segunda-feira, 11 de junho de 2018

BEIRA DE ESTRADA (95)


“SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?”, PRIVILÉGIOS E BARRACOS DOS ACIMA DO BEM E DO MAL

Adoro escrever (e viver) mais ao lado de malandros, capadócios, conviver com esses, questão de identidade e camaradagem, do que com os da elite brasileira. Vez ou outra escrevo desses, mas só para expor as velhacarias. A perspectiva de escrever sob o ponto de vista da vida dos excluídos é fascinante, a dos ditos endinheirados é entristecedora, pois quase sempre vazios, ocos por dentro e por fora. Muitos comungam do mesmo ponto de vista. Um que sempre age da mesma forma é meu amigo, Silvio Selva, servidor municipal e homem dos bastidores do Teatro Municipal de Bauru. Um observador do seu tempo e com seus textos, curtos e cheios de ironia, picardia, mordaz como se deve ser, produz sacadas de grande valia. A última foi ontem, quando esteve por Bauru o ator Antonio Fagundes para uma peça teatral. Seu relato: “Ver atrasados do ENEM é para os fracos. O forte vê rico que pagou 120 paus o ingresso, ser barrado na porta do teatro, por atraso. (...) E perde a empresa. Perde eleição pra deputado. Perde pra prefeito e perde a compostura quando é barrado na entrada do teatro. A única coisa que ganhou, foi a herança”.

Pipocam comentários: “A equipe estava no horário, a produção estava no horário, o elenco estava no horário e 99,5℅ do público estava no horário, então todos esses envolvidos merecem nosso respeito e gratidão. Foi amplamente divulgado que horário é rigorosamente cumprido, então vamos respeitar principalmente ao público que chegou no horário e não merecia ser atrapalhado por alguém quem "sempre" quer chegar atrasado! Silvio obrigado pela força e ótimo atendimento, como sempre, você e o Flávio são ótimos!”, Wagner Ferreira, da produção da peça. “Isto que escrevi é um resumo. Me deu vontade de tirar umas fotos com flash. Mas, só filmei umas coisinhas engraçadas. Adoro ver burguesia com ódio... (...) O eterno candidato tucano, quis entrar depois do horário na peça do Antonio Fagundes, a esposa entrou, ele ficou batendo papo e o Fagundes começa exatamente no horário, ele pendura um relógio digital na porta tranca a porta e no mais, ele alugou o teatro e pode colocar regras que estão no contrato. O candidato quis dar carteirada, a esposa os gritos na porta. Ele perguntando para o pessoal se eram funcionários do teatro pois seriam punidos. Eram todos funcionários do Fagundes ou da produção. Ou seja, a esposa com ódio viu a peça, ele com ódio na porta, fingindo que telefonava pra direção da Globo. Cê acha que a Globo vai mandar Fagundes parar peça pro beleza entrar. E pra completar, uns lambe-botas querendo fazer buzinaço na frente do teatro, ao que ele mesmo prontamente recusou. Enfim, um monumento ao Matuto Paulista. E menos 500 votos potenciais pra ele. Multiplicado por 3 que é a média de propaganda boca-a-boca, perdeu uma pancada de votos e aliás, Fagundes explicou em cena que é desrespeito a platéia, ou seja, queimou filme grandão...”, Silvio Selva.

Não me interessa identificar o autor da bazófia, interessa a história, algo peculiar e a se repetir como farsa, demonstrando algo da elite brasileira. Brinco com Silvão e lhe digo num diálogo pelo facebook: “O cara vai pra Europa e não reclama de nada, quando chega atrasado se aquieta, aceita e até diz, aqui no Primeiro Mundo tudo funciona, mas quando acontece com ele e em sua aldeia, seu reduto (sic), diante dos seus súditos (sic) a primeira coisa que faz é querer dar uma carteirada. A elite brasileira sempre foi assim. Quando fomos tombar o prédio da Luzitana no centro de Bauru, a dona nos disse que ia regularmente pra Europa, lá era lindo ver os prédios tombados, preservados, mas aqui não, não fazia sentido e ainda mais o dela, inadmissível”. Agora escrevo mais um bocadinho. Aqui em Bauru e nos resto do país vigora uma espécie de lei, rico não anda de ônibus, metrô, trem, esses meios de locomoção exclusivos dos pobretões. Seria um avilte, pensam assim, fazê-lo e serem vistos. Enfim, o que iriam pensar deles, que estão em decadência? Já quando na Europa andam de trem que é uma maravilha, circulam por estações, tiram até fotos. Muitos até seguem de um lugar a outro de ônibus, sem problemas, enfim estão na Europa, lá isso é possível. São esses (ou a imensa maioria desses) os que estiveram na avenida Getúlio Vargas, travestidos de verde-amarelos e gritando contra Dilma, pedindo o impedimento de seu Governo, mas hoje quando tudo está imensamente pior que naquele período se calam. Pulhas, todos.

Impossível não fazer uma comparação simplista, como todos meus textos, com a expressão muito utilizada nesses momentos: “Sabem com quem está falando?”. Por aqui não é novidade, por exemplo, um juiz ser parado por alguma irregularidade no trânsito e mostrar a carteira, invertendo a situação, com ele, o infrator punindo quem lhe detectou o erro. Já tivemos histórias de “importantes” fazendo voo aéreo voltar para a pista após ter esquecido algo no solo. Pobres mortais cumprem horários, já os acima do bem e do mal, conseguem pela força contida em suas contas bancárias segurar o encerramento de alguns voos até que cheguem. Daí, meus escritos, que já privilegiaram alguns desses no passado, hoje não mais. Desconsidero os bem-postos e o mundo em que circulam, o mundo dos que “vivem longe de nós, nas altas esferas políticas, mundanas... e nos enxergam com similar desprezo pela nossa pobreza e pela nossa fé na honestidade” (Lima Barreto, in Coisas do Reino de Jambon).


QUATRO DIAS DA COPA DO MUNDO - UM TEXTO POR DIA SOBRE FUTEBOL (04)
Hoje não venho aqui com um texto, mas com um Podcast, o LADO B, uma gravação carioca com o historiador Luiz Antonio Simas sobre isso desse desinteresse pela Copa do Mundo. Ele, que não abre mão de torcer e muito, diz irá torcer sem neuras, daí o bate papo de pouco mais de uma hora é dessas coisas gostosas de ouvir pelas ondas do rádio (quando iremos fazer algo igual aqui em Bauru?). O link do Lado B com o Simas: http://www.central3.com.br/lado-b-do-rj-63-copa-com-luiz-antonio-simas/.

4 comentários:

Henrique disse...

COMENTÁRIOSVIA FACEBOOK 1:
Marco Antônio Souza Ah que vontade de saber quem foi o barrado na porta do teatro? Tenha dó HPA mata a cobra e mostra o pau.

Henrique Perazzi de Aquino Como me respondeu o Silvão, "estamos sendo processados por tudo". Me aquieto e afirmo categoricamente se inquerido, "TRATA-SE DE FICÇÃO E QUALQUER SEMELHANÇA COM A REALIDADE É MERA COINCIDÊNCIA". Tenho dito.

Tatiana Calmon Karnaval Dizem que estava lotado ele quis entrar atrasado e não coube...

Vilma Padilha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bruno Emmanuel Sanches 😂😂😂😂

Ricardo De Callis Pesce Por ter presenciado outras cenas mais ou menos parecidas, logo ao ler o texto já tinha percebido que "o teatro estava lotado e ele não coube", como disse a Tatiana.

Ana Maria Rubira Matei a charada no início, só podia ser....

Oscar Fernandes da Cunha Eu sou "quinem" mineiro, nessa eu não "caio", chego sempre uma meia hora antes. Kkk

Marlene Rosa Já sei quem é!!! Kkklkl posso dizer ??

Marco Antônio Souza Fala pelo menos o partido do pilantra.

Henrique Perazzi de Aquino Releia e decifre a charada.

Ricardo De Callis Pesce É PSDB, Marco Antonio. PSDB. É um caso de tucano que perde o rumo na (Silvio) selva, seu próprio lar.

Henrique disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:

Maria Cristina Zanin Sant'Anna Nossa!!! Passou um filme na minha cabeça, época de faculdade, peça com Marília Pera, levantou alguém da platéia, seria da mesma elite do atraso bauruense..... de novo????

Tatiana Calmon Karnaval Maria Cristina Zanin Sant'Anna genética kkkk

Gilberto Truijo JÁ SEI QUEM É. KKKKKKK. U PINGO É LETRA.

Maria Cecilia Campos Arrogância que nunca coube em nenhum lugar, né Tatiana?

Vilma Padilha Resposta supimpa.

Tatiana Calmon Karnaval É o Fagundes disse: não Caio nessa ...

Vilma Padilha AHHHH, mas a gente sabe que é....metido a besta

Fatima Brasilia Faria O HPA fez uma carta enigmática, lembram? 🦉-ruja 🦃-per 👶-be, 🙄🤔🤔🤔🤔 confere?

Maria Cecilia Campos Dá _lhe Fátima!


