quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

CARTAS (136)


A POLÊMICA CONTINUA PELA TRIBUNA DO LEITOR, HOJE TRÊS CARTAS SOBRE OS TOMATES E SEMPRE, LADEIRA ABAIXO:

1.) LADEIRA ABAIXO E ESCORREGANDO NO TOMATE
Tomateiro bom veio para polemizar. Carlos Ladeira comprova nossa utilidade com sua missiva publicada segunda, 16/02, no JC, “Bauru não tem Tomate”. Pô, Ladeira, até tu, Brutus! Vindo de ti essa vesga alusão sobre nossas vergonhas, parece mais problema não de visão, mas da falta dela. Só um partido possui um baú de maldades onde caberiam todos os demais juntos. Justamente o seu, o PSDB.

Justo vocês, com o telhado já em pandareco e ameaçando atirar pedras no do vizinho. Não sei se pegou o espírito da coisa, mas explico: focamos no local. E assim sendo, tenho algo para te dizer sobre mensalões.

Saio no bloco desde o primeiro ano com uma calça listrada, de presidiário, numa forma de protesto. Enquanto não forem punidos todos os mensaleiros que, cruelmente, surrupiaram grana preta da Saúde municipal, no ainda inconcluso Mensalão da AHB – Associação Hospitalar de Bauru, quando gente lá colocada por instâncias do PSDB, lesando mês após mês verbas públicas, não tiro a indumentário nos desfiles carnavalescos.

Quer maior vergonha para essa cidade que isso? E olha que ainda nem tratamos do assunto na marchinha do bloco. Aguarde o ano que vem.

Sabe, Ladeira, estamos cada dia mais cheios com os tais “santos do pau oco”, os que espezinham os outros, mas na surdina acobertam os grandes vendilhões do templo. Aqui nesse bloco não existe ninguém envergonhado, pois todos somos declaradamente desavergonhados.

O bonde perdido por ti, infelizmente, já não passa mais em nenhuma estação. Foi também mais uma imortal obra dos que defende com unhas e dentes. Não venha querer nos morder, que te arranhamos todinho, viu! Na certa vai sair com escoriações generalizadas.
Henrique Perazzi de Aquino – pela desorganização do BSTéM

2.) BAURU TEM TOMATE, SIM SENHOR!
Segundo receita disponibilizada no site do sanduíche Bauru, no Portal do Município, o famoso lanche possui tomate em sua receita. A lei municipal 4.314, de 24 de junho de 1998, que oficializa a iguaria, coloca “fatias” de tomate em sua composição. A despeito disso, por ser algo de domínio público, compreendemos que por desconhecimento ou empáfia alguns, mesmo não nascendo aqui, se achem donos da receita; a própria Wikipédia coloca entre as variações do sanduíche uma com queijo gruyére e mostarda dijon, confundindo um pouco os que não frequentam o Skinão ou mesmo o Ponto Chic, já que tais lugares não são habituais aos afeitos a locais onde se serve amendoim salgado como acepipe principal.

Aos que possuem a habilidade da leitura e o dom da boa memória, sempre foi objetivo de nosso bloco falar dos problemas de nossa cidade. Apenas e unicamente. Sempre falamos isso e chega até ser chato repetir. Já cheguei a citar Tolstoi ao falar que para sermos universais, devemos falar de nossa aldeia. Poderíamos falar de Petrobras, de Sabesp, de Privataria Tucana, de trensalão, de rombos no Hospital de Base, de escolas estaduais superlotadas, da PM espancando segundo critérios de cor de pele.

Mas não queremos, senão até o nome do bloco deveria ter mudado, algo como “Brasil sem tomate é pizza” ou “Pega na coxinha” e, convenhamos, já tenho tanto trabalho em escrever sobre as enchentes e preço de ônibus que teria de fazer um enorme samba-enredo para falar de tudo que ocorre em nosso lindo e mal cuidado País. Sequer falo de políticos da cidade, apesar dos inúmeros pedidos para fazê-lo, procuro falar de situações que sobrevivem a governos e administradores, esta é nossa proposta. Independente disso, o bloco foi e é uma brincadeira sem partidos. Não pertenço a partidos há anos. Me desfiliei do PSB há uns 10 anos e antes disso, pasme, o PSDB era meu partido. Se fôssemos petistas, sequer criticaríamos os problemas de Bauru, visto que o PT faz parte da administração. Vi amigos artistas, professores, de vários (ou nenhum) partidos, transeuntes e simplesmente sambistas desfilando e por algum tempo, sorrindo e sem se importar com o preço dos tomates ou problemas diários.

O bloco está na rua e sugiro que se criem muitos blocos independentes para o próximo Carnaval, seja falando da Petrobras, do Zé Dirceu, bloco da Maria da Penha e até do professor do cinto largo... O Carnaval de Bauru precisa disso, de blocos, de alegria e bom humor. Dependendo do nível do bloco e do cachê, eu até faço a letra da marchinha, se tiver tempo. Finalizando, eu entendo que comissionados tucanos escrevam cartinhas nos criticando e querendo nos colocar a etiqueta de “petralhas”, isto é errado, apesar de abrigarmos alguns petralhas; somos gentalha de péssima estirpe, antes e acima de qualquer coisa.

Mas, reafirmando, eu entendo a necessidade de comissionados em mostrar serviço criticando o PT, se eu recebesse um salário de cinco algarismos para ocupar um cargo de fachada eu defenderia minha “ideologia” com um taco de beisebol nas mãos e, tal e qual alguns comissionados, chegaria a inventar motivos para fazê-lo...
Silvio E. S. Selva - Um (ir)responsável do Bloco Bauru Sem Tomate é MiXto

3.) TOMATE NO BAURU
A resposta do comentário do Ladeira pelo vereador Roque Ferreira (JC de 17/02), sobre o bloco petista “Bauru sem tomate ...”, vem adicionada de vários enganos. Primeiro em discutir o tomate no Bauru, é um verdadeiro sacrilégio batizar o bloco petista de Bauru sem tomate, já que no verdadeiro sanduíche de Casemiro Pinto Neto “O Bauru” o tomate não existia, e só veio a aparecer na adaptação popularesca e a posterior e o vereador Roque Ferreira deveria, como representante do povo de Bauru, ser o primeiro a preservar isto, já que o sanduíche se tornou símbolo da cidade.

Segundo que qualquer assunto ou sátira que seja, cujo o tema é corrupção neste momento de um rombo conhecido de 88 bilhões de Reais na Petrobrás, tem que passar por Dilma e o PT, já que é um escândalo gigantesco e que já é considerado o maior do mundo.

Embora o assunto corrupção possa passar também pelo cartel dos trens que envolveu o PSDB e não só pelo prefeito Agostinho, tem que se considerar, no entanto, que qualquer deslize na área de corrupção a nível estadual e/ou municipal deveria sim ser considerado coisa de “trombadinha” e julgado no tribunal de pequenas causas, comparado aos vários escândalos petistas.

Muitos petistas não são diferentes, agem assim, disfarçam, dizem combater a corrupção publicamente, que nunca sabem de nada, e no fundo no fundo utilizam, sem nenhuma crítica, das benesses do poder e do dinheiro do partido, que financia suas campanhas, sem questionar de onde ele veio, se é ou não fruto de um desvio.

E ainda se consideram com moral para criticar o prefeito e o governador neste quesito. Como se dizia lá em casa: em casa de enforcado se tem, ou deveria ter, medo de corda.
Márcio M. Carvalho*
*Márcio milita no PSDB, daí o que escreve como defesa do Ladeira, escorre pelo ralo, ladeira abaixo.

6 comentários:

Anônimo disse...

O único sensato e que não me surpreende visto a mente brilhante que sempre teve é a posição do Silvio Selva. O restante vocês podem se abraçar e formar a turma de um bloco só. É um tal de um jogar pedra no telhado de merda do outro, pensar soluções, saídas para uma nação, discutir um Brasil em foco, já era, realmente virou briga de torcida organizada, briga-se, xinga-se, acusa-se, mas futebol é o que menos importa, o país está assim e os porta bandeiras partidários, todos, perderam o pudor.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

Marcos

menos...

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Vou dar uma bexiga vazia pra vc, pro Ladeira, pro Marcio e pro Roque para vcs encherem.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

MARCÃO

Aceito, mas só se já tiver enchido uma antes.

Encheu, vai encher ou tá enchendo?

Henrique - direto do mafuá

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Alberto Pereira Mexe cum nois, na certa toma.
Tomô papudo!!
14 h · Curtir · 5

Walisson Bragião 88 BILHÕES ? mente e isenta o PSDB da lava jato e ainda critica ?
14 h · Curtir · 3

Henrique Perazzi de Aquino SERIA UMA GUERRA DE TOMATES OU POR TOMATES?
Foto de Henrique Perazzi de Aquino.
13 h · Curtir · 6

Gilberto Truijo NÃO SOU DO PT, PSB, PSDB OU DO PQP, SOU DO BAURU SEM TOMATE É MIXTO.
13 h · Descurtir · 5

Paul Sampaio Chediak Alves Bastante interessante esse aqui, hein Henrique Perazzi de Aquino? Ví tomate voando no artigo.
13 h · Descurtir · 4

Paul Sampaio Chediak Alves Ladeira abaixo.
13 h · Descurtir · 5

Rosangela Maria Barrenha
Foto de Rosangela Maria Barrenha.
12 h · Curtir · 3

Rosangela Maria Barrenha Né!!!!
12 h · Curtir · 3

Emilene Oliveira Cinco dígitos humm to entendendo kkkk
12 h · Curtir · 4

Silvio Selva
Foto de Silvio Selva.
11 h · Descurtir · 3

Silvio Selva
Foto de Silvio Selva.
11 h · Descurtir · 5

Henrique Perazzi de Aquino Gente, esse negócio de respostas aos ataques recebidos são um treco muito doido. Hoje recebi entre o celular e o fone de casa, quatro ligações de pessoas queridas nos felicitando pelas respostas. Um deles, chegou a dizer que estava angustiado, primeiro...Ver mais
11 h · Curtir · 7

Tatiana Calmon Alguem por favor posta o video que fiz sobre isso, do celular não consigo
11 h · Curtir · 4

Henrique Perazzi de Aquino Tatiana Calmon foi brilhante no vídeo tomatista:https://www.facebook.com/video.php?v=895528837134651&pnref=story
"Uma tomatada ladeira abaixo pra começar o dia"
00:17
906 visualizações
Tatiana Calmon
Uma tomatada ladeira abaixo pra começar o dia

11 h · Curtir · 7 · Remover visualização

Ethel Spetic da Selva · 5 amigos em comum
Sabem o por quê do ataque? Inveja!!! O bloco faz sucesso, a paródia da marchinha fez muiiittttttttoooooooooooo sucesso! Então é isso!!
11 h · Descurtir · 6

Juliana Guido Não sei por quê, lembrei disso aqui. http://youtu.be/b3uIKzgcDxo

Attack of the Killer Tomatoes Theme Song
This is the theme song from the 1978 film Attack of the Killer Tomatoes. The Musical-Comedy-Horror show...
YOUTUBE.COM
10 h · Curtir · 3 · Remover visualização

Mah Fernandes
Foto de Mah Fernandes.
17 min · Descurtir · 1

Anônimo disse...

Nao, eu tenho sim uma mao bem cheia para passar na cabeça dos que perderam a capacidade de pensar, e tem poder de cura essa mao, pois das duas uma, ou recupera a memoria ou ela deixa em estado vegetativo, mas em ambas situaçoes, a humanidade ganha.

Camarada Insurgente Marcos