terça-feira, 27 de julho de 2010

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (11)

BICHA, TODO MUNDO É BICHA - UM PASTOR E PERCY ME FIZERAM LEMBRAR D'O PASQUIM, ANOS 70
Abro os jornais de hoje e a polêmica é sobre o pedido da retirada do termo LGBT do texto de um projeto contra a discriminação. Um vereador evangélico, pastor Sakai (sempre ele), sugere que o termo desapareça e em seu lugar a colocação de um singelo "orientação sexual". E isso trava o curso do processo. Algo tão simples a gerar algo grandioso, pois demonstra a mentalidade de um segmento conservador (e perigoso). Sakai afirma que o prefeito acataria sua gugestão e o prefeito disse que não fará isso (bola dentro). Se nessa questão tão simples existe esse entrave, imaginem em outras, como o caso de uma possível legislação como a que foi recentemente aprovada na Argentina, oficializando o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Seria o caos, não? Esse pequeno fato, a nos mostrar a ponta da imensa cauda de perversidade e falta do que fazer de políticos acostumados a fazer uso da religião, demonstra que essa gente com poder, seria um retrocesso de anos luz em qualquer país. Bato na madeira só de pensar.

Foi ler isso hoje cedo nos jornais e lembrei de imediato de um email recebido em 04/03/2010, do artista-plástico Percy Copieters (falecido pouco depois, em 08/04), quando me indicava a leitura de um texto dos mais irreverentes, publicado no semanário O Pasquim nº 54, de 02/07/1970 (exatos 40 anos atrás), escrito por Tarso de Castro. Leiam primeiro o texto irreverente lá publicado, para depois entender onde quero chegar:

BICHA - http://www.partes.com.br/imprensa06.html (CLIQUEM ALI E LEIAM DE ONDE PERCY ME ENVIOU)
Millôr Fernandes chegou da Europa e é bicha: Martha Alencar é bicha e o marido dela, o Hugo Carvana bicha; o Sérgio Cabral, por sua "vez, tem vergonha, acha que pai de família não deve confessar isso mas eu sei é bicha; o Paulo Francis, que fica fazendo aquele bico, é bicha; o Chacrinha, nem se fala, é bicha; o Gérson mesmo jogando pra burro, é bicha; o Fortuna é bicha, bicha declarada, o Armando Marques é bicha; a tia da namorada do Denner é bicha; a namorada do Denner é bicha; o Denner é bicha; o Edvaldo Pacote é bicha, a Gal Costa é bicha; a Elis Regina é bicha; o Nelsinho Motta é bicha; os Luiz Carlos Maciel são bichas, os Monteiro de Carvalho são bichas; os Monteiro de Carvalho são bichas, menos um, por falta de tempo, o Ricardo Amaral é bicha; aquêle amigo do Ricardo Amaral é bicha; o Jaguar é bicha; o Jaguar é bicha; o Jaguar é bicha; o Jaguar é bicha; o meu contrabandista é bicha; ele é bicha; o Flávio Rangel é bicha; o Pedro Álvares Cabral era bicha; o Antônio Houaiss é bicha; o Ulisses é bicha; o Maneco Muller é bicha; o Fernando Fernandes é bicha; o Vinícius de Moraes é bicha; o Carlos Drummond de Andrade, que ainda não me deu aquela entrevista, é bicha; o Sérgio Cavalcanti é bicha; o Jaguar é bicha; os contatos de publicidade, o Ewaldo e o Paulo Augusto, são tremendas bichas; e o chefe dêles, o Grossi, é bicha; o lvon Cury é bicha; o Daniel Mas, sem qualquer apelação, é bicha; como bicha é, também, o Antônio Guerreiro; o José Silveira é bicha; o Manolo é bicha;

