quinta-feira, 3 de abril de 2014

DIÁRIO DE CUBA (69) e FRASE (117)


CARTA ABERTA CONTRA O PRECONCEITO, O QUERER CONTINUAR NÃO ENTENDENDO NADA, OLHOS FECHADOS DOS QUE ACHAM O CAPITALISMO O MELHOR E ÚNICO DOS MUNDOS

Cara TELMA GOBBI
Programa “Auri-Verde e Você”– Bauru SP


Irresistível te escrever nesse momento. Ouço de vez em quando o seu programa junto com a Camila Ravanelli, das 13 à 14h, segunda à sexta, pelas ondas da Auri-Verde. Na última terça, 01/04, justamente no Dia da Mentira, não me seguro nas calças, pois sei que o proferido nos microfones não foi em tom de chacota, mentira, mas afirmações refletindo bem como pensa e age. Recordemos: “Não consigo entender como nesse Programa do Mais Médicos os médicos cubanos recebem um valor e tudo não é deles, a maior parte vai para o governo cubano. Escravidão? Como isso? Agora morreu um e qual será as condições em que estão trabalhando. Não entendo isso”, foram suas palavras.

A repetição disso em vários programas, de forma até acintosa demonstra várias coisas. Quero enumerá-las:

Claro preconceito e uma clara dificuldade em atuar ao lado desses nos vários lugares onde atuem. A Sra já chefiou equipes médicas e em suas declarações demonstra sempre algo favorável ao lado patronal dessa categoria. Nem no uso da Tribuna da Câmara vejo uma defesa das necessidades da população no quesito médico. Em Bauru vivemos situações calamitosas na questão de saúde pública e as soluções advindas dos médicos vereadores, infelizmente deixou muito a desejar, demonstrando uma inconteste afinação com o pensamento tacanho de uma cúpula médica e quase nada com a solução definitiva da questão. Isso ficou claro nos posicionamentos assumidos.

Na questão salarial dos médicos cubanos, algo muito simples, mas de difícil entendimento para quem vive assumidamente com os olhos voltados somente tendo o capitalismo como solução para tudo. Cuba é uma ilha comunista, um mundo bem diferente do que vivemos. Para quem entende o comunismo como uma anormalidade, entendível sua dúvida. No comunismo o dinheiro não é o eixo central das decisões, da vida em si e sim, o ser humano e o atendimento básico de suas necessidades e anseios. Por aqui, o deus dinheiro move tudo e não movemos uma palha sem ele estar metido nas nossas ações. Lá não. Isso o básico. Depois, um algo mais. O cidadão dentro do regime comunista não tem a mesma visão de mundo que nós temos, ele é humanista por formação, tem convicção disso, acredita nas ações coletivas e não nas pessoais, principalmente nas de enriquecimento.

O que fazem é algo muito simples. Seu país vive uma dificuldade, principalmente pelo bloqueio comercial imposto há mais de 50 anos pelos EUA, Nem por isso se vergaram. Investem o que tem e o que não tem na formação de seu povo, tudo feito de forma gratuita, sem nenhum custo aos seus. Isso em tudo, o lazer é gratuito, o transporte, a saúde, a educação, a cultura, etc. Eles não pagam para ter acesso a isso como estamos acostumados. A pessoa é criada dentro dessa concepção e aposta na continuidade disso. Ele quando vem exercer a medicina fora do seu país, como o faz mundo afora, vem em primeiro lugar ajudar humanitariamente seu semelhante (relembremos do Haiti), depois com o que o governo brasileiro paga, parte disso é naturalmente para sua subsistência pessoal e outra parte é revertida ao seu governo, para que dê continuidade nesse trabalho. Não existe mágica, tudo tem um custo e ele demonstra dessa forma, algo pouco entendível para muitos daqui, dentre os quais lhe incluo: “Mas como não querem dinheiro?”. Incompreensível isso, não Telma? Imagina o capitalista doar parte do seu salário para sua formação. Aqui, todos os que se formam gratuitamente nas escolas públicas, no dia seguinte já estão dando uma banana para quem os formou e pensando somente no tal do “mercado”.

A pior das respostas dada nesse momento para analisar o Mais Médicos e para Cuba é usando exemplos de que um ou outro desertou, outro se matou, outro quis retornar por não se adaptar. Isso não poderia em hipótese alguma vir de alguém como a senhora, conhecedora como poucos do que são índices de aprovação e reprovação, critérios, essas coisas. Num universo de dez mil pessoas, o que representam cinco, dez pessoas com problemas? Algo mais do que normal. Vejo quando usa desse argumento uma dificuldade em aceitar o programa Mais Médicos, em reconhecer que temos problemas e que os estrangeiros podem escancarara-los e demonstrar o quanto uma classe atuou e atua erroneamente junto da população. O debate sério não é feito dessa forma. Muito menos com a reprodução desse discurso tacanho e pobre pelas ondas do rádio, possibilitando mínima resposta. Dessa forma a vejo utilizando o seu espaço na rádio para reproduzir inverdades com interesses que ainda estou tentando entender, mas que num primeiro momento demonstra preconceito e dificuldade em reconhecer os erros de sua categoria profissional.

Finalizo expondo aqui algo que ainda não digeri e onde contou com sua participação, fazendo com que definisse bem um perfil de sua pessoa, o lado onde se encontra nas relações humanas, pessoais e políticas. Foi quando um grupo defenestrou numa eleição das mais esquisitas o grupo atuante no Conselho da Condição Feminina de Bauru, lá colocando outro, que até agora não disse a que veio, pois as ações daquele conselho foram estagnadas a partir de então, tudo para reacomodar uma situação política naquela instância de luta na cidade. Sua participação lá naquele momento, o uso feito do seu mandato de vereadora e agora, o que vejo sendo difundido pelas ondas do rádio, me faz tornar-se a cada dia que passa uma pessoa convicta de que não és uma boa política, pelo menos para mim, pois representa os interesses de uma classe dominante e não a da maioria da população. Vejo que poderia ser muito mais útil como médica e não como política, pois de conservadores estamos mais que cheios, ainda mais agora após as reflexões todas sobre os desmandos de 50 anos do nefasto golpe militar.

Era o que tinha para lhe dizer. Não sou dono da verdade e adoraria ser convencido do contrário, pois em tudo onde opino, o faço na esperança de surgir algo que me convença estar equivocado. Sempre aguardo por isso. Atenciosamente.
Henrique Perazzi de Aquino – Bauru SP

9 comentários:

Anônimo disse...

É complicado demais para ela entender isso, Henrique Perazzi de Aquino ... enquanto uma médica cubana tem sua cabeça inteira em seus pacientes, e fica feliz em colaborar diretamente, com sua força de trabalho, pela qualidade de vida de toda uma nação, a Dra. Telma ainda vive nas profundezas do próprio EGO. Acha que é ótima se dividindo em até 3. Um terço cuida dos pacientes, outro terço cuida de 365 mil habitantes como Vereadora, e outro terço, cuida da candidatura a Deputada Estadual, tendo pela frente, mais de 500 municípios do Estado pra buscar voto. Enfim, ela sem dúvida, se acha melhor médica que a cubana, mais preparada, mais esperta ... sem dúvida. Então, não vai entender isso nunca. Ela jamais concordaria que suas ambições, podem estar fazendo-a ser horrível talvez, nas três áreas ... justamente por ser três setores que necessitam dedicação integral de qualquer ser humano (que queira de fato, ser bom em alguma coisa, e agir com respeito, com pacientes, e uma cidade inteira). Com três médicos na Câmara, um deputado Estadual médico, amigo do governador que tbm é médico, um secretário de saúde médico e com irmão deputado federal, tbm ... e a Saúde da cidade em Estado de Calamidade Pública ... é porque simplesmente não trabalham direito. E ao invés de começarem ... preferem pensar em vôos mais altos ... para levarem toda essa porcaria que fazem aqui, ainda mais longe. Esteja dito. Paul Sampaio Chediak Alves

Anônimo disse...

Henrique, meu amigo , preciso conhecer essa CUBA que vc defende tanto , com quantos REAIS é preciso chegara lá , pois só vendo para tirar as DUVIDAS , DUVIDAS cruéis em que muitas vezes somo afastados dos AMIGO simplesmente por não concordar com algo que a pessoa conhece ou viveram , então como sou um AGUDENSE de BERÇO , gostaria muito de conhecer CUBA e tirar minha duvida sobre TAL COMUNISMO que assombra milhares e milhares de pessoa pelo simples fato de não conhecer !!!
Claudinei Costa

Anônimo disse...

Deveriam informar para a EXCELÊNCIA que dos pouco menos de 90 desertores do Mais Médicos, 75 são brasileiros. Para ela, do alto de suas boas relações com as classes dominantes, pouco importa que os quase 10 mil médicos que permaneceram no programa já atenderam a mais de 33 milhões de cidadãos e cidadãs, nos grotões deste país. Homens e mulheres que nunca haviam estado frente a frente com um médico formado e que hoje têm acesso a um pouco de atenção. Ao falar das mazelas da saúde brasileira, essa senhora poderia ter um pouco de dignidade intelectual e ao menos comentar sobre as dificuldades que os municípios enfrentam para pagar os salários dos médicos, devido ao fato de alguns, sobretudo os mais especializados, exigirem salários na faixa de R$ 45 mil ao mês de prefeituras que mal têm recursos para cumprir com suas obrigações mais urgentes. Na certa ela também não vai se dar ao trabalho de identificar como causa de nossas desgraças o corporativismo da categoria médica, que impede a expansão no número de vagas nos cursos superiores. Por fim, perdoe-me por discordar de um aspecto seu texto (irretocável, na linha de argumentação), mas não penso que a Dra. Telma tenha uma mentalidade capitalista. Ela, assim como os demais porta-vozes dos CRMs e afins, ainda estão nos tempos do feudalismo. Criaram uma corporação de ofício e tentam impedir a introdução do laissez-faire na medicina. De livres mercados esse povo só gosta quando é para usufruir os enormes dividendos acumulados mediante a exploração da miséria alheia.
Rodrigo Ferrari

Anônimo disse...

E É CANDIDATA AINDA HENRIQUE.

SERÁ CANDIDATA A DEPUTADA FEDERAL PELO PMDB.

ELA É TOTALMENTE CONTRÁRIA A VINDA DOS MÉDICOS CUBANOS PARA BAURU, MAS COMO VEREADORA NADA FAZ PARA ACERTAR A SAÚDE PÚBLICA DA CIDADE E É REPRESENTANTE DO POVO EM NOSSA CÂMARA.

TÁ DIFÍCIL

GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

JURAMENTO DE HIPÓCRATES...
Juro por Apolo Médico, por Esculápio por Higí por Panaceia e por todos os Deuses e Deusas que acato este juramento e que o procurarei cumprir com todas as minhas forças físicas e intelectuais,
Honrarei o professor que me ensinar esta arte como os meus próprios pais; partilharei com ele os alimentos e auxiliá-lo-ei nas suas carências,
Estimarei os filhos dele como irmãos e, se quiserem aprender esta arte, ensiná-la-ei sem contrato ou remuneração.
A partir de regras, lições e outros processos ensinarei o conhecimento global da medicina, tanto aos meus filhos e aos daquele que me ensinar, como aos alunos abrangidos por contrato e por juramento médico, mas a mais ninguém.
A vida que professar será para benefício dos doentes e para o meu próprio bem, nunca para prejuízo deles ou com malévolos propósitos.
Mesmo instado, não darei droga mortífera nem a aconselharei; também não darei pessário abortivo às mulheres.
Guardarei castidade e santidade na minha vida e na minha profissão.
Operarei os que sofrem de cálculos, mas só em condições especiais; porém, permitirei que esta operação seja feita pelos praticantes nos cadáveres,
Em todas as casas em que entrar, fá-lo-ei apenas para benefício dos doentes, evitando todo o mal voluntário e a corrupção, especialmente a sedução das mulheres, dos homens, das crianças e dos servos,
Sobre aquilo que vir ou ouvir respeitante à vida dos doentes, no exercício da minha profissão ou fora dela, e que não convenha que seja divulgado, guardarei silêncio como um segredo religioso,
Se eu respeitar este juramento e não o violar, serei digno de gozar de reputação entre os homens em todos os tempos; se o transgredir ou violar que me aconteça o contrário.

A única diferença entre o médico cubano e o médico brasileiro é que, "o médico cubano respeita o Juramento de Hipócrates que fizeram, já o médico brasileiro, mandou para a lata do lixo o mesmo Juramento de Hipócrates que também fizeram.
ODAIR MACHADO

Anônimo disse...

Show de bola, Rodrigo ... excelente colocação.

Tanto ela, quanto outros, se pudessem, já teriam mandado esses médicos todos pra Havana de volta, e deixado esses 33 milhões de usuários do SUS, esperando a boa vontade deles em melhorar o SISTEMA. E hoje, já teríamos uns 20 milhões no máximo ... kkkkk ... o resto já teria morrido ... kkkk ... opa ... será que é essa a estratégia burguesa ?

... só as Comissões da Câmara, cheias de conhecimento de ponta em todas as áreas, são de deixar qualquer vereador louco, pra tentar entender, e acertar nas decisões. Se nem na área deles, eles arrumam a Casa, imaginem que situação que deve estar o resto da papelada que vem do executivo, em segundo mandato ... cheio de artimanhas de percurso .... daqui a pouco, haverá uma quarta geração acompanhando a novela do viaduto inacabado.

Um agrado para a Dra Telma Gobbi, depois de severas críticas https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/.../1014088...


Paul Sampaio Chediak Alves

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mafuá do HPA disse...

Aos incautos de plantão:
Baixaria eu até topo, mas venha com identificação. Eu sou no mínimo corajoso, pois escrevo e com meu nome embaixo. Assuma o que escreva, corra seus riscos e vamos conversar. Eis o motivo de ter deletado um post. Aqui como permito o anonimato ele publica, mas lá no facebook onde ele tem que assinar o seu nome, fica quieto. Assim não vale... Critica respondida com golpe baixo e mentiroso é coisa mais que feia, horrorosa.
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

PALMAS ,PALMAS , me dá um ABRAÇO. PARABÉNS RODRIGO , falou bonito e falou tudo , que texto , Henrique, tai um cara sem carimbo para sua MAFUA
Claudinei Costa