segunda-feira, 2 de junho de 2014

DICAS (122)


PEQUENOS GESTOS 2 – HERMANN USA ROUPAS ENCONTRADAS EM CONTAINERS NA IRLANDA

Quando vi na avenida Duque de Caxias o varal em forma de presépio com roupas para os mendigos pegaram, ali defronte o Jack Music, tirei fotos e publiquei com esse título “Pequenos Gestos”. O texto bombou com quase 600 (seiscentos) compartilhamentos. Nunca cheguei a tanto. Isso demonstra ainda estarmos todos bastante próximos de atitudes solidárias. Nessa semana vejo imagens na internet de outra bela atitude, publicada com o título “Saudita instala geladeira na rua para incentivar doação de alimentos”. Veja aqui: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/saudita-instala-geladeira-na-rua-para-incentivar-doacao-de-alimento-fome/?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel_blogdaredacao. Ótima idéia, não? Imagina o mesmo sendo espalhado por aqui? Desperdiçamos tanto comida e tanta coisa ainda aproveitável, que muitos deixariam de passar fome com iniciativas como essa em funcionamento.

Pois bem, meu advogado sempre de plantão, o dr HERMANN SCHROEDER JUNIOR, um dos poucos brasileiros que conheço a demonstrar publicamente não ter receio nenhum de divulgar apanhar roupas para uso próprio em containers espalhados onde estiverem, me conta uma história de sua passagem pela Irlanda do Norte. Achei tão interessante o seu relato, tanto que pedi sua autorização para divulgar. Não só me deu a autorização, como me passou um curto texto e com fotos. Leiam seu texto: “Henrique, estive na Irlanda do Sul há sete anos. É um país de 1º mundo. Como se vê da foto, existem nas cidades conjuntos com 06 (seis) containers para o recolhimento de materiais recicláveis, vidro, ferro, papel, madeira, eletrônicos e um container maior amarelo, com os seguintes dizeres (Se ampliar a foto você poderá ler nitidamente):
Clothing Bank ...................... ROUPAS
Please use small bags .............Por favor utilize sacos pequenos
Clothes to be re-work ............. Roupas para serem reutilizadas
In rhird world countries .......... Nos países do 3º mundo.
Hermann vestindo roupa apanhada em container
Clean clothes ......................... Roupas limpas
Sheets ..................................... Lençóis
Blankets .................................. Cobertores
Underwear .............................. Intima
Curtains .................................. Cortinas
Shoes ...................................... Sapatos
São roupas de alta qualidade com pouquíssimo uso, limpas e embaladas em sacos plásticos. As pessoas que necessitem poder pegar o que lhe for útil. Posso falar com conhecimento de causa porque eu mesmo me servi de algumas camisas de tecido especial para suportar as baixas temperaturas que ocorrem mesmo no verão (julho). Hermann”.


A idéia é das mais simples, um pouco diferente das caixas que vejo, por exemplo, espalhadas em algumas lojas da rede de supermercados Pão de Açucar. Ali quando cheias são levadas para instituições de caridade e queria ver mesmo em prática algo de serventia imediata. Um local onde o necessitado visse a peça ali diante dos seus olhos e já pudesse sair com ela vestido. Não dá para implantar algo assim: uma geladeirona para quem tem sobra ir lá depositar boa comida e quem tem fome ir lá retirar e no caso das roupas a mesma coisa, quem tem sobra vai lá e deposita e quem tem necessidade e servindo pega e já sai com ela vestido, tudo vapt-vupt. Simples assim.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Eu amo a ideia de reaproveitar tudo.

Quem retem o que nao precisa, atrasa o proprio desenvivimento, a carga fica muito mais pesada, o karma também...

Rose Barrenha

Anônimo disse...

Henrique

Lindas ideias.
Gostei muito da primeira, a da casa de rock, depois essa da geladeira na calçada e agora essa última onde seu advogado já havia embarcado na Europa.
Não embarco nessa de que os europeus são muito mais adiantados que nós, mas em alguns lances o são e isso temos que reconhecer.
No Brasil, acho que já isso de ti mesmo, o brasileiro morre de vergonha de andar de onibus circular, mas quando viaja para a Europa o faz sem problemas. Anda de trem, metrô, trem urbano e tudo o mais, mas aqui tyem vergonho que o vejam fazendo isso.
O brasileiro de classe média tem vergonha de manter seu filho em escola pública e paga além do que pode para t~e-lo numa partcular, mesmo o ensino dessa não sendo lá muto grande coisa e nem melhor do que muitas públicas, mas tem vergonha que saibam que seu filho estuda ali.
Fico imaginando o brasileiro retirando peças de um container e fazendo uso delas. Acho pouco provável, pois pelo que vejo a vergonha o impedirá de fazer isso. Na maioria do que vejo, o nosso classe média arrota peru e come franguinho barato.
Isso é de formação. Queremos (escrevo no plural mesmo, me incluindo)ser o que não somos. Nos espelhamos nos mais abastados, que possuem uma vida excludente e de privilégios. Disso tudo tiro o seguinte, o brasileiro, ou a média, faz tudo pensando como se fosse rico.
Essas ideias todas são muito boas, mas não sei se vingam no país.
Faça a discussão por essa vertente e verás as respostas.
Paulo Lima, das barrancas do Mato Grosso

Henrique disse...

O necessitado pegando já é um bom começo, não? Nossa classe média é tema para discussão sociológica, ou até mesmo psicológica.
henrique - direto do mafuá