sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

DICAS (193) e MÚSICA (183)


DECRETARAM O FIM DO "PÉ DE CACHAÇA", O MAIOR BLOCO DE RUA DE BAURU

Foi através de um decreto, triste e histórica canetada, mais do que evidente, debaixo de muita pressão. Eu aqui de longe imagino o que deve ter ocorrido nos bastidores até o prefeito assinar e decretar que o "Pé de Cachaça, o maior bloco de rua desta terra "sem limites" não possa mais sair. Tento compor aqui na memória a trajetória de como deve ter sido a cena pelos corredores do 3º andar do Palácio das Cerejeiras e a pressão para se chegar a esse desfecho. Alertei quando estive na SMC - Secretaria Municipal de Cultura para assinar documento agora obrigatório, que o principal motivo da regulamentação e obrigatoriedade de se fazer um fichamento dos blocos de rua era, em primeiro lugar, perseguir o Pé de Cachaça, mas na sequência algo mais viria. Por enquanto, neste ano só eles, mas para um futuro bem breve, algo mais e talvez, com um desGoverno pouco mais conservador, a proibição do Bauru Sem Tomate é MiXto. Nunca proibirão o "Agora ou Nunca", pois esse representa algo pelo qual "eles", o poder público, não ousam tocar sem se tosquear. Fico triste, imaginando para onde estamos caminhando e prevendo o que pode acontecer nas ruas desta cidade no próximo domingo, quando aquela massa humana, mais de 5 mil pessoas se dirigirem ao parque Vitória Régia em busca de festar no Carnaval. Faltou aqui um prefeito saber impor regras, saber cobrar, acompanhar, dialogar até a exaustão e não se deixar levar pelo lado conservador desta cidade, o que quer o fim de festas populares nos bairros, open bares, festas em repúblicas e agora o Carnaval, ou seja, baita medo possuem de muita gente nas ruas, pois isso pode acabar se transformando em algo incontrolável, talvez um princípio de revolução (imagine que delícia se isso viesse a acontecer). Algo eu tiro tiro disso tudo: os poderosos se borram de medo de povo nas ruas, seja pelo motivo que for. E pior, no caso bauruense, nem o nome do bloco foram capazes de citar no publicado, quando comunicaram a proibição, o fazendo por insinuação.

"TEM QUE SER SELADO, REGISTRADO, CARIMBADO, AVALIADO, ROTULADO SE QUISER VOAR!"

O Bloco do Tomate teve que seguir as regras e carimbar documento para poder desfilar no Calçadão da Batista, algo agora obrigatório. A amiga Karen Romano lembra que, isso coisa já prevista por RAUL SEIXAS em O CARIMBADOR MALUCO, tirado do LP do mesmo nome, selo Eldorado, 1983. São as tais exigências burocráticas desta vida... Enfim, é preciso de um carimbo dizendo sim, sim, sim, sim... Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=KV38MHX4ALw

A Letra: "5... 4... 3... 2 Parem! Esperem aí Onde é que vocês pensam que vão? Plunct Plact Zum Não vai a lugar nenhum!! Plunct Plact Zum Não vai a lugar nenhum!!/ Tem que ser selado, registrado, carimbado/ Avaliado, rotulado se quiser voar!/ Se quiser voar/ Pra Lua: a taxa é alta/ Pro Sol: identidade/ Mas já pro seu foguete viajar pelo universo/ É preciso meu carimbo dando o sim/ Sim, sim, sim/ O seu Plunct Plact Zum/Não vai a lugar nenhum!/ Plunct Plact Zum/ Não vai a lugar nenhum!/ Mas ora, vejam só, já estou gostando de vocês/ Aventura como essa eu nunca experimentei!/ O que eu queria mesmo era ir com vocês/ Mas já que eu não posso/ Boa viagem, até outra vez/ Agora O Plunct Plact Zum/ Pode partir sem problema algum/ Plunct Plact Zum/ Pode partir sem problema algum/ (Boa viagem, meninos Boa viagem)".

