sábado, 8 de outubro de 2016

BEIRA DE ESTRADA (69)


NA SURREAL BAURU, FILME “AQUARIUS” CHEGA SOMENTE EM UMA SESSÃO, ÀS 14H55 E ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA QUER POR TODO CUSTO ÁREA DO AEROCLUBE – O QUE UMA COISA TEM A VER COM A OUTRA
Área em litígio em Bauru

Gosto muito de misturar tudo, ainda mais quando possuem umbilicais ligações. A área do Aeroclube de Bauru, ali nos Altos da Cidade, na avenida Octávio Pinheiro Brisolla, lugar onde até bem pouco tempo atrás tivemos um verdadeiro aeroporto na cidade (recebia vôos de tudo quanto é lugar, até da Pannair com ligações para países andinos) e hoje, lugar devidamente tombado (toc toc toc) pelo CODEPAC e preservado da gana da especulação imobiliária. É sabido até pelas pedras do reino mineral que, os predadores e a viver somente do levante de novas edificações vivem tentando conseguir o local para ali levantar mais e mais espigões.

Existe uma turba se lixando para áreas de lazer, conservação ambiental e legislação de preservação, pois adeptos do deus dinheiro, tudo fazem para encher os próprios bolsos e dane-se o resto. Vivem disso e o resultado pode ser visto pela aí, tudo em nome de um tal de “progresso”, esse conseguido nem que à fórceps. Esses tentam tirar os resquícios de aviação por ali e não se cansarão até conseguirem o intento. Dizem que um dos candidatos derrotados no pleito estava engatilhando algo mais concreto nesse sentido (ainda bem que perdeu). Muita coisa conspira contra a preservação do lugar, pois quando as tais “forças vivas” atuam, muitos se calam e a bola rola que é uma beleza. O Jornal da Cidade noticiou dias atrás duas matérias sobre a questão e podem ser lidas, para melhor entendimento do imbróglio, clicando a seguir:
Publicado em 06/10: http://www.jcnet.com.br/…/mp-federal-diz-que-area-do-aerocl…
Publicado em 28/08: http://www.jcnet.com.br/…/presidente-rechaca-lotear-aeroclu…
Área em litígio filme Aquarius.


Isso da especulação imobiliária tentar extrapolar e ter que ser contida não é novidade nem aqui nem na China. Brecar as intempestivas investidas dos desregulados, só pensando em grana é algo para as hostes da Justiça. Por aqui, pelo visto, por enquanto, essa consegue manter os dentes desses gananciosos distantes dessa saborosa fatia de terra municipal. Daí, junto a isso outro raro e delicioso momento a envolver a questão. Ela se dá com o filme AQUARIUS, direção do Kleber Mendonça Filho e tendo como atriz principal, nada menos que Sonia Braga. O filme foi paparicado mundo afora, mas pelo simples motivo de seu diretor e atores escancararem algo sobre o golpe em curso no país mundo afora, deram um jeito de preteri-lo de indicação ao Oscar. Coisas de golpistas.
Se bobear derrubam tudo...

Na narrativa da trama, algo sobre uma emocionante resistência contra o dragão da maldade da especulação imobiliária, em algo muito próximo do que ocorre em Bauru (seria esse o motivo do filme ter demorado tanto para chegar à Bauru?). A personagem vivida por Sonia mora num daqueles predinhos tradicionais de um Brasil de antanho, poucos andares, lindinhos, bem familiares e vivia em paz, até o local interessar aos que o querem ver no chão. Todos os apartamentos são comprados, menos o onde reside a personagem e a partir daí o início e o desenrolar de algo edificante no quesito resistência, abnegação, força de vontade e luta contra poderosos de plantão.
Clique a seguir para saber algo sobre onde foi rodado o filme, Recife PE:http://casavogue.globo.com/…/historia-do-edificio-oceania-p…
E a seguir algo do Recife pouco conhecido de todos nós:http://www.diariodepernambuco.com.br/…/filme-pernambucano-a…
Única sessão, 14h55. Pode isso?

Para saber quem venceu a contenda, aconselho a assistirmos o filme. Sim, ele finalmente chegou à Bauru e está passando no Cine’n Fun do Alameda Quality, ali na rodovia Rondon. Demorou alguns meses, veio no lombo de burro, mas chegou (e não deve durar mais que uma semana em exibição, portanto, sebo nas canelas). Mas nem tudo é alegria. Vejam o algo mais. Está em cartaz numa única sessão ao dia e no horário das 14h55. Isso me parece mais roteiro de FEBEAPÁ, o tal do Festival de Besteira que Assola o País, algo que, jamais nos abandonará. Aconselho a uma falta coletiva ao trabalho e em conjunto, munidos de atestados com o devido ingresso nas mãos, o comparecimento a tão edificante película.

Talvez o horário tenha sido escolhido a dedo para atender aos clamores dos especuladores bauruenses, para que possam comparecer na surdina, conferindo às escondidas o conteúdo de tão polêmica e contundente trama. Ficarei na espreita para conferir quantos desses lá estarão para aprimorarem o jeito de contornar situações embaraçosas, como as prescritas no filme. Já de nós, os ansiosos para assistir o filme, proponho uma excursão coletiva para um dia desses e em grupo irmos até o Alameda. Proponho o próximo domingo, 09/10, com saída previamente combinada para às 14h00 da Praça do Líbano (Rodrigues com Nações), onde dizem, o Alameda disponibiliza ônibus gratuito para o local. Vamos? De carro, de ônibus, de carona ou a pé, mas nos encontrando por lá e fazendo o contrário do motivo dos especuladores, ou seja, iremos para aprender a nos defender deles.
Comitiva ou excursão para ir assistir a película? Vamos?

Um comentário:

Henrique disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Mah Fernandes Eu vou!!!! \o
Tem mesmo esse ônibus?? ^^
Poderíamos ir pra feira e de lá pra Praca, q tal?? Neiva, Helena, Gilberto, Hebe Maria, Neuza...

Henrique Perazzi de Aquino Tem, mas precisa ver lá com o pessoal do Alameda o horário, mas podemos combinar de irmos num grupo, daí em alguns carros. Vamos combinando. Mas, e se nos deparamos com os especuladores na mesma sessão? Só vou se gritaros na entrada ou na saída um forte e sonoro: FORA TEMER!

Mah Fernandes Gritemos então!!! Eu topo!!! \o/

Mah Fernandes Podemos nos encontrar lá no chopp da feira!!! ^^

Helena Aquino tô dentro ....... eu vou Mah Fernandes

Maria Cecilia Martha Campos
Maria Cecilia Martha Campos Essa luta é forte! Não à especulação imobiliária, à ganância insaciável! Pela preservação da área do aeroporto de Bauru!

Rosangela Maria Barrenha Não posso!

Roque Ferreira Esta área onde está o aeroclube era da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, assim como um grande extensão de terras que estão ao seu redor e que foram griladas.

Henrique Perazzi de Aquino Dá para manter o Aeroclube, as belas instalações, a maioria feita pelas mãos dos trabalhadores da ferrovia, algo já tombado pelo CODEPAC e tentar conciliar com algo útil para a comunidade, como um belo parque, ponto de encontro para diversões variadas ...Ver mais

Fernando José De Almeida Costa Ibirapuera em plena zona sul Bauruense?

Giselle Pertinhes Tirei o chapéu 🎩 🎩 🎩❤

Rosangela Maria Barrenha Juliana Guido

Marcelo Caldeira · 8 amigos em comum
grande estoriador, panair? deve saber quem eram os proprietários/acionistas, quando foi "convertida" na Varig.

Henrique Perazzi de Aquino Claro, como sei quem são os tais "forças vivas" dessas plagas, quase sem nenhuma diferença, aliás, pouco diferem as daqui como dali. Erva daninha tem em tudo quanto é lugar.

Marcelo Caldeira · 8 amigos em comum
especialista em generalidades!!!


João Biano Ah Bauru..... Ixi Bauru.... Êta Bauru. Melhora, vai?!

João Biano Alô #alamedaquality! O filme brasileiro mais comentado e aclamado de todos os tempos não pode ser jogado pra um único horário numa matinê. Se liga ai, por gentileza.