terça-feira, 24 de setembro de 2013

FRASES (105)


NO FACEBOOK, FALTOU ARGUMENTO, LOGO VEM O PALAVRÃO
Domingo passado, 22/09, o JC dá em destaque de primeira página o título de sua matéria principal, “Mau uso das mídias digitais cresce e gera mais processos e demissões”. A matéria interna tem vários subtítulos, “Aumentam os crimes na rede social”, “Você é responsável por tudo que posta”, “Educação digital nas escolas”, “Imagem associada à empresa” e por fim o “SEM ARGUMENTO, VEM O PALAVRÃO”. Eu fui contatado pelo jornalista João Pedro Feza e enviei um depoimento dias atrás sobre o tema, sendo o mesmo motivo desse tópico da matéria, escrita em sua maioria pelo jornalista Wagner Teodoro. Ela pode ser lida inteira clicando a seguir no link: http://www.jcnet.com.br/Geral/2013/09/aumentam-os-crimes-na-rede-social.html. Eu mesmo já fui processado anos atrás por chamar uma pessoa de “aspone”, imbróglio jurídico encerrado meses atrás e fiz meu relato para o jornal baseado em outros fatos, diferente da argumentação fundamentada que fiz quando da utilização do termo gerador do processo. Abaixo a íntegra da parte da matéria contendo minha participação:

Sem argumento, vem o palavrão
O historiador e blogueiro Henrique Perazzi de Aquino constata que a falta de educação digital é norma nas redes sociais. Perazzi ressalta que a regra é todos quererem falar, impor suas opiniões e poucos ouvem ou leem, aprendendo e questionando com argumentos que levam a uma saudável discussão. “A falta de educação digital atual é algo vigente no Facebook, onde se percebe claramente que as pessoas hoje leem menos, ouvem menos e querem falar. Poucos param para ouvir e já lhe tascam um palavrão, mesmo sem lhe conhecer. Quando falta o recurso do debate pela falta de argumentos, pode perceber: daí para o palavrão é um pulo. Discutir com esses é loucura, pois não aceitam nada diferente do que pensam, mesmo que se prove o contrário”, define.

Perazzi detalha como usa a internet como ferramenta diária em seu trabalho. “No Facebook tento manter um perfil diário, o Personagens sem Carimbo - O Lado B de Bauru, hoje com seu 255º personagem. Como o blog existe desde 2007, tenho fotos de gente da cidade toda e vou contando pequenas historietas delas, com mínima consulta, tudo de memória. Busco algo dentro da notícia recente de alguns, outros resgato por osmose”, declara. “Escrevo por compulsão, uma quase necessidade de por para fora algo que não saberia fazer de outra forma. Acredito escrever melhor do que falar, consigo ordenar melhor o que quero expor. Daí o blog e os contínuos textos para tudo quanto é lado. Tento escrever de quase tudo sem ser o dono da verdade, leio muito, pondero pouco e discuto à exaustão”, comenta.

OUTRA COISA DO MESMO ASSUNTO INTERNÉTICO:
No final do dia de ontem, Tatiana Calmon posta no seu facebook algo a respeito a todos e todas constantemente conectados, a fiscalização dos abusos cometidos pelos intolerantes, racistas e pedófilos navegando e se expondo no sistema. Vejam seu texto: “Conseguimos, graças aos pedidos de vários amigos, remover o perfil de um pedófilo. Que outros sejam denunciados e que a policia consiga chegar a eles.
Tomei a liberdade de enviar mensagens para algumas mães cujas fotos apareciam no perfil do pedófilo. O perfil era assinado por um tal de Juan Carlos. Obrigada a todos que compartilharam e denunciaram. Sempre que ver algo suspeito, denuncie”.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria publicada hj no JC sobre o comportamento de internauta em rede social, mal educado e incapaz na manutenção de debate onde desfere injúrias desrespeitando opinião alheia, principalmente política que deve ser a base da democracia e garantia constitucional da livre expressão, abçs !
Claudemir F. Sandrin

Anônimo disse...

Problema é falta de argumentos e não o palavrão, utilizar dos tais "palavrões" com uma base sólida de argumentos, de conhecimento não há nada de errado, o problema da matéria em si que o acho advogado se não me engano tenta colocar é a tal falta de etiqueta, esses "bons modos" que deixam tudo fresco e cada vez mais chato.

A demissão do Flávio Gomes da ESPN Brasil foi uma vergonha, este é um exemplo de jornalista, de homem, fala o que pensa, não é hipócrita, falso, bundão como a maioria dos jornalistas deste país, ele fez um desabafo de torcedor, como todos nós mortais apaixonados fazemos, e não o fez na TV e sim em sua rede pessoal (twitter). A ESPN ao conseguir tirar o Trajano da direção está conseguindo aos poucos ir para o caminho do padrão Globo de televisão, muitos criticam o Trajano o chamando de autoritário, só que este nunca demitiu ninguém por discordarem dele ou algo "sem etiqueta", lembro apenas do episódio em que o apresentador Paulo Soares durante uma discussão no programa Linha de Passe se levantou e abandonou o programa ao vivo, o Trajano poderia ter todas as justificativas para demiti-lo, não o fez, conversaram e se acertaram nos bastidores e Paulo segue firme na ESPN.

O novo diretor João Palomino cede as pressões dos cartolas tão criticados pela ESPN Brasil, uma vergonha o senhor Palomino e parabéns ao Trajano que teve a coragem ao vivo em se manifestar sobre esse assunto e ser solidário ao Flávio.

Quanto ao teor das discussões nas redes levantadas na matéria, com ou sem palavrões tenho é visto um total vazio, cada vez maior causado pela eficácia das redes sociais que cumprem bem este papel de algemar o cérebro, nada vai além de babaquices e brigas de egos e fanatismos partidários, pensar uma nação que é bom, nada.

Camarada Insurgente Marcos Paulo

Henrique disse...

Marcos
Penso como tu, sem tirar nem por.
Foi uma injustiça o que fizeram com o Flávio Gomes na ESPN e a vejo um pouco em transformação, para pior, nos dias de hoje.
E o palavrão, quando utilizado com argumentação é mais do que válido. Quem nunca mandou alguém À PQQ e com muito embasamento que elevante a mão?
Henrique - direto do mafuá