UM PROJETO, ALGO FEITO LÁ ATRÁS POR DUAS PESSOAS E AQUI RELEMBRADO HOJE

Hoje, voltando de Sampa recebo uma ligação na estrada e do outro lado da linha um jornalista de Bauru vendo se sabia quando foi que restauraram o último carro ferroviário do Projeto Ferrovia para Todos, o da composição da Maria Fumaça. Sabia, pois atuava nas hostes municipais nesse período e contei a ele mais ou menos isso: “Claro que sei. Foi em 2007 e desde então nenhum outro foi restaurado. O acervo só cresce, mas restaurar mesmo, aquele carro de passageiros de 1ª Classe, com estofamento em vinil plástico foi o último”. Ele retruca: “Mas por que disso? O que acontece?”. Minha resposta: “O que acontece não sei, o fato é que o Projeto está um tanto parado e se existe alguém que possa responder não sou eu. A composição continua circulando e querendo ampliar o trecho do seu percurso, mas nada mais foi restaurado. De minha parte acho que se firmassem o pé e restabelecessem o Conselho Deliberativo do Museu Ferroviário de Bauru tudo poderia ser facilitado, pois ele poderia ser um captador de

No resto da viagem vim relembrando a história daquele restauro, ocorrida em 2007 e contada aqui no blog num texto de 26/11/2008, que pode ser lido clicando no link a seguir: http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=RESTAURO+CARROS+FERROVI%C3%81RIOS+-+. Nunca mais me esquecerei daquele restauro, pois conseguimos envolver muitos empresários e juntos com a Administração Municipal, entregamos um belo de um presente para a cidade. Tenho profunda admiração pelo Projeto Ferrovia para Todos e minha torcida é para que retorne à sua função original e precípua, que é a de restaurar, revitalizar e fomentar a ferrovia em Bauru. Diante de tudo o que vivenciei naquele restauro, algo me tocou profundamente e quero compartilhar, deixar mais uma vez registrado, como um dos momentos mais dignos de tudo o que vivenciei nos quatro anos que lá atuei.
Num momento em que parte considerável dos religiosos desse país tentam desmerecer e achincalhar o Movimento

Hoje, os vejo morando juntos, ali pertinho da Oficina Cultural, irmanados e felizes, mas além de relembrar a história do muito que fizeram pelo Projeto Ferrovia para Todos, quero demonstrar com tudo isso um algo mais e nisso não cometo exagero nenhum: os menos capitalizados ajudam muito mais projetos dessa natureza dos que os muito capitalizados. Renato e Fernando moram no meu coração de forma eterna, pelo muito feito e conto isso para todos que trombam comigo, pois são pessoas mais do que especiais. Humanas e sensíveis personagens dessa cidade, merecedoras de um reconhecimento que não tiveram, não por falha de ninguém, mas porque aquilo tudo acaba se esvaindo com o tempo. Restabeleço um pouco disso relembrando um bocadinho do que fizeram. Hoje quando vejo discussões homéricas sobre a falta de patrocínio para o centenário Noroeste continuar sobrevivendo, não consigo comparar ambas as participações, pois numa a transparência é exigida, noutra nem tanto. Ocorrendo transparência, isso sendo regra, com certeza, as parcerias virão e até de forma desinteressadas de publicidade, como no ocorrido com os dois amigos citados no texto. Ano passado estive num jantar na casa deles e também revivo a história aqui para deleite dos que não os conhecem: http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=DOLOROSAS+DESPEDIDAS+E+DOIS+SHOWS+NA+SEQU%C3%8ANCIA++
5 comentários:
Henrique
Renato é meu cabelereiro e maquiador qdo estou em cena nas peças de teatro que exigem excelência de qualidade em termos de maquiagem de envelhecimento, como o "La Vita Passa" ... e Fernando é ator na Cia de Artes "Celeiro da Arte" no novo espetáculo da companhia que estreia em julho de 2013....e começa a venda desses espetáculos nas escolas a partir de agosto do corrente ano....adoro esses dois....são meus amores....
Madê Correa
http://www.campinasvirtual.com.br/abpf.html
Campinas Virtual | ABPF - Trem Maria Fumaça de Campinas
www.campinasvirtual.com.br
SILVIO SELVA
caro Henrique
Que bom que ainda existem pessoas assim!!! Parabéns a eles!!!
Goiás Brasil
Henrique
Estava lá na estação no dia em que foi entregue esse último vagão recuperado. Foi uma festa bonita, o pessoal da Lwart de Lençóis, acho que o da Copical, a madeireira lá dos altos do Vista Alegre e esses dois moços, que só hoje fico sabendo ao certo a grandiosidade do que fizeram. Doaram a sua arte, o seu tempo, o que sabem fazer e bem feito para que tudo pudesse de fato acontecer. Como é belo isso.
Só não entendo dos motivos de lá para cá mais nenhum vagão desses ter sido recuperado, sendo que tantos estão aí parados na estação. Passo em cima do viaduto no caminho ao Fórum e nas espiadas que dou para a linha ,uma dor me bate funda, pois vejo aquela fila de vagões, todos fora da estação e nada mais foi feito.
Qual a explicação que o pessoal da Prefeitura dá para isso, caro Henrique. O que dizem? Existe justificativa para isso.
Eu quero andar de trem.
Alvarenga
Parabens a esse meu amigo de longa data! Renato Munhoz da Costa voce merece muito sucesso pois eu sei o quanto foi dificil o inicio... la em 1996! Saudades
Ori Silva
Postar um comentário