quarta-feira, 22 de outubro de 2014

FRASES (123)


TUDO CONSPIRANDO A FAVOR – UFA!!!!

1 – A rua onde moro está de pernas para o ar. O DAE troca a tubulação dos emissários de esgoto da quadra 1 da Gustavo Maciel, barranca do rio Bauru e por aqui, além da falta d’água temos também uma poeira de dar gosto e a barulheira dos tratores. Nada a reclamar, a melhoria será evidente e fora o buracão de fora a fora, tomando conta da quadra inteira, pouco a pouco tudo vai sendo ajustado. Logo pela manhã a campainha toca e ao atender, um dos funcionários da autarquia. Já ia preparado para retirar o carro do lugar onde havia estacionado, mas não era esse o motivo de sua inesperada visita. “Vejo que o Sr, assim como eu é eleitor da Dilma, pelo pequeno adesivo colado no vidro traseiro do seu carro. Ganhei um grandão, mas não posso colar no meu, pois tenho receio de me comprometer com alguns graúdos onde trabalho. O Sr não quer para colocar no seu carro?”, me diz. Claro que aceitei e fiz a troca quase que imediatamente.

2 - No mercado, também pela manhã, quando fui comprar pão, percebo na fila do caixa uma embaladora de mercadoria conversando em voz alta com um cliente. “Não tem como querer esconder isso da gente. Esse pessoal do Governo fez muito pelo pobre, minha família nem trabalho tinha antes e hoje além de todos estarmos empregados, conseguimos a casa própria e eu estou num curso técnico. Como posso não estar contente com isso tudo?”, diz. Prolongo a estadia na fila, só para continuar ouvindo a continuidade da conversa: “O Aécio fica falando que o PT roubou, mas pensa que nós somos bobos. Eles roubam muito mais. Roubam e não fazem nada. Se ela roubou, tô vendo gente presa e muita coisa boa foi feita. O pessoal do Aécio só engana quem quer mesmo ser enganado”. Ao sair não resisto e lhe digo, “também voto nela” e a vejo sorrir. Fui embora, mas a conversa continuou e não vi ninguém contrariado ou discordando do que a menina falava.

3 – Sentado na sala de espera do cartório um senhor de uns 60 anos fazia questão de dizer besteiras, as tais mentiras que repetidas mil vezes acabam virando verdade. “O filho do Lula é o dono da Friboi, como é que ele quer se passar por mocinho”. Estava em ponto de explodir e criar mais um caso, pois até as pedras do reino mineral sabem que isso não é verdade. Antes que subisse nas tamancas e saísse do sério, eis que uma simpática senhora, até então lendo uma revista, levando os olhos e se mete no meio da conversa. “Isso que o senhor está dizendo é mentira. Já foi desmentido várias vezes. Se quer falar mal do Lula use outro argumento, se quer votar no Aécio diga isso claramente, mas não use de mentiras, pois isso é feio na sua idade”, disse mais ou menos isso. O cara tentou resmungar, mas ela me parecia pronta para tudo. Nisso fui chamado para o atendimento, mas deu tempo de ver o senhor respondendo a ela algo assim: “Eu até gosto do que vejo dessas moradias populares e dos médicos de fora, mas...”. Não deu para ouvir mais nada.

4 – Quero para encerrar contar algo do que percebo ocorrendo país afora. Tenho um casal muito amigo lá no Recife PE, a Carmen Bezerra Bandeira e o Urian Adria de Souza, ambos amigos da Ana Bia (e agora também meus). São esquerdistas de quatro costados e sofreram um bocado com tudo o que ocorreu no estado, a morte do Campos e a Dilma perdendo por lá. Dias atrás a questionei: “Não sei como essa família do Eduardo Campos, líder de um tal de PSB consegue votar na direita mais retrógrada que temos. Me explique isso”. Ela me respondeu dessa forma dia 18/10: “Estamos lutando e também perplexos e tristes como você... as coisas estão complicadas, não podemos dizer que o PT local não fez por onde... Eduardo oportunisticamente tirou partido da fragilidade, depois veio a fatalidade do acidente (difícil entender né?); a família, a cidade, o estado, sucumbiram à comoção diante da tragédia, (que também faz parte da história nacional)... aos poucos a militância tenta reagir, mas vamos ver até onde conseguiremos juntar os cacos”. Dias depois ela já postou algo novo: “Henrique, Pernambuco é Dilma, Marco Zero, domingo, 19. Hoje tem Dilmais... nós com a presidenta e o Lula, este grande pernambucano.”. E depois da passagem de Dilma no Marco Zero da cidade a euforia já tomava conta pela reversão do clima na cidade: “Henrique, ontem no Recife, foi demais... uma verdadeira lavagem de alma, você precisava ver”. Instiguei com uma pergunta: “Fiquei mais do que contente, pernambuco vai fazer valer a força de Arraes, que com certeza estaria com Dilma e não com Aécio”. Sua resposta é a sinalização de que as ruas estão respondendo ao apelo da razão e do bom senso: “Sim, esse é o sentimento geral por aqui... o Arraes deve está se virando no túmulo, de indignação”.

5 – Tô achando que vai dar de novo Dilma!
As duas primeiras fotos são do meu meio de locomoção e as três últimas são da festa de anteontem no Recife.

Um comentário:

Anônimo disse...

Um grande guerreiro e um ótimo companheiro chamado Henrique Perazzi de Aquino

Roberto Claro