domingo, 2 de fevereiro de 2020

BEIRA DE ESTRADA (119)

DOMINGO EU TENTANDO JUNTAR OS CACOS DE COMO SE DEU O AGITADO DIA

1.)
AMIGOS, CAMARADAS, COMPANHEIROS, CONSIDERADOS, ADMIRADORES E AFINS: SAIU A CAMISETA DO BLOCO DO TOMATE PARA 2020
O furdunço está batendo na nossa porta e a descida do bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco, o BAURU SEM TOMATE É MIXTO será sábado, 22/02 no Calçadão da Batista, este ano cutucando com vara curta desmandos em BAURU: A CANNÃ DAS CAPIVARAS. Da tristeza do ocorrido com os assentados urbanos do Cannã até provável também expulsão das capivaras de condomínio de luxo, versaremos sobre as tantas CAPIVARAS a devastar essas plagas. E com o traço do artista plástico Silvio Selva, apresentamos aqui como será a camiseta para a festa. Como sempre, ela é a única fonte de renda para pagarmos a festa, músicos, som, a impressão das mesmas e outras despesas.

Preço de R$ 40,00 (quarenta reais) tamanhos P, M, G, GG e XG
Preço de colaborador R$ 50,00 (cinquenta reais)
Começam as vendas a partir deste exato momento. Façam suas reservas e aos mais chegados, um pedido: se possível pagamento antecipado para pagarmos a confecção o quanto antes.

Em tempo: Novidades a cada dia, em drops, um encontro para decidirmos os nomes dos prêmios Desatenção e escolha dos Musos deste ano, gravação da letra do samba, exposição com motivos do bloco e a partir de hoje, algo novo a cada dia, esquentando os tamborins, aquecendo as turbinas e indo pra luta, enfim, A GENTE FAZ FESTA MAS ESTÁ PUTO DA VIDA. Precisamos de todos os libertários destas plagas, pois unidos seremos sempre mais fortes. Festando e denunciando...

2.) MATO É O QUE MAIS VICEJA NAS ESCOLAS ESTADUAIS EM BAURU - E SEU JOÃO DORIA DORMINDO EM BERÇO ESPLENDIDO...
Amigos residentes no bairro Gasparini me enviam fotos de como está a situação da escola estadual, ainda em período de férias, mas já com alguma movimentação em sua parte funcional. Suas dependências estão em petição de miséria, mato crescendo e se multiplicando de forma esplendorosa nesses tempos quentes e úmidos de janeiro. A preocupação de todos vai além do mato, pois com ele o aumento incontrolável dos animais peçonhentos, sendo o mais perigoso o escorpião e depois todos os malefícios de água acumulada, como dengue e quetais. Cenário de abandono não é privilégio do Gasparini, pois na imensa maioria das escolas estaduais o cenário se repete. Se existe algum cuidado nas unidades municipais, o mesmo não está ocorrendo nas onde a manutenção é estadual, ou seja, algo pelo qual equipe do governador João Dória deveria estar atento, mas como sabemos, não está. Todos no entorno da escola lá do Gasparini sofrem com escorpiões invadindo suas residências, muitos deles já encontrados dentro de casa, debaixo de camas e até dentro de sapatos. Ao receber as fotos assuntei e o cenário se repete cidade afora, numa descarada cena de desmazelo e destrato para com a coisa pública. Repico as fotos por aqui e conclamo com a grita geral, uma pressão para quem de fato deveria tomar providências. Falta o que para que se inicie a limpeza desses lugares, onde os filhos dos moradores estarão nos próximos dias? Se com a exposição das fotos não surtir o resultado esperado, o ideal mesmo será toda essa população desassistida ir pras ruas, protestar e fazer valer o que lhe é de direito.

3.) DO CONGRAÇAMENTO POSSÍVEL COM O CARNAVAL
Tive o prazer de presenciar um memorável encontro de pessoas com ligação umbilical com o Carnaval, quando da visita da Dulce Cosmo, subprefeita do distrito de Tibiriçá e carnavalesca assumida do bloco Estrela do Samba, com toda sua família fazendo de tudo e mais um pouco pelo brilho dessa festa, fazendo questão de visitar suas amigas da escola de Samba Coroa Imperial do Geisel, tirando essa bela foto junto das irmãs Maria e Olívia, também da Michele, uma espécie de faz tudo por lá. Esse o congraçamento precisa ser realçado, precisa existir mais e mais, vicejar entre gente que faz e acontece para que essa festa volte a ter o brilho de antanho, quando já foi considerada uma das maiores de todo interior paulista. Pessoas que se respeitam, cada uma batalhando e muito por sua agremiação, mas quando o assunto é sentar juntas, trocar figurinhas, o fazem sem nenhum problema. O Carnaval além da festa é esse congraçamento, essa rica possibilidade de união e festa popular. A cidade ganha muito dando o seu quinhão pra engrandecer ainda mais o evento, algo pelo qual recebe de retorno valores muito maiores do que o investido na realização da festa.

4.)
COMO FOI O 1º "CACHAÇA COM POLÍTICA" DO BAR DO GENARO, GILBERTO MARINGONI, GRAVAÇÃO FEITA PELO JORNAL DOIS.

5.) HOJE A HISTÓRIA DE QUEM CONFECCIONA NOSSAS CAMISETAS
Henricão, ou Henrique Costa ou mesmo Henrique da H.Tex, eis o cara da estamparia, o que faz nossas camisetas. Saímos esse ano pela 8ª vez consecutiva e somente num ano não fizemos o produto que veste os tomateiros com ele. Ele já mudou de endereço algumas vezes e hoje está na rua Julio Prestes, entre a Araújo e a Antonio Alves, numa porta que muitas vezes você passa por lá e encontra tudo fechado. Henricão bate nas onze, coringa nato, além de exímio skatista. Ele faz tudo sozinho, todas as etapas, desde pegar o serviço, enviar para a costureira, comprar tintas, panos e por pra rodar na mesa de silk. Se ele não está por lá, com certeza está num dos outros locais, sempre correndo atrás, ele e sua bicicleta. Sim, ele não tem carro e anda de bicicleta pelas ruas da cidade, além dos seus muitos skates. Seu pequeno negócio é o negócio de sua vida, o que move tudo e lhe dá o sustento. Um ser iluminado e contagiante. Quando do primeiro ano, os Tomateiros o conheceram e a empatia foi imediata. Todos estamos cientes de suas limitações e de como se esforça para produzir tudo a contento, dentro do seu corre-corre. Nunca nos deixou na mão, mas vive no aperto, assim como a imensa maioria do povo brasileiro. Luta daqui, pega dali, rala dacolá e no achego, tudo dá sempre certo, porque ele se vira, dá seus pulos, sua a camisa. Em muitos anos o pessoal do Tomate teve propostas de preços melhores, mas quando sentamos para decidir onde íamos fazer, pensávamos que iríamos deixar o amigo Henricão para trás e isso não seria legal. Dificuldade por dificuldade, ele com aquele seu jeito malemolente, soube cativar o grupo e como o negócio do bloco não é ganhar nada em cima das camisetas, nada como não deixar o amigo na estrada. A gente sabe que seu preço não é competitivo diante de alguns grandões do ramo, mas ele é nosso amigo, está conosco desde sempre, sabemos de sua vida, de como está difícil manter as portas abertas, do pouco lucro que tem com o negócio, pois faz um preço mais que camarada e daí juntamos tudo e esse é o cara onde as camisetas do bloco são produzidas e como não podia deixar de ser, novamente, a deste ano sairá lá de seu esforço e nós lhe pagaremos a justa paga por tudo. Henricão é mais que um cara batuta e a gente não se sentiria bem conosco mesmo fazendo com um grandão aí da praça e deixando nosso amigo na mão. Ele é dos nossos, sabe da perversidade em curso no país, sofre junto e não soltaremos da sua mão.

6.) "E AGORA SÓ OS ESQUERDISTAS...
"Na festa de aniversário de um amigo, alguém grita, agora só os esquerdistas e os comunistas e em volta da mesa umas cinco pessoas, mas o inesperado aconteceu e o fotógrafo teve que esperar, pois apareceram mais e mais pessoas, tocadas pelo chamado, todas querendo posar junto a tal grupo. E assim o click foi dado e todos alegremente perceberam que ninguém está tão sozinho assim, enfim, somos muitos.

Nenhum comentário: