domingo, 15 de fevereiro de 2015

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (75)


NO CALOR DOS ACONTECIMENTOS

A calça e a AHB
1.) O MOTIVO DA CALÇA LISTRADA NO DESFILE DO BLOCO
É inevitável, todo desfile alguns se aproximam e perguntam: "A calça de presidiário é homenagem ao Zé Dirceu ou ao PT?". Respondo com a fleuma que me é peculiar e agora explicito publicamente. Passei a usá-la como indumentária no desfile desde o primeiro ano do bloco na rua e é sim para marcar um Mensalão, mas o bauruense, o da AHB - Associação Hospitalar de Bauru. Vou continuar saindo com ela, ano após ano, enquanto o mandatário mór do caso não estiver devidamente identificado e punido. O lesa cidade perpetuado por esses foi de uma crueldade sem fim, pois lesou a já combalida saúde municipal, verbas que eram carimbadas e os espertões desviaram para fins ilícitos. Até agora só alguns peixes miúdos, mas os bagrões ensaboados continuam ditando regras e escapando pela tangente. Foi uma das maiores sacanagens que essa cidade já viu e poucos continuam com coragem para ficar pedindo punição para seus executores, esses sim, nossos vendilhões do templo. Portanto, enquanto me verem com essa calça nos desfiles do bloco BAURU SEM TOMATE É MIXTO, saibam o motivo é o meu protesto pessoal pela impunidade aos que passaram a mão na grana (e de forma mensal, continuada) lá na AHB.

2.) UMA ÚLTIMA PITADINHA SOBRE RECONHECIMENTO
Minha foto do Paulo Keller

Hoje está sendo um dia um tanto arrastado aqui pelos lados do mafuá. Saímos do Sambódromo lá pelas 4h50, aínda fomos procurar algo para comer e só depois, dormir. Acho que ainda não acordei direito, daí as escrevinhações não pintam, o TICO não bate com o TECO. Nem o LÉ com o TRÉ. Tudo um tanto pela metade (e algum dia é diferente?). Tentando me recompor, para continuar a esbórnia amanhã com o segundo dia lá pelos lados do SAMBÓDROMO (sai ontem pelo BAURU SEM TOMATE É MIXTO, IMPÉRIO DA LAGOA DO SAPO e MOCIDADE UNIDA DE VILA FALCÃO). Segunda mais uma gostosa maratona, dessa vez com O PÉ DE VARSA, COROA IMPERIAL e AZULÃO DO MORRO.

Mas não é nada disso que quero escrever. Escrevo o mafuá desde 2007, com ininterruptas publicações no blog e depois também no facebook. E fotografo muito as pessoas dessa cidade, seus persnagens mais significativos. Para mim, os mais representativos, os mais simples desse desimportante mundo. Estou nas paradas, mas não nas de sucesso e sim, como diria e fazia Plínio Marcos, com seus escritos do mundaréu: Sempre nas QUEBRADAS DO MUNDARÉU. Confesso que ontem me surpreendeu a quantidade de pessoas vindo me abraçar e dizer que me lêem, alguns que até me seguem, outros agradecendo pelos escritos feitos em oportunidades diferentes. Quer dizer, meu ego subiu nas alturas. Esse é meu incentivo para continuar escrevinhando mais e mais. Quase nada ganho com isso. Mas quando pinta esse reconhecimento, fico todo estremecido. Ontem, uma pessoa da Harmonia do Cartola, alguém que conheço, mas não reconheço, saiu do meio do desfile e veio me dar a mão na grade onde me encontrava e me falou um monte de coisa, tipo assim, "eu não tenho a mesma ideologia que a tua, mas gosto muito de você".
Eu e Ana Bia


Agora o ponto final. Ganhei do Jose Ricardo Carrijo e trouxe para casa o Roteiro de como seria o Carnaval da Mocidade Unida da Vila Falcão na avenida. Fui folhear o mesmo na sua presença, sempre reverenciando PAULO KELLER, o tema da escola na avenida e na última página uma agradável surpresa. Uma imensa foto do Paulo estampa toda essa página. Olhei para o Carrijo e lhe disse: "Sabe de quem é essa foto? É minha. Eu a tirei num dia onde Paulo estava feliz da vida e com o cotovelo no balcão do TemploBar Bauru, um dos lugares onde gostava de passar nas noites bauruenses". Lembro bem daquela noite, ele depois saiu na noite e foi tomar a última, papear com a Nilma, professora da Unesp, lá num bar pé sujo, ali na Nações esquina com a Batista de Carvalho (fechado recentemente). O registro do crédito eu sei que não veio porque talvez não identificaram de quem era. Caiu na internet é reproduzido tantas vezes que, a autoria fica sendo quase coletiva. Escrevo só para dizer do meu contentamento em ver o que faço sendo reaproveitado. E por fim, ao dizer isso para a Ana Bia Andrade, ela me diz que o mesmo ocorreu no folder da Coroa Imperial, com a utilização de várias fotos minhas e lá com a citação desse intrépido autor. Sai de lá em estado de graça ontem. Gente, eu sou um cara útil. Sabiam disso?
Eu e o Wagner, da Cisne Calçados na ala dos Jornaleiros da Mocidade Unida.

2 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK SOBRE RECONHECIMENTO:

Tatiana Calmon os creditos a quem deve
15 de fevereiro às 21:10 · Descurtir · 3

Mauricio Dos Passos vc eo cara agora vamos meu zovo
16 de fevereiro às 00:05 · Descurtir · 1

Celso Chermont Amigo, você é fera!
16 de fevereiro às 00:53 · Descurtir · 1

Patricia Alves Matos Caro Henrique, exercitando minha tímida leitura sobre Bauru, te percebo um cara necessário!
16 de fevereiro às 01:27 · Descurtir · 2

Ademir Elias Com certeza amigo Henrique vc não imagina, mas tem uma grande importancia para a cidade, na medida em que repercute as coisas boas.e ruins que acontecem e dá voz às pessoas menos conhecidas da 'terrinha' no famoso "lado B". Vida longa ao Mafua do HPA.
16 de fevereiro às 08:43 · Descurtir · 1

Fausto Bergocce Caro Henrique, fui ilustrador das " Quebradas do Mundareu " do Plínio Marcos, no jornal Última Hora ( SP ).
16 de fevereiro às 10:28 · Descurtir · 1

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS SOBRE CALÇA LISTRA VIA FACEBOOK:

Henrique Perazzi de Aquino Essa vai pra vc, dileto Carlos Ladeira, que hj teve carta publicada na Tribuna do leitor, intitulada "Bauru não tem tomate...".
16 de fevereiro às 09:25 · Curtir · 1

Oscar Fernandes da Cunha Acabei de ler a publicação na tribuna de leitor. Seria bom lembrar o autor da carta, que por debaixo do tapete além dos já citados no inquérito tem muita gente, mas muita gente mesmo, que a mídia não quer denunciar.
16 de fevereiro às 09:32 · Curtir · 2

Jose Ricardo Carrijo Não importa se tem tomate ou não, queremos todos fim da corrupção em todas as esferas ! Adorei me divertir neste bloco
16 de fevereiro às 09:36 · Descurtir · 4

Alberto Pereira Amigos, que pena a subserviência dos que não conseguem ver a cidadania acima dos "P" dos partidos e dos politiqueiros com seus balcões de "negocião".
Pena mesmo... todos perdemos.
16 de fevereiro às 10:15 · Curtir · 2

Léo Lima TÁ CERTO HENRIQUE.....
16 de fevereiro às 10:50 · Curtir

Ademir Elias Tenho a mesma posição do Carrijo, temos de combater a corrupção praticada em todas as esferas, independente da coloração partidária.
16 de fevereiro às 11:35 · Curtir · 1