quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

MÚSICA (182)


O MÚSICO QUE CANTA OS CARAS, MAS PELAS REDES SOCIAIS PEDE PARA OS SEGUIDORES DO BOLSONARO NÃO IR AOS SHOWS DE ESQUERDISTAS

Fernando Lucilha Junior é um distinto cidadão, senhor aposentado, tendo trabalhado uma vida inteira nas hostes do Banespa, ou seja, bancário, sofredor como todos os que labutaram uma vida inteira e hoje, na qualidade de músico, toca numa banda em Piratininga, nesse momento só tocando marchinhas carnavalescas, lindo de se ver. 

Mas tem um lado que não consegue esconder, se tornou um empedernido direitista, destes a propagar uma besteira atrás de outra em seus posts pelas redes sociais, numa perseguição atroz a tudo o que resvale ter conotação de esquerda. Tornou-se um sujeito chato, pois repete essas montagens boçais que se vê pela internet (os tais fake News) em suas mensagens e, dessa formas, já na terceira idade, renega seu passado como trabalhador e se mostra ao lado do opressor. O exemplo do que li ontem me faz escrever esse texto.

Lá uma montagem com as fotos de vários cantores da MPB, encabeçada por Chico Buarque e tendo ao seu lado Gilberto Gil, Gonzaguinha, Ivan Lins, Taiguara, Simone, João Bosco e Aldir Blanc, Bethânia, ou seja, muitos dos grandes do que temos de melhor em nosso cancioneiro popular. O texto era um horror, pois clamava para seguidores do Bolsonaro deixar de ir assistir shows e consumir música com “esses esquerdistas”. Não resisti, fui lá e tasquei um: “Lucilha, você só pode estar doente, pois na qualidade de músico, toca todos esses caras e se parar, não vai ter mais o que tocar, nem cantar. Se toca, tu está passando dos limites do razoável”. Não devo ter sido o único, pois após avalanche de argumentos contrários ao dele, recuou e hoje não vejo mais o post na sua publicação.

Ele é reincidente do reincidente, pois repica besteiras do mesmo quilate todo dia. Eis mais uma, essa ainda por lá: “Aí galera , que loucura esse governo fascista do Bolsonaro , dando aos brasileiros que estavam na China uma quarentena de primeiro mundo em Anápolis -Go...e como se bastasse , ameaçando baixar o imposto dos combustíveis !!!Isso é que é Ditadura !!!!!”, 11/01/2020. Novamente não resisti e taquei: “Sim, fascista mesmo, pois só foi lá buscar os brasileiros após intensa grita da população. Já tinha até dito que iria abandonar a todos. Ainda bem temos quem lute, esbraveje, esperneie e faça Bolsonaro governar de fato, pois de sério esse miliciano não tem nada. (...) Foi horrorosa a atitude do Bolsonaro, o miliciano a governar esse país e só atuando sob pressão. E ainda mais nesse balão de ensaio de propor abaixar um imposto pelo qual sabe não poderá fazê-lo, além de nenhum governante dentro de suas sanidades entrar de gaiato em mais essa papagaiada sem noção. Esse Bolsonaro é totalmente fora da casinha, não serviria nem para guarda de quarteirão, quanto mais presidente”. Ou seja, tento fazer ele engrenar no tranco.

Incompreensível para um músico, alguém que deveria ser uma pessoa sensível, pois cantarola dia e noite letras dentro dessa necessária pegada social, voltada para os anseios populares e daí, o mínimo seria a pessoa entender o significado do que canta. Percebo muitos cantando e na prática, fazendo exatamente o oposto. Relembro o caso de outro, cantarola pelos bares de forma fantástica todos esses, muito de Chico e Gonzaguinha, mas renega tudo na prática e defende o bolsonarismo, além da prática evangélica neopentescotal. Ou seja, usa a música, mas a renega. Pior não poderia ser. Quando o vejo cantando, mesmo gostando, passo ao largo, até para não me aborrecer.

Eu adoraria ficar só nos elogios, como quando se apresenta junto ao pessoal de Piratininga. Eis um dos links: https://www.facebook.com/fernando.lucilhajr/videos/658302441374219/. Mas tenho que apresentar esse outro lado, pérfido e cruel. Em alguns momentos ele tenta se mostrar solidário, como no seu problema banespiano: “Bom dia , galera !!! Peço licença aos amigos para direcionar esta mensagem aos banespianos : Entramos em 2020 ! Não seria a hora de cobrarmos a solução das nossas gratificações ??? Entidades , STF e sei lá mais quem , vamos fazer justiça ????? Vamos levantar a bandeira desta luta que já dura 22 anos !!!!”, post de 07/01/2020. Algo deve ter ocorrido, pois assim num vapt-vupt muita coisa sumiu dos seus posts, ou seja, alguma reflexão deve estar em curso. Torço para que o Lucilha tenha a lucidez restabelecida.

"É UMA FOTO QUE NÃO ERA PARA A CAPA"
Ontem li mais uma besteira de um boçal: "Vamos deixar de ouvir e ir em shows de gente que está do lado da esquerda". E olha que o cara é músico. Só sei que, levando ao pé da letra, não tocaria nem cantaria mais quase nada, ou só merda. Eu, por exemplo, gosto cada vez de gente como CHICO BUARQUE DER HOLLANDA, como nessa interpretação de A FOTO DA CAPA, sacada do CD "PARATODOS" (RCA/BMG, 1992). Também outro dia, o mesmo cara, um senhor de boa vivência desdizia o fato do Chico não merecer ser ouvido, pois roubou carros. Não discuto mais com gente assim, enfim, Chico explica isso do roubo do carro em sua juventude na linda música.

Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=Jci25HGmRKQ

A letra: "O retrato do artista quando moço/ Não é promissora, cândida pintura/ É a figura do larápio rastaqüera/ Numa foto que não era para capa/ Uma pose para câmera tão dura/ Cujo foco toda lírica solapa./ Era rala a luz naquele calabouço/ Do talento a clarabóia se tampara/ E o poeta que ele sempre se soubera/ Claramente não mirava algum futuro/ Via o tira da sinistra que rosnara/ E o fotógrafo frontal batendo a chapa./ É uma foto que não era para capa/ Era a mera contracara, a face obscura/ O retrato da paúra quando o cara/ Se prepara para dar a cara a tapa".

ESTÁ TUDO ESCANCARADO E SÓ NÃO ENTENDE QUEM É MESMO MUITO DO SACANA...
Eis a capa do jornal carioca Extra, edição de hoje.
Com a fala de ontem do ministro Paulo Guedes, o algo mais que faltava para comprovar por A + B que, o despontando com o país após o golpe de 2016 e o conluio das elites e mídia, o que viria seria imensamente pior do até então vivenciado. A comprovação está aí nas ruas, com a situação de total penúria do povo brasileiro, cada vez mais destratado, perdendo todos seus direitos e sendo atirado na rua da amargura, sem dó e piedade. Esses tanto que ajudaram substancialmente a colocar lá alguém tão despirocado como Bolsonaro, hoje são os mais prejudicados com a ação proveniente de seus atos. Tempos atrás quando alguém tentava mostrar que tudo estava sendo feito para que o pobre não mais tivesse nenhum poder aquisitivo, não mais viajasse de avião, seus filhos não maias tivessem oportunidade de estudar em cursos universitários, os babacas de sempre vinham desconversando. Deu no que deu e em pouco mais de um ano, tudo agora mais do que evidente. Lembro até hoje de um senhor que encontrei nas ruas nas vésperas da eleição e ele, incrédulo ao demonstrar votar em Haddad. Me pergunta: "Você é PT? É Lula?", como se isso fosse a pior coisa do mundo. Parei e tente lhe explicar algo do que viria pela frente com a escolha de alguém com o perfil de Bolsonaro. Sua resposta não me sai da cabeça: "Se não der certo a gente tira, mas não podemos continuar com isso que aí está". Não existia argumentos que o fizesse alterar de pensamento, pois sua cabeça já estava mais que feita. Muitos já capitularam, outros ainda não. Triste ver os que se danam dos pés à cabeça e se mantém no apoio aquele que lhe carava a estaca. Não estão entendendo nada, não enxergam um palmo diante dos narizes, mas se não o fizeram até hoje, com tudo o que já foi demonstrado, merecem mesmo padecer até as últimas consequências. Esse Paulo Guedes, todos por lá hoje no Palácio do Planalto e espalhados pelo país afora, com algum carinho por Bolsonaro se tornaram desprezíveis. Quem não se sensibiliza com a agrura do semelhante não merece perdão, complacência. A fala do ministro é motiva mais do que suficiente do que o povo o colocar pra correr, mas pelo visto, nada acontecerá e tudo continuará como dantes, com alguns já no preparo para lhe proporcionar boas justificativas. No país da inversão de valores, mentes mais que corrompidas, existe pouco a fazer e me dou ao trabalho de continuar insistindo, mesmo que isso me custe um preço muito alto.
Foto de Vinicius Bomfim, fotógrafo do JC.
Paulo Guedes é um dos seres mais desprezíveis que conheci neste 59 anos de vida. Não se trata de decepção, pois esses nunca me decepcionaram. Eu sempre tive a mais absoluta certeza de que nenhum dos que acompanham Bolsonaro vale alguma coisa. Imprestáveis, irrecuperáveis e merecedores da lata do lixo da História, mas até lá, creio eu, padeceremos ainda por um bom tempo.

FOI MAIS RÁPIDO DO QUE ESPERÁVAMOS... SAIU HOJE A MATÉRIA NO JORNAL DA CIDADE COM OS TOMATEIROS, ESSES CRIADORES DE CASO E CAÇADORES DE CAPIVARAS (AS DA ZONA SUL)
https://www.jcnet.com.br/…/713975-bauru-sem-tomate-e-mixto-…
Não tenho muito o que escrever a respeito, pois a matéria do JC, escrita pela jornalista Marcele Tonelli é um primor. Ela soube captar o espírito da coisa (ué, agora somos também coisa?) e produziu um texto a merecer elogios rasgados de todos, que podem ser traduzidos num libidinoso convite: Venha desfilar conosco no dia 22? Eis o link: https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2020/02/713975-bauru-sem-tomate-e-mixto-vem-ai.html


Nenhum comentário: