segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

COMENDO PELAS BEIRADAS (83)


DOMINGO PELA MANHÃ, A CONSPIRAÇÃO ESTAVA ARMADA E EM EBULIÇÃO NA FEIRA
A feira dominical, como não me canso de apregoar, é o lugar mais democrático dessas plagas "sem limites". Por ali, um bocadinho de tudo um pouco, ou seja, qualquer possibilidade pode por ali vicejar e depois, conforme o vento, se espalhar que é uma maravilha. Eu, em particular, gostaria de ver sendo fomentada o vírus libertário, esse que o povo possui dentro de si e nem sabe, um que na junção de todos sendo colocados ao mesmo tempo num mesmo local, numa liga mais que apropriada, dariam início a uma revolta a virar a mesa. Sonho com isso, mas ao olhar para os lados, constato ser isso praticamente impossível, pois a mente da imensa maioria não apetece para algo nesse sentido. Volto para a normalidade e me contento em ver algumas manifestações artísticas ocorrendo junto ao povo e sua reação. Tiro foto de tudo, mas o que me envolve mesmo é ir olhando para a fisionomia das pessoas, os expectadores. Na manhã do domingo passado, ontem, 16/02, duas delas atravessou o coração da feira, de cabo a rabo e patrocinadas por um movimento cultural contra a barbárie. Na primeira uma trupe circense sobe a feira e já deixa o público atônico, sem saber se o visto era carnaval, desordem, vadiagem ou Cultura. Logo depois quem sobe a feira, saindo de dentro das entranhas da Feira do Rolo e indo debandar só na praça Rui Barbosa foram integrantes do bloco carnavalesco Pérola Negra. A batida foi contundente, ininterrupta e forte. Muita gente sacou do celular e gravou a cena, até para dizer aos seus que o Carnaval ainda persiste, insiste e resiste, ou seja, está vivo, outros, como também vi, torciam o semblante, numa demonstração evidente de incomodo.
Hoje, entre nós, os rastaqueras e comedores de migalhas, existe uma turba movida pelo que lhe impõe os interesses da mídia massiva, algo contra tudo o que venha a ser Cultura Popular. Se auto-apunhalam e nem percebem. Enfim, dentre mortos e feridos, sobreviveram todos, os prós e os contras. A barbárie está aí, mais viva que nunca, precisando levar uma tunda para se colocar no seu devido lugar e os que resistem na lida, expondo algo para tentar uma conscientização através da arte. O que mais me entristeceu de tudo foi ao final ler um comentário de um agente cultural enaltecendo o caráter do ocorrido: "tudo dentro da normalidade, sem incidentes, sem violência e desordem". Ou seja, se a BARBÁRIE está aí, atuando e nos apunhalando de forma contundente, a reação, segundo essa pessoa deve ser pelo lado da paz, sem confronto. Enquanto vigorar essa mentalidade, continuaremos sendo cordeiros, gente de paz enfrentando as baionetas dos insanos. Vai ser difícil outra Revolução dos Cravos dessa forma. Pensei nisso tudo enquanto acompanhei os acontecimento na feira ontem pela manhã, quando depois todos voltamos para nossas casas, de forma ordeira, bem comportada e do outro lado, a barbárie só ampliando seu leque de ação. Vamos que vamos...
HPA, segunda-feira, acordando com a macaca

AS MENTIRAS ACEITAS COMO VERDADES, COMO A DO LULA TER IDO VER O PAPA PARA CONFERIR SUA GRANA NO BANCO DO VATICANO
Ontem sentados no Bar do Barba, o cara se aproxima de nossa mesa e oferece facas. Recusamos educadamente, pois dentre todos ali sentadinhos, ninguém interessado naquele específico produto naquele exato momento. Nem sei dos motivos, mas na sequência vejo o senhor dizendo algo repugnante: "Sim, a vida está dura para todos. Só está boa para o Lula que foi para o Vaticano ver os 250 milhões que tem lá depositados no Banco do Vaticano". Um dos nossos tentou retrucar com algo nesse sentido: "Pior que isso, não sei se você saber mas o filho do Bolsonaro conseguiu comprar só com o salário de deputado, mas de vinte imóveis numa das regiões mais caras do Rio de Janeiro e isso representa valor muito maior que esse dito aí por ti como do Lula". O cara não retrucou, se saindo com essa: "Nenhum vale nada, são todos iguais. Ruim mesmo está para mim".

