quarta-feira, 26 de março de 2014

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (69)


GUARDIÃO OBSERVOU DILMA, AS ADMOESTAÇÕES TODAS E DEU SUA INTERPRETAÇÃO DE TUDO O QUE FOI VISTO E DITO
Ontem foi um dia surreal em Bauru. A Nova Esperança acabou transformando-se na capital da República, com a vinda da presidenta Dilma Rousseff, que por duas horas ali permaneceu entregando apartamentos do projeto Minha Casa Minha Vida. Choveram elogios e críticas, saraivada intermitente e carregada de efeitos colaterais. “Ninguém em sã consciência pode reclamar de projetos como esse do Minha Casa Minha Vida, que entrega apartamentos para os menos favorecidos a custos baixos. Mas muitos reclamam, esperneiam e veem o diabo no projeto. Eu vejo, mas só nos casos de gente mal intencionada desviando grana de algo tão salutar para seu próprios bolsos e do papel nada interessante das empreiteiras cada vez mais sacanas. Esses não merecem perdão, muito menos trégua, já do projeto e de quem o idealizou, só aplausos. São mais de dez mil casas só em Bauru, quer coisa melhor que isso?”, diz Guardião, o super-herói bauruense, após sobrevoar o bairro onde Dilma esteve em solenidade.

Existe hoje no país uma turba acostumada a ver tudo de ruim em todos os atos vindos lá do Governo Federal, mas muito mal acostumados a continuarem fazendo vista mais que grossa para atos mais que insanos advindos de gente cujas suas preferências recaem. Daí começa aquela interminável briga, quando um defende as posições do governo Dilma e outros só criticando e espezinhando. “Um tendel difícil de entender, recheado de muito preconceito, deixando claro a existência de um cada vez mais latente ódio de classe. Ou seja, não estão tolerando ver os menos favorecidos começarem a ter as coisas e dando apoio a quem lhes favoreceu. A internet virou mais que briga de rua e no meio disso tudo e para a Dilma sobra de tudo, rasgados elogios de um lado e os mais ignóbeis adjetivos do outro. Dessa confusão sobra para todo mundo e até as interpretações sobre o que é dito aos microfones, parece que é compreendido de forma diferente”, continua Guardião.

O super-herói acompanhou todo o discurso de Dilma lá de cima da imensa tenda armada no meio dos prédios e hoje ao abrir os jornais viu lá estampado: “Presidente promete universidade federal de medicina para Bauru” e “Dilma promete implantar curso de medicina em Bauru”. Levou o maior choque e foi rever em sua memória telepática e com um HD de memória de última geração o que de fato Dilma havia dito: “Vou estudar a viabilidade da implantação do 16º curso superior na cidade de Bauru”. Daí, querendo entender dos motivos dessa tentativa de confirmar o que de fato não foi dito saiu-se com essa: “Colocaram palavras na boca da mulher. Escreveram o que não foi dito de fato. Fizeram uma interpretação distorcida e tentando dessa forma amarrá-la à causa bauruense de uma vez por todas”. Dito isso, Guardião continuou acompanhando o que mais está sendo dito sobre sua passagem. “Teve gente que torceu para cair o helicóptero, outro a chamou de vaca, criticaram o vermelho de sua blusa como uma forma de campanha eleitoral antecipada. Nem essa cor ela mais pode fazer uso, como não pode mais ter segurança, pois outro disse que o visto foi exagerado. Outro não queria apartamentos e sim mais empregos, menos buracos e água nas torneiras. Teve de tudo e continua tendo, uma esbórnia bem a caráter para a confusão mental a que estamos todos submetidos, diante de quem morre de amores e quem a detesta de paixão”, sacramenta nosso homem de capa e espada, meditando diante das iniquidades humanas.

“Coxinha ou não coxinha, o fato é que os apartamentos estão sendo entregues e quem até ontem morava num barraco, hoje não mora mais. Quem pagava aluguel, hoje começa pagar baixa prestação de imóvel próprio. E quem vivia reclamando de que o atendimento médico nos PAs era um horror, já conta com cinco e mais sete médicos cubanos estão chegando para deixar os que fazem consultas em meros três minutinhos de orelha em pé. Teremos sempre os que reclamam de tudo e os que começam a viver uma situação melhor e mais digna. Um pensa de um jeito, contra até mesmo a melhoria, outro já sendo beneficiado, gosta muito do seu novo estado de vivência. Imagine de que lado eu posso estar?”, deixa no ar uma sacana pergunta, esse bom observador de nossas maledicências. E bate rapidamente em retirada ver se o piso antiderrapante que a Dilma pediu para ser colocado nas escadas dos prédios lá já estava e testá-lo antes que alguém acabe levando um indevido tombo. “Fui”, disse batendo as asas.

7 comentários:

Anônimo disse...

Um outro herói, o Capitão América, passando por Bauru uma vez, presenciou uma cena, o presidente da Fiesp Paulo Skaf passava pela cidade e foi recebido por um munícipe vestido como um militante guevarista dos anos 70. Gostou do que viu.

Eis que, o Capitão América para ter certeza de algo que há tempos ele vislumbrava, retornou a Bauru essa semana e viu um outro munícipe como um militante zapatista paparicando e recebendo na mais alta ilusão a presidente do estado capitalista, como se fosse de esquerda, ilusão causada pelo mais gorduroso cancro mental crescente na cegueira de egos.

Capitão América foi embora para sua terra ao norte, feliz da vida por saber que o projeto de décadas do império da América havia sido realizado, não deixando mais qualquer rastro de crítica, de pensamento, de humanidade. Tudo se perdeu na corte entre bobos no salão.

