segunda-feira, 23 de setembro de 2013

RETRATOS DE BAURU (146)


MORTARI AOS 90, PINTANDO, ANDANDO DE BICICLETA E MARCHANDO
Adoro os velhinhos que surpreendem e não vivem resignados, conformados, vendo de suas janelas ou sentados em bancos diante de seus portões observando o tempo passar. Sei que muitos agem assim por absoluta falta de opção, muitos até abandonados pelos seus e sem condições de se moverem. Cuido de um, meu pai, aos 85, já um tanto parado, sem a mobilidade de outrora, mas ativo. E quando me deparo com os que não pararam suas atividades, meus olhos brilham e fico caidaço por esses. Hoje a história de um desses.

WALTER (ou WALTHER, como queiram) MORTARI é um famoso artista plástico, de Bauru e quiçá, do mundo. Pintou a vida toda e hoje, dias após completar 90 anos, continua em plena atividade, cheio de luz e encantando os à sua volta. A história de Bauru está em parte retratada em suas obras, tanto traçada pelos seus pincéis, como pelas mãos, pois é também renomado escultor. Além disso tudo, ele também escreve e continua produzindo. Membro da ABL – Academia Bauruense de Letras, frequenta regularmente não só as reuniões da entidade, como participa de lançamento de livros, sai de casa e continua em exposição. Inesquecível ano retrasado quando fui participar de um passeio ciclístico e lá o vi, dando voltas com sua magrela pelas pistas do campo da USP. De outra feita, na livraria da Jalovi, na noite de autografo do livro do Irineu Bastos, perfil seu e de Gabriel Ruiz Pellegrina (foto acima, animado quarteto) e num inusitado lugar, quando de uma das Marchas da Maconha, ano passado, ele todo pimpão, fez questão de fazer o caminho a pé do Parque Vitória Régia até o centro da cidade, mostrando que vitalidade não lhe falta. A lembrança de seu aniversário li no texto da escritora Josefina de Campos Fraga, na Tribuna do Leitor de 22/09, podendo ser lido clicando a seguir :http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=230791. Vale também a pena o perfil com fotos a seguir: 
http://www.usc.br/biblioteca/mortari.html

Em tempo: Essa tela abaixo de uma draga diante do rio Bauru remete a minha infância, morando nas barrancas desse rio e tendo vivido tantas enchentes. Muito bem retratado por ele.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Mortari, grande Mestre, uma grande honra de minha vida foi ter trabalhado e produzido arte com ele!!!

Silvio Selva

Anônimo disse...

Mortari, é uma das pessoas mais fantásticas da nossa Terrinha!!
Cláudia Pinto

Anônimo disse...

parece até que esta envernizado num fica velho de jeito nenhum..José Roberto Ávila