quinta-feira, 16 de outubro de 2014

BAURU POR AÍ (104)


A ÁGUA FALTOU E A DO RIO BAURU PODE SER DISTRIBUIDA DE BALDE

O calor voltou com força total e com ele algo inevitável, a escassez da água. Racionamento é uma palavra que ainda não era plenamente entendida pelo bauruense, mas nesses últimos dias está sendo enfiada goela abaixo de todos e a fórceps. Por dois dias seguidos a água não está racionada, está simplesmente não existindo. Eu, sortudo como sempre tenho o privilégio de residir nas margens do famoso e caudaloso ribeirão Bauru e dele, além do cheiro, nada melhor do que desfrutar desse maravilhamento quase no portão de casa. Esquentou o dia posso andar cem metros e molhar as canelas dentro do rio. Hoje, quando as torneiras estavam soltando vento e o calor beirando os 40º, sabe o que fiz? Peguei um balde e fui até as margens do rio enchê-lo para consumo em minha residência. E mais, diante do agravamento da situação na cidade estarei montando uma barraca aqui na esquina e distribuindo água (quase) potável. É uma forma saudável e grande demonstração de solidariedade entre bauruenses, principalmente os daqui da beira do rio, privilegiados, oferecendo o seu quinhão para amenizar o sofrimento coletivo.

Dito isso, vejamos isso. O dileto governador Alckmin comprova ter mentido para a população sobre a falta de água na capital paulista. Conseguiu esconder e enganar os incautos até vencer o pleito, depois menos de uma semana vem alguém responsável pela água no estado e diz que em menos de um mês SP estará completamente sem água. Em Bauru, a situação talvez não seja tão crítica, mas beira o alarmante, pois acredito nunca se tenha chegado a uma situação como a dessa semana. O que falta para as cidades brasileiras? Planejamento a curto, médio e longo prazo é a resposta. Gostaria de conhecer o planejamento do estado de SP e o de Bauru para sanar e resolver essa questão. Eles existem? Existindo, o que foi feito para sua concretude? Cadê os catedráticos do DAE, os estudiosos da questão da água, os responsáveis pelo setor dentro da autarquia bauruense, regiamente pagos para prever e fazer algo exatamente para que a cidade não passe por situações como as ocorrendo nesse momento?

O brasileiro num todo é um povo que acaba se cansando das promessas e reage de forma até irônica para algumas situações. Na capital paulista recentemente foi vista diante do maior esgoto a céu aberto brasileiro, o rio Pinheiros, uma obra de arte com um trampolim de piscina e uma pessoa pronta para mergulhar dentro do rio. Quem passava às margens do rio tinha a nítida impressão de estar diante de uma pessoa em carne e osso e pronta para cometer um verdadeiro suicídio. A instalação do artista plástico Eduardo Srur demonstra ali com sua instalação uma maneira repugnante, mas eficaz de se despedir da vida. Vivo um momento aqui em casa onde a avenida Nuno de Assis está de pernas para o ar, tudo para que os novos emissários do esgoto sejam implantados. A cidade aplaude, mas aguarda ansioso também pelo tratamento de esgoto, tão prometido, verba já conseguida e obra nunca iniciada. O que ocorre na questão da água não pode e não deve seguir pelo mesmo caminho, pois do contrário teremos que ir além de distribuir água do rio Bauru para o povo bauruense. Aí teremos que, de fato fazê-lo.

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Ricardo Buzalaf Agustinho e Tobinha são SABESP.
16 de outubro às 19:21 · Curtir · 1

Ricardo Buzalaf Eles estão sucateando o DAE para vir a SABESP. Aquele ex-vereador "lambe bota de deputado" irá assumir a presidencia da SABESP em Bauru.
16 de outubro às 19:24 · Curtir · 1

Adilson Chamorro eu sei faz tempo q eles quierm isso
16 de outubro às 19:58 · Curtir · 1

Adilson Talon É EVIDENTE...TODOS OS CAMINHOS LEVAM O DAE PARA A SABESP......JA FAZ MUITO TEMPO...
16 de outubro às 20:36 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Resistir a isso é mais do que preciso.
16 de outubro às 22:35 · Curtir

Lazaro Carneiro Carneiro volta pra casa Henrique Perazzi de Aquino ce vai passar mal ai dá um tontura ce cai ai nesse corgo bostero vai dar trabalho pra familia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
16 de outubro às 22:48 · Curtir

Eliza Carulo cadê a agua subterrânea que Bauru tem que está em baixo dos pés do bauruensse
Ontem às 00:14 · Curtir

Agnaldo Lulinha Silva Se o rio Bauru foce limpo tinha água
Ontem às 06:45 · Curtir

Kelli Cristina aqui na Avenida castelo Branco 4 dias sem água... ainda bem que o Jad Zogheib deixou eu usar o toilette se não...e para piorar atrapalha o nosso serviço aqui no chaveiro, caso o nosso digníssimo prefeito for vir aqui no meu humilde chaveiro não poderei fazer um carimbo pra ele..mas tudo bem to viva...por enquanto
Ontem às 09:50 · Descurtir · 2

Ademir Tavares de Sousa Juízo Henrique . . .!
Ontem às 09:53 · Descurtir · 2

Oscar Fernandes da Cunha A água do aquífero Guarani está sendo vendida para os exterior.
Ontem às 10:02 · Descurtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino A nós brasileiros, nos reata do rio Bauru.
Ontem às 10:04 · Curtir

Rosângela Beatriz Monge É isso mesmo Henrique e se as donas de casa continuar a lavar calçadas a coisa vai piorar. Por favor fechem as mangueiras mulherada.
Ontem às 12:53 · Descurtir · 2