quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (76)


ALGO MAIS DA TURMA QUE TORCE PELO “QUANTO PIOR MELHOR”
O jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que revelou os documentos secretos obtidos por Edward Snowden, disse em entrevista por telefone ao UOL que o Brasil é o maior alvo das tentativas de espionagem dos Estados Unidos. "Não tenho dúvida de que o Brasil é o grande alvo dos Estados Unidos", disse o jornalista, que promete trazer novas denúncias. "Vou publicar todos os documentos até o último documento que deva ser publicado. Estou trabalhando todo dia." Greenwald revelou esta semana, em reportagem em conjunto com o programa "Fantástico", da TV Globo, que o governo americano espionou inclusive os e-mails da presidente Dilma Rousseff e de seus assessores próximos. Snowden era técnico da NSA, a agência de segurança americana, e revelou ao jornal britânico "The Guardian", onde Greenwald é colunista, o escândalo de espionagem norte-americano.

O parágrafo inteiro aí do alto não é meu, é do site do UOL e expressa algo mais do que preocupante. Para alguns é motivo de piada. Talvez esses mesmos apóiem o ato do diplomata Sabóia como acertado em trazer um bandido para o país, saindo com ele por terra de La Paz até Corumbá, sem o conhecimento de seus superiores. Algo não tão condenável, se o diplomata não afirmasse descaradamente ter agido por absoluta compaixão humana, porém a pessoa que ele ajudou a fugir é um declarado bandido, procurado pela Justiça boliviana. Fazem ironia disso, assim na cara dura. Como vi o jornalista Chico Cardoso, da rádio Auri-Verde de Bauru, declaradamente antipático à Dilma e só por isso, aproveitando-se de tudo para fazer piadas. Não sou contra piadas, mas quando as vejo sendo feitas com o intuito de intermitente perseguição, passo eu a perseguir o perseguidor. Seu comentário quando leu a notícia pelas ondas do rádio da nova descoberta de que os e-mails da presidenta do país estavam sendo vigiados pelos EUA foi um descalabro. Não demonstrou preocupação, mas ridicularizou o fato da abertura de uma CPI pelo Congresso brasileiro com uma pérola: “Agora Obama nem entra mais na guerra contra a Síria de tanta preocupação com essa CPI”.

Na imprensa vejo sendo difundido que os médicos cubanos e outros estrangeiros não podem assumir seus postos nos rincões, pois isso só foi feito com intenção eleitoral. Pera lá, então o correto é deixar tudo como está, o povo sem nenhum atendimento e morrendo a míngua? E o grupo de economistas torcendo pelo não crescimento do país, com diárias críticas, tendo que enfiar o rabo entre as pernas com o crescimento divulgado semana passada (incluisive o economista bauruense)? Comentários e procedimentos como esses refletem algo surreal acontecendo no país de hoje, o do time que torce pelo QUANTO PIOR MELHOR. Vejo esses tão perniciosos quanto os violentos torcedores de futebol agredindo gratuitamente outros torcedores, pois distorcem a notícia e tentam passar adiante a sua concepção, a sua visão. Perderam o bom senso de se posicionarem ao lado do país quando agredido, pelo simples fato de enxergarem ali mais uma possibilidade de um ataque, uma estocada a mais em algo que se dizem oposição. Podem reparar, esses são vesgos, na grande maioria das vezes, pois criticam um dos lados e fingem não enxergar a malversação do outro. Como dar credibilidade a isso?

Um comentário:

Anônimo disse...

De olho na Amazônia? No Pré-Sal? No Aquífero Guarani? Hummmmm???
Reginaldo Tech