sábado, 21 de setembro de 2013

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (63)


TOMO CONHECIMENTO EXISTIR O ‘MÉTODO HPA DE DISCUSSÃO’
Pela manhã tomo conhecimento de como ALMIR RIBEIRO, prócer do PSTU na cidade, entende as intervenções desse modesto escriba, expondo a tudo e a todos como entende ser meu método de discussão via internet. Cada um possui o seu, o meu é, mesmo observando algo de errado em procedimentos de algumas das boas experiências socialistas mundo afora (caso explícito de Cuba), prefiro enaltecer as boas e não dar munição para os que só esperam isso de nós, também cair matando neles. Não me verás fazendo isso, mas se ele as faz, tudo bem, afinal deve ter lá experimentações pessoais nas quais esteve envolvido muito mais convincentes, algumas já colocadas em prática e sem máculas, que o coloca entre os mais bem dotados no quesito “Orientador Geral do Planeta”. Eu não oriento nada, sou desorientado por natureza.

Eis como sou visto por ele:
“Método HPA de discussão:
1. Discorde e argumente.
2. Se seu interlocutor apontar um erro em seu argumento e argumentar de forma que você não possa responder diretamente:
a) questione sobre algo que ele não disse nem mesmo implicitamente e/ou
b) apresente um novo argumento que, preferencialmente, mude o foco do debate”.


Prefiro ao meu modo e jeito continuar enaltecendo Cuba, com seus mais acertos que erros, seu projeto de espalhar médicos humanitários mundo afora, reconheço em Lula e Dilma, mil erros, mas não tenho como negar terem eles propiciado ao país algo nunca visto em sua história. Que mal existe em reconhecer isso e fazer críticas pontuais, não no atacado? Reconheço avanços nunca vistos na Venezuela com Chávez e não espezinharia seu legado, diante de tudo o que possa ocorrer de retrocesso naquele país. Gosto demais de estilingar, assim como ele, mas faço constantes autocríticas, pois não me acho o dono da verdade (e nem vejo isso nele). Prefiro mais atacar os tucanos, ele os petistas, mera questão de gosto e estilo. Cada um acaba ficando estigmatizado pelas suas escolhas e métodos. Concordo quando diz que uso do método “Discorde e Argumente”, faço uso dele, sempre. Quando me convencer, se o fizer, terás meu reconhecimento, do contrário continuarei no ringue. Quanto a mudar o foco nas discussões, discordo que proceda dessa forma e se o faço, por favor, entenda, talvez seja por ter um preferencial gosto por andar nas transversais, as ditas vicinais, estradinhas de terra batida. Não gosto nem um pouco de andar nas preferências, primeiro pelo fato de rejeitar pagar pedágios. Saio pelo acostamento, durmo ao volante, mas logo volto ao foco de luz (não seria a tal luz no fim do túnel?). Não devo ser tão mal assim a ponto de causar a criação de um ‘Manual de Conduta para Entender o HPA’ . Ou sou e não sei?


Aqui pela internet, caro Almir e todos que ousaram ler isso aqui até aqui, poucos se respeitam, todos escrevem de tudo e de todos, somos os sabichões, gostamos de impor nossa vontade e o fazemos na grande maioria das vezes com ironia, com o intuito não de alertar, de dar toques, mas de impor, de deixar explícito que o que fazemos é o mais acertado. Em tudo postado isso está implícito. Tento me desarmar da arrogância reinante, predominante nesse quadrilátero internético, hoje quase dominante de nossas vidas. Algumas vezes consigo, outras não, mas na maioria das vezes tenho sido um bom menino. Vejam-me assim, sou inofensivo, nem atirar com arma de fogo aprendi ao longo dos meus 53 anos.
HPA, sábado, 21 de setembro de 2013

7 comentários:

Anônimo disse...

TO CONTIGO Henrique. abracitos.
Gilberto Truijo

Anônimo disse...

É isso, Henrique! Tamo junto e misturado! rs rs
Rui Zilnet

Anônimo disse...

"Cada um acaba ficando estigmatizado pelas suas escolhas e métodos". É fato, Henrique!
Daniel Pestana Mota

Anônimo disse...

Texto perfeito caro HPA. Poderia colocar aqui ou ali reparos. Como por exemplo quando fala da minha preferência em atacar petistas ao invés de tucanos. Um levantamento estatístico poderia ser feito mas é desnecessário. O que acontece que eu, ao contrário de você, me nego a escolher entre 'males o menor', o corrupto que 'corrupiou' menos, entre a merda mole e a dura. E isso caro é, ao contrário do que você diz, andar nas preferencias. Aliás aquelas que cobram os pedágios mais caros.
O método HPA de discussão tal como eu estabeleci e, confesso surpreso, você não negou é, para mim, a negação do que considero um debate franco, sem arrogância. Um debate entre companheiros.
De resto, pequenas diferenças: também tenho 53 anos e em boa parte deles procurei tanto aprender a atirar como não ser inofensivo. Continuo treinando.
Almir Ribeiro

Henrique disse...

Almir, armistício entre quase iguais. Hoje tiro o resto do dia para ficar e hablar com meu filho, Henrique, talvez um cinema (tem aí a Glória Pires) e sei que farás o mesmo com o seu, também Henrique. Aliás, já o vi fazendo o mesmo nessa semana junto a um ídolo de nossa infância, quando a TV Cultura tinha programas diferenciados e que nos faziam pensar. Pelo menos até segunda estarei nessa, depois, se tiver um tempinho aí na sua agenda, você vai me prometer dar um cursinho intensivo de tiro, com outro de extensão onde aprenderei a deixar de ser inofensivo. Topas?
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Deixa eu ver se eu entendi: você prefere enaltecer as coisas boas dos governos que considera socialistas e convenientemente ignora as coisas ruins? Isso me lembra MUITO os católicos que tentam apagar o antigo testamento para que o mundo se lembre apenas do deus bondoso do segundo testamento.

Isso explica pq nunca vi no blog nada sobre a perseguição do governo de Cuba aos anarquistas do país, a política genocida da Dilma em relação aos indígenas, a relação do PT com as maiores empreiteiras e os empresários mais ricos do país, o tanto de dinheiro que o governo federal destina para o "PIG" e tantos outros absurdos desse governo fascista.

Você não pode escolher apoiar apenas a parte bonitinha e limpinha do governo federal, se é que ela existe (te desafio a citar 5 programas à esquerda do governo Dilma. Garanto que vai rachar a cabeça pra achar algum além do Mais Médicos.) Se você justifica a existência de um partido fascista, me desculpe...

Henrique disse...

caro Anônimo:

Essa é fácil. Primeiro te digo, tudo o que faço faço às claras. Tens me de de se identificar por que? Temes o que? Detesto responder questionamentos dessa natureza para anônimos, mas o farei, pois as respostas são simples.

Se você me lê, como diz, aqui no blog, tudo o que questiona já está desmontado, pois basta fazer um breve acompanhamento para me ver questionando tudo o que indica como "nunca vi no blog". O que não vai ver e assumo isso é a crítica pela crítica a esses que fizeram e construíram algo de concreto aos menos favorecidos desse e de outros países. Criticar é uma coisa, pontual e sem desmerecer outros pontos positivos. Nada destrutivo e feito só com o intuito de destruir o que de bom já foi feito e em seu lugar, devolver o país e outros países ao que de pior temos hoje em dia na política, o neoliberalismo. Isso não farei, nunca.

Cuba é o país hoje em dia mais controlado, pois todos seus atos repercutem de forma diferente. Um simples pum lá repercute mundialmente. No caminho do socialismo, que hoje vejo sim claudicante (afinal são 50 anos em embargo cruel e insano), acredito terem amolecido demais com certos opositores, que não pensam no povo cubano, na continuidade das conquistas feitas e sim, na entrega do país ao neoliberalismo. Esses, meu caro, não merecem perdão. Deve-se ser mesmo implacáveis com esses, pois não tem nada a acrescentar, só a danar. No frigir dos ovos qualquer pessoa honesta, imbuída de boas intenções percebe nitidamente esse esforço sendo feito hoje em Ciba. Eles continuam sendo uma ótima resistência e a comprovação de que existe sim uma alternativa mundial, a real possibilidade de que um outro mundo é possível. Se erros existem, ótimo, vamos corrigí-los e não destruí-los.

A parte não bonitinha do governo federal você vê aqui exposta e comentada, sem nenhum problema. Talvez falte-lhe tempo para produzir essa busca. Faça e constate. Meu caro, é evidente que Dilma não é um governo de esquerda, assim como Lula não o foi. Estão cheios de defeitos, mas me cite outro que fez o que ambos fizeram aos menos favorecidos. Compare o país herdado de FHC, com o pires na mão, subserviência total e absoluta, níveis de corrupção maiores que os atuais e se for honesto, resigne-se a mesmo não concordando com tudo, constatar que o país é outro.

Diante disso, acredita que apostaria minhas fichas no retrocesso? Nunca faria isso. Quero avançar, corrigir os erros e seguir altaneiro, nunca voltar, por exemplo a atitudes como as tinha FHC. Só a fala de um Aécio, dando a entender isso, me assusta e me faz combater o que está por detrás dele de forma veemente.

Deu para perceber estarmos em lados opostos. Não racho a cabeça com nada disso, pois quem me conhece sabe o lado onde sempre estive, minhas convicções, ideologias e o que defendo. O problema maior meu caro está no sistema político, esse falido. Busco outro e sabes qual. Lula e Dilma estão no caminho disso, daí a defesa deles. Seríamos hoje infinitamente piores sem eles no poder. Temos uma insana e cruel elite, totalmente retrógrada e em plena ação. Veja o papel cruel dos ditos formadores da opinião pública, os barões da mídia. Acha certo e justo o papel que cumprem?

Encontrará oposição a isso aqui. é o que faço e de forma intransigente.

Bom domingo

Henrique - direto do mafuá