"DERRUBAR AS PRATELEIRAS, AS ESTÁTUAS, AS ESTANTES, AS VIDRAÇAS, LOUÇAS, LIVROS SIM"
No dia em que a Prefeitura Municipal de Bauru, através do prefeito Gazzetta cede à pressão do conservadorismo e decreta o fim do maior bloco carnavalesco de rua, o Pé de Cachaça, impossível não associar o ocorrido com algo previsto por CAETANO VELOSO bem lá atrás, quase início dos anos 70, ditadura militar nas ruas, com isso a ocorrer agora. A canção É PROIBIDO PROIBIR diz muito, isso tudo é um tanto profético nesse momento onde portas se fecham, enquanto outras são escancaradas para o que de pior temos, o conservadorismo ocupando espaços antes reservados para a livre circulação de pessoas e principalmente de ideias. Eu tenho essa música em vários LPs e CDs, mas escolho essa de um LP coletânea de muito sucesso décadas atrás, quando até a editora Abril, hoje esse excremento a céu aberto, publicava algo da boa música brasileira e vendia em bancas de jornais. Os tempos mudaram e muito, e para pior. Muito pior. Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=7hYxfP5q5og

A letra: "A mãe da virgem diz que não/ E o anúncio da televisão/ Estava escrito no portão/ E o maestro ergueu o dedo/ E além da porta/ Há o porteiro, sim/ E eu digo não/ E eu digo não ao não/ Eu digo/ É! Proibido proibir/ É proibido proibir/ É proibido proibir/ É proibido proibir/ Me dê um beijo, meu amor/ Eles estão nos esperando/ Os automóveis ardem em chamas/ Derrubar as prateleiras/ As estantes, as estátuas/ As vidraças, louças, livros, sim/ E eu digo sim/ E eu digo não ao não/ E eu digo/ É! Proibido proibir/ É proibido proibir/ É proibido proibir/ É proibido proibir/ É proibido proibir./ Caí no areal na hora adversa que Deus concede aos seus/ Para o intervalo em que esteja a alma imersa em sonhos/ Que são Deus/ Que importa o areal, a morte, a desventura, se com Deus/ Me guardei/ É o que me sonhei, que eterno dura/ É esse que regressarei/ Me dê um beijo meu amor/ Eles estão nos esperando/ Os automóveis ardem em chamas/ Derrubar as prateleiras/ As estátuas, as estantes/ As vidraças, louças, livros, sim/ E eu digo sim/ E eu digo não ao não/ E eu digo: É!/ Proibido proibir/ É proibido proibir/ É proibido proibir/ É proibido proibir/ É proibido proibir".

MEUS CAROS E CARAS - O TOMATE E A RESISTÊNCIA NECESSÁRIA
Dia 22/02, próximo sábado, às 12h o bloco Bauru Sem Tomate é Mixto desce o Calçadão e precisa muito contar com seu apoio e participação. Estamos vivenciando tempos ásperos, duros e onde grassa o medo, receio até em desfilar e marcar posição contra os desmandos em curso. A proposta do bloco sempre foi a de escancarar nossas mazelas, pagamos o preço e é sempre mais que bom que o desfile ocorra com ampla participação, demonstração evidente de força, união em torno da causa comum a nos unir. Estar juntos é primordial e desta forma, conclamamos por sua presença e divulgação. Venha para a rua neste sábado, se junte a nós, engrosse nossa voz e assim seremos cada vez mais fortes. Eu me uno ali, você aqui, nós todos juntos, gritando bem alto. Sem a sua presença, seremos um a menos e isso faz muita falta. Não deixe de vir. Estaremos a tua espera, com ou sem a camiseta do bloco, mas cheio de gás, não só por causa do Carnaval, mas pelos evidentes motivos pelos quais precisamos estar nas ruas e lutas, hoje, amanhã e sempre. Você vem? Venha como quiser, puder e lhe convier, mas venha...
HPA, pelos tomateiros de plantão

Nenhum comentário: