quarta-feira, 29 de julho de 2009

BAURU POR AÍ (20)

NOSSA BANDA EM APRESENTAÇÕES MEMORÁVEIS EM SERRA NEGRA E TATUÍ
A Banda Sinfônica Municipal de Bauru esteve em dois eventos memoráveis nos últimos dias e isso precisa ser enaltecido à quinta potência. Adoro divulgar tudo o que tem sido feito pelo competente pessoal lá do Automóvel Clube. Mesmo diante de adversidades mil, o trabalho musical prossegue por lá e a Orquestra, a Banda e até variados Quartetos andam divulgando a proposta musical de Bauru por todos os lugares onde recebam convites. Os dois últimos merecem destaque e uma divulgação especial. Na cidade de Serra Negra, a apresentação brilhante resultou em gravações que já estão até no no Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=nU-4AvxLuWA). A segunda apresentação foi no dia 25 de julho no Teatro Procópio Ferreira em Tatuí, a cidade da Música, onde no V Curso de Férias (para instrumentistas, compositores e regentes de bandas), a Banda participou do Evento "Coreto Paulista", levando o nome de nossa cidade onde jamais esteve. Muitas pessoas agora sabem que Bauru possui um sério trabalho na área musical. Quem esteve a frente de ambas as apresentações foi o maestro e regente Roberto Vergilio Soares, um abnegado batalhador de tudo o que acontece no meio musical relacionado ao poder público municipal. Palmas para ele e toda sua grandiosa equipe. Não me canso de presenciar apresentações de nossa Banda, pois sei da seriedade do trabalho desenvolvido nos bastidores. Aplaudo em pé todos, pois merecem.

O CASO DA GRIPE A E UM ALARMISMO IRRESPONSÁVEL:
O jornal Folha de S. Paulo estampou em manchete no último domingo (19) que a chamada gripe A, apelidada de gripe suína, “deve atingir ao menos 35 milhões no país em 2 meses” e no texto da matéria vai ainda mais longe: diz que poderá infectar até “67 milhões de brasileiros ao longo das próximas cinco a oito semanas”. O jornal usou projeções estatísticas feitas para outras doenças e em outras circunstâncias para se chegar a estes números absurdos. O jornalista foi alertado sobre esse erro e, mesmo assim, o jornal publicou a falsa informação. Esta conduta criminosa deveria render uma multa pesada para o jornal e a demissão sumária do jornalista e editores que incentivam este tipo de manipulação. Segundo o Ministério da Saúde, em 2007 (não há dados consolidados sobre 2008), morreram no Brasil mais de 42 mil pessoas vítimas de doenças respiratórias como pneumonia e gripe comum. Até ontem, em todo o mundo, o número de pessoas que morreram em decorrência da gripe A não chegava a mil. Segundo a União Européia, 843 mortes em todo o mundo e cerca de 167 mil casos já registrados em laboratórios. Ou seja, não há motivo nenhum para se acreditar que a nova gripe se transforme numa pandemia letal como foi no passado a gripe espanhola. Por que então a mídia insiste no tom alarmista? Fazer uso político de um problema de saúde pública pode ser uma das explicações. Afinal, já vimos este filme antes, no início de 2008, quando a mídia anti-Lula percebeu que poderia usar o aumento dos casos de febre amarela como argumento para torpedear o governo. Naquela ocasião, o pânico disseminado pela irresponsabilidade da imprensa levou milhares de pessoas a se vacinarem sem necessidade. Algumas pessoas morreram vítimas dos efeitos colaterais da vacina. Agora, percebe-se por parte de alguns jornais e jornalistas a mesma disposição de fazer uso político de um problema de saúde pública, levando desinformação à população que acaba lotando os hospitais e postos de saúde, prejudicando ainda mais o atendimento médico que já é precário na rede pública. O trabalho das autoridades sanitárias está sendo feito de forma responsável e ágil. Não pode ser prejudicado pela irresponsabilidade e pelas picuinhas políticas de setores da mídia que se alimentam de escândalos e alarmismos.
Obs.: Obrigado amigo Wellington Leite pelo envio desse texto. Repudio gente que torce pelo quanto pior melhor. Esses não valem nada.

3 comentários:

Anônimo disse...

Em relação a gripe, no estado de SP as aulas foram suspensas, tudo com o intuito de que as crianças e jovens ficassem em casa, diminuindo o risco de propagarem a doença. Só que o tiro saiu pela culatra, pois esses jovens não irão ficar em casa. Vi a alegria estampada na cara de muitos ontem, programando encontros coletivos no shopping. Se era para isso, não seria melhor retornar as aulas? Ninguém conseguiu prever que isso iria acontecer. Cuidou ali e descuidou acolá.

Rosana

Anônimo disse...

É sempre bom se prevenir...

A pedido de um amigo de pesquisas no tempo do nosso saudoso e querido Corsini, do qual fui amigo (nos anos 70) e discípulo no começo dos anos 80 em Imunologia e Genética (Unicamp), vou repassar a todos a maneira mais correta e saudável de enfrentar essa Influenza A (erroneamente chamada de gripe suína).

O melhor que vc pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais. Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores.
As células T controlam inúmeras atividades imunólogicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.
Bem vamos ao que interessa, ou seja quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento).

Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.
Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.
Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.
Coloque bastante cebola na sua alimentação.
Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.
Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).
Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).
Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.
O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.
Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.
Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.

Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.
Com esses cuidados acima e essa alimentação... os vírus nem chegarão perto de vc.
Abraços
6 de maio de 2009
(uma pequena contribuição para vc enfrentar essa e qualquer gripe que porventura apareça no seu caminho). Se achar útil por favor repasse aos seus amigos...

MANOEL RUBIRA

Anônimo disse...

ESTE E-MAIL ME FOI ENVIADO POR UM MÉDICO AMIGO.
VEJAM A GANANCIA E A BRUTALIDADE DA MÁFIA DOS LABORATÓRIOS, NUM VERDADEIRO EXTERMÍNIO HUMANO, TUDO, COM A CUMPLICIDADE DOS "GOVERNANTES" CRIMINOSOS E O PIOR DE SETORES DA MIDIA IRRESPONSÁVEL E CRIMINOSA TAMBÉM. SOMOS TODOS COBAIAS.
ESTE MUNDO NÃO TEM JEITO.
AYRTON ROCHA


DANIEL CHUT. GRIPE SUÍNA - Vejam antes que retirem do youtube !!!!!!!!

OBSERVEM O YOUTUBE AS DECLARAÇÕES

Vejam antes que retirem do youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=0K2LdGUca9w


Parece até o filme “O Jardineiro Fiel” – veja o trailer no youtube
http://www.youtube.com/watch?v=MMh5a4Nevx8

O Jardineiro Fiel - Residente na África, Justin Quayle, diplomata por profissão e jardineiro por hobby. Quayle tem sua rotina alterada quando sua esposa é brutalmente assassinada. Decidido a investigar o que houve, ele descobre que o crime foi queima de arquivo, comandada por uma grande empresa farmacêutica que usa africanos como cobaias para testes de remédios contra tuberculose. "O Jardineiro Fiel" é uma adaptação do livro homônimo de John Le Carré, cujas histórias já originaram filmes como "O Alfaiate do Panamá" e "O Espião que Veio do Frio". No elenco, estão outros nomes conhecidos como Rachel Weisz ("A Múmia", "Constantine"), Pete Postlethwaite ("Em Nome do Pai", "Os Suspeitos"), Danny Huston ("O Aviador") e Pernilla August (a mãe de Anakin nos episódios I e II da saga "Star Wars").

FRANCISCO BONADIO, DE SÃO PAULO