quarta-feira, 15 de julho de 2009

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (02)

HAMILTON SUAIDEN: PANFLETO ELEITORAL DE 1990 E “O QUE DIZ O VENTO”
O Turco, ou melhor, Hamilton Suaiden é meu amigo desde que trabalhamos juntos no Bradesco nos idos do final dos anos 80 e começo dos 90. Ele deve ter vindo lá das Arábias, com uma passagem por Pompéia SP, onde nasceu. Depois aportou em Bauru e daqui nunca mais saiu. Em 1990 já havia saído do banco e agitava a ITE cursando Direito, onde fez amizades mil e sobrevivia vendendo cortinas. Resolveu disputar eleição para vereador. Tentei demovê-lo da idéia, mas não houve jeito. Cheguei a produzir um “santinho”, que ele me pediu fosse feito com minha caligrafia. Bolamos tudo juntos e ele saiu distribuindo pela cidade. Nunca mais vi um feito à mão nas eleições seguintes. O fato é que ele me aparece e pede para publicar o tal folheto no blog, junto com outra coisa tirada do fundo do baú. Já estava emocionado com o “santinho” e mais fiquei quando retira de um amarelado envelope a edição nº 1 e 2 de um jornal toalha que fizemos aqui em Bauru no começo de 1992, “O que diz o vento”. Ele saia vendendo os anúncios e eu produzia os textos, ou melhor fazia um “Gilette Press” de tudo o que ia lendo. Foi muita emoção. Turco naquela eleição conseguiu 114 votos, ou seja, com menos de 3 anos na cidade teve mais votos que mais da metade dos candidatos daquele pleito. Depois daquela experiência nunca mais quis disputar eleição nenhuma e na área de venda ele continua ligado até hoje, pois isso está meio que no sangue do pessoal de sua colônia. Ambos os documentos estão reproduzidos aqui e do jornal toalha, qualquer dia desses conto a história toda em detalhes. Numa das fotos que fiz a explicação de onde havíamos tirado o nome para nosso jornal toalha. Bateu uma bruta de uma saudade ao rever essas coisas maravilhosas que fazíamos tempos atrás.
OBS.: Comecei essa série mês passado, baseado no livro "Achados" de Caíque Botkay, que pediu para amigos lhe enviarem documentos que achavam importantes e que estivessem guardados há muito tempo. Publicou tudo num lindo livro. Eu publico aqui, na medida em que os amigos forem abrindo seus cofres. Ele acabou mostrando algo que fiz, mas a idéia não é essa. Se nada tiver a meu respeito, melhor ainda.

Nenhum comentário: