domingo, 19 de outubro de 2014

UM LUGAR POR AÍ (57)


DE QUE RI FHC E AÉCIO?, MINO CARTA EXPLICA
Quando me perguntam assim de bate pronto, não pestanejo na resposta: “Quem é o melhor jornalista em atuação hoje no país?”. Melhor é algo a englobar tudo e daí só um nome me vem à cabeça, MINO CARTA. Incontestável, inquebrantável e indissolúvel (sic). Figura ímpar no jornalismo brasileiro, já viveu de tudo um pouco e merece o respeito de todos e todas que conhecem minimamente o que venha a ser o jornalismo brasileiro de ontem e o de hoje. Pois bem, quando esse homem escreve algo eu leio como fazem os bons discípulos. Na imensa maioria das vezes concordo com tudo, ipsis litteris, sem tirar nem por. Seus editoriais semanais na revista Carta Capital são mais do que antológicos, são aulas para nós do lado de cá, pobres mortais tentando entender como se processa o movimento dessa intrincada partida de xadrez que é a política nacional. Agora mesmo, nesse momento crucial da eleição para o 2º turno das eleições presidenciais, acabo de ler o editorial da revista, edição que acaba de sair às bancas (voltou a ser distribuída em Bauru – ufa!), eis o título, “RETORNO A FHC – Se Aécio vencer, teremos que admitir que o brasileiro é o Demônio”. Para quem não conhece e faz ouvido mouco para quem seja FHC, vale mais do que a pena essa leitura. Recomendo que seja feita desarmado de armamentos neoliberais. Tancredo, avô do Aécio repetia isso de FHC: “ele é o maior goela da política brasielira”.
Não consigo entender como gente que se diz consciente, muitos ainda se dizendo esquerdistas, com plena e reconhecida atuação social caem no canto da sereia do PSDB. Isso não entra na minha cachola, por mais que insista em tentar compreender, como alguém lutando pelas transformações sociais se diz eleitor do 45 e ainda dorme tranquilamente. Leiam o texto clicando a seguir e tenham ótimas reflexões nesse começo de domingo:

http://www.cartacapital.com.br/revista/822/retorno-a-fhc-7265.html.

Na legenda da foto (o melhor de tudo) que vai junto ao texto, Aécio entre risos falando algo para FHC e esse gargalhando, daí a melhor sacada desse mundo: “Se ele dá risada, é hora do pavor”.

Tenhamos todos um belo de um domingo. Vou é para a feira enquanto a mesma não é invadida por distribuidores de santinhos. Tento também encontrar um lugar seguro para as defecações dominicais, já que com a falta d'água bauruense não posso deixar a sujeira exposta a manhã toda dentro do vaso de meu doméstico banheiro.


ONTEM FUI RECARREGAR BATERIAS NO SESC COM HECTOR COSTITA E GRUPO
Gravei três trechos do que vi e ouvi ontem à noite no show O IMPACTO DE HECTOR COSTITA: 50 ANOS DE SAMBA-JAZZ, quando no palco ele, o saxofonista argentino, Evando Soares no piano, Lito Robledo no contrabaixo, Bruno Belasco no trompete e Douglas Andrade na bateria fizeram algo a maravilhar esse velho e cansado lobo das estepes. Saio de um lugar desses recarregado. Publico tudo em quatro etapas, nos três primeiros as gravações que fiz e no final, as fotos todas tiradas lá ontem, junto de algumas historinhas de última hora. Para quem diz que tudo é caro, tudo é difícil, Bauru não tem opções, nada me motiva a sair de casa, deixo aqui informado o quanto paguei para assistir esse show: R$ 5 reias (VIVA O SESC!). É para babar na fronha...

https://www.facebook.com/video.php?v=932940803402596

Esse o segundo vídeo de minha gravação feita no show do Hector Costita e grupo ontem à noite no auditório do SESC. São três os vídeos, todos inebriantes, para um seleto público. De um local para aproximadamente 150 pessoas, acho que éramos no máximo umas cinquenta, mas como mesmo disse Hector, "Público pequeno, mas caloroso". Cinquenta privilegiados. Fiquemos com mais essa e no final as fotos e algumas histórias. Assim passo meu dia revivendo algo de muito bom feito para recarregar as energias perdidas com os embates eleitorais. "Quem não gosta de samba bom sujeito não é...", continuo cantarolando nas minhas incursões noturnicas.

https://www.facebook.com/video.php?v=932964416733568

Pronto esse é o último dos três vídeos gravados por mim ontem no show do Hector Costita e grupo lá no SESC Bauru. Foi só sair ontem, ouvir boa música e minhas baterias estão mais do que renovadas para tudo o mais que enfrentarei nesses próximos dias. Hoje, claro, tem mais um pouco com a Revirada bauruense e a Denise Amaral cantando no Makalé. Mas rever Costita e Robledo foi algo contagiante, como pode ser demonstrado nesse vídeo. Ele tocou mais algo de sua própria lavra, mas também o fez em alguns clássicos brasileiros. Confiram e depois me digam se vale ou não a pena continuar botando o bloco na rua e saindo de casa em todos os momentos e instantes. E isso tudo em plena Bauru, que alguns insistem em dizer "não acontece nada".

https://www.facebook.com/video.php?v=932993970063946

Agora as fotos do show de ontem no SESC Bauru com HECTOR COSTITA e grupo. Maravilhamento melhor impossível. Congraçamento de belos músicos em torno de belos temas. Resultado: memorável noite. Fui só, mas sentei ao lado do francês Eric Schmitt e esposa, primeira fila, gargarejamento total, para não perder nem um único detalhe. Uma hora e meia de música instrumental de primeira ordem. No final, um papo mais do que agradável com esse músico argentino que, nos anos 60 veio fazer uma turnê pelo Brasil e dele se apaixonou. Aqui ficou e tocou com nossos maiores e melhores músicos, além de ter tido o país como ponto de partida e chegada para sua carreira internacional. Lembranças saborosas de apresentação junto dos batutas da Bossa Nova, em lugares como o Beco das Garrafas, no Rio de Janeiro e adjacências. Fica espantando ao me ver com dois LPs dos anos 80, um de 1981 e outro de 1984 e num deles um dos seus maiores sucessos, o PARACACHÚM. Simpatia em pessoa, pára tudo ao final do show e fica num arretado papo com interessados em seus CDs, rever suas histórias e saber de sua carreira. Volto com autógrafo em meus dois LPs (mais valorizados agora no mercado negro) e um novo CD, esse gravado em Milão, com esse gênero que ele sabe tocar tão bem, o samba-jazz. Saio de lá em estado de graça.

MEUS DILETOS CRONISTAS ESPORTIVOS... Esses eu adoro...
Tenho alguns de minha declarada preferência. Dentre todos os a escrevinhar hoje sobre futebol, Juca Kfouri, Trajano, Afonsinho e Tostão. Nesse pequeno registro algo contundente sobre o posicionamento político de Aécio. Acho muito importante juntar tudo no mesmo cadinho antes da decisão final do voto no próximo domingo. Nem precisa dizer dos motivos de gostar demais da conta de Kfouri e de Trajano. São únicos no que fazem no cenário esportivo, corajosos, vibrantes e contundentes. Não chutam de bico, nem batem de canela, jogam um bolão, tocam de primeira, passe na medida certa. Isso aqui não é para tentar convencer ninguém de nada, é simplesmente uma breve amostragem da realidade como de fato ela ocorre no Brasil aí fora.


https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/932934223403254

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho um amigo, torcedor de um dos clubes grandes da capital paulista, que de tão fanático chega a ser paranoico quando fala sobre seu time, quando perde sempre é a culpa do juiz, só se marca pênalti contra, que existe um complô contra seu time, nunca é culpa da equipe que jogou mal, do técnico que não sabe escalar, que nada, o time é o melhor do mundo e só perde se for roubado.

Este tipo de paranoia chegou forte na política, e os debates na TV demonstram exatamente a briga entre torcidas organizadas que tomou conta dos correligionários, primeiro pelo cordão de isolamento que a polícia precisou fazer do lado de fora dos estúdios das TVs que realizaram os "debates" para separar os torcedores, digo, os correligionários porque senão o pau ia comer. Dentro dos estúdios, duas horas da peleja se resume a isso:

Dilma: "O senhor está mentindo candidato."
Aécio: "A senhora está faltando com a verdade candidata."

Mais Fla-Flu que isso, impossível. E viva a Bananalândia.

Para entender e relaxar um pouco sugiro que assistam a esta charge animada do grande Maurício Ricardo sobre o Funk da Mentira dos candidatos.
http://charges.uol.com.br/2014/10/16/dilma-e-aecio-funk-da-mentira/

E para você, paranoico torcedor, digo, correligionário que vai responder apenas com xingamentos e que acha que a democracia é o melhor dos mundos, pau no seu cu que eu estou fugindo para a Coréia do Norte.




"Pioneiros para o Comunismo, seremos como Che Guevara"

"Comandante, Ordem!
ordem sobre esta terra,
nós faremos guerra,
se o imperialismo vier"

"Ódio e Morte para o Imperialismo Norte Americano!"
Hasta La Victoria Siempre

Camarada Insurgente Marcos Galeano "Stalin III"
Comunismo em Ação - A RETOMADA