terça-feira, 10 de junho de 2014

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (75)


DOS MOTIVOS DE ALGUNS FATOS NÃO SAIREM EM PARCELA DA MÍDIA
Sabe a famosa frase, “perco o amigo, mas não perco a piada”? Pois bem, aqui pelas plagas bauruenses (e também brasileiras, num todo), com uma pequena variação é muito pouco praticada: “perco o cliente, mas não perco a informação”. Parece lema de sobrevivência empresarial o mantra: “de cliente meu não publico nada”. Pior que isso, pode ocorrer também uma espécie de “cala boca”, ou seja, o empresário ou anunciante (alguns são públicos) pagam exatamente para não terem a notícia divulgada. Exemplo de dignidade ocorreu essa semana com a capa da melhor revista semanal brasileira, a Carta Capital. Em sua edição 803, nas bancas, na capa “A misteriosa ascensão da Friboi – De modesto frigorífico a (quase) maior empresa privada nacional”. Ali esclarecem tudo, quem são os irmãos donos da empresa, os boatos maldosos com o filho do Lula e os benefícios que a empresa obteve ao longo dos últimos anos. Sabe o que perderam com isso? Anúncios. Em edições anteriores vi ali anúncio da Friboi e isso não impediu a realização e publicação da matéria. Louvável e um belo exemplo, pouco seguido.

Explico com dois fatos. Primeiro recorro a Pedro Valentim, emérito desbravador de malversações mil pelos lados das hostes bauruenses, nem todas reproduzidas em órgãos de comunicação. Eis o que publicou ontem no seu facebook: “A MÍDIA DE BAURU NÃO COLOCOU AS FOTOS E NEM MOSTRARAM IMAGENS DOS 10 TRAFICANTES LIGADOS A AUTORIDADES E POLÍTICOS DE BAURU QUE FORAM PRESOS HOJE PELO CRIME DE NARCOTRÁFICO - Mas quando prendem os mulinhas de drogas da periferia, as fotos saem estampadas no Jornal, a imagem sai na televisão e os nomes saem no rádio. Não estou generalizando, mas a Imprensa de Bauru precisa rever seus conceitos !”. Aproveitei e o cutuquei com algo mais: “E nem falarão uma linha sequer da denúncia feita por ti no último Jornal Metrópole News sobre os 50 terrenos que filhos de um candidato a deputado agudense possuem em Bauru. Seria o mesmo motivo?”. Sua resposta foi curtíssima: “Pode ser”. A ironia veio do Júnior da Oral Clínica: “50 terrenos? Deve ter virado Corretor de Imóveis...”. Nada mais e em nenhum outro órgão de informação da cidade, apesar da gravidade do divulgado. Só um jornal deu algo até o presente momento, o Metrópole News, matéria de Pedro Valentim em sua página 22, edição de junho 2014.

Em alguns outros casos vejo isso se repetir. São muitos, exemplifico só alguns, onde isso pode ou não estar ocorrendo. O Friboi, se não sabem anuncia em Bauru, assim como a Prefeitura Municipal de Agudos, em variados órgãos de comunicação e assim como a Associação das Empresas do Transporte Coletivo em Bauru, a Transurb. Essa acaba de ter prorrogado o contrato de concessão pela Prefeitura, três empresas, que dizem serem do mesmo proprietário. Ninguém comenta isso, ninguém teve a pachorra de numa simples investigação de fundo de quintal checar se isso é mesmo vero e declarar a existência de monopólio concentrador da cidade. Millor Fernandes dizia acertadamente: “imprensa é oposição ou vira balcão de secos e molhados”. Tenho dito.

4 comentários:

Mafuá do HPA disse...

PARTE 1 - COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Leandro Siqueira Jose Roberto Costa Lopes na revista explica a situação do "filho do lula"
10 de junho às 10:12 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Sim, coloca até o nome do figurão do PSDB que inventou a história mentirosa e está sendo devidamente processado por espalhar mentirar via facebook.
10 de junho às 10:13 · Curtir · 4

Vinicius Burda Quem tem 'U' tem medo.
10 de junho às 10:15 · Curtir

Leandro Siqueira Pior que todos tomam isso como verdade. É triste ver como a mentira vira verdade quando não se busca a fonte de informação
10 de junho às 10:15 · Descurtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino E nós por acaso não temos Vinicius Burda? Temos também, uai...
10 de junho às 10:16 · Curtir

Paulo Corrêa Carta Capital que mantem contratos publicitários com o governo federal, isenção total kkkk
10 de junho às 10:20 · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Paulo Corrêa, eis outro fato para elogiar Carta Capital. Todas as semanais, sem tirar nenhuma, possuem contratos publicitários com o governo federal. Leia todas e compare o que cada uma faz com a informação. Não prejulgue sem conhecer os fatos., Como bem disse o Leandro Siqueira aqui mesmo: "quando não se busca a fonte de informação", tudo sai deturpado. Não faça isso, pelo bem do jornalismo.
10 de junho às 10:22 · Curtir · 2

Paulo Corrêa então porque será que a Carta Capital nunca faz criticas , mesmos que construtivas ao governo federal? leio todas e vejo sim em todas uma tendencia a buscar um lado, seja a favor ou contra o governo que ai esta, temos que ter discernimento e separar o joio do trigo, Vamos a um exemplo, o que os jornalistas isentos tem a dizer da compra da refinaria de passadena, foi um bom negocio?
10 de junho às 10:29 · Curtir

Paulo Corrêa E o porque da recusa da direção da carta capital em abrir os contratos publicitários com o governo federal?
10 de junho às 10:30 · Curtir

Leandro Siqueira Devemos buscar informações de todos os nichos e através das informações obtidas, construirmos um conhecimento e formar nossa opinião.
É errado desprezar uma fonte de informação, por mais tendenciosa que seja, por isso leio TAMBÉM a VEJA, pois tenho senso crítico e reflexivo pra discernir sobre as informações
10 de junho às 10:32 · Descurtir · 2

Mafuá do HPA disse...

PARTE 2 - COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Henrique Perazzi de Aquino Paulo Corrêa, nunca ouvi falar dessa recusa. Basta comparar todas, colocando uma na frente da outra e contar. Os da Carta são em menor número e presta, sem sombras de dúvidas, o melhor jornalismo. Quem atesta isso não sou eu, é a talç da credibilidade do mercado. Contra fatos não existem argumentos.
10 de junho às 10:34 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Paulo Corrêa, se lesse de fato a Carta não diria que ela não critica o Governo federal. Compre pelo menos uma nas bancas, que tal a dessa semana e depois conversamos. O que existe, inegável, é a forma de abordagem, essa sem querer culpabilizar somente um dos lados em questão e sim todos. Nas demais existe algo bem nítido, uns podem fazer de tudo, outros não e uns são até isentados de culpa, mesmo sendo os piores. Dessa forma a informação vai pras cucuias.
10 de junho às 10:36 · Curtir · 1

Jose Carlos Santos Santos · 38 amigos em comum
alguem pode informar o valor da divida da friboi com o bnds
10 de junho às 11:51 · Curtir · 1

Ricardo Buzalaf A revista Carta Capital é bancada pelo PT. Só a data é verdadeira.
10 de junho às 12:17 · Curtir

Leandro Siqueira Olha a falta de reflexão que eu falei....
10 de junho às 12:46 · Descurtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Ricardo Buzalaf, vc está mal informado. leia a mesma e não terás mais essa opinião. Eu a considero a melhor revista semanal brasileira, a única que ainda prima pela verdade factual dos fatos. A única. Mas o texto que publiquei não versa sobre isso. Versa sobre a mídia local e algo que ninguém ainda tocou nos comentários. Tem coisas que são publicadas por aqui e outras que fazem uma vista mais do que grosso. Por que?, eis a questão. Carta Capital perdeu o anunciante e contou a história da Friboi e os daqui diante de anuncioantes cheios da bufunfa como agem...
10 de junho às 13:07 · Curtir · 2

Reginaldo Tech Aqui no face tem o seguinte: gente que compartilha qualquer coisa, sem conhecer a verdade... gente que debate sério... gente que é a favor do PT e está sempre defendendo o governo... gente que não gosta do PT e tá sempre criticando o governo... gente bem intencionada, que mostra a verdade dos fatos... gente que não lê nada, não presta atenção em nada e fez lavagem cerebral em algum lugar porque basta falar algumas verdades que não saem na mídia, já começa a espernear com esse papo furado de petista, comunista e blablabla...
10 de junho às 13:36 · Descurtir · 5

Marcos Ramos · Amigo de Ademir Elias e outras 38 pessoas
Será que a Carta Capital já não havia perdido o anunciante antes de publicá-la e/ou, guardando esta matéria como uma "carta" na manga na negociação com o cliente? Isso ocorre costumeiramente no meio...
10 de junho às 17:36 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Pode ser, mas acho difícil. Mas o textoi foi escrito exatamente pelo belo exemplo da revista e pelo que os daqui da terrinha não fazem nem a pau, ou seja, perder o anunciante e dar a matéria, custe o que custar.
10 de junho às 17:39 · Curtir

Marcos Ramos · Amigo de Ademir Elias e outras 38 pessoas
É amigo! Isso é muito sério e preocupante desde sempre... rs
10 de junho às 18:24 · Curtir

Mafuá do HPA disse...

PARTE 3 - COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Debora Cristina Santos · Amigo(a) de Paulo Franco Franco
Nossa 50 terrenos , e aqui em agudos não conseguem terminar uma casa se quer do prog minha casa minha vida Henrique Perazzi de Aquino
10 de junho às 20:30 · Curtir · 3

Henrique Perazzi de Aquino Eu e o Pedro descobrimos isso e ninguém pode contestar, pois é a mais pura verdade. Tudo com documento de cartório, metade para cada filho. Isso pelo visto pode por aí, pois ninguém contesta e nem a imprensa diz nada, mais saiu no Jornal Metrópole News. Vejo se eles podem distribuir alguns jornais por aí...
10 de junho às 22:08 · Curtir · 3

Adão Nereu Barbosa Uma pergunta que não quer calar! Esta afirmação de Millor Fernandes, "“imprensa é oposição ou vira balcão de secos e molhados”. Acrescida do teu Tenho dito, Henrique Perazzi de Aquino, vale para todos os governos de plantão, ou há alguns que estão acima de qualquer suspeita?.
11 de junho às 00:56 · Curtir

Marcos Ramos · Amigo de Ademir Elias e outras 38 pessoas
Enquanto estamos, nós mortais, discutindo o mérito da questão, os fisiológicos da política estão, rindo de nossas indagações e usufruindo ...
11 de junho às 01:21 · Curtir · 1

Marcos Ramos · Amigo de Ademir Elias e outras 38 pessoas
País de merdas!
11 de junho às 01:22 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Adão, vale para todos, mas a frase não pode ser levada literalmente ao pé da letra para todos os casos. Tudo nessa vida merece uma análise, sabemos disso. Oposição ostensiva é uma coisa danosa, consciente e em cima de fatos, sem problemas. Procuro seguir essa linha de pensamento e de ação.
11 de junho às 13:20 · Curtir · 1

Ze Majewski · Amigo de Claudinei Costa e outras 2 pessoas
ja passou da da hora do povo de agudos acordar 50 terreno isso em 26 de dezembro de 2002 imagina agora
11 de junho às 16:33 · Curtir · 2

Paulo Corrêa jornal que confunde vereador com filho do citado, jornal quem nem se preocupou em conferir a foto, jornal que diz que o filho mais velho so estuda, quando o mesmo é concursado , coisas dos quatro cavalheiros. Nem se preocuparam em averiguar o porque dos terrenos e já sairam fazendo juízo de valor, já esta na hora de começarmos a questionar o porque do interesse dos quatros cavalheiros do apocalipse tem tanto em coisas de Agudos, jornal que estampa na sua capa foto da pré- candidata Estela , mostrando que não é tão imparcial assim.
11 de junho às 18:20 · Curtir

Pedro Valentim Valentim O vermelho, o amarelo, o branco e o preto....Olha o armagedom !
11 de junho às 18:23 · Curtir

Mafuá do HPA disse...

PARTE 4 - COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Paulo Corrêa Não se preocupem , logo mais estarei dando informações sobre os quatro cavalheiros, suas intenções, suas motivações, tudo muito bem documentado e mostrando a verdade por traz destes cavalheiros que de paladinos da justiça e da verdade não tem nada
11 de junho às 18:25 · Curtir

Pedro Valentim Valentim Capricha porque a outra Manchete vai estremecer !
11 de junho às 18:26 · Curtir

Paulo Corrêa Gostaria de ver os quatros cavalheiros questionarem tb a fortuna do ex-presidente Lula, que segundo a revista Forbes é uma das maiores do , sera que terão coragem ou moral para falar disso?
11 de junho às 18:27 · Curtir

Paulo Corrêa Jornal que mostra matérias dos pré-candidatos do PT Estela e Padilha,(aquele que foi ministro e tinha relações com o doleiro) mostra que não é imparcial, tem um lado bem claro, que é defender o governo ai que esta caindo, caindo nas pesquisas....
11 de junho às 18:37 · Curtir

Paulo Corrêa Para não esquecer em qual discurso devo seguir agora do Lula? https://www.facebook.com/photo.php?v=143786388975397

Acorda Brasil!
O vídeo do século, tem que repassar p/ o Brasi l inteiro
Duração: 1:27
11 de junho às 18:53 · Curtir · Remover visualização

Henrique Perazzi de Aquino Paulo, tome tento, tá fazendo um papel triste, meu caro, deixa eu trabalhar, cheguei agora de uma longa matéria, um livro que escrevo e não tenho tempo para abobrinhas contigo. Depois mais, agora não, Bye.
11 de junho às 19:00 · Curtir · 1

Paulo Corrêa sera que sou eu mesmo que estou fazendo um papel triste, deve ser eu e 94% da população de Agudos.
11 de junho às 19:04 · Curtir

Debora Cristina Santos · Amigo(a) de Paulo Franco Franco
Ainda bem q não faço parte dos 94% da população
11 de junho às 20:12 · Descurtir · 1

Enoquemorais Morais prezado paulo ,gostaria de saber onde vc trabalha seu gabinete, se tiver ,pois nunca o vi atuando em nenhum lugar, agora se vc quer ser porta voz da prefeitura ,deve esclarecer fatos nefastos que saõ omitidos
há 11 horas · Curtir

Paulo Corrêa Sabe até ia responder ao Enoque, mas ai me lembrei quem é enoque mesmo
há 10 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino ESTAMOS SENDO AMEAÇADOS CARO ENOQUE, ESSE PAULO DIZ QUE TEM ALGO A PUBLICAR SOBRE NÓS TODOS. SERÁ QUE SEREMOS ALVO DE ALGUM DOSSIÊ? aGUARDO SEM DORMIR DE TANTO MEDO...
alguns segundos atrás · Curtir