sábado, 7 de setembro de 2013

PALANQUE – USE SEU MEGAFONE (46)


INCÓGNITA DO SETE DE SETEMBRO E A OCUPAÇÃO QUE DEVERIA TER OCORRIDO EM OUTRO LUGAR
“Xau gente, apareci só pra falar oi. Super agradeço mensagens, a solidariedade e cutucadas. Me retiro porque amanhã é dia de caçar fascistas...”, com essa mensagem direta e reta SILVIO SELVA vai dormir na noite de ontem. Vejo que o dia de hoje pode ser intenso e prevejo isso pelo que ouço nas ruas de umas das grandes cidades brasileiras, onde me encontro. “Vai vir amanhã?”, ouço um camelô perguntando a outro, sabendo que o comercio todo estará aberto no dia 7 de Setembro. “Dizem que vai ter uma manifestação, acho que fico em casa. Isso vai dificultar de fazer alguma coisa”, responde o outro. Vejo sendo disseminado por onde passo esse assunto, o de que algo irá acontecer no dia de hoje. No jornal, o que mais me impressiona foi ver a foto do Caetano Veloso mascarado, o que não me assusta, pois até as pedras do calçamento do Pelourinho sabem que ele sempre esteve ao lado dos protestos de algo bem distante do que venha a ter conotação revolucionária, libertária e de cunho a favorecer os excluídos. Vendo a foto, tenho a plena convicção de que lado devo seguir. Se o Caetano está indo para aquele lado, devo, com absoluta certeza e convicção seguir para o lado oposto. É o que faço hoje. Farei como Silvio, caçarei fascistas hoje, amanhã e sempre.

“Neste 7 de setembro, ouçamos o grito... O grito dos excluídos, dos migrantes, dos sem terra, dos que sofrem nas macas e corredores dos serviços públicos de saúde, dos negros descriminados, dos homossexuais agredidos, das mulheres violentadas, dos pais das centenas de jovens assassinados, dos milhares de jovens que têm seus sonhos destruídos por uma educação de péssima qualidade. E também os gritos de alegria dos deputados ao livrarem um condenado da perda de mandato, dos CEOs das grandes empresas ao ver suas planilhas de lucros, dos banqueiros frente a um novo aumento dos juros, dos empreiteiros pela Copa e pela Olimpíada. E os gritos de ódio, ignorância, medo dos Felicianos, dos Malafaias, das Sarah Sheeva, dos 'amigos' da ROTA, dos que pedem a volta dos militares... Nossa independência não está no passado”, ALMIR RIBEIRO, professor e militante do PSTU, numa mensagem ontem pouco antes de se recolher aos seus aposentos, preparando-se para os embates de hoje.

‘A proibição de Máscaras é constitucional e ao contrário do que o grupo NINJA e Caetano Veloso disseram ontem, a OAB o Ministério Público e a Polícia Federal, decidiram juntos, pela não utilização de máscaras em manifestações, baseados na constituição federal. Países como o Canadá, França e Japão também já proibiram. E no Brasil o primeiro estado a proibir foi o de Pernambuco  Interessante é que algumas pessoas pensam que por vivermos em uma Democracia podemos deitar e rolar... fazer tudo que der na telha!!! Rsrs Se esses caras fizessem isso durante o Regime Militar já estariam todos mortos. Isso mesmo. Torturados e mortos. Ditadura, vocês não conhecem. Eu vivi durante a ditadura militar e sei o que é um regime de exceção, portanto não venham com essa de ditadura não. Aliás peçam a Deus que ela não volte, para que a vida de vocês não passe a ser um inferno. Garotinhos e Garotinhas. O Canadá é um país democrático.
http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2013/06/canada-criminaliza-uso-de-mascaras-em-protestos.shtml”, texto de MARA ROCHA uma empedernida petista da Grande São Paulo, defensora intransigente de seu partido (um bravamente resistindo dentro da barafunda atual da sigla), vê, assim como eu, muitos mascarados tentando fazer valer outros interesses no processo de manifestação das ruas.

“Hoje, bauruenses que ainda não "acordaram" invadiram a Secretaria da Saúde, dando socos em tudo, pondo os funcionários e pacientes pra fora do prédio, segurando alguns... teve gente machucada e a polícia teve que intervir. O que eles conseguiram com essa palhaçada? Não sei, mas uns que conheço, estavam na reportagem da TV. Vão procurar o que fazer, molecada desocupada e manipulada!”, esse foi o desabafo de ANA LELLIS, também pouco antes de se deitar ontem. Não penso totalmente como ela, mas após assistir o vídeo da ocupação (http://www.youtube.com/watch?v=TuKzrsfN7EM&feature=youtu.be), o onde uma funcionária surta, chego a seguinte e única conclusão, essa de minha total responsabilidade: Os ocupantes erraram de prédio e de Secretaria, pois se queriam fazer algo contundente pela Saúde, teriam que estar na Secretaria de Saúde do Estado, o chamado Postão, ali na Quintino Bocaiuva. É o governo de SP, comandando pela Famesp do seu Alckmin quem decide as vagas na saúde municipal. O monopólio está evidente e foram ocupar um lugar onde isso não é decidido. Poderiam também estar cobrando algo mais contundente do falastrão deputado Pedro Tobias (seu escritório político ou mesmo armar o barraco defronte seu prédio), que já engambelou manifestantes dois meses atrás no aeroporto. Preferiram uma terceira via e erraram feio de lugar. Hoje, Sete de Setembro, aguardo (infelizmente à distância) os acontecimentos para posteriormente opinar. Saio às ruas donde estou, pois aqui também o bicho pega. 

16 comentários:

Anônimo disse...

OS MANIFESTANTES ERRARAM O ALVO NA INVASÃO DE ONTEM POIS É O ESTADO O RESPONSÁVEL PELAS VAGAS HOSPITALARES E NÃO O MUNICIPIO.
GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

Tenho comigo que algumas pessoas nascem primeiro para que possam viver experiências e mostrar para os que vem depois como "encurtar caminhos". Porém, é preciso que se saiba a respeito da conduta de cada um, para não cair em mãos oportunistas. Com esse pensamento, creio que os manifestantes de Bauru poderiam ouvir mais algumas pessoas que tem excelentes experimentos políticos e sociais para organizarem e programarem manifestações e ocupações futuras. Sugiro nomes como Henrique Perazzi de Aquino, Almir Ribeiro, Arthur Monteiro Junior, Tatiana Calmon, Sergio Eduardo Araujo Baracat, Gilberto Maringoni, Fernando Monti, Breno Altman, Antonio Lazaro De Almeida Prado Junior, Silvio Selva... além de muitos outros, que podem opinar de maneira clara e eficaz sobre muitos temas, ideológicos ou não, políticos ou eleitorais, de gestão da coisa pública ou apenas questões filosóficas... porque considero que há falta de informação e de tática e estratégia nesse movimento. Afinal, esses professores da vida são muito importantes... e não dá pra ser apenas auto-didata na defesa dos direitos da sociedade. #MinhaOpinião.
Reginaldo Tech

Anônimo disse...

a vantagem de caçar fascistas sobre os coelhos é que enquanto estes fogem, aqueles ajoelham e gritam: "Plissnóti, plissnóti..."
Silvio Selva

Anônimo disse...

Henrique
Parabéns, pela lúcida postagem! Tô contigo!
Vitor Ribeiro - São Paulo SP

Mafuá do HPA disse...

POSTEI O MESMO TEXTO NO FACEBOOK, PÁGINA DO BAURU ACORDOU!, SENDO ESSE O RESULTADO:

Igor Fernandes e vc ainda aqui postando no facebook ao invés de fazer algo...
há 8 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Faço algo por onde ando, igual a tu. Cada um a seu jeito e modo. Não o faço em Bauru hoje, pois estou longe, mas atento. Opiniões divergentes são boas como toques. Aceitá-las ou não é outra coisa. Reconhecer erros faz parte da trajetória. Saio para as ruas de onde me encontro e comento do rescaldo no final do dia quando retomo algo aqui pela internet. Estarei o dia nas ruas, mas do lado que considero mais justo e preciso. Só isso. Não sou dono da verdade, mas opino, como todos e não me furtaria de fazê-lo agora. Observei que não sou o único dentro do movimento dizendo que ocorreu um certo tiro no pé. Façamos todos nossas reflexões.
há 8 horas · Curtir · 2

Paul Sampaio Chediak Alves ... então pessoal, pediria a vcs que lessem com carinho as palavras do Henrique Perazzi de Aquino . Ele também quer as mesmas coisas que nós queremos. E sincramente, acho que ele não foi duro com vcs não. Também incluo aqui, umma entrevista que já está na TV há muito tempo. O secretário Fernando Monti fala bastante sobre o funcionamento e o estado do sistema de saúde por aqui. Ele também é um cara sério. Se é político, ou não ... a questão é: o cara é médico, pelo menos. Sabe do que tá falando. E isso é muito importante gente. Pior do que atirar, é atirar na pessoa errada. ____________________________________________________http://baurutv.com/2013/03/15/entrevista-com-fernando-monti/

Entrevista com Fernando Monti
baurutv.com
O Secretário de Saúde e presidente do PR em Bauru,Dr. Fernando Monti. O restabel...
Ver mais
há 8 horas · Curtir

Paul Sampaio Chediak Alves tentem esse cara aqui : Pedro Tobias
há 8 horas · Curtir

Paul Sampaio Chediak Alves opa ... mas não é para atirar nele não ... hein ... aquilo foi linguagem figurada .. kkkk
há 8 horas · Curtir

Paul Sampaio Chediak Alves http://baurutv.com/2013/02/09/dr-pedro-tobias-fala-de-saude-publica/ pedi para minha esposa fazer a entrevista com o deputado de Bauru . Também temos ele lá. Reflitam.http://baurutv.com/2013/02/09/dr-pedro-tobias-fala-de-saude-publica/

Dr. Pedro Tobias fala de Saúde Pública
baurutv.com
O Mastologista e Deputado Estadual pelo PSDB, Dr. Pedro Tobias, em entrevista pa...
Ver mais
há 8 horas · Curtir

Igor Fernandes tudo é tiro no pé, tudo é opinião, mas na hora da construção ninguém se dispõe. vc tem todo o direito, afinal estamos em uma democracia

continua...

Mafuá do HPA disse...

continua 2...

Reginaldo Tech Não se construiu nada com essa invasão. E mais: até agora não houve autocrítica sobre isso. Erraram feio. Falta foco.
há 8 horas · Curtir

Igor Fernandes http://www.youtube.com/watch?v=NboYe3Fu6q4

MOV03991
há 7 horas · Curtir

Igor Fernandes SOU ESTUDANTE!
SOU TRABALHADOR!
SOU MANIFESTANTE!
e estou INDIGNADO com a saúde pública, com os mais de 500 mortes nos pronto-socorros, pelos mais de 80 leitos vazios, pela falta de UTIs, pela falta de postura de um prefeito que deixa a cidade entrar em estado de calamidade pública e principalmente POR DIZEREM QUE NÃO TEMOS PAUTAS SUFICIENTES!!

Igor Fernandes - Bauru - SP
Foto de Igor Fernandes.
há 7 horas · Curtir · 2

Reginaldo Tech Henrique Perazzi de Aquino e Paul Sampaio Chediak Alves: o movimento, me parece, não aceita opiniões e críticas... E a democracia é exatamente isso: opiniões divergentes e o poder da maioria. Triste ver que um movimento tão importante assim não aceita opiniões divergentes e críticas construtivas. Essa invasão foi tiro no pé sim... mas autocritica também não está existindo.
há 7 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Tão fácil de resolver, bastaria caminharem um piuco mais, deixarem esse prédio e caminharem até a Quintino, na sede da Secretaria Estadual de Saúde e reclamar ali das vagas existentes e não disponibilizadas para Bauru. Preferiram a Municipal, também negligente, mas não a maior culpada no momento.
há 7 horas · Curtir

Igor Fernandes Não houve invasão, e sim ocupação. Autocrítica? sabe que horas fomos embora? tem noção do quanto desgaste aconteceu? de quanto se construiu? Vocês não fazem idéia do que passou, do que realmente aconteceu, das inumeras agreções que tivemos, e das inumeras faltas de respeito que tivemos, até quando vocês vão levar em conta o que vocês leem nos jornais e TV? ao invés de comparecer e realmente contribuir... não foi um tiro no pé pq sabiamos muito bem onde estávamos, local responsável pelo estado de calamidade pública do municipio, a declaração saiu de lá, órgão municipal, falta de foco? o que é ter foco pra você? foco é vir aqui e falar que está sem foco? por favor esclareça melhor.
há 7 horas · Curtir

Igor Fernandes mas culpada SIM Henrique! Quem aqui falou que nao bateremos na regional? quem aqui falou que pararemos com a municipal? nm sei pq vcs estão tirando essas conclusões
há 7 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino E me digam, por que não optram pela Estadual se é ela quem resolve? Qual o motivo de optarem pela Municiapl, uma fala de um sectário (digo, secretário) de Saúde? Eu não escrevo Invasão e sim, sempre, OCUPAÇÃO.
há 7 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Ótimo, Igor, ninguém aqui é contra o movimento, eis o motivo de aqui ainda postarmos algo. é que os verdadeiros e maiores algozes estão se safando, se livrando da pressão e hoje dormem até tarde.
há 7 horas · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Vou para as ruas, pois aqui ouço helicópteros e não quero ficar dentro de uma sala discutindo, quero ver o que acontece. Até final tarde. By
há 7 horas · Curtir

continua...

Mafuá do HPA disse...

continua 3...

Igor Fernandes nao henrique, é muito mais profundo, nossas pautas são municipais, o rodrigo não cumpriu várias das reivindicações, tinhamos o melhor espaço para os depoimentos e videos gravados e coletados sobre a saúde, tinhamos projetores, faixas e material de visibilidade, além de bater diretamente no executivo com as pautas da saúde relembrar as pautas do transporte. o local é estratégico, o municipio é o nosso foco, concordo plenamente com a regional, com a busca da Doroti, porém decidimos pela municipal dessa vez.
há 7 horas · Curtir

Almir Ribeiro Modestas opiniões, se me permitem:
1. o alvo: absolutamente correto.
2. o método: o grupo se autoproclama
3. os resultados: creio que a partir das discussões o grupo pode se depurar.
há 7 horas · Editado · Curtir

Igor Fernandes eu infelizmente não consigo acompanhar as críticas de vocês aqui no grupo, por uma falta de tempo mesmo, mas sou uma pessoa bem aberta e sempre disposta a responder o que for necessário, não vejo mal em falarem, pelo contrario, até gosto, mas peço que busquem as verdadeiras informações... tem um video de quase 3 horas lá de dentro da ocupação, mostrando o quanto foi tenso e o quanto foi dificil, mas que queriamos as melhorias. Espero que ao invés de apontarmos sem uma critica mais funda da situação nós possamos perguntar e querer saber os 2 lados, democraticamente.
há 7 horas · Curtir · 1

Reginaldo Tech Se a questão é FALTA DE LEITOS HOSPITALARES, quem tem de ser chamado para o debate é o Governo do Estado, que coordena a Central de regulação de vagas Hospitalares. Ou alguém vai comprar carne na padaria? Simples e óbvio.
há 7 horas · Curtir

Igor Fernandes ou você não leu o que eu escrevi ou você só leu o JC de hoje Reginaldo Tech =]
há 7 horas · Curtir

Almir Ribeiro Dear Igor Fernandes: creio que o que aconteceu lá dentro tem pouco importância no processo de crítica e autocrítica. Assim como discordo do método Black Bloc mas me solidarizo com eles e me oponho à repressão estatal que ocorre; assim como me senti traído na ocupação da prefeitura mas defendi que devíamos prestar apoio e solidariedade, eu, a priori, me coloco ao lado do grupo. Mesmo com profundas críticas a seu método e (falta) de política.
Ficar discutindo quem agrediu quem é uma armadilha em que vocês não devem cair.
PS.: e sempre há mais de 2 lados numa situação.
há 7 horas · Curtir · 3

Igor Fernandes valeu almir.. pensarei sobre, assim como pensarei tb no que o henrique disse.
há 7 horas · Curtir

Reginaldo Tech Igor Fernandes: primeiro, não sou uma pessoa desinformada. Segundo: apoio o movimento. Terceiro: as críticas não devem ser pessoais. Quarto: ficar na discussão de "quem agrediu quem" é erro primário. Quinto: é preciso sim fazer autocrítica sempre! Sexto: focar na questão da saúde é o princípio.
há 7 horas · Curtir

Almir Ribeiro Colocar o foco do município para o Estado (ou vice-versa) é uma questão tática. Ambos são igualmente responsáveis pela situação atual, seja pela falta de investimentos (Estado) seja pela omissão (Município). Aqui também cabe um vice-versa.
No momento, manter o foco no Estado é aderir ao discurso de Agostinho/Monti. Pior, é dar-lhes aval.
Isso não significa que um ou outro deve estar isento de críticas: suas políticas são igualmente criminosas.
há 7 horas · Editado · Curtir · 1

Reginaldo Tech Igor Fernandes: minhas opiniões no comentário anterior servem para mim... para o meu modo de pensar... para o que eu acredito como democracia. Fazem parte apenas da minha modesta opinião.
há 7 horas · Editado · Curtir

Reginaldo Tech Se a questão é FALTA DE LEITOS HOSPITALARES, quem tem de ser chamado para o debate é o Governo do Estado, que coordena a Central de regulação de vagas Hospitalares. Ou alguém vai comprar carne na padaria? Simples e óbvio.
há 7 horas · Curtir

continuação...

Mafuá do HPA disse...

continua 4...

Paul Sampaio Chediak Alves todos nós nos enxergamos em vocês Igor Fernandes ... já fizemos tudo isso antes. E entendemos perfeitamente que esse, é o momento de vcs, como já tivemos os nossos
há 7 horas · Curtir

Igor Fernandes mas reginaldo, tudo que você colocou eu fiz, ainda nesse post cara... nm to entendendo. 1º: ok, 2º: ok, 3º: ok, 4º:ok (concordo também, mas decidimos dar essa importancia pq essa mulher fez um boletin de ocorrencia, por isso a enfase no vídeo, se não fosse o boletim estariamos lá ainda, como na prefeitura, pacificamnte e mantendo a organização, por conta da denuncia tudo virou um caos), 5º: ok concordo e fiz aqui mesmo, 6º: focar na questao da saúde é o principio pra você, alguns vao dizer que é educação, outros em reforma política, é´uma critica bem individual. Sobre o pão no açougue ou vice e versa eu fui completamente contemplado pelo post do almir, é só uma questão tática.
há 7 horas · Curtir · 1

Paul Sampaio Chediak Alves as gerações podem se completar, semmpre
há 7 horas · Curtir

Paul Sampaio Chediak Alves mas jamais andarão exatamente juntas
há 7 horas · Curtir

Paul Sampaio Chediak Alves o tempo, traz pra nós, tempos de açõa e reflexão diferentes ... a idade faz isso
há 7 horas · Curtir · 1

Reginaldo Tech Igor Fernandes: não tô falando apenas de você, mas do movimento. Me diz: qual é o debate (ou ação) que está se fazendo agora a respeito da grave questão da FALTA DE LEITOS HOSPITALARES? Não vi nada sobre isso, mas apenas debate ideológico sobre quem deve ser cobrado e bate boca sobre quem bateu em quem. Apenas isso!
há 7 horas · Curtir · 1

Paul Sampaio Chediak Alves posso não concordar com nada, mas se vcs estivessem em cana, eu era o primeiro a levar cigarros
há 7 horas · Curtir · 1

Paul Sampaio Chediak Alves kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
há 7 horas · Curtir

Paul Sampaio Chediak Alves tô sabendo que pra vc não serviria Igor kkk
há 7 horas · Curtir · 1

Reginaldo Tech Boa Paul Sampaio Chediak Alves...
há 7 horas · Curtir

Igor Fernandes mas compreendo que temos muito que trocar, mas pra isso precisamos ser humildes e reconhecer erros e acertos dos 2 lados. nunca me neguei em aprender nada, pelo contrário desde o 1º ato digo que aprendo sobre política a cada dia e me dedico cada vez mais, e preciso de mais TUDO sim, mas esse mais de TUDO vem com a experiencia, debate, troca de ideias e vivencias, e é exatamente nisso que estou investindo
há 7 horas · Curtir · 2

Paul Sampaio Chediak Alves show de bola Igor Fernandes
há 7 horas · Curtir · 1

Igor Fernandes kkk realmente eu nm fumo nem bebo gente kkk reginaldo ainda nao dormi pq to terminando de editar os videos, consgeuimos gravar 50 leitos vazios no HB, compilamos todas as notícias e estamos montando um documentário... era pra tudo isso ser começado a ser exposto na ocupação... mas nao conseguimos, talvez erramos em nao estar pronto antes ou algo assim, mas trabalhando, estudando (a maioria tem essa rotina) fica um pouco dificil... por isso pedimos sim ajuda, e pelo menos da minha parte tento sempre agregar sabe...
há 7 horas · Curtir · 1

continuação...

Mafuá do HPA disse...

continua 5...

Reginaldo Tech Acredito que ao invés de entrar na conversa ideológica de "quem são os culpados" é preciso chamar ao debate (discussão/ação/solução) e ir ao Governo do Estado resolver questões que são pertinentes a ele, ao Ministério da Saúde para fazer o mesmo e ao Município também... É isso! Cansei de ideologias vazias de resultados... A população quer muito mais que isso.
há 7 horas · Curtir · 2

Reginaldo Tech Outra coisa: existe um Conselho Municipal de Saúde, que deve ser chamado à resposabilidade. Sei de boas pessoas que estão dentro do Conselho... e que precisam de apoio.
há 7 horas · Curtir · 1

Igor Fernandes obrigado pelo direcionamento, com certeza emcaminharemos
há 7 horas · Curtir

Aluisio Cesar Ocupação X Invasão
Existe bastante diferença entre uma e outra. A invasão é quando a entrada se dá em um local que está sendo utilizado. Já a ocupação é quando o local não está atendendo a função social de propriedade prevista na Constituição, ou seja, encontra-se sem uso, abandonado. Essa explicação sobre o conceito sobre invasão e ocupação é tão somente para que se acabe com essa polêmica, o que o grupo faz e todos no Brasil é invasão, o que muda? Muda a forma como se é vista a ação, quando se invade e é isso que se faz cria-se naturalmente um mal-estar naqueles que já ocupam por direito o lugar, portanto a reação da funcionária foi absolutamente normal no meu ponto de vista, a do manifestante que partiu pra cima dela é que não foi normal. quando se invade tem que se estar preparado para reações adversas daqueles que ,repito, por direito já ocupam o lugar. na minha modesta opinião invasão não resolve nada, nunca vi uma invasão ter final feliz, e mais antes que vcs digam que é muito fácil se manifestar com a bunda na cadeira entendam que mudar o pais no fundo no fundo é com a bunda na cadeira dento da câmara, e do congresso, ou seja bater lata e gritar palavras de ordem na rua só vai gerar cansaço, desgaste emocional, revolta na população que sinceramente já esta cansada disso. Querem mudar o país? Virem políticos, porque do lado de fora do poder não se muda nada, porém é muito difícil aceitar isso, por um motivo muito simples, sendo político vc sai da posição cômoda de ser aquele que cobra para a posição incômoda de ser aquele que será cobrado. Só mais uma coisa: Tentem imaginar um grupo querendo como vcs dizem ocupar a casa de vcs porque eles não concordam com a pintura da sua casa por exemplo o que vcs fariam???
há 6 horas · Curtir

REPRODUZI TODOS OS COMENTÁRIOS NA ÍNTEGRA.
HENRIQUE - UM POUCO LONGE DO MAFUÁ E DE BAURU

Mafuá do HPA disse...

Meus caros e caras

Só agora, pela internet fui ler o que o JC publicou hoje sobre a OCUPAÇÃO da Secretaria Municipal de Saúde. O que li lá só comprova o que também escrevi, muitos tiveram a mesma idéia após ver a escolha do pessoal do Acorda Bauru! ir num lugar quando deveriam estar em outro.

A matéria do JC é essa abaixo:
Grupo teria errado alvo do protesto, que seria o DRS
Vinicius Lousada
Compartilhar via Facebook

Compartilhar via Google+

Durante a ocupação dop prédio da Secretaria Municipal da Saúde, alguns membros do “Bauru Acordou” teriam admitido a policiais que erraram o alvo do protesto. Incialmente, os manifestantes invadiriam a sede do Departamento Regional de Saúde (DRS-6), já que reivindicavam a ampliação dos leitos hospitalares. O grupo, no entanto, nega.

Apesar disso, uma imagem publicada no Facebook convidada a população a ocupar o DRS-6, com a foto do prédio da Secretaria Municipal de Saúde. Questionado pelo vereador Raul Gonçalves Paula (PV) sobre o possível erro, Igor Fernandes respondeu que sabia que estava em uma ‘Unidade de Pronto Atendimento (UPA)’.

A principal motivação do protesto iniciado ontem era a falta de vagas em hospitais. O grupo informou ter preparado vasto material exibindo, inclusive, grande quantidade de leitos inoperantes no Hospital de Base.

O “Bauru Acordou” também expôs, por diversas vezes, a indignação quanto à morte de uma pessoa a cada três dias nos corredores do Pronto-Socorro Central (PSC), entre 2009 e 2013. O assunto foi abordado recentemente em matéria do Jornal da Cidade.

“Nós queríamos exibir em projeção o que preparamos, mas não temos estrutura”, reclamou Igor.

Durante a noite, o secretário Fernando Monti explicou que o município ampliou sua rede de urgência e emergência, com a construção de quatro UPAs, mas não tinha autonomia para gerenciar os leitos hospitalares

O titular da Saúde lembrou ainda que o município decretou estado de calamidade na Assistência Hospitalar com o intuito de receber recursos federais para contratar leitos particulares e garantir o atendimento à população.


HENRIQUE - muito longe do mafuá

Anônimo disse...

Sinceramente, como é que pode alguém em sã consciência querer estabelecer algum tipo de comparação entre as 'manifestações' atuais e as manifestações de 68?

Quer dizer então que a democracia brasileira atual é similar ao regime ditatorial dos golpistas de 64 e que as consequências de se protestar hoje são iguais às consequências de se protestar no tempo do regime de exceção?

Como alguém pode comparar o que ocorre hoje com o que ocorria na década de 70? Onde está a ditadura militar? Onde está o AI-5, a censura, a tortura, os exílios, o Doi-Codi, o Dops e quetais?

O Brasil vive o seu maior e mais duradouro período de democracia política, em toda a história.

Há excessos por parte da polícia? Óbvio que sim. Isto é tão certo quanto dois e dois são quatro!

Mas, por obséquio, não pisem e não estraçalhem a história deste país. Não comparem o ato de protestar hoje, em 2013, com o ato de protestar em 1973!

É preciso uma ampla dose de mistificação para tecer esse tipo de comparações, totalmente descabida, diga-se de passagem.

(não sei quem é o autor, mas é um texto que eu assino embaixo)

REGINALDO TECH

Anônimo disse...

Querido Henrique,
Me senti um pouco ofendido com seu post... mas por outro lado vai você como mais um na multidão, sem informação e manipulado pela mídia local... não sei se sinto um certa raiva pelo post ou se te perdôo por ainda não superado seu ressentimento desde aquela ocupação, quando ao contrário de todos rompem os com os sindicalistas pelegos e os de luta e compusemos nosso próprio ato.
Ao contrário do que você repete em seu post não ocupamos com violência (como pode ser visto em vários videos disponíveis no youtube).
Outro ponto que você papagaia em seu post é sobre a ocupação acontecer em prédio errado, fato que não é uma verdade pois nosso alvo é o Secretário Municipal e o Prefeito, constitucionalmente responsáveis pela saúde pública do município (embora o argumento de defesa do prefeito seja o mesmo que o seu, que a responsabilidade é do governador).
Quanta aquela infeliz que acusa nosso companheiro de agressão só consigo ver um motivo para tamanho desespero, muita culpa em cartório.
Bom é isso, o que conseguimos pelo momento: nada! Mas haverá uma audiência publica para o prefeito se explicar e tentar nos convencer o motivo por não buscar uma solução até declarar estado de calamidade pública e culpar o governo do estado.
Yuri de Freitas

Mafuá do HPA disse...

