quinta-feira, 11 de abril de 2013

UM LUGAR POR AÍ (36)

ITAJU/AREALVA, A TRAVESSIA DO TIETÊ FEITA POR UMA NOSTÁLGICA BALSA
A quinta por aqui pelos lados do mafuá é de agitação, estrada pela frente e pouco tempo diante de um computador. Tenho que ser rápido e fagueiro. Antes de pegar novamente a estrada, sempre à serviço, descrevo algo ocorrido na semana passada, numa espécie de congraçamento que tento fazer a cada vez que me coloco a viajar: a conciliação entre o trabalho e algum lazer, o desfrutar de algo bom no meio do caminho. 

Em 04/04, quinta, algo assim voltou a ocorrer. Tinha no roteiro Jaú, Bariri, Itaju, Arealva e Reginópolis. Tudo junto e no mesmo dia. Loucura para fazer tudo acontecer a contento no mesmo dia. Para não viajar só, contei com a presença do amigo Aldo Wellicham, bom de papo, para nos intervalos do trabalho, ou seja, quando no volante, colocarmos todas as conversas em dia. E no meio disso tudo, encravado entre as cidades de Itaju e Arealva, o nosso mais famoso rio, o Tietê, separando tudo e sem uma ponte a facilitar o acesso de um lado a outro.

Viemos pela margem de Itaju, parando na beirada do rio e ali uma foto incrível, com um gramado em baixo de uma frondosa árvore e todo colorido com flores caídas e parecendo um mosaico dos mais belos, tudo natural. Pisar naquilo era como se pisássemos num quadro, numa tela recém pintada. Não me peça para narrar o que havia em volta, pois nem tudo é tão bem cuidado nas margens do Tietê. O que valia era a presença da natureza, bela, imponente e altaneira.

O que nos leva para o outro lado do rio é uma balsa, que circula em aproximadamente de meia em meia hora, a preços módicos. Paguei R$ 8 reais para estacionar meu carro dentro dela e viemos olhando tudo à nossa volta, num descanso do trabalho do dia. Os igarapés se avolumam demais da conta na beira do rio e até prejudicam a navegação de embarcações pequenas. Não clamo pelo fim deles, pois tem sua função, prego por um controle mais adequado, o que decididamente não ocorre.

Na outra margem, Arealva, um porto inadequado, lugar com uma apresentação ainda inadequada. Um estabelecimento comercial às margens do rio e se fosse seu proprietário, mesmo que o poder público não me auxiliasse, teria mais cuidado na preservação do lixo ao lado do rio, pois muito sai de suas mesas e balcões. A pessoa é obrigada a adentrar o bar, pois no tempo de espera é inevitável beber e comer algo. Ao lado, muitas embarcações, algumas balsas postadas uma ao lado da outra, num cenário bonito para fotos. E daí por diante, a cidade de Arealva e lá no seu centro algumas sorveterias divinais, que o Aldo faz questão de que experimente alguns sabores exóticos.

De tudo, ressalto algo. Eu, na qualidade de bauruense, homem criado no asfalto, mas com um pé no mato e caipira por osmose gosto desse contato com as pequenas cidades (Itaju e Arealva na beira do rio) e vejo como ainda é mal explorada essa atração existente por uma travessia de balsa, por exemplo. Isso tudo, se bem elaborado poderia tornar-se uma atração turística, com passeios programados, comidinhas de ambos os lados e com tudo revitalizado. É o que falta, pois a natureza está lá para ajudar, o passei  já existe e o rio continua no mesmo lugar de sempre. Falta o bicho homem colocar a cabeça para funcionar e agitar o pedaço.

E hoje volto à estrada, dessa vez, Jaú, Bocaína e Araraquara. Sempre fico a observar algo novo, sob um olhar mais atento, despretensioso, romântico, saudosista e fugaz. Mas isso é história para outro dia qualquer.

7 comentários:

Anônimo disse...

Os vereadores tem que criar vergonha na cara e abrirem investigações para apontar e punir os responsáveis...

A COHAB e o HOSPITAL DE BASE sempre bancaram em Bauru os parasitas políticos e o lado podre da MAÇONARIA...


Deu nisto !

o pensador

Anônimo disse...

HENRIQUE

Nossa bateu aquela saudade... eu ia nessas cidades toda sexta...a tarde parada obrigatoria no. bar...da balsa ...o tempo bom q nao volta mais ! !

SILVIO TIBA, LEMBRANDO DOS TEMPOS EM QUE TRABALHAVA COM UM CAMINHÃO DE COCA COLA

Anônimo disse...

Henrique

Acostumado a ler sobre os corruptos politicos de Bauru, hoje voce surpreendeu a todos nós, e nos brindou com esse belo e nostálgico artigo sobre a beleza natural que restou nas ribas do lendário tietê

Lázaro Carneiro

Anônimo disse...

"Se quiser companhia em uma dessas incursões, é só gritar. A câmera está sempre de prontidão."
Rui Zilnet

Anônimo disse...

eu vou de frasqueirinha...

Cláudia Pinto

Mafuá do HPA disse...

MEUS CAROS (AS)
Ocorreram uns diálogos tão legais ontem quando postei esse texto no facebook, que resolvi colar alguns deles aqui:

Gilson Dias Eta nóiss!! ...recebi uma msg in box (que não foi do Henrique) dizendo que elogiei as fotos e não comentei o texto do meu amigo Henrique Perazzi de Aquino. Henrique é tão meu amigo (e também já fomos colegas de trabalho) que me esqueço de elogiar seus textos impecaveis. Mas ele sabe!
Ontem às 18:34 · Curtir · 1

Claudia Pinto fizemos uma passeata no último sábado para tirar o inFeliciano da Comissão dos Direitos Humanos, haviam no máximo 50 pessoas...
Ontem às 18:50 · Curtir · 1

Gilson Dias outra cousaaa!!!... é incrivivel como se faz passeata para tudo nesse país, menos pela cassação corruptos e pela intolerancia a currupção e ao desvio de verbas, e como disse minha amiga Claudia Pinto... quando esse assunto entra em pauta... ninguém vai!
Ontem às 18:53 · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Obrigado a todos, vamos marcar uma incursão dessas pelos matos ao redor de Bauru. Saudade de todos e o que menos vejo dessa turma toda é o Gilson, assim sendo, peço a ele para nos avisar onde vai tocar nos próximos dias, para todos baixarmos por lá de frasqueirinha e tudo. Vamos nessa...
há 15 horas · Curtir · 2

Décio de Souza Endurecer sem perder a ternura rsrs, Henrique Perazzi de Aquino, tem uma travessia de balsa também em Boracéia/Itapui, meu filho adora, só a travessia de balsa é uma atração. e... td na nossa região. RODA SP
há 14 horas · Curtir · 1

Décio de Souza O Rui Zilnet q comentou seu post éo fotografo q fez uma exposição/ varal na estação Arte?
há 14 horas · Curtir · 1

Claudia Pinto eu serei a frasqueirinha... pocket women... kkkkkk
há 14 horas · Curtir · 1

Rui Zilnet Sim, Décio, é o próprio!
há 14 horas · Curtir

Décio de Souza Ops!!! gd prazer em encontra-lo, me ad ai. vamos papear no post do Henrique rsrsr
há 14 horas · Curtir · 1

Rui Zilnet O prazer é meu Décio! Já está no grupo.
há 14 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Décio, já escrevinhei sobre essa balsa, a de Boracéia / Itapuí, que uso muito quando estou com grana curta e quero escapulir do pedágio da ponte entre Jaú e Pederneiras, aí vou pelo escape e curto a passagem de balsa. Aquela prainha já foi linda e hoje meio que abandonada. Já imaginou aquilo tudo revitalizado e com o turismo incentivado...
há 14 horas · Curtir · 1

Rui Zilnet Pois é Henrique, quando morei em Bauru sempre incursionava por aqueles lados, para curtir a travessia da balsa, a cerveja no boteco que tinha na prainha do lado de cá e os papos inesquecíveis com o povo da região. Em uma das minhas últimas estadas na Cidade Sanduíche procurei uma carona pra me levar até lá, para uma viagem no tempo que já passa de 20 anos.
há 13 horas · Curtir

Décio de Souza Infelizmente tem-se projetos mi ou bilionários sem proposito ( ) ex: esse roda sp, e alguns projetos simples q infelizmente ñ acontecem por simples falta de iniciativa ou verba ñ muito gde.


com os abracitos do Henrique - direto do mafuá

Aldo Wellichan disse...

Tietezão O Rio dos Paulistas !!!
Fantástico !!!