domingo, 27 de abril de 2014

UMA MÚSICA (106)


AMIGO NÃO QUER APUNHALAR UM AO OUTRO E SIM ANDAR JUNTOS

Amigo de verdade não faz intriga um com o outro, muito menos quer ocupar o lugar do outro. Essas coisas de inveja, malversações, dissidências, ressonâncias e desagravos não é coisa muito fácil de ocorrer entre gente que tem o pensamento e a ação na mesma sintonia. O mais fácil de ocorrer é gente de fora querer botar uma água diferente na fervura, para provocar algo inexistente, uma intriga qualquer a provocar um desentendimento. Escrevo isso por causa do que vejo gente maledicente querer provocar no relacionamento entre o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma. O que menos eles discutem numa hora como essa é a possibilidade dela renunciar a oportunidade de concorrer à reeleição e Lula seguir em campanha, mas tem quem provoque isso, talvez por desespero de causa. Pensando nisso revejo algumas das ações de alguns diletos amigos, desses onde todos caminhamos sempre juntos, um junto do outro e esse negócio de rivalizar com o outro é algo impensável.

AMIGO 1 – Como é gratificante ir trombando com alguém como a Maria Inês Faneco por aí. Ela é uma das pessoas mais autênticas que conheço, possui algo só seu, um jeito bem peculiar de tocar sua vida, enfrenta uma tourada inteira no seu dia a dia, quando pega seu carrinho de pipoca e o leva para os mais diferentes lugares nessa cidade, vendendo seu peixe (ou melhor, sua pipoca), sem medo de ser feliz. Ontem, sábado, alguém tirou uma linda foto dela no meio da avenida Getúlio Vargas, no exato momento em que acontecia ali nas barrancas do terreno do Aeroclube um torneio de vôlei ode praia patrocinado pelo BB. A região fervilhava de gente e quando isso ocorre, lá está Faneco e sua trupe, antenada com suas possibilidades de ganhar algum a mais. Quando amigos dessa singular pessoa vão querer fazer algo para disputar espaço com ela? Nunca.

AMIGO 2 – Ali na Duque de Caxias por esses dias não tem para mais ninguém, quem conquistou uma dileta clientela foi mesmo o Cláudio Mangili e seu filho Gustavo, que juntos tocam a hoje mais famosa banca de revistas e jornais do pedaço, quase no cruzamento com a Gustavo Maciel. O movimento é por causa da venda de figurinhas da Copa do Mundo, quando ele, após camelar bastante durante bom tempo sem muita bonança, conseguiu algo inusitado, ou seja, conquistou junto à clientela arregimentar ali na calçada defronte seu estabelecimento a maior quantidade de gente trocando figurinhas em toda Bauru. Vem gente da cidade toda para fazer negócio ali defronte sua banca e no toldo do lado, o de uma farmácia recentemente fechada. Cláudio tem trabalhado todo santo dia das 7h30 até por volta das 22h. Ele é muito gente fina, quietão e desses que ninguém vai querer passar a perna e disputar espaço com ele? Nunca.

AMIGO 3 – Tem gente que trabalha adoidado e ainda encontra tempo para ser Louco por Alegria, esse o caso de uma abnegada pessoa como a Rose Barrenha, servidora pública municipal, hoje lotada na Secretaria de Cultura, fazendo acontecer por onde passe. Ontem junto de amigos e da neta foram até uma Casa de Idosos e deram um show, verdadeiro espetáculo brincante, onde ambas pintadas e rebuscadas, verdadeiros clows, levaram alegria para que mais precise de atenção, os nossos velhinhos clamando pela nossa (encontramos para tanta coisa, por que não para eles?). Gente como Rose não é fácil de ser encontrada em cada esquina, gente que para tudo o que está fazendo e parte para fazer algo pelo próximo, não esperando nada em troca, a não ser um abraço apertado de gente do lado de lá. Tem quem não entenda isso que ela faz, não seus verdadeiros amigos, esses que a apoiam em tudo e nunca vão querer se confrontar com nada que ela faça. Nunca.

Querer desestabilizar amizades é algo muito feio, tarefa de gente maldosa. Tentem outros meios (principalmente com Lula e Dilma, existem tantos outros, afinal trapalhadas existem por aí aos borbotões, mas justo nesse quesito não discordam, são fiéis um com o outro), esse não cola. Impossível não lembrar que em caso de amizade, futricas são o que menos vinga, como Milton Nascimento lindamente cantou lá atrás em “Canção da América”:https://www.youtube.com/watch?v=OlcQE4NeXow


E vamos domingar...

4 comentários:

Anônimo disse...

Né memo ??? kkkkk bjs amigooooo ai como eu sofroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo kkkkkk mas amoooooo muitoooo o que faço , por isso faço bem feito ...
Maria Ines Faneco

Anônimo disse...

Aiai...e de novo meus amigos me fazem chorar ....

tem mais detesto rivalizar...

Rose Maria Barrenha

Anônimo disse...

Salve, amigos! Parabéns pelas batalhas ; pela lealdade, fidelidade, solidariedade, respeito mútuo
Rubens Colacino, professor e amigo

Anônimo disse...

Vocês são lindassssssssssssss e lindossssssssssssssssss
helena aquino