segunda-feira, 7 de abril de 2014

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (69)


OS SETE PECADOS CAPITAIS DE BAURU – O QUE ESTÁ PEGANDO?


Guardião, o super-herói bauruense acordou com algo o intrigando na manhã dessa segunda. “Quantos temas estão empatando a vida do bauruense nesse momento, alguns sendo colocados para debaixo do tapete, outros sendo abortados, amoitados, escondidos, tudo para que assim como no processo do Mensalão Tucano, o do Eduardo Azeredo, caia no limbo e ocorra até uma prescrição”, foi o que prescreveu aos quatro ventos diante da atenta observação diante de decisões não tão normais em alguns desses temas. Mais que isso, acabou por somar assim de supetão SETE enroscos bauruenses, daí foi imediato a comparação: “São os SETE PECADOS CAPITAIS de Bauru”.

Começo a enumerar um por um, sem fazer comparação de qual deles possuía ligação carnal com a Luxúria, Gula, Avareza, Ira, Soberba, Vaidade e Preguiça ou até tudo junto e misturado. A definição dos Sete Pecados Capitais foram criação imaginária da Igreja Católica, no final do século VI, durante o papado de Gregório Magno, para tentar frear os excessos do dito ser humano. Daí, fazendo a transposição para os tempos atuais, bem mais liberal, mas nem por isso podendo tudo ser feito, como não fez menção de qual dos enroscos bauruenses são as atitudes humanas contrárias às leis divinas, credita-se que todas contrariem, na verdade, as leis criadas pelo homem como mínimas de pacífica convivência.

Vamos aos seus sete achados, sem ordem de importância, cronológica ou qualquer outra que não a da lembrança do intrépido Guardião:

“1º - O Viaduto inacabado eu lembro assim de cara, vergonha explícita, onde hoje as construtoras entram em licitações, ganham e depois descaradamente pedem aditamento, ou sejam para terminarem as obras querem mais e mais. E ninguém bate o pinto na mesa.
2º - O escândalo do Mensalão da AHB, esse sim, dinheiro desviado mês após mês e até hoje só indiciados de pequena monta. Cadê o mandante, o capô dessa vergonha toda ou será que tudo foi feito sem uma liderança maior?
3º - É a impagável dívida da Cohab, que a Prefeitura de Bauru decide pagar, sem pressionar as demais cidades participantes e sem explicitar como se chegou a um valor estratosférico, inimaginável até para gente especialista em manipulações financeiras de grande vulto.
4º - A liberação irregular para a construção do prédio da empresa Felivel, ali na Nações demonstra como alguns podem construir sem autorização e depois dá-se um jeito, pois como já está construído, tudo se acerta.
5º - O Condomínio Pamplona todo vendido em área de proteção ambiental, demonstra claramente porque os animais silvestres invadem a área urbana de Bauru, enquanto tudo for devastado sob a complacência de uma legislação sempre ultrajada.
6º - A Precarização Saúde Municipal no atendimento à população é latente, demonstrando a insensibilidade de alguns no atendimento da população e na busca de uma definitiva solução para o setor.
7º - O tal dono da cidade, denominação criada pelo pecuarista Mobaid e as relações incestuosas da Seplan, quando alguns vereadores nada viram de errado nele ter destampado a latrina e logo a seguir desdito tudo, tapando tudo como se nada tivesse sido dito”.

Por fim, num tom de crítica e de extremo humor, pede para os adeptos de jogos Caça Erros, Cerca Letras, Palavras Cruzadas, Charadas e Enigmas, que tracem qual e quais se encaixam nos tais pecados: 1. Luxúria: apego e valorização extrema aos prazeres carnais, à sensualidade e sexualidade; desrespeito aos costumes; lascívia. 2. Gula: comer somente por prazer, em quantidade superior àquela necessária para o corpo humano. 3. Avareza: apego ao dinheiro de forma exagerada, desejo de adquirir bens materiais e de acumular riquezas. 4. Ira: raiva contra alguém, vontade de vingança. 5. Soberba: manifestação de orgulho e arrogância. 6. Vaidade: preocupação excessiva com o aspecto físico para conquistar a admiração dos outros. 7. Preguiça: negligência ou falta de vontade para o trabalho ou atividades importantes.

“Acho que na comparação, existem novos Pecados Capitais em pleno funcionamento. Em função das mudanças ocorridas na sociedade atual, vejo um conjunto de novos pecados adaptados à era da globalização, como experimentos na poluição do meio ambiente, agravamento da injustiça social, má distribuição de renda, deixando à margem da sociedade grande parcela da população (os excluídos sociais), a riqueza excessiva, com o capitalismo favorecendo a concentração de renda. Algumas pessoas concentram bilhões de dólares, enquanto outros, não têm se quer o que comer. A geração de pobreza, onde ela e a miséria estão espalhadas pelo mundo. Cometem estes pecados àqueles que contribuem para a geração destas condições sociais”, define Guardião. E ainda conclui: “E citei só sete, mas assim de memória poderia citar muitos outros”.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pela importância desses itens para a vida da cidade não podem ser classificados de pecados capitais ,mas sim de pecados mortais, se levarmos em conta as mortes em decorrência dos desmandos e verdadeiros roubos seus autores irão para o fogo do inferno,segundo a santa madre igreja.
Lázaro Carneiro

Anônimo disse...

ACHO QUE TEM MAIS PECADOS HENRIQUE PERAZZI, TRANSPORTE COLETIVO POR EX.
GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

Henrique

Só para apimentar mais.

Além do boa lembrança do dr Truijo, a do Transporte Coletivo, citaria outra.

O AEROPORTO DE AREALVA, UM QUE FOI SEM NUNCA TER SIDO. UMA DAS MAIORES VERGONHAS ESTADUAIS, DINHEIRO INVESTIDO E JOGADO NA LATA DO LIXO. E AGORA LEIO AQUI PELA INTERNET NO JC QUE ESTÃO QUERENDO COLOCAR MAIS 4 MILHÕES DE INVESTIMENTOS LÁ. PRA QUE?

Paulo Lima