quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (108)


O DAE, UMA RECLAMAÇÃO E EXEMPLO DE COMO UM PROBLEMA É RESOLVIDO

“Por uma Bauru melhor
Não acabem com o DAE
Paciência..!!
R. João Gomes Fernandes Q-1
Mary Dota
Depois de 1 mês.de espera..
10 dias atrás "des'concertaram"kkkk
De ontem prá cá... vazando.de novo
Gazeta..algo está errado por aí
Abra os "Zóios"”
, Adilson Talon

Adilson publica esse texto hoje pela manhã em sua página no facebook e junto dela essas fotos aqui também ilustrando o meu texto. Em poucas linhas, o desabafo de um munícipe descontente com o que vê se repetindo, dia após dia, pelas ruas da cidade. Atendimentos que demoram demais para serem solucionados e quando o são, buracos provenientes dos reparos demoram uma eternidade para serem tapados. No frigir dos ovos, uma constatação: o trabalho executado pelo DAE – Departamento de Água e Esgoto de Bauru deixa a desejar. Entra governo, sai governo e tudo continua como dantes. Pouca alteração do governo de Rodrigo Agostinho, 8 anos de atuação para o de Clodoaldo Gazzetta, um que prometeu na campanha dar um jeito na cidade em meros 100 dias. Evidente que pouco fez nesse período e também nos seguintes. E a grita continua.

Ressalto a ele algo que poucos percebem quando fazem a crítica ao DAE. “O DAE precisa ser fortalecido, valorizado e melhorado, ou seja, a instituição é salutar, mas as pessoas que a comandam nem tanto. Colocando lá as pessoas certas, com vontade de fazer algo pelo bem público e só por ele, a coisa vai andar que é uma maravilha. Sou é a favor de sacar do DAE os que empipocam o seu meio de campo, não deixando a bola rolar macia no gramado.”. A intenção é não deixar a crítica cair na vala comum, pois daí um pulo para pedir o fechamento do DAE e coisas do gênero. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Melhor não misturar alhos com bugalhos.

É exatamente o que faz uma munícipe (acho por bem não identificá-la em meu texto): “Sou contra o DAE. Cabide político, pode ver que o serviço é ruim demais, abrem mil buracos não fecham nunca!”. No post aparece até um vereador, Natalino da Pousada que pede os detalhes para resolver. Muitos vereadores de Bauru atuam exatamente desta forma, no varejo e não no atacado. Preferem ir atendendo caso a caso, como verdadeiros salvadores da Pátria, num estilo populista e sem resolver o problema maior, o de gestão administrativa. Em casos como esses, simplesmente o vereador usando de sua força, ligam e exercem o poder de intimidação, conseguindo o atendimento individualizado. Resolve o problema de um munícipe e não o da coletividade num todo. Até auxiliam, mesmo sem o saberem, a escangalhar ainda mais com o serviço prestado, pois acabam demonstrando para aquele específico cidadão a sua força política e só. Não existe uma atuação desses em proposituras de verdadeiramente solucionar o problema de gestão da autarquia. Se contentam em ver o problema resolvido, assim atendem o pedido feito, passam boa imagem, também criticam, mas não mostram saídas, nem propõe algo diferente. E muitos munícipes entram nessa e quando diante de algum problema diário recorrem ao vereador em busca de sua solução e não do todo.

A crítica de minha parte é feita por não ver solução para o problema agindo desta forma. O vereador quando recebe a solicitação, prontamente responde: “Bom dia qda amiga jaque, nos passa o endereço pelo nosso wathsap 997702124. Para que eu peça para o departamento fazer a manutenção. Ok?”. Pelo visto o problema foi resolvido, amanhã outro, depois outro e sem o enfoque no geral, sempre individual. Um ex-servidor, aposentado, Coaracy Domingues resume ao final do post com seu comentário algo sendo repetido como mantra quando o assunto é o DAE: “Nos últimos 19 anos transformaram o DAE-BAURU de jóia da coroa em bijuteria de quinta categoria. Administrações se sucederam "loteando" o DAE-BAURU politicamente. FALTAM NO DAE-BAURU PLANEJAMENTO, GESTÃO E GOVERNANÇA ! Na luta, POR UM DAE-BAURU MELHOR !”.

Sem soluções à vista, os problemas, pelo visto são desta forma resolvidos. E poucos tocam no cerne da questão, na ferida, preferindo ficar de bem com a galera do que se queimar e se indispor com a administração. Se o fizer, o vereador corre o risco de deixar de ter seu pedido atendido. Seria esse o procedimento básico de atendimento do DAE nessas últimas administrações? Se for, algo de muito sério ocorre no intestino de tão importante peça da administração pública municipal. A verificar. Eis o link do texto de Adilson Talon: https://www.facebook.com/adilson.talon/posts/997201103754068?pnref=story.


Agir só pressionado. Foi isso que entendi. Correto isso? Não seria melhor e mais edificante um plano de ação visando a cidade num todo, sem necessitar deste tipo de ação no varejo de vereadores?

Nenhum comentário: