quinta-feira, 24 de abril de 2014

DICAS (120)


BANNERS DE EVENTOS ONDE QUERO MARCAR PRESENÇA
Deixem esse marmanjo festar um pouco hoje ressaltando das virtudes de botar o bloco na rua e sair por aí revendo lugares, pessoas, continuando conversas interrompidas, iniciando outras e assim por diante. Numero alguns desses saborosos lugares onde PRETENDO estar:


BANNER 1 - Sarau Memória e Verdade – “O universo da subversividade cultural 50 anos do golpe militar e o impacto na Cultura - A censura oficial existia no Brasil desde 1934, decretada por Getúlio Vargas, mas seu período mais atuante começou com a ditadura de 1964 e a criação da Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP), queteve mais força depois do AI-5 entrar em vigor. O órgão que chegou a examinar sessenta mil músicas tinha sede em Brasília. As grandes gravadoras tinham advogados contratados só para lidar com os censores, policiais federais deslocados de outras funções sem o menor preparo para a compreensão de obras artísticas. A censura foi abolida no Brasil em 1988. O sarau trará uma programação cultural extensa que em breve será divulgada, relembrando músicas, novelas, livros e tantas outras produções significantes no período da ditadura”, trecho de release recebido. Dia 26/04 ocorre o evento “Nos porões do Museu da Imagem e Som de Bauru”, começando tudo por volta das 16h e prosseguindo até os vizinhos chamarem a polícia. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura e do Observatório de Educação em Direitos Humanos - OEDH.

BANNER 2 – “O MUSEU ESTÁ EM FESTA! - No dia 26 de abril das 9h às 11h o Museu Ferroviário comemora o Dia do Ferroviário quando acontece a intervenção artística: “Mata Misteriosa”, com a Giralua Companhia de Artes. Na intervenção bonecos em tamanho natural, um índio gigante de 3 metros, com a atuação dos atores Alessandro Brandão, Val de Castro, João Lucas Folcato e da musicista Marcela Fernandes, com participação de Ton Peres e Thiago Duarte na manipulação do boneco gigante. A ação arte educativa integra o Projeto Memórias da Ferrovia em Bauru, aprovado pelo ProAc - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura — em foto de Liene Saddi com Alessandro Brandão manipulando o boneco de Azarias Leite”, recebo isso da colaboracionista Cláudia Pinto, entusiasta das coisas do Museu Ferroviário, assim como minha pessoa. Por quatro anos estive atuando lado a lado com esse museu e as recordações do trabalho lá desenvolvido me serão gratas para o resto da vida. Boas lembranças de comemorações feitas nesse período para reverenciar a mesma data. Passo por lá e me emociono.

BANNER 3 – A 14ª Feira do Livro Infantil de Bauru, bela iniciativa da Secretaria municipal de Cultura já começou dias atrás e vai se estender até o dia 30, na véspera do feriado. A coisa mais bonita nesse evento é você ir observando a reação das crianças diante dos livros lá expostos em vários estandes, com preços a partir de R$ 0,50 (isso mesmo cinquenta centavos). O negócio é tão gratificante que até o espaço para os expositores é cedido de forma gratuita, ou seja, quem vai lá vender livros e peças literárias não pagam nada pelo espaço. E a chegada de ônibus cheios de todas as escolas é algo para ir se encantando aos poucos. Hoje vi uma de Cabrália Paulista e quando vi a criançada no meio daquilo tudo, esqueci tudo o mais que estava fazendo por ali. Fora isso, claro, tem uma extensa programação com muitas peças, lançamentos de livros, palestras e encontros literários. Tudo instigante e merecendo a atenção de quem gosta de literatura.

BANNER 4 – Domingo, dia 27/04 a partir das 12h tem inicia a 1ª Feijoada de São Jorge, uma iniciativa criada em primeiro lugar para reverenciar o Dia de São Jorge, comemorado no meio da semana e como está escrito lá no cartaz “encerrando as festividades do mês do Santo Guerreiro das religiões afro-brasileiras”. Quem está divulgando esse evento há mais de um mês é a guerreira Joelma Moura, que lá estará se apresentando com o seu belo grupo de samba de terreiro (posso chamá-los assim?), o Balaio de Sinhá, que canta e encanta quem tem o prazer de assisti-los. Um primor de samba, com todos eles de branco e ainda nesse dia com um algo mais, a participação mais que especial do Quarteto a Vera. O local será lá no Aldeia Bar, lá pra cima da Bernardino, encostado no Pátio dos veículos apreendidos, que todo mundo um dia na vida já lá compareceu para cuidar da liberação de algum enrosco com seu meio de locomoção. O local é amplo e a feijoada deve ser daquelas que minha diabetes ficará me causando problemas no resto da semana, mas não tenho como dizer não para isso tudo que vai estar reunido por aquelas bandas.

BANNER 5 – Por fim quero escrever um bocadinho sobre o evento do 1º de Maio, que todo ano a CUT Bauru promove em Bauru. Fico sabendo que a Regional Bauru é uma das únicas que faz isso no interior paulista, ou seja, promove um belo evento, esse culminando com grandes shows ocorrendo num palco montado no Parque Vitória Régia. Além de uma extensa programação que terá entre outros shows de samba de roda com o Quintal do Brás e com o violeiro estradeiro Josiel Rusmont, a grande atração será a escolha do show de encerramento com nada menos do que um trio de ferro do rock nacional: “Geração Rock 80 com Kiko Zambianchi, Nazi e Marcelo Nova”. Se esses dinossauros do rock nacional já são bons demais separados, imaginem tudo junto e misturado. Esse ocorre no palco principal e deverá começar por volta das 19h30. O evento não é festivo, pois a causa do trabalhador é de luta, reivindicação e muita discussão, daí a cada ano um tema novo por detrás disso tudo. No desse ano “Comunicação: O Desafio do Século”, onde a CUT promove a discussão sobre a forma como a informação nos é transmitida pela mídia e apresenta a sua proposta de como deveria ser. Vale a pena não comparecer somente aos shows, mas entender o que está por detrás e sendo discutido no entorno disso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique
Nos veremos no sábado e no 1º de maio, meu amigo: dois eventos pra lá de emocionantes!!
Cláudia Pinto

Anônimo disse...

Henrique o prazer sera todo nosso em recebe-lo! Essa grande festa cheia de axé marcará a presença de pessoas especiais assim como você e Ana Andrade!
Balaio de Sinhá

Anônimo disse...

Se o samba começar!!!!
Encontro Coletivo dos Sambistas - 1º de Maio - Vitória Régia - 14h às 18h.

Ivo Fernandes