sexta-feira, 27 de junho de 2014

UMA MÚSICA (109)


OS TRAILERS DOS POBRES MOLAMBENTOS – O ÓDIO, A COPA E OS SALTIMBANCOS

Excessos ocorreram para a realização da Copa do Mundo no Brasil e isso é ponto pacífico. Ser contra esses excessos é o mesmo que ser contra todos os outros excessos, a endêmica corrupção, etc e etc. O que não suporto são os que, tentam a todo custo demonstrar erros só no quesito Copa e encobrem os demais. A caolhice me irrita. Antes da Copa uma onda pessimista, não dos interessados em resolver nosso atávido problema de corrupção, mas fazendo de tudo e mais um pouco para encurralar Dilma, como se vivêssemos nos piores dos mundos. Aquele papinho “cerca lourenço”, de que os aeroportos não estavam preparados, os estádios cairiam, o país não tinha condições de receber os turistas, tudo coordenado e fogo centrado no enfraquecimento do Governo. Nada mais que isso.

A crítica séria continuou sendo feita e precisa mais do que nunca continuar, sempre. Fácil separar quem produz uma e quem está engajado na outra, luta secular contra todas nossas mazelas. Os que se decepcionaram com os aeroportos funcionado bem, os estádios idem e o congraçamento dos turistas com os brasileiros já buscam um novo discurso, pois o intento agora é ver o Brasil perdendo a Copa, esquentar o clima pro lado da Dilma e lhufas para a corrupção. Mudaram até o discurso e leio por esses dias algo novo, uma transformação camaleônica para que possam continuar desdizendo de tudo, só espezinhando e botando mais lenha na fogueira.

“E nessa Copa, pena que vieram muito mais turistas mulambos da América do Sul, do que os endinheirados da Europa, os que o Brasil tanto precisava . Não vieram os turistas de grana, vieram os que dormem em carros e na praia. Passou na TV. Os ricos, os que trazem a grana mesmo, ficaram com medo da violência... infelizmente, até os ricos latinos não vieram. A turistaiada que o PT queria, os aeroportos nem movimento tiveram.... correram privatizar e nem precisa de tanta pressa . E não é preconceito, é conceito formado vendo o noticiário”, essa uma junção de alguns pequenos textos que juntei do escrito de alguns mais que pessimistas, diria, negativistas contumazes.

Adianta discutir com gente assim? Decididamente não. Pura perda de tempo. Quando não for mais isso, será outra e depois mais outra coisa. Para esses nunca poderá ser estabelecido um diálogo plausível, dentro dos limites do razoável. Tudo já está preconcebido, mais do que formatado dentro de suas cabeças. A única coisa que faço no caso desses, cheio de muita ironia é afirmar que se os pobres vieram e estão se esbaldando, ótimo, missão mais do que cumprida. Eu, por mim, quero mais é que os pobres possam viajar, passear, festar, possuir, interagir, trocar, gozarem a vida e no mesmo lugar antes só exclusivos aos ricos. E quando isso ocorre e se ocorre no ambiente da Copa, para mim, a constatação de quem nem tudo está definitivamente perdido nesse mundão veio de guerra. Afinal, sempre tive comigo, que a solução desse mundo está nas mãos dos pobres e não dos ricos. Ah, se eu tivesse um trailer e pudesse lotar de amigos e passear por aí fazendo e acontecendo. Seria o homem mais feliz do mundo, mesmo sem um tostão no bolso.

Daí proponho algo ao meu modo e jeito. Quero juntar isso tudo com uma música, uma que não me sai da cabeça desde meus tempos de moleque. O musical infantil “Saltimbancos”, peça do Chico, tem momentos onde os animais abrem mão de uma vida mais abastada, tudo para viver no meio dos seus. A história da gata que tinha todo o conforto na casa da madame e abdica tudo para estar nas ruas festando no que denomina de “gataiada” é bem a cara do que ocorre hoje nas ruas das cidades onde ocorrem jogos da Copa, mais no Rio de Janeiro. O “nós, gatos, já nascemos POBRES/ Porém, já nascemos LIVRES”. Vejam a letra toda e a ouçam sentindo-se como os gatos, no meio da rua e percorrendo trechos em trailers, como os latinos que alegremente invadiram esse país, alegrando um bocadinho mais nossas ruas e praças:

A HISTÓRIA DE UMA GATA (Saltimbancos): “Me alimentaram/ Me acariciaram/ Me aliciaram/ Me acostumaram./ O meu mundo era o apartamento/ Detefon, almofada e trato/ Todo dia filé-mignon/ Ou mesmo um bom filé...de gato/ Me diziam, todo momento/ Fique em casa, não tome vento/ Mas é duro ficar na sua/ Quando à luz da lua/ Tantos gatos pela rua/ Toda a noite vão cantando assim:/ Nós, gatos, já nascemos pobres/ Porém, já nascemos livres/ Senhor, senhora ou senhorio/ Felino, não reconhecerás: De manhã eu voltei pra casa/ Fui barrada na portaria/ sem filé e sem almofada/ Por causa da cantoria/ Mas agora o meu dia-a-dia/ É no meio da gataria/ Pela rua virando lata/ Eu sou mais eu, mais gata/ Numa louca serenata/ Que de noite sai cantando assim/ Nós, gatos, já nascemos pobres/ Porém, já nascemos livres/ Senhor, senhora ou senhorio/ Felino, não reconhecerás”. Vejam isso: http://letras.mus.br/os-saltimbancos/173787/ e na voz de Nara Leão.

Fica a dica para os conservadores e pessimistas de plantão: Baixemos um pouco a bola, rolemos a mesma mais pelo chão e sejamos mais pobres, ou melhor, livres, leves e soltos. O mundo dos ricos é muito cheio de amarras, condicionamentos e regras. Um saco! Quando assumirmos nossa pobreza, seremos ricos.

4 comentários:

Anônimo disse...

A copa foi uma oportunidade de mudarmos um pouco pra melhor , no mínimo a prestação de serviços , como a própria construção civil. o que não se viu mesmo , o Aeroportos não ficaram prontos, isto é fato , não culpo o governo somente por isto , existe uma máfia neste metier quem nem sonhamos sua proporção , eu mesmo tive problemas com construção , isto infelizmente é cultural . Mas estamos na torcida pra tudo dar certo , sou pobre e não tenho vergonha disto , nem por isto aceito a condicão de ser lesado e enganado .
Marcos Zambom

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO MEU FACEBOOK:
Roque Ferreira Bom dia direto de São Paulo. Muitos Turistas com grana, os que acamparam também gastam muita grana. Hotéis lotados. Enfim tragédia anunciada prlos cassandristas não ocorreu.
27 de junho às 08:55 · Curtir · 9

Daniel Hector Fernandez Henrique, me permita um adendo, não sei porque a prática do "caravanismo" é incipiente e conta com poucos praticantes por aqui no Brasil, ao contrario do que encontramos no Chile e Argentina, por falar daqui da América do Sul. Na Europa é muito comum essa prática e muitas cidades dispõem de áreas gratuitas para o estacionamento de trailers e motorhomes. Posto uma foto para ilustrar. E nem falo de Estados Unidos e Canadá.
Foto de Daniel Hector Fernandez.
27 de junho às 09:51 · Descurtir · 3

Henrique Perazzi de Aquino Meu sonho de consumo é ter um trailer desses e sair por aí... Tem quem olhe atravessado para tudo isso, deu para perceber, mas tudo o que alguns detestam é o mais adorável desse mundo.
27 de junho às 10:12 · Curtir · 3

Beto Grandini Cara, seu texto sobre torcer pela seleção foi Fantástico!!!! Para completar, lembra daquele "cigarrinho de chocolate" que a Vó Olívia comprava? Tem uma frase do Pelézinho que complementa seu texto ...
Foto de Beto Grandini.
Ontem às 14:23 · Curtir

João Ranazzi POBREZA DE ESPÍRITO
Ontem às 16:10 · Curtir

Beto Grandini Sr ranazzi ... Esta é a sua opinião ... Permito-me a grandeza de ignorá-lo ... Como disse Juan Carlos a Chavez repito ao sr "porque non te calas" ... Espere outubro chegar e verás!!!!
Ontem às 16:22 · Curtir

João Ranazzi Muito me admira um professor universitário dizer tal asneira. Por acaso é o PT que vendeu o país a preço de banaba? O PT ajoelhou-se ao FMI e aos Estados Unidos? O PT criou o instituto da reeleição? O PT arrochou salários e verbas para as Universiades, exatamente como faz o PSDB com as Universidades Paulistas? É o PT que quer a volta do atraso e da má distribuição de renda, com um candidato que quebrou Minas? O PT que é protagonista do Mensalão Mineiro e do Mega Escândalo do Metrô, até hoje não devidamewnte esclarecidos e no segundo caso, muito maior que o chamado Mensalão do PT? O Pt que tem nas suas cotas o escândalo do SIVAMe outros escândalos, sobretudo na árera financeira? Ém para quem não tem argumento é melhor mandar -com que autoridade vc o faz? - o outro se calar
Ontem às 16:49 · Descurtir · 2

Beto Grandini Aguarde outubro chegar e verás ...
Ontem às 17:01 · Curtir

CONTINUA...

Mafuá do HPA disse...

CONTINUAÇÃO...

Roque Ferreira Tinha tanta autoridade que se viu obrigado a abdicar do trono, em razão dos escândalos de corrupção envolvendo membros diretos da realeza. Una grande parcela da população foi e esta nas ruas defendendo a república e o gim da monarquia. O duro João é que as Universidades Públicas de São estão sendo há anos sucatadas de firma deliberada por este governo; wur introduziu no espaço acadêmico todas as formas de fazer prevalecer o interesse privado em detrimento do intetesse ou público, secundarizando os investimento no ensino, pesquisa e extensão. Muitos que realizan críticas pautadas por preconceito e por posições conservadoras, estão dentro da universidade se locupretando destas políticas; por são tão sanguinarios em suas críticas. É a postura do vassalo que declara fidelidade absoluta ao rei; mas sempre é o primeiro a trair e abandonar o castelo, quando suas muralhas e colunas estão sendo fustigadas pelo povo organizado.
Ontem às 17:37 · Curtir

Alberto Pereira Frase ouvida por mim de uma aluna da Unesp:
- "Eu queria ter aulas era com o Ze (nome ficticio) pois tem uns professores com os quais eu me sinto eh lesada."
Ontem às 18:02 · Curtir

Beto Grandini Roque ... respeitar diversidades, inclusive de posições e posturas sempre foi seu lema ... Por isto sempre te admirei
Ontem às 19:18 · Curtir

Roque Ferreira Vamos en frente Beto. Os grandes da Humanidade, da ckasse trabalhadora a meu ver não serão resolvidas com eleições. Elas são um ptocesso que se dão num terreno muito deformado, mas expressam todas as contradições da luta de classes. Como não temos inte...Ver mais
Ontem às 19:42 · Curtir

Beto Grandini Concordo, mas, com certeza isso não vai ocorrer com esse grupo se vendendo aos Sarney's, Maluf's, etc ... Talvez um dia possa ver este seu sonho se realizar ... Em 1983 acreditava nisso também, mas, não tive a mesma persistência que você ... Desisti!!! Estes que hoje detém o poder me fizeram decepcionar ... Porém, vá em frente!!!! Sempre respeitando as diversidades, principalmente as de opiniões!!!!
Ontem às 19:58 · Curtir

Daniel Pestana Mota Política não se faz na Lua! Governa-se com as alianças possíveis, por mais pitorescas que sejam. Não sei se algumas análises de conjuntura, que desprezam processos históricos (talvez seja preciso prestar mais atenção nos historiadores!) sejam fruto da ignorância ou da desfaçatez de quem as fazem!

Anônimo disse...

"Você apostou todas as fichas de que os estádios não ficariam prontos antes da Copa. Ficaram. Inconformado, você passou a dizer que haveria tantos distúrbios que competição seria cancelada pela Fifa e transferida para outro país. Não foi. Não bastasse isso, você, que é incapaz de pensar seriamente sobre o país em que vive, disse que o povão não se interessaria pelo evento. Está ligadíssimo e vibrando com as emoções que o futebol proporciona. Agora, você afirma que o Brasil não vencerá a Copa. E é o seu prognóstico o que mais me dá certeza de que cresceremos na hora certa. Para seu desespero, eis uma das imagens que estão chegando ao exterior. Mas não desista, eu adoro ver suas certezas desmoronarem uma a uma." Texto de Gilson Caroni Filho. foto do jornal inglês The Telegraph....
postado por SILVIO SELVA