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

Henrique

Isso mesmo. Tem aqueles que criticam tudo, mas não entre nessa. percebo claramente suas críticas ao PT e ao Governo federal sendo feitas aqui, mas não entrando nessa de massacre, feita pela maioria da mídia de hoje. Seu ponderar é salutar e demonstra que não vai no vai da valsa, onde tudo não presta. Tem muita coisa que presta e muito. Esses apartamentos são o que de melhor poderia acontecer. Mais de dez mil para Bauru. Não é ótimo isso? Já das pessoas que manipulam os orçamentos, que constroem mal construídos, que cobram comissões, cadeia neles, como li no seu texto. Meter o pau em tudo é coisa de lunático. Mostre os erros como faz, mas elogie quando tem que ser elogiado. Ótimo.

do leitor Alvarenga, hoje viajando para um lugar que gosta tanto, Jaú.

Anônimo disse...

Caro Henrique.
Sobre a faculdade de medicina, as palavras de Dilma foram: " Aqui, para vocês terem uma ideia, nós temos um pleito feito pela cidade para um curso de medicina, não é isso, prefeito? Então, eu estou aqui dizendo para vocês que é do absoluto interesse do governo federal – e o ministro Padilha sabe disso, porque até há pouco estava no Ministério da Saúde –, é do absoluto interesse do governo federal ter aqui uma Escola de Medicina. Essa cidade, que é a cidade da educação, ela também tem direito de, entre os seus 15, agora 16 faculdades, ou universidades, ter uma escola de Medicina.
Quero então dizer para vocês que eu estou me comprometendo com vocês, não é com o prefeito, não, com o prefeito é fácil se comprometer, difícil é se comprometer com cada um de vocês. Estou me comprometendo, por quê? Porque interessa que tenha Faculdade de Medicina, porque a gente quer formar médico, quer formar médico no interior deste país. Por isso que nós estamos numa luta para conseguir formar, no Brasil, 11 mil médicos, e criar residência... aliás, formar 12 mil e criar residência para 11 mil médicos. Enquanto isso, por que a gente quer fazer isso? Porque nós temos um país onde faltam médicos, faltam médicos aqui. E aí, as pessoas podem esperar? Não podem esperar, eu levo mais ou menos... o Brasil leva mais ou menos 6 anos para formar um médico e outros tantos para especializar esse médico. Até lá as pessoa que estão doentes precisam de um médico. Por isso nós fizemos o Programa Mais Médicos. Aqui, a prefeitura pediu 12 médicos. Eu tenho certeza que esses 12 médicos vão servir para melhorar a vida e o serviço de saúde das pessoas que mais precisam, porque é onde falta médico, é onde as pessoas mais precisam. Já chegaram 5 médicos, até o fim do mês vão ter 7 médicos, mais 7 médicos, totalizando, portanto, 12 médicos.". A íntegra de seu discurso pode ser lida em: http://beneditobru.blogspot.com.br/.../discurso-da...
Luis Giannini de Freitas

Anônimo disse...

SAUDADES DO ERNESTO VARELA

Mas quem é que aceita e paga as obras das empreiteiras?? Quem senta a mesa com eles e aceita todas as negociações??

Quando o Maluf, o Quércia, o Covas, entregavam casas, protestávamos contra o populismo, o favorecimento as empreiteiras, o fundo eleitoreiro, a massa de manobra, por que agora a postura é diferente??

Quando vem figurões tucanos, a mídia simpatizante deles é criticada por não exercer o jornalismo em fazer perguntas com críticas profundas. Por que quando do PT o Varela não aparece?? Seria aqui alguma mídia petista?? E o exercício do jornalismo??

Uma última pergunta que o amigo Varela manda é sobre uma aulinha básica de economia capitalista, só para uma reflexão para os que ainda conseguem faze-la. Os colegas aqui que trabalham como vendedores, o que aconteceria com a economia de vocês se passassem a comprar um produto por 5 reais o custo e vendessem por 2 reais?? Qual o efeito disso num dado momento?? Alguém aqui topa fazer esse desafio básico de economia??

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

Parabéns!!!! Adoraria ter escrito esse texto...
Cecília Baraldi Rovaris

Anônimo disse...

Henrique

Não acredito em mais nada que essa gente promete.... quem mente muito, perde a credibilidade .

Adriano Coelho Hernandes

Anônimo disse...

OS PORCOS VENCERAM

Um homem pode incorporar seu animal
Criado em subúrbios imundos
Que grande porco você é
Divagando em ideais obscuros
Populismos que abrem o chiqueiro
Você anuncia a doçura de sua dama
Mas não passa de uma megera suja
De um passado esquecido
Eu poderia rir de seu discurso presente
Mas só há tristeza na poética alma
Seu palanque é um stand up comedy
Mau gosto a manter a base da pirâmide imunda
Nem os ratos apreciam mais a sua imundice
Porcos doentes, fundamentalismo esquizofrênico
Dominaram milhões de ovelhas incautas
Escravas dos porcos financeiros
Para a tristeza, você é a evolução
Da Porca de Ferro britânica
Moedas para as ovelhas, bilhões aos porcos
Conseguir esconder isso tem que ser mesmo
Uma sacerdotisa da bolha financeira
As ruas estão sujas, desoladas
Lugares que um dia pertenceram a ti
Agora só servem de alimentos aos porcos



"Pioneiros para o Comunismo, seremos como Che Guevara"

"Comandante, Ordem!
ordem sobre esta terra,
nós faremos guerra,
se o imperialismo vier"



Camarada Insurgente Marcos Paulo