quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (140)


ESSO MACIEL, SEUS CÃES, LIXO, HOMOSSEXUALIDADE E VIZINHOS
Esso foi servidor municipal lotado no Gabinete de antigos prefeitos. Cumpriu sua missão, se aposentou e foi cuidar da sua vida. Sempre bonitão, nunca escondeu de ninguém sua homossexualidade e assim tocou sua vida, aberta e dentro dos limites estabelecidos por ele mesmo. Fez e aconteceu nessa cidade, sempre muito falado, porém respeitado, pois nunca misturou alhos com bugalhos. Morador da vila Falcão, rua Campos Salles, fez de sua casa o lar de cães desamparados e do bom trato com as plantas. No muro fronteiriço de sua casa um hera de grandes proporções toma conta de tudo e no portão de entrada, inscrições feitas por ele, artista plástico renomado, deixando bem claro ser ali a residência desse diferenciado cidadão. Vive praticamente isolado do mundo, num casulo só seu, um oásis só dele e assim tenta ir levando a vida adiante, sem interferir na vida de ninguém. A pessoa por ser diferente de todas as demais à sua volta já merece um olhar de esgueio, ele sabe disso, mas nem por causa disso pretende mudar algo. Só quer ser feliz ao seu modo e jeito. Ele só quer paz para cuidar de seus cães, cuidar de suas plantas, da saúde e continuar fazendo o que gosta, assistir bons filmes, ir à feira aos domingos, circular livremente pelas ruas do bairro onde sempre morou.

Nos últimos tempos isso tudo está um bocadinho mais complicado. Esso é acumulador e isso não vai mudar na cabeça de um senhor beirando os oitenta anos. Hoje tem em sua casa/quintal aproximadamente quarenta cães. Alguns ele pegou na rua, outros vieram de formas inusitadas e outros, os mais recentes são despejados do alto do muro para dentro de seu quintal. Seu salário, como tudo neste país, está retraído e mal dá para a sua alimentação, assim ele conta com ajuda de várias pessoas, dentre elas Tatiana Calmon Karnaval e outros. Seu problema hoje não são os cães, o amor de sua vida, mas a incompreensão de vizinhos e gente que mal o conhece, mas o julga. Impossível, por exemplo, seu lixo não exalar mau cheiro, pois ali resíduos dos seus animais, folhas, etc. Alguns vizinhos reclamam e ali na calçada, são jogados outras espécies de lixo, não provenientes de sua casa. Ele não quer discutir com ninguém, quer tocar sua vida, mas nem isso deixam. Brigam com ele, o impedem de continuar deixando o lixo em sua própria calçada, fazendo com que o deixe quase duzentos metros adiante. Diz ter sido agredido, ultrajado, ofendido e por fim com algo repugnante: "Viado tem mais é que morrer. Merecem mesmo umas balas".

Inconsolável não tem a quem recorrer. O faz comigo, liga e conta em detalhes seu padecer. Está com medo de sair às ruas, pois segundo me diz, "os caras do Bolsonaro se acham e de uns tempos para cá estão mais ousados, sem nenhum medo de não só ameaçar, como colocar o dedo na nossa cara". A intolerância viceja, como se sabe, por todos os lados, poros e maneiras e está se manifestando em lugares nunca dante imaginados. A paz do Esso para tocar o que lhe resta de vida e também de saúde está mais do que comprometida. Não pretende alterar seu ritmo de vida, pois se o fizer, me diz, estará se rendendo à bestialidade dos tempos atuais, algo pelo qual diz não ter feito em nenhum momento de sua vida. Eu aqui defendo gente como Esso Maciel, pois gosto dele e o respeito acima de tudo. Não posso me furtar em produzir esse doído relato e espalhar com o vento. Que isso chegue a outros sensíveis e possamos fazer algo contra esse espírito odiento querendo tomar conta de tudo e todos. O país necessita de mais e mais tolerância para com todos seus segmentos. Os desprotegidos, isolados e sem guarida são os que mais padecem, pois já são impedidos de fazer o que gostam. Que o grito desse artista ecoe por todos os lugares e alcance uma solução de compreensão entre os humanos, algo já em falta no Brasil dos desGoverno bolsonarista. Ele só precisa e quer PAZ, mas é exatamente isso o que menos se encontra nesse aturdido e descontrolado país, já percorrendo o caminho ladeira abaixo, destruição sob o comando dos piores que podíamos ter encontrado.

