sábado, 14 de fevereiro de 2015

BAURU POR AÍ (109)


MAIS DUAS COISINHAS SOBRE O INÍCIO DO CARNAVAL OFICIAL EM BAURU


1.) ESSE NEGÓCIO DO PAU DE SELFIE...
Nesse mundo onde vivemos, predominio absoluto de muitas superficialidades e um consumismo desenfreado, nada como o bloco carnavalesco BAURU SEM TOMATE É MIXTO vir a público e escancarar uma delas, a da mania de se tirar selfie de tudo e agora até com um pau, para se conseguir uma foto de si próprio com uma certa distância.

Eu mesmo, confesso, sou um ser que não consigo mais sair às ruas sem minha máquina fotográfica, pois utilizo fotos em quase tudo o que escrevo e publico. Selfie, faço poucos, assim como procuro pedir para tirarem poucas fotos minhas. No mundo onde existe um predominio do incentivo de ações individuais, o querer se mostrar é o mais trivial. As ações coletivas estã senso cada vez mais deixadas de lado, por causa de um tal sucesso pessoal. Resistir é preciso e com ironia, melhor ainda. Toques, nada mais que toques (ou seriam bicudos?).

E daí no bloco unimos esse negócio do selfie com o tema do ano, o NEGOCIÃO NO BAURUZÃO. Tudo junto e misturado. Muitas novidades amanhã lá no Calçadão, até com paus de selfie tomatistas sendo distribuidos para os que desfilarem conosco. Venha de onde vier, tragam consigo a alegria e uma pitada de criticidade, manifestada inclusive em fantasias.

Todos são bem vindos. HOJE, das 12 às 15h, o Calçadão da Batista é dos tomateiros e de sua verve. Vamos? Querendo nos ajudar ainda temos algumas poucas camisetas para encerrar o estoque. Depois não vai ter mais. Só ano que vem...


2.) A PREVISÃO MAIS ERRADA DO SÉCULO: O CARNAVAL ACABOU EM BAURU
Em curso neste 2015 o maior de todos os Carnavais no Sambódromo de Bauru. Quantidade nunca vista de pessoas, tanto na passarela do samba, como nas arquibancadas e também a maior corrida já vista por credenciais, tudo para se conseguir adentrar ao espaço reservado aos camarotes. Trata-se da efervescência carnavalesca na sua plenitude. Um raro e mágico momento.

Um interessante contraste com a situação vivenciada na cidade há uns oito anos atrás. Com a interrupção da festa, verbas públicas negadas para blocos e escolas de samba, a festa não só definhou, mas morreu. Foram alguns duros anos nessa situação e a partir daí o início de um triste discurso: “O Carnaval já era. (...) Perdeu o seu apelo popular. (...) O povo já não gosta mais dessa festa. (...) Os tempos mudaram”. Essas as frases mais ouvidas e pela boca de muitos que, hoje se calam, talvez arrependidos ou até mesmo envergonhados.

Insuflados por algumas tendências religiosas, principalmente as pregando a contrição e submissão total do povo e na exaltação de seus cultos. Esses sempre deixaram claro ser a festa carnavalesca contrária aos seus interesses. Esses sempre continuarão na oposição e sempre serão obtusos. Outro tanto engoliram em seco todos os pessimistas prognósticos ditos e até já tiraram velhas fantasias do armário.

O fato é que a festa foi maravilhosamente revivida e hoje, algo bem ao estilo do seu apogeu. Não poderia existir algo mais alegre e contagiante do que esse clima agora instaurado cidade afora. Que isso perdure e se perpetue. Bauru merecia ver novamente essa movimentação em todos os seus bairros. Não me falem nesse momento do início da festa do que virá na quarta-feira de cinzas. Temos quatro belos dias pela frente e Bauu está em estado de pura alegria. O depois discuto a partir de quarta. Hoje quero mais é aproveitar esse momento mais que auspicioso. Viva essa Bauru carnavalesca!!!

OBS.: E na abertura, 12h no calçadão da Batista, o bloco farsesco e burlesco BAURU SEM TOMATE É MIXTO. Vamos?

2 comentários:

Henrique disse...

comentários sobre o retorno do Carnaval, via facebook:

José L R Schubert BELO ARTIGO. PRÁ VARIAR, DEIXANDO A POLÍTICA DE LADO O PROFESSOR É IMBATÍVEL.
Ontem às 07:42 · Curtir

José L R Schubert UM POÇO DE CULTURA...
Ontem às 07:42 · Curtir

Fatimo Alberto Silva · 16 amigos em comum
Adequado e oportuno o comentário Jose L R Schubert, ele só não é perfeito, porque é petista... rsrs
3 h · Curtir

Siva Tiba Rubro Viva o carnaval!
Viva o melhor e mais caloroso #SAMBODROMO do nosso País..Viva Bauru..
#CHUPA OS CONTRAS......Ver mais
2 h · Descurtir · 1

Léo Lima É ISSO HENRICÃO.....O SAMBA AGONIZA, MAS NÃO MORRE.
44 min · Curtir

Sergio Agostinho de Araujo Ainda bem...kkkkkkk
11 min · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Em tempo: Eu não sou petista. Sou é contra a hipocrisia reinante dos que enxergam tudo vesgamente. Os males todos do país petistas e os demais jogados para debaixo do tapete. Aos que analisam o país dessa forma, culpabilizando tudo e fazendo vista gros...Ver mais
7 min · Curtir · 1

José L R Schubert PROFESSOR, ESQUEÇA DISSO PELO MENOS NO CARNAVAL. VOCÊ JÁ FOI CHAMADO AQUI HOJE DE O "REI DO NOSSO CARNAVAL", CURTA ESSA FOLIA, BRINQUE COMO GOSTA, ESQUEÇA DA POLÍTICA PELO MENOS NO CARNAVAL. A POLÍTICA COM TODO O MEU RESPEITO POR VOCÊ, VAI CONTINUAR A SER ESSA MERDA DE SEMPRE, SÓ SAFADOS LEVAM A MELHOR NA POLÍTICA. DESCULPE MAS...EU TE QUERO BEM VIU PROFESSOR?
3 min · Descurtir · 1

José L R Schubert REALMENTE ELE NÃO É PETISTA. GRAÇAS A DEUS!
2 min · Curtir

José L R Schubert MAS EU RESPEITO TODOS POIS ADMIRO O HOMEM E NÃO O PARTIDO QUE ELE MILITA OU É APENAS SIMPATIZANTE.
1 minuto · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino mas nem por isso me peça para culpabilizar os petistas por todos os males do país. O que eles fizeram pela questão social nenhum outro fez. E aqui em SP, instalados no governo estadual, algo muito mais pernicioso do que os atos petistas. E poucos descrevendo com ódio seus atos. E ainda votam nesses.
Agora mesmo · Curtir

Mafuá do HPA disse...

MAIS COMENTÁRIOS SOBVRE RETORNO CARANAVAL:


Fatimo Alberto Silva · 16 amigos em comum
Henrique não é o momento de polêmicas... afinal estamos no carnaval, momento não de reflexão, mas de alegria que ajuda mascarar um pouco a conjuntura atual. Mas não vou pedir pra você (culpabilizar
15 de fevereiro às 12:41 · Curtir

Fatimo Alberto Silva · 16 amigos em comum
o PT) com seu intelecto você já sabe disso. A propósito como você não sou PSDB não!
15 de fevereiro às 12:43 · Curtir

Maria Inês Vieira · 41 amigos em comum
Ótimas palavras sr.Henrique Perazzi de Aquino
16 de fevereiro às 17:50 · Curtir