Yuri - Trato tanto o prefeito, como o governador e o deputado (que a maioria ainda isenta de tudo) com a mesma intensidade. Voce, que me conhece e até me acompanha com certa feequência sabe disso. Expus a minha idéia de forma clara e objetiva. Se ela em algum momento coincide com a da mídia, perceba que isso não ocorre com assiduidade. E, perceba também, que muitos do grupo coadunam de que algo mais contundente poderia ter ocorrido com a ocupação em outro local, no momento mais apropriado, pois o governo estadual, que detém as vagas está se safando meio que isento de pressões das ruas. Tiros no pé todos os damos e quando o fazemos, nada como um reflexão mais apurada, pois o caminho é sempre assim mesmo, espinhoso. Releia o que escrevi e veja que não fui eu que escrevi sobre ocupação com violência. Não poderia escrever isso, pois não estive lá, reproduzi algo entre aspas. Quanto às ideias de outros, reproduzidas no corpo do meu texto, possuem sempre o sentido de polemizar, de ampliar o debate. Ninguém deve se achar dono da verdade, isso sempre muito perigoso. Algo que me emputece é a comparação do que acontece hoje com 1968. Historicamente não tem comparação. Vamos debatendo, sempre mantendo a fleuma, pois o país precisa mudar, mas sem retrocessos. Quero e luto pelo novo, não pelo retorno do velho sistemão que sempre nos oprimiu e que se maquia sempre para nos enganbelar. Um abraços. HPA ainda longe do mafuá

Anônimo disse...

O PREFEITO, PELO QUE SEI , SABE DE SUA RESPONSABILIDADE. QUEM O ACUSA DEVERIA SABER TAMBÉM. DA MESMA FORMA, DEVERIA SABER QUAL É A (IR)RESPONSABILIDADE DO GOVERNO DO ESTADO. DE QUALQUER FORMA, AGRESSIVIDADE NÃO LEVA A NADA, NEM DEPREDAÇÃO. O QUE RESOLVE , DEFINITIVAMENTE, É O DIÁLOGO. BASTA VER O CASO DA SÍRIA. SE VIOLÊNCIA RESOLVESSE, AQUELE PAÍS JÁ ESTARIA EM PAZ HÁ MUITO TEMPO.
JOÃO RANAZZI

Anônimo disse...

João sabemos a responsabilidade do governador, quando ele esteve em nossa região o grupo Bauru Acordou levou um documento para ele dar ciência da situacao da saúde pública em nosso município e protocolamos no MP denunciando ele como co-autor das mortes em Bauru.
Agora julgar um grupo baseado nas infos do JC e TVtem é ingenuidade ou oportunismo.
Yuri de Freitas

Anônimo disse...

O Facebook e a lenda de Chico e Caetano black blocs: Chico Buarque não posou como black bloc. A foto que está circulando na internet é de 2006, e foi tirada em Budapeste, no inverno. Em artigo publicado neste domingo 8 de setembro, Caetano ...Ver mais

Foto: O Facebook e a lenda de Chico e Caetano black blocs: Chico Buarque não posou como black bloc. A foto que está circulando na internet é de 2006, e foi tirada em Budapeste, no inverno. Em artigo publicado neste domingo 8 de setembro, Caetano disse que "não é anticapitalista" e que a foto não havia sido feita para divulgação nas redes sociais. O episódio é o mais novo exemplo de porque você não deve acreditar em tudo o que vê no Facebook. Leia a análise completa: http://bit.ly/17Q668z

PEDRO VALENTIM