GANHADORES DO PRÊMIO DESATENÇÃO 2020, TEXTO DE ROQUE FERREIRA, A MAIS ALTA PREMIAÇÃO DO BLOCO BAURU SEM TOMATE É MIXTO
Este ano havia muitos concorrentes para receberem o Prêmio Desatenção. A disputa foi acirrada, mas os que cruzaram “disco de chegada” foram:
Desenhista GREIFO fez a ilustração a pedido do Tomate.

1º Colocado - O prefeito Clodoaldo Gazzetta. Durante 25 anos circulou por vários partidos políticos com o objetivo de se eleger prefeito da cidade de Bauru. Em 2016 filiado ao PSD (partido de direita) e numa aliança com PP, PTB, PSB, DEM, PROS, PC do B, PSC, PEN e REDE no primeiro turno, e com a adesão do PDT. PSB e MDB no segundo conseguiu realizar seu sonho e ser eleito prefeito de Bauru. Pela aliança partidária já era possível imaginar quais seriam as prioridades deste governo. De fato destravou a cidade para atender os interesses dos grupos econômicos que apoiaram sua candidatura (as forças vivas bauruenses que estavam distribuídas em todos estes partidos). Abriu as APAS para receberem parcelamento, ampliou o perímetro urbano para facilitara a vida de construtores e incorporadas, não reformou o Pronto Socorro, não reformou o PAI- Pronto Atendimento Infantil, continuou a usar uma planilha de reajuste do transporte urbano que favorece as empresas privadas, publicou decreto ilegal concedendo o uso do Recinto Melo de Morais para a ARCO por decreto o que é ilegal, não respeitou os servidores públicos. Incentivou a privatização de serviços públicos, não consegui garantir vagas nas Escolas de Ensino Infantil, e por último vai para o PSDB partido de Dória que apóia Bolsonaro. Gazzetta definitivamente traiu os setores populares e da juventude que “acreditaram no seu discurso e em suas promessas”. Sabia que não poderia realizar o que estava prometendo, mas no vale tudo para ganhar as eleições mentir é uma arte. Faz José ao primeiro lugar, como um dos piores prefeitos que a cidade já teve...por enquanto.

2º Colocado - O deputado federal Rodrigo Agostinho, em razão de ter votado a favor do Projeto de Lei de Bolsonaro, que reformou a previdência e retirou vários direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores, além de praticamente impossibilitar a aposentadoria de milhões de brasileiros. Rodrigo Agostinho tem responsabilidade direta por tudo que estamos vendo nos meios de comunicação em relação à destruição da Previdência Social e aos segurados. Foi um dos que ajudou a construir a arma que esta ferindo de morte milhões de brasileiros. Como aprender o que não presta é fácil, depois de participar um crime de alta magnitude, parece aqui em bauru e outras cidades da região “com cheques propagandas” de verbas e emendas parlamentares liberadas por Bolsonaro para os deputados que votaram a favor da reforma. Oportunismo e populismo que desgraçadamente será pago pela maioria da classe trabalhadora e da juventude.

3º Colocado - Edison Gasparini Jr, ex- presidente da COHAB desde 2005 pego na Operação “João de Barro”, por desvio de recursos da COHAB, por realizar acordos com construtoras prejudiciais ao município. Em sua casa foram apreendidos no dia da operação R$ 1.607.000,00. Com o fim do sigilo imposto ao processo, foi possível verificar o crescimento do patrimônio da família. São 15 imóveis sendo alguns no Villaggio III, loteamento residencial de luxo em Bauru, em torno de oito veículos e empresas voltadas para o setor agropecuário. Foi articulador e conselheiro político dos prefeitos Rodrigo Agostinho e do atual.

O Prêmio será entregue, dia 22 às 11 horas na Praça Rui Barbosa - Bauru - Compareçam para saudar os homenageados!

Nenhum comentário: