sexta-feira, 31 de julho de 2009

DIÁRIO DE CUBA (34)

SANTIAGO DE CUBA E O QUARTEL MONCADA
Às 6h30 (19/03/2008) chegamos em SANTIAGO DE CUBA, uma bela cidade, cheia de histórias sobre a vitoriosa revolução e com algo a mais, sua rica musicalidade. No terminal nossas mochilas já se encontravam no portão de desembarque. Ainda estava um tanto escuro lá fora e fomos direto a um dos taxistas oficiais. A saída para fora do prédio do terminal e o adentrar em mais uma cidade é sempre contagiante, pois é o primeiro contato com seu povo. Gosto dessas aproximações. Muitos nos oferecem hospedagens e até meios de transporte alternativo. O trajeto é relativamente curto, umas quinze quadras e a chegada no local que nos abrigaria pelos próximos quatro dias, o Hotel LA LIBERTAD.

Cansados da viagem e da noite mal dormida, queríamos um longo banho. Não gostamos do apartamento e prontamente trocam para outro mais aconchegante. Sempre um bom atendimento. O horário de adentrar o hotel seria 14h, mas fomos instalados sem nenhum problema às 7h00 no apartamento 211, sem nenhum adicional. Gostamos do hotel, muito parecido com alguns de nosso interior, simples e aconchegante. Algo um tanto estranho foi o chuveiro, um modelo antigo, onde a água não jorra sobre nossas cabeças e sim numa peça de mão que não está fixa. Foi uma luta, num espaço apertado, ter que primeiro molhar o corpo, colocar o mesmo no aparador e depois ensaboar e ir repetindo isso. Cansou um pouco. E saia pouca água. Afinal, nem tudo é perfeito, nem em Cuba.
Saímos para o primeiro reconhecimento das ruas às 9h30, após uma breve olhada em "la carta" (cardápio). Decidimos comer algo na rua. A primeira iniciativa é encontrar o famoso QUARTEL DE LA MONCADA. No caminho nos deparamos com o suntuoso Hotel Santiago e dentro dele um guichê da CUBATUR. Conhecemos Vivian, uma simpática cubana e praticamente deixamos acertado a hospedagem dos últimos dias em Havana. Voltaremos à tarde para sacramentar o pagamento. Atravessando a avenida, algo hilário, um cubano se aproxima com a pergunta característica: "Que necessitas?". É um sujeito prestativo e nos oferece um acompanhamento em três idiomas (Inglês, espanhol e italiano). Não queríamos que nos acompanhesse, mas informa algo precioso, o caminho para o famoso Quartel. Vou tirando muitas fotos pelo caminho.

Num tom ocre, o quartel impressiona pois ainda mantém sua parede frontal toda perfurada das balas da famosa invasão de Fidel e dos revolucionários. Logo na entrada do Museu do Quartel, uma surpresa das mais agradáveis. Conhecemos ALBERTO SÁNCHEZ BELTRÁN, 75 anos e ele nos acompanha por um bom tempo contando as histórias do assalto ao quartel, dos combates e do período de consolidação do novo regime. Conheceu pessoalmente Che e de sua fala extraí algumas frases marcantes: "Hoje a revolução é muito mais difícil. Aprendemos a combater desde o nascimento até a morte. Tive só filhas, todas engenheiras. A revolução abriu caminho para todas estudar e se superarem. Muitos governos tem melhores condições que as nossas, podiam nos ajudar e não o fazem. O capitalismo não se conforma com os milhões que possuem. Querem sempre mais".

Ficaríamos ali por muito mais tempo, mas também queríamos conhecer o museu por dentro. Foi uma visita indescritível, mais pela emoção que senti na reação do Marcos ao ficar próximo de peças que compuseram a história da revolução. Percorrer aqueles corredores, junto dos monitores e ir tomando conhecimento de cada detalhe da luta que transformou a vida de um povo, dando a guinada que humanizou o país foi comovente. Algo sentido em todo o país foi ao sermos identificados. Brasileiros são muito bem recebidos. E aqui não foi diferente. Muita conversa sobre o Brasil.
Na saída outra surpresa, seu Alberto estava a nossa espera. Fez questão de mostrar um livro sobre a revolução em Santiago e sua foto de arma em punho. Queria nos mostrar um monumento famoso na cidade. Não tivemos como recusar tão garboso convite. Saímos a caminhar, ouvindo suas histórias. Um longo caminho, que ele fez todo a pé, muito falante, nos mostrando locais que não teríamos oportunidade de conhecer. O seu relato fica para o próximo Diário.

6 comentários:

Anônimo disse...

Henrique e Marcos

Confesso que não conhecia o trabalho de vocês. Adoro Cuba e tudo o que ela representa para nós, povos latinos ainda sob o regime capitalista. Sou um jovem paulistano e com problema de saúde. Tenho diabetes desde meus treze anos e sofro muitos com a deficiência na saúde brasileira, principalmente a da prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado. Pago caro por tudo e as distâncias são sempre grandes. Quando vejo o que é feito em Cuba e da forma como é feito, fico a imaginar isso acontecendo aqui no Brasil. Nesse final de semana fui procurar na internet algo sobre a saúde em Cuba e acabei meio que sem querer descobrindo algo sobre esse Diário. Vi também algo sobre a viagem do Michael Moore e dos doentes norte-americanos. O padecimento deles é o mesmo nosso. Por que Lula e a nossa saúde não é mais eficiente e não olha mais para o pobre? Será que só uma revolução ou um governo como o cubano para resolver definitivamente essas coisas. Até quando iremos suportar?

Vou ler todos e um abraço a vocês dois.
meu nome é Marcos Luis da Costa, tenho 17 anos e estudo em escola pública na região do Brás.

Anônimo disse...

Camarada e xara Marcos Luis, seu relato emociona e nos dá combustivel para seguir nesta luta dura contra um sistema destruidor como é o capitalismo.
Continue apreciando os diarios e se possivel mande um email para manter contato sempre é bom manter ligações com aqueles que valorizam uma luta e sonham com um mundo diferente, longe das politicas insanas.
Respondendo sua pergunta meu camarada, Lula não é mais eficiente com nossa saúde porque foi eleito dentro do estado capitalista com suas regras e leis deploraveis, para resolver passa pelo o que vc escreveu, uma revolução, o que precisamos ser sinceros, uma luta no Brasil é algo apenas para sonhar, infelizmente, não podemos nos enganar.
Resta a nós seguir lutando e defendendo as conquistas da revolução cubana e enaltecer seus herois e lideres para que sua bravura nunca caia no esquecimento.
Viva Che e viva Fidel Castro
Um abraço com todo fervor revolucionario

Marcos Paulo
MOv. Comunismo em Ação
sercomunista@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Querido Henrique só acho uma pena sua companhia ser esse ufanista tresloucado e descrente
voce precisa escolher melhor as companhias.

beijos

Mafuá do HPA disse...

Para o anônimo que me chama de QUERIDO:

Não posso concordar com o que me diz. Marcos pode ser chamado de um monte de coisas, mas de tresloucado não, pois é uma das boas cabeças que considero na cidade. Ufanista, talvez, mas isso todos nós somos obrigados a ser.

Não posso acreditar que sua afirmação seja pelo fato dele ser comunista assumido e convicto. Os comunistas querem tão pouco, querem só que os homens sejam iguais de acordo com a capacidade de cada um. Querem que o homem olhe para o outro com fraternidade e não procurando defeito. Acredito que todos nesse mundo estamos de mãos dadas e no mesmo barco. Essa igualdade pregada pelos comunistas, lá no fundo é a mesma pregada por Cristo. Ou não?

Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

I am going to make apps to put on itunes and i have a free iphone developer account, do i need a standard account which is 99$? If i do buy a standard account do i have to renew it every year? How long does a standard account last?



________________
[url=http://unlockiphone22.com]unlock iphone[/url]

Anônimo disse...

Hello everyone! I do not know where to begin but hope this site will be useful for me.
In first steps it is really good if somebody supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
Thanks and good luck everyone! ;)