Dito isso, ele se foi e ficamos a refletir sobre isso dessas deslavadas mentiras, não a referente ao filho do Bolsonaro, pois essa é a mais pura verdade, mas a da grana do Lula em Roma. Estamos meio que acuados e assustados com "a crescente dominação da política pela manipulação de medos, ódios e ressentimentos e com a propagação, por meios eletrônicos de mensagens curtas, geralmente falsas e com grande capacidade de penetração em mentes menos acostumadas ao pensamento crítico" (Celso Amorim). O assunto dominou a discussão, exemplificada no que acabamos de presenciar, quando ficou constatado que, "muitas pessoas aceitam determinada posição não porque pesaram argumentos contra e a favor de uma tese e chegaram a conclusões próprias, mas porque essa posição foi transmitida por alguém com quem se identificam emotivamente, seja amigo, parente ou pessoas com laços fortes, porém, com ascendência moral sobre ela" (Celso Amorim). Estamos vivendo um desapego a lógica e à razão, quando se junta nesse bolo outros fatores, como o menosprezo à ciência, incentivo à violência e ao ódio, culto ostensivo da ignorância, gerando essa confusão mental, a serviço de objetivos oportunistas.

E como reverter isso e fazer essa camada se deixando levar voltar a refletir, não aceitando cegamente tudo o que esses próximos lhe direcionam? Nisso não chegamos numa plausível conclusão e as repasso aqui para tentar na ampliação da discussão, algo palatável para ser colocado em prática. A mentira viceja e é espalhada com o vento, como praga e tudo feito com interesses muito bem definidos.

GREIFO, CARICATURISTA DAS RUAS E O "PRÊMIO DESATENÇÃO" DO BLOCO DO TOMATE 2020
Todo ano o bloco escolhe o Prêmio Desatenção e cutuca os poderosos de plantão. Neste ano foram três os escolhidos. Estamos preparando um texto sobre os agraciados e o divulgaremos nos próximos dias, mas ontem, na feira dominical quem nos entregou o esboço da arte solicitada para a premiação foi o desenhista, rei do traço, Greifo, caricaturista das ruas, que neste domingo, estava com seu pequeno aparato num dos cantos e ali trabalhando. Greifo resiste, persiste e insiste, luta contra as adversidades e produz algo de inigualável valor, daí o fator principal para o pessoal do Tomate amá-lo tanto e querer ver seu traço entrelaçado com nossas coisas. Ele pega logo o espírito da coisa e leva ao papel ao seu modo e jeito, sempre sem retoques. Ressalto aqui algo desse intrépido lutador, personagem vivo das ruas dessas plagas e ao mostrá-lo em algumas fotos, tiradas ontem pela manhã, primeiro o esboço do que iremos expor quando da premiação, depois ele próprio, a estampa de quem bravamente enfrenta todos os moinhos pela frente e continua tentando se safar fazendo o que sabe e faz bem feito. Greifo é pessoa querida, mais que tomateiro, desses tantos com a cara do bloco, com a identidade de nossas ruas e lutas, com cheiro de povo, alguém pelo qual o Tomate faz sempre questão de não só estar ao lado, mas valorizar.

SERÁ?
Será que o pessoal da rádio Jovem Pan, ops, digo, velha Klan sabe interpretar textos? Eis um que adoraria ver dissecado pelos colunistas retrógrados e conservadores da vetusta emissora, digna representante da mídia massiva. O que é mais que nítido, esses estarem atuando à serviço do que de pior temos hoje neste país, isso tudo que veio com o conluio golpista ocorrido em 2016 e que, só está detonando com o outro soberano Brasil. Fica o texto com solicitação para que os insanos reflitam antes de repetir as baboseiras sendo espalhadas ao vento. Viva o Carnaval, a resistência necessária na defesa da Cultura Popular e contra essa idiotização dos tempos atuais, patrocínio do desGoverno miliciano de Bolsonaro & Cia. Esse país precisa voltar a pensar fora do quadrado a lhe emburrecer a vida.

Nenhum comentário: