quarta-feira, 25 de junho de 2014

UM LUGAR POR AÍ (52)


A NUVEM DE FUMAÇA SOBRE A CIDADE E COMO UM MORADOR DO LOCAL DO INCÊNDIO, ERIC DA COLINA ENXERGA A QUESTÃO

O fato é o seguinte. Uma nuvem de fumaça invade a cidade vinda dos lados da Bauru/Iacanga. O que seria isso? Ontem uma reintegração de posse às margens da rodovia retira do local cerca de 100 pessoas de um grupo que ocupava o lugar, uma área em litígio, demanda aguardando decisão para reforma agrária. O local também é residência de pequenos agricultores e de um desses recebo duas cartas, uma ainda quando do primeiro incêndio e outra agora. Lamentos que devem ser entendidos e analisados. O francês radicado em Bauru, ERIC DA COLINA é pessoa ligada a tudo o que se refere a movimentos progressistas aqui e alhures e seu texto merece ser melhor analisado e entendido. Vamos a eles:

TEXTO 1 – Recebido em 24/06: “Boa noite, Aproveitando a paralisia total do pais durante o jogo do Brasil contra Camarões, um novo incêndio (o quinto) foi iniciado agora a partir da mesma região que no dia do meio ambiente e a fumaça estava visível no crepúsculo enquanto as barracas brotam sem parar na parte já queimada... Coincidências estranhas, né ? Podem dormir tranqüilos, ou festejar felizes... o Brasil vai se qualificar, e a natureza vai cair fora da Copa... Um abraço triste, Eric e Malu”.

TEXTO 2 – Recebido em 10/06, quando do primeiro incêndio: “Bom dia, Quinta feira, aconteceu uma tragédia ambiental pertinho da Colina... Depois de três incêndios "limitados" o mês passado, nós assistimos, chocados e apavorados a um incêndio descontrolado desde meio-dia até tarde na madrugada e apesar de ficar mais fraco, nos pudemos conferir até ontem, pequenos pontos de chamas e fumaça, indicando a violência do evento inicial... Nunca ouvimos um ruído tão forte, umas chamas tão altas que durante essa tragédia, crepitou ate tarde na madrugada, uma moita de bambu literalmente explodiu as 23h30, provocando barulhos semelhantes aos fogos de artifício... O incêndio atingiu a cerca de nossos vizinhos e o fogo não se estendeu mais na nossa direção graças aos esforços deles para conter as chamas...

Reproduzimos aqui uma carta escrita pelo nosso amigo que foi na frente do combate contra esse incêndio e apesar de divergências de opinião sobre alguns outros assuntos, consideramos ele como uma pessoa do bem, sempre pronto a ajudar na conservação e na manutenção das infra-estruturas e do meio ambiente da região. Testemunhando direito a instalação desde domingo de uma barraca (ver a foto) no meio da zona destruída pelo fogo, nos temos as mesmas perguntas que ele... mais uma: porque a mídia esta minimizando o tamanho da tragédia, falando, por exemplo que o fogo foi contido as 20h quando pudemos ver ele se estender até pelo menos meia noite ? Não vamos deixar essa tragédia sem reagir. Por favor, espalhem essas reflexões importantes para que isso não aconteça nunca mais... O cerrado agradece !! Um abraço da Eric e Malu

PS: Se você esta sabendo de ações ligadas a esse crime ambiental, por favor, informe a gente, porque estamos preocupados da inatividade a volta desse acontecimento gravíssimo...".


TEXTO 3 – A carta do amigo do Eric, agricultor: “TRÁGICO DIA DO MEIO AMBIENTE - O dia do "Meio Ambiente" 05/06, e ainda hoje (focos ainda em chamas), continuam sendo comemorado pelo "Movimento Social dos Sem Terras", que pela segunda vez invadiram e ocupam a área, e, pela quarta vez atearam fogo na Fazenda Santo Antônio, situada na Rodovia SP 321-Bauru-Iacanga Km 353, propriedade do Frigorífico Mondelli, causando um espetáculo de horror e destruição da natureza, com a morte e a carbonização de animais silvestres como veados, capivaras, tucanos, quatis, tatus, jacus, tamanduás e outras espécies que não conseguiram escapar, além é claro da debandada geral daqueles animais que tiveram sorte de escapar do holocausto. Árvores centenárias de reserva de APP (área de preservação permanente) e RL (reserva legal) da fazenda com centenas de espécies de árvores do cerrado foram dizimadas e outras ainda continuam queimando, decorridos três dias do início e sem previsão de acabar, cuja fumaça pôde ser vista na cidade de Bauru e região, tudo amplamente mostrado pela televisão e jornal. Tudo isto, sem contar, é claro, o transtorno e o prejuízo causado aos vizinhos da área que precisaram mobilizar pessoas e equipamentos como tratores, arados, grades, pás carregadeiras e outros implementos com o objetivo de conter o incêndio, até hoje vivo. Foram mobilizados ainda o Corpo de Bombeiros, avião-tanque e a Polícia Militar de Bauru, além da imprensa, que, aliás, foi impedida pelos invasores do "Movimento Social dos Sem Terras" de entrar na Fazenda para fazer a cobertura do incêndio.

Por que será que eles não deixaram a imprensa entrar na propriedade? Certamente é porque qualquer pessoa que lá for poderá verificar que as áreas queimadas anteriormente e as de agora, já estão com demarcações de lotes e barracos. E o fogo é o meio mais rápido e sem custos para fazer uma "limpeza", principalmente porque o capim estava muito alto dificultando as demais demarcações. (...) No caso da Fazenda Santo Antônio, do Frigorífico Mondelli, é a segunda vez que é invadida. A empresa passa por um processo de recuperação judicial, portanto está "sob-judice". Existe um "Interdito Proibitório" uma medida jurídica emitida pela justiça, que proíbe a invasão destas terras. (...) Ironicamente dia 05/06 foi o dia do "Meio Ambiente", a destruição da natureza na Fazenda era visível e perceptível pela fumaça que invadiu a cidade de Bauru, e, no entanto, apesar de ser a quarta vez que o "Movimento Social dos Sem Terras" queimam a fazenda, até agora nenhuma medida PUNITIVA foi tomada contra os invasores e destruidores da natureza.

A Lei Federal do Meio Ambiente nº 9.605/98 prevê no seu artº 38 "Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção": "Pena - detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente"; e ainda, no Artº 41 "Provocar incêndio em mata ou floresta: "Pena - reclusão, de dois a quatro anos, e multa". Segundo reportagem do Jornal da Cidade de Bauru dia 08/06 página 8, o relações públicas interino do 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior (4ºBPM-I), disse: "que aguarda posicionamento do Estado e que, por conta da demanda da Copa, a reintegração provavelmente seja cumprida após o campeonato mundial". A demora para cumprir o mandado só alimenta a expectativa dos invasores em atingir seus objetivos. E com certeza o restante da Fazenda com 1.375,16 hectares serão dizimados.

Algumas perguntas: Por que a Polícia Militar não cumpriu de imediato a reintegração de posse que já foi emitida há mais de 20 dias? E o Ministério Público do Meio Ambiente, o que poderia fazer efetivamente para punir os devastadores? E o secretário do Meio Ambiente de Bauru? Será só o perímetro urbano considerado Meio Ambiente? Experimente podar ou cortar uma árvore em frente a sua casa, sem autorização da SEMMA, para ver o que acontece! E o prefeito, ambientalista e ecologista de primeira ordem preocupado com questões ambientais, e cujo Cerrado mingua a cada dia no município, o que fez neste caso? E as ONGS protetoras dos animais e os ecologistas e ambientalistas de plantão, onde estão? Serão só os gatinhos e os cachorrinhos que merecem atenção e dedicação das ativistas? Por que não foram ainda ao local do incêndio ver a tragédia e a morte dos animais silvestres e o caos causado pelos Sem Terras aos animais? Ou área rural não existe para esta gente? E o Partido dos Trabalhadores-PT que docemente denomina os "Sem Terras" como "Movimentos Sociais", por que fomentam as invasões? Por que não excluem os "companheiros" invasores de seu programa de governo, não dando mais subsídios públicos a este segmento destruidor? Enfim: por que esta omissão, esta leniência, esta complacência, este acobertamento e tolerância com os invasores? A Reforma Agrária é pra ser feita assim, na marra, destruindo tudo? Para que existem Leis neste País? - Carlos Eduardo S. Padilha (Produtor Rural) cespadilha@uol.com.br”.
Assim como Eric, discordo de muitos pontos levantados pelo Sr Carlos, porém, entendo muito bem o que passa pequenos sitiantes, como o Eric e a Malu, desesperados e no meio desse verdadeiro fogo cruzado. A divulgação do texto do Eric sai aqui em forma de lamento e a do Sr Carlos, aguardando uma resposta convincente expondo o outro lado da questão. E daí, isso tudo sai aqui e que a discussão séria e esclarecedora se estabeleça. Assim como Silvio Selva, em frase postada hoje nas redes sociais, penso da mesma forma e jeito: “eu apenas acho que o incêndio na fazenda ocupada foi proposital, mas não foi causada pelos ocupantes como já estão querendo dizer”. Muita água deve passar por debaixo dessa ponte, pois que comece agora.

7 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, belíssima e oportuníssima publicação! Espaço para esclarecimentos com textos mais que primores! Na minha opinião NADA, MAS NADA MESMO JUSTIFICA UM CRIME AMBIENTAL DESSA ENVERGADURA! E são muitos os responsáveis, desde os criminosos diretos aos indiretos, que não vou julgá-los nominado-os porque não estive ainda lá para ver, mas posso sim relacioná-los diante do fato concreto que foi o incêndio, a morte de animais e vegetais, a destruição bárbara. E nesse sentido, os "sem terra ou invasores", a polícia militar, o governo do estado, o prefeito de Bauru, o secretário do meio ambiente de Bauru e tantos outros perfeitamente nomeados pelo sr. Carlos Eduardo S. Padilha e pelo casal Eric e Malu. Passou da hora de termos de conviver com esta falta de respeito a tudo. Seja da parte de trabalhador, de patrão ou de governo. Leis existem para serem cumpridas! E o Planeta e a Natureza e a Vida DEVEM SER RESPEITADOS! E, me parece que a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988 prevê a garantia desses direitos. Então que se cumpram a Lei e punam severamente quem tem que ser punido! CHEGA DE VANDALISMO! CHEGA DE OMISSÃO, DE LENIÊNCIA, DE COMPLACÊNCIA COM O CRIME! Mais respeito à Natureza, aos Animais, à Vida!!! ‪#‎duilioduka‬=indignado!
DUÍLIO DUKA

Anônimo disse...

Gratidão pela divulgação meu amigo... Apenas pequenas precisões : a primeira foto é do dia 23 logo depois do inicio do jogo do Brasil, a segunda do dia 19, a terceira do dia 5, a quarta do dia 19 e na quinta do dia 8... Nos dias 23 e 24 foram mais de 30 horas de fogo sem parar... e não discordo nada da carta do meu amigo Carlos Eduardo sobre esses incêndios. Nossos pontos de divergência são outros... Mais algumas perguntas : Como explicar que, no meio mesmo das zonas devastadas durante a ultima noite, e ainda fumando, bastante barracas estão intactas no amanhecer ? Como explicar que um movimento tão bem organizado e tão bem intencionado NAO tomou as previdências depois do primeiro incêndio para impedir aqueles que seguiram e proteger seus integrantes, e se aproveitou da devastação do dia 5 para instalar barracas bem no meio das zonas queimadas em vez de se isentar da culpa dos incêndios, evitando por enquanto essas areas ?
Eric Schmitt

Anônimo disse...

Henrique
Passamos mal aqui com a rinite alérgica devido essa fumaça que adentrava toda a nossa casa o dia inteiro.Foi realmente lamentável e não apagavam.Estranho é pouco e pensei até em filmar para enviar ao jornal,mas não tive tempo devido a correria do dia.
Liliana Martins

Anônimo disse...

Henrique, essa publicação é esclarecedora! Acompanho os acontecimentos em Bauru há distância, desde o Vale do Ribeira, e pelo que tinha lido no JC não era possível entender a proporção do impacto e a situação de completo descaso. Compartilho com outras pessoas da cidade essa informação, para que possam se manifestar e somar esforços com o Eric e os demais moradores da região.
Ivy Wiens

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO MEU FACEBOOK 1:

Liliana Martins Passamos mal aqui com a rinite alérgica devido essa fumaça que adentrava toda a nossa casa o dia inteiro.Foi realmente lamentável e não apagavam.Estranho é pouco e pensei até em filmar para enviar ao jornal,mas não tive tempo devido a correria do dia.
25 de junho às 10:32 · Curtir · 3

Liliana Martins Lamento pelas famílias,
25 de junho às 10:33 · Curtir · 2

Duilio Duka Henrique, belíssima e oportuníssima publicação! Espaço para esclarecimentos com textos mais que primores! Na minha opinião NADA, MAS NADA MESMO JUSTIFICA UM CRIME AMBIENTAL DESSA ENVERGADURA! E são muitos os responsáveis, desde os criminosos diretos aos indiretos, que não vou julgá-los nominado-os porque não estive ainda lá para ver, mas posso sim relacioná-los diante do fato concreto que foi o incêndio, a morte de animais e vegetais, a destruição bárbara. E nesse sentido, os "sem terra ou invasores", a polícia militar, o governo do estado, o prefeito de Bauru, o secretário do meio ambiente de Bauru e tantos outros perfeitamente nomeados pelo sr. Carlos Eduardo S. Padilha e pelo casal Eric e Malu. Passou da hora de termos de conviver com esta falta de respeito a tudo. Seja da parte de trabalhador, de patrão ou de governo. Leis existem para serem cumpridas! E o Planeta e a Natureza e a Vida DEVEM SER RESPEITADOS! E, me parece que a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988 prevê a garantia desses direitos. Então que se cumpram a Lei e punam severamente quem tem que ser punido! CHEGA DE VANDALISMO! CHEGA DE OMISSÃO, DE LENIÊNCIA, DE COMPLACÊNCIA COM O CRIME! Mais respeito à Natureza, aos Animais, à Vida!!! #duilioduka.Compartilhando indignado!
25 de junho às 12:00 · Editado · Descurtir · 4

Eric Schmitt Gratidão pela divulgação meu amigo... Apenas pequenas precisões : a primeira foto é do dia 23 logo depois do inicio do jogo do Brasil, a segunda do dia 19, a terceira do dia 5, a quarta do dia 19 e na quinta do dia 8... Nos dias 23 e 24 foram mais de 30 horas de fogo sem parar... e não discordo nada da carta do meu amigo Carlos Eduardo sobre esses incêndios. Nossos pontos de divergência são outros... Mais algumas perguntas : Como explicar que, no meio mesmo das zonas devastadas durante a ultima noite, e ainda fumando, bastante barracas estão intactas no amanhecer ? Como explicar que um movimento tão bem organizado e tão bem intencionado NAO tomou as previdências depois do primeiro incêndio para impedir aqueles que seguiram e proteger seus integrantes, e se aproveitou da devastação do dia 5 para instalar barracas bem no meio das zonas queimadas em vez de se isentar da culpa dos incêndios, evitando por enquanto essas areas ?
25 de junho às 13:56 · Descurtir · 3

Antonio Carlos Pavanato - Em tudo, absolutamente tudo na vida, quando perde-se o controle dos meios para se chegar ao desejado sem que se leve em consideração o ponderável, teremos este trágico resultado!!!
Infelizmente temos visto isso em todos os segmentos da sociedade ultimamente!
25 de junho às 15:40 · Descurtir · 7

José Eduardo Avila é a quarta onça atropelada nas estradas que cinrcundam essas matas, a natureza clama por socorro porem o homem só destroi, a fauna da regiao vai sendo dizimada...
Foto de José Eduardo Avila.
25 de junho às 15:49 · Descurtir · 6

Duilio Duka O MP já foi acionado? Se já foi, já se manifestou? CADEIA PROS CRIMINOSOS!!!
25 de junho às 17:40 · Curtir · 2

Eric Schmitt Um BO foi feito pelos vizinhos e a policia cientifica foi até o local...
25 de junho às 17:59 · Curtir · 2

Ivy Wiens Henrique Perazzi de Aquino, essa publicação é esclarecedora! Acompanho os acontecimentos em Bauru há distância, desde o Vale do Ribeira, e pelo que tinha lido no JC não era possível entender a proporção do impacto e a situação de completo descaso. Compartilho com outras pessoas da cidade essa informação, para que possam se manifestar e somar esforços com o Eric e os demais moradores da região. Clodoaldo Gazzetta, Ivo Leite Bauru, Gabriel Guimaraes Motta, Leandro Tessari, Marcela Bessa
25 de junho às 18:12 · Curtir · 4

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO MEU FACEBOOK 2:

Wander Florencio II É nóis Ivy!
25 de junho às 18:13 · Curtir · 2

Fernanda Villas Bôas Henrique Perazzi de Aquino, sugestão: envolva na discussão os colegas jornalistas que atuam em Bauru no jornalismo diário.
25 de junho às 18:37 · Descurtir · 3

Eric Schmitt Esse comentario me lembra que a carta do Carlos Eduardo foi mandada para a coluna do leitor do JC mas não foi aceita... Ele precisou então pagar um espaço, e ela foi publicada como "Informe publicitario" na pagina 31da edição do dia da abertura da Copa...
25 de junho às 19:46 · Descurtir · 2

Duilio Duka Nooooooooossa! É brincadeira, não Éric? Êta imprensa moarrom, esta de Bauru, meu Deus!
25 de junho às 19:49 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Com a palavra, seguindo recomendação da Fernanda Villas Bôas, repasso isso para João Pedro Feza, Gabriel Duarte, Nádia Naura Oliveira, Nivaldo José, Duda Gerson Trevizani, Wellington Leite, Reginaldo Viana, Franco Junior, Paulo Franco Franco, TV Tvcamarabauru Camara, Giuliano Tamura, Fabio Fleury...
25 de junho às 19:59 · Curtir · 3

Cristiano Kristensen · 12 amigos em comum
Absurdo isso mesmo....
25 de junho às 20:50 · Descurtir · 1

Eric Schmitt Infelizmente Duilio, não é brincadeira, foi assim mesmo...
Foto de Eric Schmitt.
26 de junho às 09:42 · Descurtir · 1

Roque Ferreira Matéria elucidadtiva sobre o assunto: http://www.jcnet.com.br/.../uma-tercafeira-de-cinzas-em...

Uma terça-feira de cinzas em Bauru
www.jcnet.com.br
Novo incêndio na Santo Antônio, ocupada por acampados e reintegrada ontem, deixou cidade sob fumaça; à noite, chamas voltaram a atingir o local
27 de junho às 00:07 · Curtir · Remover visualização

Eric Schmitt Elucidativa, mas preciso corrigir duas informações erradas : Começa para "um novo incêndio registrado na manhã" porque o incêndio iniciado na hora do jogo do Brasil não parou desde a vespera a tarde, o ceu da região ficou vermelhado a noite inteira... Não é a primeira vez que o JC minimiza a importância dos incêndios... Porque ? Quem esta dando as informações para o jornal ? Bastante materiais de construção de barracas foram deixados nos locais, para facilitar a volta, contrariamente ao que mostra a foto do homem levando colchões... e para completar, as observações ao vivo no local, alem da hipotese de diversos focos ao longo do dia, provocam duvidas serias sobre as negações do "lider" do "movimento"...
27 de junho às 07:43 · Curtir

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO MEU FACEBOOK 3:

Roque Ferreira Eric, existem muitos interesses permeando ests situação, inclusive econômicos. Esta fazenda íntegra um espólio dos Mondelli cujo frigorífico passs por recuperacão judicial. Os que ocuparam nao integram o MST, nso possuem vínculos com CPT- Comissão Pastoral da Terra. E um movimento independente, e com quem tive a oportunidade de conversar nos detam a garantia de que não foram os provocadores dos incêndios.Cabe agora uma investigação seria.
27 de junho às 09:04 · Descurtir · 3

Eric Schmitt Obrigado Roque pela informação. Isso, além de outros depoimentos, confirma nossa impressão que essas pessoas não estão realmente "sem terra". Alias, quem esta atras desse "movimento independente" ? Sempre falo que não faço a confusão, e que essas pessoas invasoras e fazendo conta de estar na mesma onda tiram credibilidade do MST com as ações pelo menos criticaveis, se não criminosas delas... Com certeza, cabe uma investigação seria para identificar os incendiarios, mas como você falou, existem muitos interesses atras dessa historia que podem interferir no processo... Reforma agraria, sim, mas não a qualquer custo ambiental ou violento.
27 de junho às 09:58 · Descurtir · 2

Roque Ferreira Os trabalhadores que lutam pela terra de forma organizada; também levam um duro combate para preservação do meio ambiente. O problema é que hoje dentro de uma visão maquineista tudo vem sendo partidarizado, e o alvo tem sido o PT. É muito facil e oportuno atacar uma organização que os trabalhadores construíram, onde uma grande parte, partindo de suas experiências concretas na luta de classes se sente representada por ela. Criminalizar de forma indiscriminada, é uma postura reacionária. Os incêndios ja vinham ocorrendo, a PM tem uma forte estrutura de inteligência, disponibilizou um forte efetivo, inclusive helicóptero, e com isso tudo poderia sim antecipar suas ações.Agora mum momento eleitoral e muito mais fácil lançar sombras, para que se cristalize no senso comum a idéia de wue todos que lutam, inclusive is ambientalistas são "criminosos". Se houve crime, que se investigue e que se apresentem as provas nos autos do processo. Condenar por suposição é típico de Estados Autoritários.
27 de junho às 10:57 · Descurtir · 3