Bruno Emmanuel Sanches Que vergonha alheia... Tsc tsc tsc


Lazaro Carneiro Carneiro Isso é parte dos costumes familiar; lembram do crucifixo no btc?

Ronaldo Gifalli Lembra da Marília Pêra kkkkk nem falo nada

Ricardo De Callis Pesce Bem lembrado.

Henrique Perazzi de Aquino Num outro comentário em seu post, Silvio Selva escreve algo que merece ser compartilhado: "É muito engraçado quando a pessoa vê que algumas coisas seu nome ou dinheiro não podem comprar. A reação deles é incrível".

Henrique disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 3:

Silvio Selva Muitas vezes, a pessoa fala: “mas é Bauru “. Mas, existem regras no mundo. Dizer que outros teatros é diferente, pode até ser. No nosso Teatro já teve espetáculo que atrasou o início pra “chegar mais gente”. O espetáculo do Fagundes não tem patrocínio estatal ou privado, é bancado pela plateia que paga ingresso e foi visto por 100 mil pessoas que chegaram no horário e agora, vai pra Portugal e quem se atrasar, verá apenas os navios...

Geraldo Bergamo Quem perdeu o lugal vai pra Portugal.

Luis Giannini de Freitas Com certeza uma cena imperdível. E eu perdi.

Fatima Brasilia Faria Eu também!


Ana Maria De Carvalho Guedes Muito BOM. Pertinente.

Rita De Cássia Cornélio Henrique Perazzi de Aquino vc foi muito feliz nesse texto. Em Bauru acontecem coisas que até Deus duvida. Um procurador da república processou uma moradora de um condomínio, onde ambos moram, porque ela disse que não aceitaria carteirada, em uma reunião de condomínio. A mulher pediu desculpas, mas ele queria R$ 5 mil e que ela prestasse serviço comunitário. O promotor de Justiça de Bauru disse que não era crime, mas dois dias depois, mudou de ideia e pediu ao juiz, também amigo do procurador, que condenasse a mulher por ter maculado a imagem dele que nunca havia carteirado. A Juiza era mulher e mesmo assim condenou a outra por ter ofendido muitooooo o procurador dos óculos de ouro. kkkkk

Rodrigo Ferrari Parece que ele não coube em si de tanta raiva.
1
Angélica Carvalho Alves Aí.... Quero saber quem é 🤔🤔🤔🤔 morrendo de curiosidade. Ótima explanação 👏👏👏

Tatiana Calmon Karnaval Leia direitinho os comentários... Vai saber... Veja os memes tbem kkkk

Alberto Lula Pereira Caio na risada só de pensar na cena.

Henrique disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 4:
Angélica Carvalho Alves O cara se acha a cereja do bolo... blackut😝

Maria Cristina Zanin Sant'Anna QUE MICO , MAIS UM....

Marco Antônio Souza Quando caí em mim, percebi que a risada não coube em minha garganta.

Tatiana Calmon Karnaval Kkkkkk

Sergio Piga No começo não coube na minha cabeça, depois atinei que não caio mais nessas pegadinhas do HPA...

Marco Antônio Souza Foi a melhor de todas.


Silvio Selva Quase mil pessoas felizes que se divertiram muito e que aplaudiram o respeito que o Fagundão tem com a plateia:
Gerenciar


Mara Ferrato · Amigo de Carla Motta e outras 73 pessoas
Que respeito com o Público!!! Parabéns ao Fagundes! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Roque Ferreira De Marília Pera a Antonio Fagundes...a burguesia decadente tentando impor r

Lara Biral Sou fã dos seus posts
G
Henrique Perazzi de Aquino Notícias atualizadas por Silvio Selva dos desdobramentos: "Atualização sobre o imbróglio Fagundes: até o momento, o Teatro não foi fechado, ninguém foi exonerado e ninguém reclamou na Ouvidoria. Nenhuma das ameaças foi cumprida.


Ademir Elias Amigos Silvio Selva e Henrique Perazzi de Aquino. Fui ver o espetáculo "Baixa Terapia", com Antônio Fagundes, no papel principal. Quando adquiri o ingresso fui avisado que se chegasse às 18h e 30 segundos não entraria pq a producao é rigorosa com o horário. Precavido, cheguei as 17h30, entrei às 17h45 e exatamente às 18h00 o espetáculo começou e as portas do Teatro foram trancadas. Fiquei impressionado, mas ao mesmo tempo feliz com o respeito ao público.

Ademir Elias Me fez lembrar um show do Rolando Boldrim, que assisti há muitos anos na Luso. O show estava marcado pras 21h00. Chegusei às 21h01, o Boldrim já tava no palco e tive que implorar pro cara da portaria liberar a minha entrada.