terça-feira, 9 de abril de 2013

INTERVENÇÕES DO SUPER HERÓI BAURUENSE (52)

PANELEIROS A POSTOS, MOTIVOS PARA PROTESTO É O QUE NÃO FALTAM EM BAURU

Observando uma intensa movimentação de descontentes em Bauru e com o prefeito ainda não tendo se refeito do efeito dos seus 82% de aprovação, até Guardião, o super-herói de Bauru leva um susto e entra na roda dos paneleiros a protestar. “Mas e a aprovação que ele tinha?”, pergunta, mesmo imaginando qual seria a resposta. Eu, esse HPA e Gonçalez, o criador do personagem Guardião, temos a mesma resposta para esse questionamento: “Rodrigo Agostinho continua sendo o boa praça, de fácil papo, pessoa agradável, cumprimenta e é cumprimentado por todos, bonachão, verdadeiro meninão, mas hoje tem um diferencial e disso não pode fugir, é o prefeito e assim sendo, suscetível a chuvas e trovoadas. E isso ele precisa entender, virou telhado, ainda mais nessa época onde ele deixou irem se agravando problemas e mais problemas”.

A conversa ali e o ajuntamento não possuem um só motivo de críticas, são vários e pelas placas levantadas dá para se ter uma ideia de que nada é algo isolado, sem fundamento. A que o Bento segura versa sobre os eternos problemas da água em Bauru, ora faltando, ora nem pingando, tudo por causa de problemas insolúveis (nem água resolve). “É um tal de bomba estourar que não acaba mais, nunca vi tanta repetição dessa história, parece até coisa mandada”, diz o revoltado paneleiro. Ao seu lado quem segura outra é o engravatado Jorge: “Essa Fundação se mostra a grande vergonha da coroa, pois era para ter sido aprovada pela legislação passada e hoje, ao ser reenviada à Câmara o próprio prefeito assume que tinha problemas em sua redação. Ele confessa que queria aprovar na correria, passando por cima dos desvios de conduta, ou seja, dava liberdade demais para uns fazer dela o que bem entendessem. Tinha tudo para vir a ser mais uma AHB e insiste nisso como salvação da lavoura”.

Um dos mais revoltados é a Rosa, moça sempre cordial, mas virando bicho bravio diante das agruras do Sistema de Saúde Municipal. Captamos sua incontida ira: “Pra começo de conversa, não sei como o prefeito tolera um secretário imexível, um que viajou semana passada com ele no mesmo avião e o chefe nem sabia para onde o subordinado estava indo. Depois, para resolver o problema dos médicos, deram um aumento a esses e hoje ganham mais que o próprio prefeito, sem terem resolvido nada, só protelado. Esse secretário com carta branca merece mesmo é um cartão vermelho”. Imagina a cara da Marta diante das promessas que lhe foram feitas no bairro onde mora e até hoje descumpridas: “Eu já não aguento mais isso, ele vem aqui, marca data para resolver tudo, mas esquece de nós. Vai nos levando no papo. Chega!”.

O Tales vem com uma turma de jovens reivindicando o Passe Livre e mais que isso, quando levanta a voz: “O preço da passagem do circular vai a quase R$ 3 reais e uma planilha das mais furadas é apresentada como justificativa. Não aceita discutir e o que parece ficar é que faz a defesa dos interesses dos empresários e não da população necessitada de um serviço honesto e digno. Pelo visto não acredita na força de organização popular, isso sem falar na questão da volta do cobrador”. Miguelão não aceita os argumentos do prefeito para o problema crônico da Cohab e põe a boca no mundo: “Aqui outro imexível na administração e uma dívida que só aumenta. O que mais acontece lá são viagens de ida e volta para Brasília. Já não está mais do que na hora de uma discussão séria sobre decretar o fim de vez desse inesgotável sugador derecursos públicos municipais?”.

O panelaço se faz ouvir, o ajuntamento cresce a olhos vistos e juntam-se aos bravios paneleiros outros com reivindicações contra os problemas da dengue, os eternos buracos nas ruas e até um pedindo que o prefeito faça algo para criar um Mercadão Municipal. Gaiatos também não faltam e dá para ver até um levantando uma plaquinha protestando contra a Gal Costa não estar incluída no rol dos artistas em Bauru na Virada Cultural. Mas eis que de uma hora para outra, como costuma fazer, o prefeito aparece diante de todos com uma carinha de estar fazendo o possível, como se tivesse pouca coisa a ver com tudo aquilo. Guardião se antecipa e saca um vidrinho do bolso lhe oferecendo uma colherada de um famoso revitalizante, tônico mágico. “Para esses casos, nada melhor do que um bom e sempre útil SIMANCOL”.

Obs.: A obra aqui publicada hoje AINDA é mera ficção, servindo para alerta de que com a crescente onda de manifestações e descontentamentos, talvez algo nesse sentido possa vir a se tornar realidade. E em breve espaço de tempo.

8 comentários:

Anônimo disse...

THATCHER, SEM HIPOCRISIA
É incrível a facilidade em manipular a história pelos conservadores que ontem prestaram absurdas homenagens na morte da ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher.

Sem hipocrisias, recebi a notícia com um misto de alegria e lamento, alegria pelo simbolismo dessa morte em meio a uma forte crise na Europa onde esta senhora contribuiu e muito para esse caos, meu lamento é por ela não ter pago pelos seus crimes contra os trabalhadores.

No pós-segunda guerra mundial, forças do partido trabalhista britânico com uma pressão popular intensa que ocorreu pela Inglaterra, exigiam reformas imediatas no país que sofria com uma economia debilitada, existiu algumas conquistas como um sistema de saúde que funcionava, novas moradias, uma nova previdência social, tudo isso foi jogado no lixo quando numa nova guinada do partido conservador britânico, Thatcher sobe ao poder para lá ficar por mais de 10 terríveis anos(ela pode, segundo os reaças de plantão).

Seguiu na implantação do neoliberalismo, copiando as nefastas experiências neoliberais no Chile de Pinochet, sustentou a economia da burguesia britânica lançando uma imensa quantidade de pessoas na miséria, o desemprego aumento absurdamente, lançou-se numa guerra contra a Argentina promovendo um banho de sangue para garantir sua continuidade no poder, a velha tática imperialista de guerra para reeleições, reprimiu manifestações como a famosa greve dos mineradores na borracha, daí o apelido "dama de ferro", usava e abusava de força policial. O hooliganismo inglês cresceu durante seus anos de governo, jovens lançados a marginalidade encontraram nesse movimento sua válvula de escape ao sistema, muitas foram as mortes causadas por essa onda de violência que assolava o Reino Unido.

CONTINUA...

Anônimo disse...

CONTINUAÇÃO...

No conflito com a Argentina, há um fato interessante e histórico envolvendo o futebol, na Copa de 82, Thatcher pediu para que a Fifa impedisse um confronto da Inglaterra com a Argentina, por causa das rusgas da guerra, medo do que aquele confronto pudesse significar para as duas nações, o confronto não ocorreu devido a eliminações precoces das seleções, mas em 86 foi inevitável, poucos sabem do que cercou o histórico jogo entre Argentina e Inglaterra naquela Copa, a rivalidade e tensão por causa da guerra eram enormes naquele período, Maradona antes do confronto, durante as entrevistas que antecediam as partidas, disse que aquele era o seu jogo, que assumia a responsabilidade em conduzir sua seleção a vitória e eliminar os indesejados ingleses, bem a cara do gênio Maradona, levou a política para dentro de campo, o resultado todos sabem, foi uma aula de futebol arte de Dieguito, com direito a gol de mão contra os ingleses e aquele mágico gol onde partiu do campo de defesa driblando os jogadores ingleses até entrar com a bola no gol, Maradona calava momentaneamente a dama de ferro e realizava o que ela temia nesse confronto.

Outro dado envolvendo o futebol inglês é a torcida do Liverpool, uma cidade historicamente operária, onde a tragédia de 89 que matou mais de 90 pessoas no estádio devido a omissão do estado com os problemas também estruturais do futebol inglês na época, fez a torcida criar o famoso cântico que até hoje os fãs do Liverpool cantam nos jogos, se chama "O dia em que Thatcher morrer", ela morreu e espera-se uma grande manifestação no próximo jogo do Liverpool, mas não é apenas essa torcida, ontem no clássico entre os Manchester, United e City, cancelaram o minuto de silêncio com medo dos protestos dos torcedores. Como podem perceber, a tal dama nunca foi bem vista entre os populares.

Toda a crise na Europa hoje é fruto deste neoliberalismo, a nova cara do capital que Thatcher abraçou, espalhou pelo mundo e também em nosso Brasil que já paga e pagará ainda muito mais o preço ao seguir com essa política econômica, os trabalhadores como sempre pagarão a conta.

Thatcher, você já vai tarde, lamento mais uma vez por não ter pago pelo que fez aos trabalhadores, também lamento não levar com você o neoliberalismo para o caixão.

CAMARADA INSURGENTE MARCOS PAULO

Anônimo disse...



