segunda-feira, 1 de abril de 2013

UM COMENTÁRIO QUALQUER (111)

PRIMEIRO DE ABRIL É O DIA DA MENTIRA, MAS ESCREVO DE ALGUMAS VERDADES...
PRIMEIRA VERDADE – Hoje, há exatos 49 anos o Brasil amanhecia sob o domínio de uma QUARTELADA militar, insuflada pela sua oligarquia mais cruel e insana, executada pelos militares, instrumento desses primeiros. O horror ainda persiste, pois na mente de muitos ainda persiste uma ideia de que aqueles anos foram melhores que os atuais. Balela de endoidecer os que de fato sabem o que se passou. Hoje, travestidos de bons moços, muitos desses querem ver o país andando para trás, sendo reprodutores de ações retrógradas, homofobias, conservadoras e apostando todas suas fichas num já comprovado falido capitalismo. As mentes mudaram pouco de lá para cá, sendo hoje as maiores reprodutoras do pensamento arcaico as grandes redes de mídia nativa, todas comandadas por grupos familiares e corporações excludentes só pensando nos seus botões, nunca no povo. Gente como Feliciano, Serra, o quase imortal FHC e o colunista Merval Pereira são só a ponta desse iceberg.

SEGUNDA VERDADE – Ontem, 31/03, meu time do coração, o de minha aldeia, o ESPORTE CLUBE NOROESTE caiu fragorosamente e vergonhosamente para a 3º Divisão do Paulista de Futebol. Algo mais do que premeditado, já escrito nas estrelas. Dez rodadas ganhando só dois pontos, quando somente com um a mais escaparia da degola. Nem isso conseguiu. Trapalhadas seguidas de uma administração claudicante, desunião de interesses, muitos jogando contra o próprio patrimônio e a comprovação de que, assim como a vida, o futebol quando não levado a sério, quando administrado diferente de como tocamos nossos negócios, tende a fenecer. Tem muita coisa errada, muita roupa suja para ser lavada, muitos a serem criticados, mas de nada adiantará tudo isso, se algo não partir dos que lá estão hoje, propondo um armistício, uma diálogo coletivo, um grande debate com o tema “SALVAR O NOROESTE” de forma ampla, geral e irrestrita. Do contrário, tenham a mais absoluta certeza, continuaremos sendo como Galvão de Moura profetizou décadas atrás, continuaremos sendo o “ONZE CAMISAS FUTEBOL CLUBE”.

TERCEIRA VERDADE – Um singelo comentário sobre algo local. Ontem li que Pedro Tobias, nosso, infelizmente, único deputado estadual (estaríamos melhores com Clodoaldo Gazetta? Claro que não), deixa claro que a Faculdade de Medicina, acalentada por eles para Bauru não mais se concretizará. Esse senhor é um bonachão e nos engana há muito tempo. Faz que vai, mas nunca vai. Um horror em tudo onde mete a mão. Vide seus indicados na AHB – Associação Hospitalar de Bauru, numa safadeza sem fim, investigados pelo MP e ainda sem culpados definidos. Vive se reelegendo à custa de trabalho sempre mal feito. Outro que tenta fazer o mesmo e não consegue (toc toc toc) é o ex-prefeito de Pederneiras, Rubens Cury, ambos tucanos de empoada plumagem. Esse levou um banho de administração de Ivana Camarinha e tomara não mais se alevante, pois mesmo não admirando o PV (onde ela milita), vejo nela uma boa administradora, com uma excelência comprovada. Fez o melhor que pode para sua cidade e diante desses dois que sempre fizeram pouco, nadou de braçada, foi exemplo estadual de como gastar dinheiro público e merece uma chance de mostrar isso adelante. Seria ótimo uma mulher vencer esses dois, coloca-los no bolso e comprovar mais uma vez que, basta de proselitismo com o eleitor, o que necessitamos é de ação, gente que faz e desinteressadamente.  Ela é um ótimo nome e digo mais, pois sei de sua luta para restaurar a estação férrea, conseguindo os recursos e fazendo de tudo para que a obra saísse. Aqui em Bauru temos grana para executar uma obra na estação Cia Paulista (a placa está lá), mas a obra não sai nem com reza. Ivana poderia nos ensinar como é que se faz.

