ao meu modo e jeito.

OBS.: Amanhã aqui algo definitivo sobre a criação de um Bloco que deu o que falar nesse Carnaval Bauruense...

7 comentários:

Anônimo disse...

Não é proselitismo não meu querido amigo, é sensibilidade para decantar a realidade. Meu abraço e minha admiração, Henrique.
José Laranjeira

Anônimo disse...

VC ESTÁ CERTO E CONTINUE NOS DANDO O PRAZER DE LER O QUE VC ESCREVE!!!! ABRAÇOS.
IVANA CAMARINHA

Anônimo disse...

Imprescindíveis são os que lutam a vida inteira! Força grande guerreiro!
George Vidal

Anônimo disse...

HENRIQUE


Esse menino é que merece o TAMBORIM DE OURO que a rádio dá aos sambistas. Ele, pelo visto, proporcionou o mais belo desfile na avenida do samba.

Chorei ao ler isso no meu retorno a Bauru no pós-Carnaval. Não havia nada igual. Como podemos descobrir quem é esse garoto. De onde saiu? Para quem estaria recolhendo as latinhas?

Que coisa ele fazer isso diante de tantos grandões que só queriam beber e se divertir. Ele foi lá para outra coisa, trabalhar.

Depois quero comentar algo mais sobre essa dificuldade que as pessoas hoje possuem de ao menos ouvir o que o diferente tem para dizer. Tudo já está programado e fugir disso tá um tilt na máquina.

Aurora

Anônimo disse...

grande Henrique, amo vcs
Maria Inês Faneco

Bentinho de Assis disse...

A coisa anda tão na contra mão que, aquilo que tranquilamente, sem alarde e sem traumas, fizeram nossos avós, pais e muitos de nós, ou seja, trabalhar com honestidade deste cedo, hj é motivo de espanto e admiração geral. Quando não, proibido pelo Estado. Parabéns ao garoto e a quem compreende seu gesto. O erro esta nos demais que preferem a via fácil da mendicidade, criminalidade e prostituição. Sem esquecer obviamente a vereda política que é um pouco dos três juntos e mais algumas coisas impublicáveis.

Anônimo disse...

Perazzi!... Boa tarde!..

Parabéns pelo seus texto. Você é o Cara das matérias inteligente, que nos leva a re,fletir sobre fatos que acontecem ao nosso redor e no planeta.
Você é o cara que contrapõe os Jornais que não publicam a verdade dos fatos. É sabido por todos que a primeira vitima nas acontecimentos é a "verdade".
Antes de você ter o seu Blog, era difícil publicar uma matéria. Felizmente, você é o Cara do Blog Maaaaafuuuuahhhh e nós agradecemos do fundo do coração.
O seu Blog à disposição para publicar a verdade os fatos e criar opinião entre a sociedade foi a melhor coisa que aconteceu nesta última década.
Abracitos como dizes...
Ademar Aleixo