Definitivamente o prefeito de Bauru Rodrigo Agostinho assume seu compromisso em defender os interesses dos grandes empresários que operam no transporte urbano da cidade.

Mesmo antes do Conselho de Usuários se posicionar sobre a solicitação de aumento efetuada pelas empresas, Rodrigo declarou que daria aumento em torno de 10% a 12%.

Um absurdo, e um assalto aos salários dos trabalhadores da cidade que precisam utilizar este meio de transporte de péssima qualidade. O prefeito Rodrigo Agostinho com esta atitude anti-povo, anti-trabalhador, consolida a lógica do município garantir os lucros das empresas privadas que atuam no setor.

Heirick Jackson Algodoal.

Anônimo disse...

Cara, adorei seu artigo e "roubei" para o vivendo.
Agora está em smarth fones e bombando na cidade toda.
Precisamos conversar e alinhar os interesses.
Seu artigo está primoroso, parabéns
Abraços e me servi de sua autorização do outro dia.
Dou os créditos devidos e inseri seu e-mail (se quiser eu tiro),.
abraços
Renato Cardoso

Anônimo disse...

Henricão

Fiquei espantada com uma citação sua.

É verdade que o prefeito Rodrigo encontrou seu secretário de Saúde, o Fernando Monti no aeroporto, quando ambos iam viajar para São Paulo e o prefeito nem sabia onde seu secretário iria? É folclore ou é verdade?

O secretário exerce seu cargo de uma forma onde quer mandar mais do que o chefe. o que ele anda fazendo mesmo pela nossa combalida saúde? Isso tenho visto pouco.

Rosana

Anônimo disse...

meu caro
Quando será inaugurada a nossa FACULDADE DE MEDICINA?
O que??? Não vai mais ser possível?
Mas, não estava praticamente tudo acertado?
Essas promessas eleitoreiras vão acabar...
vai acabar no dia que o VOTO não for mais OBRIGATÓRIO, aí, só vai conseguir se eleger quem for mesmo BOM, sério e que cumpre aquilo que se compromete a fazer.
Os espertos não terão mais vez porque não terão mais quem levar no BICO...
Só irão votar os eleitores que terão certeza de que seu voto não será em vão.
ESSE DIA não vai demorar muito não, o clamor do POVO já se faz sentir.
Basta de VOTO OBRIGATÓRIO. Chega de políticos profissionais, aqueles que fazem da política o "seu" meio de vida e nem estão aí pro povo que os elegeu...

DOUTOR ZINHO

Anônimo disse...

Teoria do Caos

82% de aprovação de quem "cara pálida" ! kkkkkkk

O segundo mandato do prefeito do "Pânico", o Sr. Rodrigo, pelo andar da carruagem vai ser muito inferior ao primeiro e algumas "heranças malditas" ou "esqueletos no armário" aparecerão/persistirão: Falta de planejamento urbano e crescimento desordenado, especulação imobiliária insana, favelização, carência de mais indústrias ou empregos que aumentem a renda per capita do trabalhador bauruense, violência crescente, dívida da Cohab/Município, Buracos, Buraquinhos, Buracões e Crateras, ruas e mais ruas sem asfalto, abastecimento de água precário, etc..............

Ao invés de aumentar a tarifa de ônibus, o prefeito do "Pãnico" deveria se preocupar em construir um terminal urbano/integração de ônibus, para desafogar um pouco o apertado orçamento dos usuários do transporte público. Cidades bem menores que Bauru já possuem o tal termninal.

Mas o povo, leia-se eleitor, sendo masoquista, adora sofrer calado por prazer apertando a tecla do CONFIRMA a cada 2 anos !

O Brasil é o paraíso dos políticos, quem não quer deter o poder para manipular um povo pacífico e passivo.

Vendedor de panelas para panelaço, cá no Brasil, "morreria de fome" ! rs

Henrique, parabéns pelo seu trabalho no blog !

Carmo

Anônimo disse...

BOM DIA! Professor Henrique.

Como funciona essa história da dívida da COHAB?
Quem deixou essa dívida chegar nesse valor impagável?
Quem vai pagar isso?
Pelos valores que a CAIXA quer RECEBER o município vai quebrar.
Que história é essa?
Quantos empregados (funcionários) registrados ou contratados tem na COHAB?
São TODOS eles concursados?
Quais os cargos e salários de cada um, quantos cargos (pendurados nas tetas) de confiança existem na COHAB?
Quantos EX VEREADOR que NÃO conseguiu mais se eleger está pendurado nas tetas da COHAB?
Todas essas perguntas exigem respostas...

Quanto GANHA por mês o atual PRESIDENTE da COHAB?
Fim da conversa no bate-papo

Schubert