QUARTA VERDADE – Ainda consigo enxergar algo de diferente no governo Dilma/Lula em relação ao que tivemos antes. É que o PSDB/Serra/FHC são imensamente mais danosos, dentro de uma estrutura onde muitos enxergam tudo parecido, misturado e de idêntica crueldade para a grande coletividade. O que não entendo e ninguém me fará entender é dos motivos do modelo Dilma/Lula ser tão espezinhados pelos órgãos de mídia nativa, mas os afagando, continuando investindo nesses. Espiei esse final de semana os gastos do Governo Federal com essa mídia que o apunhala e me espantei. A TV Globo é detentora de um valor incomensurável de publicidade e pratica um jornalismo não só desrespeitoso, como mentiroso, o que de pior existe em sua grade de atuação. Todos os demais seguem na mesma linha, Folha SP, Estadão, O Globo, Zero Hora, etc. A única explicação para se continuar injetando tanta grana nesses caras e eles continuarem apunhalando tanto todas as ações desse Governo é uma espécie de medo desses. Devem estar acuados, no canto do round e sob ameaça. A mídia deve fazer isso, acreditando piamente que num mover de peças derruba a todos. E continua se beneficiando e estocando, sem matar definitivamente. Se não for isso, esse caras do Governo Federal são mesmo uns babacas para ir deixando cada vez mais gordos os seus algozes.

E MAIS NÃO ESCREVO, POIS TENHO QUE TRABALHAR. TCHAU...

5 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito, companheiro. Aplausos. O Pedro Tobias cujas iniciais remetem ao nome do nosso querido partido, só pensa no próprio nariz e o maior interesse dele é dar-se bem com seus mentores que o fazem de capacho.
Ana Lellis

Anônimo disse...

Henrique, o problema é o presidente aceitar as sujestões, eu fui ao estádio com um livro de sugestão e sai de lá decepcionado... sou sócio do clube desde 1991 e fui apenas com intuito de ajudar e pediram para mim fazer uma campanha para arrecadar alimento para os atletas... mas hoje eu entendo, o presidente não conseguiu conviver nem com o pessoal que o levou e sustentou eles primeiros 4 meses... fica difícil...
Leandro Wellington

Anônimo disse...

Eu acho que o Norusca deve rever seu caminho. Investir o que puder nas categorias de base e não montar um time caro e com jogadores desinteressados pra tentar subir de novo. Essa fórmula não dá certo, a não ser se tiver muiiiiiiito dinheiro. Formar jogadores eu acho que pode ser um caminho.
Neto Amaral

Anônimo disse...

Henrique, obrigada de coração pelas palavras, vindo de pessoas como vc, me deixa muito orgulhosa, já te disse, sou tua fã, admiro teu trabalho, principalmente por ter a coragem de falar e escrever grandes verdades. Sucesso sempre. Espero te encontrar para um café e conversarmos um pouco! abraços.
Ivana Camarinha

Anônimo disse...

Professor, bom dia! o importante agora é verificar quem é ou quem esteve noroestino. Se for prá ficar nesse chove não molha é melhor deixar tudo como está e o clube ficar fora dessas e de outras competições. Mas, se realmente queremos (e isso precisa ficar muito bem esclarecido) ver o ESPORTE CLUBE NOROESTE nas manchetes alegres dos jornais, teremos que abrir a carteira e ajudar esse clube financeiramente. TODOS aqueles que de certa forma se beneficiaram um dia do NOROESTE quando ele esteve "por cima da carne frita" sabem como é interessante e bom prá cidade e prá muita gente o NOROESTE estar na crista da onda e disputando torneios na ESPECIAL. Mas, sem grana NADA disso será possível. Tem muito CACIQUE prá pouco índio... Essa é a MINHA opinião e dela não arredo o pé.

José R.L. Schubert