sábado, 8 de junho de 2024

O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS (146)


ANATOMIA DE UM GOLPE*
* O textão está escrito. Iria fazer um amplo relato deste mais novo golpe, punhalada pelas costas, porém fui aconselhado a esperar mais alguns dias. Acato.

ESCREVER A VERDADE, DOA A QUEM DOER
“Acredito, com toda ingenuidade e firmeza, no direito de qualquer cidadão divulgar a verdade que conhece, por mais perigosa que seja”, escreveu Rodolfo Walsh na introdução da primeira edição de Operação Massacre em 1957, livro argentino que li com sofreguidão. Quase setenta anos depois, em tempos de inteligência artificial, fake news e bolhas algorítmicas, falar de jornalismo e de verdade pode parecer um anacronismo, mas Telma Luzzani insiste: “A missão do jornalista é montar o quebra-cabeça para ver a figura completa, para revelar o que o poder hegemônico e as elites querem calar, investigar o bem-estar da maioria”. Reverbero o que leio desta professora universitária e pensadora política: “São tempos difíceis, a escala de valores mudou e parece que não há diferença entre mentir e dizer a verdade. Hoje assistimos a um momento de mudança onde o que está em crise é a questão da verdade e, portanto, da confiança e credibilidade dos meios de comunicação social. Antes, “li nos jornais” era sinônimo de verdade comprovada. Já não é assim, sabe-se que os jornais mentem e manipulam, por isso o homem e a mulher comuns ficam muito desamparados. Tal como as redes e os meios de comunicação social são uma ferramenta para mentiras e difamação ou deformação, também podem ser uma ferramenta para outros lutarem pela verdade, pela justiça e por um mundo melhor. Escrevo isso, pois estou publicando por estes dias algo contundente, destes textos que sempre trazem alguma dor de cabeça, porém, são elucidativos e revelam algo oculto dentro do emaranhado de como se dá a política de fato. Ou seja, este texto é uma forma de preparativo para o que virá. Pouco depois, Carlos Eduardo Bonora me envia algo, muito pertinente para este escrito: "O trabalho do jornalista"- traduzo de memória um cartum argentino que vi por aqui - "não é ouvir os dois lados, o que diz que está chovendo e o que diz que não está. É abrir a p*rr@ da janela e ver se está chovendo".

INSTITUTO DE ACONSELHAMENTOS
A coisa anda braba e não sabendo mais o que fazer de honesto para poder continuar pagando as contas em dia, matuto cá com meus pauzinhos em como ganhar a vida desonestamente. Diante de tanta gente desorientada, clamando por conselhos para galgar postos, cargos e condições para auferir algo mais em sua conta bancária, ouvindo atentamente todos que me pedem alguma ajuda, tive a mais razoável ideia dos últimos tempos. Vou desde já criar um tal de INSTITUTO DE ACONSELHAMENTOS, onde por módicos preços, estarei dando aval e indicando o melhor caminho – ou descaminho – para isso e aquilo. Vendo quantidade inolvidável de originais picaretas atuando neste lucrativo mercado, aconselhando desde dicas de como atuar no mercado, como fazer tik toks com propriedade, dicas para auferir altos lucros sendo o mais novo integrante do time dos influencers, fazedores e produtores de criativos de lives e quetais, nada como estar também inserido neste concorrido, porém promissor negócio. Conselho, como se diz nas boas conversas do ramo, não se dá, se vende, daí estou colocando preço nas informações de cocheira que, desde esta data estarei dando aos incautos de plantão. Não se acanhem em me consultar para quesitos, desde os mais bobocas, como os de maior congruência esgorregativa, pois devido minha já comprovada competência cognitiva, adquira ao longo dos meus divertidos 63 anos de convivência terrestre, estou gabaritado, com certificado registrado em cartório, podendo dar aquele impulso que tanto necessita para deixar de lado o trabalho honesto, este cada dia mais complicado e deficitário e aderindo de vez ao meio fácil de engambelar pessoas e assim obter sucesso. Eu conheço o caminho das pedras. Se todo e qualquer pastor do ramo neopentecostal pode, por que eu, com todos meu cabedal não posso? Acreditem. Preencha imediatamente sua ficha no mais novo instituto na praça e adentre o mundo dos sonhos. Muito melhor que vender terreno no céu. Prevendo filas diante de minha posta restante, peço que todos peguem antecipadamente suas senhas e aguardem. Chamarei oportunamente um por um e quando isso ocorrer, se dê por satisfeito, pois até para fazer sucesso tem que ter alguma paciência. Sua hora está próxima, eu sou a solução. Viva o Instituto de Aconselhamentos! Este veio para ficar.

OBS.: Que Google que nada, quando pensei em criar o Instituto me lembrei de Túlio Maravilha, que diante de um jogo decisivo e da torcida a lhe cobrar resultados, vinha sempre com essa: "Pode deixar comigo". Vestia a nove e adentrava o campo de jogo. éÉo que estou a fazer, ou seja, o IA - Instituto de Aconselhamento é a solução para todos os seus problemas, inclusive os meus.

agora, algo muito sério:
MARIA DA CONCEIÇÃO TAVARES
Quem ainda se diz de esquerda está muito triste no dia de hoje. Sua fala dura, convicta, resoluta, certeira, sempre eloquente e decidida, fez e continuará fazendo minha cabeça. Sempre que a ouvia, parava tudo e escutava o que tinha para dizer. Ela encurralava seu oponente, primeiro porque sabia muito bem o que estava a defender, tinha todos os argumentos do mundo e deles sabiamente os sabia utilizar. Não arredava pé, nenhum milímetro do que acredita ser o correto, não só no campo econômico, mas principalmente no político. Seguir o que dizia era para mil algo como que obrigatório, pois era uma espécie de musa, dessas onde se pode confiar de olhos fechados. Nunca falha. Eu a tenho num altar. Não rezo mais faz um bom tempo, mas cultuo alguns e os sigo, não diria cegamente, mas deles algo inquebrantável, a certeza de sempre e sempre estarem na mesma trilha, eterno caminhar em busca de algo para o bem de toda humanidade. Assim vejo e entendo MCT.

"Ela me parecia uma pessoa bruta, no melhor sentido da palavra. Assisti um hipnótico Roda Viva com ela. Me chamou atenção a contundência ao defender o que acreditava e a potência dos argumentos. Parecia que estava muito à frente da maioria dos jornalistas. Sorte quem teve o privilégio de ser seu aluno. É daquela classe de professores que, como diz o verso de Caetano: '...capaz de lançar mundos no mundo'", Danilo Mendes.

PEQUENAS E MOMENTÂNEAS ALEGRIAS, QUE NO FRIGIR DOS OVOS, ABE-SE NÃO VAI DAR EM NADA, MAS...
CAPA DE UMA DAS BOAS REVISTAS NORTE-AMERICANAS

Nenhum comentário: