terça-feira, 7 de julho de 2009

UMA CARTA (31)

REPÚDIO AO GOLPE EM HONDURAS - carta publicada no Jornal Cidade Bauru, 07/07/2009
É inadmissível continuar lendo a defesa de regimes de exceção em opiniões favoráveis à golpes de estado e continuar calado. Ou a memória anda mesmo muito curta, ou essa gente pensa mesmo que com a brutalidade e o coturno se resolvem nossas questões. Reverenciar regimes de inspiração fascistas na sua determinação de oprimir o povo e liberar o capital privado é remar contra a própria evolução histórica.

Acompanho com pesar manifestações nessa Tribuna de alguns ainda favoráveis ao Golpe de 1964, também denominado de Quartelada de 1º de Abril e da permanência dos nomes dos seus executores em placas diversas de homenagens, como a do bairro Geisel em Bauru. Como também abomino a defesa, que o mundo todo execra, do Golpe ocorrido em Honduras, após algo que não queríamos mais que se repetisse pela América Latina.

São inconsistentes e descabidas as acusações de que o presidente deposto, Manuel Zelaya fazia negociatas. Quem acredita no que sai transcrito na bula divulgada pelos golpistas come gato por lebre e entende pouco do que realmente está acontecendo. Por que será que o governo golpista fecha emissoras de rádio e TV de apoio a Zelaya? Por que nem os EUA, que sempre apoiaram golpes e golpistas, se mostram favoráveis a esse? Basta de golpes.

Salta aos olhos de todos algo que sempre ocorre em casos similares: toda vez que um governo democrático se volta para os problemas sociais das classes menos favorecidas, uma força maior tenta se levantar e impedir pela ação das armas as reformas. Eu sempre estarei ao lado da defesa dos interesses desse povo, contra uma elite minoritária, cruel e sanguinária. Vide o que fizeram com Jango, em 64 e Allende, em 73, além da catástrofe no Uruguai, Argentina, Paraguai, Guatemala, El Salvador e tantos outros.

OBS.: A carta publicada no JC está aí na parte superior. Reproduzo aqui algo abominável. Primeiro, um trecho de uma carta publicada na mesma Tribuna do Leitor no último domingo, 05/07, de um tal de Aparecido Doniseti Francelin, com título, "Eu apoio o golpe militar". Vejam o acinte e o desconhecimento de causa: "É como cédula cancerígena que destrói o todo se deixarem, devendo ser removida por ato cirúrgico, senão todo o organismo padece, podendo vir a se destruir". Deve ter se informado por algumas fontes golpistas. Come gato por lebre. No Bom Dia de hoje, 07/07, na coluna do direitoso Ivan Garcia Goffi, algo bem próprio de quem morre de mêdo de mudanças e de povo, vindo com o título, "Honduras nos trilhos". Sintam o distúrbio e o desconexo do texto: "Até quando essa horda de presidentes de esquerda acharão que suas atitudes poderão coexistir sem nenhuma censura?". Acho que o que ambos necessitam é de um fraldão, pois estão a se borrar de medo. Medo de povo, de mudança, de direitos sendo conquistados. Com gente assim caminhamos para trás.

4 comentários:

Anônimo disse...

É incrivel. A cara de pau dos senhores de esquerda é pertubadora. O golpe a que vocês se referem é para impedir mais um país de cair na ameaça do nefasto comunismo. Só me responda senhor, Fidel Castro chegou ao poder pelas vias democráticas? Respeitou a constituição de seu país? Há eleições em Cuba? Che Guevara respeitava as leis dos paises ou saia em bando tentando golpes e mais golpes mundo afora? É senhor, sua idéia seria comica se não fosse trágica.

Anônimo disse...

Mais um anonimo reaça por estas bandas do Mafua.
Chega a encher o saco ter sempre que responder a coisas vazias sem nenhum fundamento e discussão séria.
Primeiro vc precisa entender o que realmente é democracia, golpe e revolução.
Não confunda democracia com circo eleitoral, democracia está ligada a oportunidades e libertação da consciencia, isso Cuba de Fidel fez portanto podemos chamar de democracia, revolução é um povo explorado destruir uma estrutura e criar uma nova pra ter oportunidades(democracia), isso Cuba de Fidel fez, portanto é revolução, derrubar presidente para garantir o dominio das oligarquias dominantes e explorar o povo é golpe.
O que o Henrique faz é utilizar de fatos, consciencia para divulgar a razão de uma luta portanto é democrático, defender as conquistas de Cuba como faz Henrique sem se esconder, é revolução.
Escrever abobrinhas mentirosas e de forma anonima como o sr e outros fazem, é GOLPE.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Mafuá do HPA disse...

MEUS CAROS:
Recebi esse texto do pastor Celso Fonseca, que é de Pirajuí e hoje atua na África. Ele, conservador, militarista e contrário aos avanços da esquerda na América Latina divulga e espalha textos como esse abaixo. Publico o que recebi dele, como forma de mostrar a besteiraiada divulgada por aí, como forma deles referendarem o que foi feito em Honduras. O cara do texto é contra até o excelente trabalho brasileiro na área externa. Quer dizer, um tapado total, que por ser contrário à Lula não vê nada de bom em nada. Com gente assim andamos para trás, pois torce contra o país, fazendo parte do "quanto pior, melhor". Leiam o que o cara espalha por aí:


Honduras – Uma atitude corajosa
Ternuma Regional Brasília
Gen. Bda RI Valmir Fonseca Azevedo Pereira
A mídia nacional abriu manchetes sobre o “Golpe” em Honduras.
Mais um terrível e asqueroso “Golpe Militar”.
A imagem de militares se movimentando pelas ruas de Tegucigalpa, punha em evidência mais uma “quartelada”.
Os pobres e indefesos civis prejulgaram a ação. Ao surgirem as verdadeiras circunstâncias que precipitaram o evento, a lavagem cerebral já estava feita e seus efeitos foram patentes.
Ah, sim, os militares não deram um golpe? Cumpriam uma ordem constitucional? Não assumiram o “novo governo”?
Decepção.
Segundo esclarecimentos posteriores, as forças vivas da nação hondurenha, representadas por uma oposição legal ao “governicho” de Manuel Zelaya, indignada como suas claras intenções de perpetuar-se à testa da Nação, a qualquer custo (seguindo exitoso modelito adotado peos mandatários de esquerda da America Latina), resolveu, amparada em dispositivos legais, dar um fim aos rompantes do “cumpanheiro”.
O presidente de Honduras pretendia, através de um referendo, promover a convocação de uma Assembléia Constituinte, com a clara intenção de aprovar uma nova constituição que lhe permitiria a reeleição.
A perigosa política nacional engendrada por Zelaya, identificada com o “socialismo do século 21”, subordinada às maquinações de Chávez e adotada pelos seus títeres na Bolívia, Equador, Nicarágua e El Salvador sofria acauteladas preocupações por parte da sociedade hondurenha, que percebeu no mascarado socialismo de ocasião, uma estratégia de domínio de poder.
Daí, a destituição legal de Zelaya em 28 de junho.
Contudo, ao surgirem as verdadeiras circunstâncias do evento, a lavagem cerebral já estava consumada e seus efeitos eram patentes.
Ah, sim, os militares não deram um golpe? Cumpriam uma ordem constitucional? Não assumiram o “novo governo”?
O desgoverno de esquerda que, literalmente, manda nesta estupefata e amorfa nação, liderou as acusações contra a defenestração de Zelaya.
É uma violência à democracia, bradaram mestre e acólitos a uma só voz.
Quanto às dezenas de anos de Fidel em Cuba, nem uma referência. A “democracia”, como sabemos, sempre foi o apanágio da ilha, transformada numa velha e carcomida senhora, pátria de um povo lançado na mais profunda miséria, e vilipendiada e ultrajada por anos e anos de domínio comunista.
Recordemos que somente após o tiranete irmão de Fidel assumir o governo de Cuba (por aquiescência do decrépito e adoentado “líder”), os cubanos tiveram autorização para adquirir celulares, TV, acesso à internet (?), etc.
Ah! Perguntarão os incautos e inocentes, o Raul Castro não foi eleito presidente? Foi nomeado por Fidel? Será por que lá o regime de governo é uma monarquia? Mas como Fidel não era o rei, então, seria ele um tirano?
Incoerência nacional? Indignação presidencial? Vilania do Itamaraty?
Não, se foi sacramentado no Foro de São Paulo, cumpra–se, ou melhor, viva a contradição e a incoerência.
Viva Honduras! E viva nossa política externa, cada dia mais sem rumo e sem credibilidade.
Brasília, DF, 02 de Julho de 2009.

Anônimo disse...

alô HPA morra de inveja ou mude pra Venezuela, e da-lhe Chávez.

Governo Chávez aumenta controle sobre TV e rádio na Venezuela - Yahoo! Notícias

http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/090709/manchetes/manchetes_venezuela_controle_governo

LÁZARO CARNEIRO