sábado, 5 de abril de 2014

DROPS – HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (102)


ALGO SOBRE CÃES: NO DESFILE DE BONECOS, NA RECUSA DO CARGO E NA DESPESA ADICIONAL - E A NOVIDADE, TEREI MAIS UM...

Sábado, em sua maioria, são dias onde sobra sempre um bocadinho mais de tempo livre. Hoje foi ao contrário. Fiquei a manhã toda envolvido com a abertura do festival de Bonecos Bauru 2014, onde participei do grandioso desfile pelo calçadão da Batista (estou pegando gosto de desfilar por lá, o bloco carnavalesco e agora) dentro de um bonecão gigante. O que me coube foi o profeta Gentileza e junto de uma pá de bons amigos, subimos (ufa!) a Batista toda ao som do regional do Alemão da Kananga (sempre ele e seus intrépidos comandados). Galhardamente e suando em bicas dentro da batina (sic) do profeta cafalandense, alegrei e ocupei minha manhã de forma maravilhosa. De lá sai totalmente as pressas para levar meu pai almoçar, pois já eram quase 13h. Ana nos leva para o Convívio e lá traçamos uma feijoada. Pronto, estava feita a fermentação para o desmaio na sequencia, do qual acordei só no final da tarde. Pronto, daí o tempo esvaiu-se e pouco resta. Filho me cobrando atenção de um lado e eu querendo escrever sobre algo sobre cães.

Conto aqui três histórias de cães. Curtas, pois a rua me espera. Ainda do desfile dos bonecos gigantes, algo muito bonito foi um bonequeiro ter desfilado a Batista toda manipulando um minúsculo boneco representando um cão, desses pequeninos. Pois não é que num certo momento o cão se deparou com um de verdade, seguro por seus donos, mas mesmo assim gerando uma cena das mais risíveis. O cão mambembeado pelo bonequeiro dançava e o outro seguro pela corrente tentava de tudo quanto é jeito se aproximar. Foi um deus nos acuda, um tal de segurá-lo com todas as forças para não cheirar bem de pertinho aquele mano tão extravagante. Queria muito ter filmado a cena, mas estava dentro das vestes do Gentileza e nem foto pude tirar.

Mais duas. Na primeira logo no começo da semana quase se encerrando, algo me chamou a atenção na revista Carta Capital edição de sábado passado. Na seção Retratos Capitais, uma foto de um pomposo senhor ao lado de seu cão, tendo uma lareira ao fundo e a legenda: “Longe de Brasília, ao lado do totó – Angelino Garzón, vice-presidente da Colômbia (país de clima temperado, como se sabe), recusou o posto de embaixador no Brasil para preservar a saúde de seu pastor alemão. O calor, disse, poderia afetar o animal”. Veja isso: http://rederecord.r7.com/video/politico-colombiano-recusa-ser-embaixador-no-brasil-por-causa-do-cachorro-532ae53a0cf2df41d979217f/. Se para alguns isso pode passar despercebido, não para mim. Cães transformam a vida de uma pessoa, sei bem disso, quando para bem, ocorrem belezuras como essa.

A última foi quando mostrei a revista para o filho com a foto e ele me conta uma história de um senhor lá do bairro onde mora, o Gasparini. Diz-me ele que um carteiro, teve seu cão atropelado e todo quebrado defronte sua casa. Pegou o bicho ali em caco no asfalto e o levou para vários veterinários. Foi difícil encontrar um que quisesse fazer a cirurgia reparadora, tal o estrago feito. Incansável não desistiu e encontrou quem fizesse o serviço. Pagou os olhos da cara, valor referente a quase três meses de trabalho, por volta de R$ 6 mil reais, mas hoje não se arrepende, pois seu cão está vivo da silva e continua ao seu lado. A dívida contraída por causa do cão ele paga em suaves prestações e não está nem um pouco arrependido. Nem ele, nem o colombiano do pastor.

No mais vivo um dilema, ter ou não ter um cão. Já tivemos vários e hoje com meu pai aos 85 anos, não sei se seria a companhia ideal ou se daria mais transtornos e percalços, mas diante dessas historietas, decidimos: vamos abrigar mais um morador em nossa modesta residência. Falta só decidir que raça. Tchau, amanhã tem mais, como disse, dormi demais a tarde e a rua me espera. Inté.

2 comentários:

Anônimo disse...

Rolou isso no facebook do HPA:

Marta Caputo Henrique... logo você preocupado com a "raça" do cãozinho que vai adotar, meu amigo??? Isso é ESPECISMO, a pior espécie, é lógico, de RACISMO! Por favor, o CCZ está cheio de vira-latinhas, como nós! Um mais lindo que o outro. Os verdadeiros cães brasileiros. Por favor, acolha um deles! Não me vá COMPRAR um cão "de raça" em um pet shop, colaborando para que os canis clandestinos prosperem e tirando a oportunidade de um vira-latas vir a ter um lar cheio de cuidados, proteção e carinho... combinado? Abração prá você!
há 18 horas · Curtir (desfazer) · 1

Henrique Perazzi de Aquino Marta, não entendo nada disso, mas pensei exatamente como me escreve: um vira latas, é isso que preciso e quero.
há 18 horas · Curtir · 1

Marta Caputo Ah, bom! Que o bom senso prevaleça! Vendedores de animais são gigolôs! Mesma coisa que vendedores de escravos! Coisa mais sórdida que você possa imaginar! Não caia nessa! No CCZ tem filhotinhos saudáveis, desesperados por um LAR! Peça orientação quanto ao esquema de vacinas que todos eles precisam fazer anualmente e depois me conte como ficou a atmosfera da sua casa, com o novo morador.
há 17 horas · Curtir

Sergio Bento Gentileza também desfilou pelas ruas aqui da terrinha no carnaval deste ano. O outro na foto, de camiseta amarela, é o ex-prefeito Jayme de Lima, que foi homenageada e também circulou pelas ruas durante folia. Ambos estão agora expostos da Biblioteca Municipal.
há 16 horas · Curtir (desfazer) · 1

Kyn Junior "BONECO GIRA BONECO" FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BONECOS - BAURU ANO IV - PROJETO REALIZADO COM O APOIO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, SECRETARIA DA CULTURA, PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL 2.013 (PROAC) - REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL E SECRET...Ver mais
há 16 horas · Curtir (desfazer) · 5

Marcia Nuriah muito bom tudo : festival, gentileza, cachorros.
há 14 horas · Curtir · 1

Anônimo disse...

Henrique, vc não vai se arrepender se pegar um vira lata, adotei um a uns 4 meses, o cachorro é só alegria, e diverte muito as crianças e adultos, abçs.
Fernando Calixto