o Chico Buarque é bicha; o Caetano Veloso é bicha; o Gilberto Gil é bicha; o Roberto Carlos é bicha; o Erasmo Carlos é bicha; o Zózimo Barroso do Amaral é bicha; o Jaguar é bicha; a Márcia Barroso é bicha; a Scarlet Moon de Chevalier, digo, a Scarlet é bicha, a Moon é bicha e a Chevalier é bicha; meu Deus, como o Paulo José e Dina Sfat são bichas; ah, sim, o Ênio Silveira é bicha; como esquecer que a Danusa é tão bicha como a Leão; bicha, também, pois, a Nara Leão, e o Cacá Diégues, que é marido dela, é bicha; e o Glauber Rocha, como todos os baianos, é bicha; a Rosinha, mulher do Glauber, é uma tremenda biçha; o Antônio Guerreiro é bicha; o Jaquar, que eu ia esquecendo, é bicha; o José Hugo Celidônio é bicha; nunca vi ninguém tão bicha quanto o Rogerio Sganzerla; bicha, mesmo, paravaler, é o lbrahim Sued, que não pode ser mais bicha; Doval é bicha; Jairzinho é uma bicha radical; falando em bicha: como vai você, Henfil; Minas Gerais é um viveiro de bichas; Ziraldo, por exemplo, quem pode negar? É a maior bicha de Caratinga; aliás, se vocês não sabem, esse tal de Caratinga também era bicha; o filho do Jaguar, tão pequenino já é bicha; também, o professor dêle é bicha, sô; ah, Virgem Santa, o João Saldanha é bicha; o César Thedim é bicha e a Tonia Carreiro, para provar o dito, também é bicha, falando nisso, o John Mowinckel é bicha; e o Pedrinho Valente, embora ainda não saiba, é bicha; a êsse lá sabe: o Ivo Pitanguy é bicha; há alguém mais bicha do que o Sérgio Bernardes? há, o Jaguar; ah, que saudades que eu tenho da bicha Cláudio Abramo; Afonso, Afonsinho, Afonsão, todos bichas; os Afonsos em geral, todos bichas,- tenho melancolia do Rio Grande do Sul porque as bichas que aqui são bichas não são bichas como lá; Olavo Bilac é bicha; o bigodinho do Oscar Niemayer não me engana; é bicha; ora Tom Jobim, vai ser bicha lá com a bicha do Frank Sinatra; como se não bastasse, de bichas, é claro, agora ainda anda por aí aquela bicha da Florinda; a bênção, minha bicha Baden; falando em bicha nada melhor do que uma bicha do Jorge Ben depois da outra; Charles Anjo 45 é bicha enrustida; você é bicha; o leitor, todos os leitores, são bichas; fala, bichonilda Sérgio Noronha; a Olga Savary é bicha e o livro dela é mais bicha ainda; Paulo Garcez é a chamada bicha respeitável; Jango é bicha; Brizola é subverbicha; e a Wanderléia, segundo a bicha do Flávio Rangel não a do no sentido possessivo mas do êle, Flávio - é bicha ternurinha; e quem diria, hem? todos os Macedos Soares são bichas; Rubem Braga anda caindo de tanto ser bicha.

Este parágrafo é bicha.
Por outro lado, Maria Bethânia é bicha; a democracia é bicha; êle é bicha mas eu não sou louco de dizer; salve a bicha mais bicha de Londres, a bicha do Ivan Lessa; o Jaguar é bicha, o Ferreira Gullar já representou o Maranhão no concurso nacional de bichas; todos os componentes do velho PSD são bichas; Paulo Mendes Campos é a bicha mais intelectualizada que eu conheço; falando em bicha, vocês lá viram que coisa mais incrível o gênero bicha-barbuda que é o Carlinhos Oliveira?; bicha para falar a verdade, mas bicha mesmo, é o Hélio Fernandes; criança, nunca verás uma bicha tão grande quanto a Maria Raja Gabália; fala minha bicha Marlene Dabus; você é tão linda, Teresa Souza Campos, mas é bicha, Joaquim Pedro e MeIo Franco e, portanto , bicha, pois todos os MeIo Franco são bichas; a Danusa Leão, insisto, é bicha; olha aqui, ô Matarazzo, não queira me comprar:, tôda a familia é bicha; e tem mais: vocês lembram da Maysa, ex-Matarazzo? Pois é bicha, bicha é a torcida do Flamengo; e a do Botafogo se existisse, bicha seria; os velhinhos do Vasco são bichas; o Fluminense, vocês sabem, andam de salto alto; todos os brasileiros são bichas; Europa, França e Bahia - tudo bicha; Ásia, África, América e Passo Fundo, tudo bicha; inclusive o Jaguar, tudo bicha; é a maior bichite da história do mundo; que, por sinal, é bicha.
O único macho do mundo é o Nélson Rodrigues.


Lindo, maravilhoso, mas imaginem algo assim nos dias atuais. Com certeza geraria mais espanto do que gerou em 1970, pois hoje, mesmo com todos os avanços, estamos mais conservadores e diante de um pensamento único a nos guiar, mais bestializados, portanto. Pois, mesmo não tendo a genialidade de um Tarso de Castro, tento fazer, num pequeno parágrafo, a reprodução com personagens aqui da terrinha bauruense o mesmo texto de antanho. Eu tento, mas mesmo saindo uma coisa fraca, fica valendo a intenção, que é a de cutucar com vara curta a imbecilidade humana. Vamos ao meu texto:

BICHA
Todo mundo sabe que o Teatro Municipal é um reduto de bichas, assim como a Câmara Municipal, o prédio da Prefeitura Municipal e até os lugares onde circulam as mais engravatados pessoas da cidade, como o Fórum e os Sindicatos, Associações, Institutos e até os Cemitérios. Nada escapa da bichice. Até nas igrejas evangélicas os bichas marcam presença, mesmo que de forma enrustida. Nas católicas, então, vixe nossa. Os jogadores do Noroeste, sabem que por lá existem aqueles que são bichas e dentro dos plantões policiais, todos fazem vista grossa, mas os bichas circulam livremente e em paz. No Alameda Quality Center dá muito bicha, assim como no Shopping Center e no 21 Center. Eu tenho muitos amigos que são bichas e outro tanto que tenta esconder a situação. Tem aqueles que tapam o sol com a peneira e aqueles que se escondem dentro de um armário de quatro portas. Tudo bicha enrustida e mal amada. O meu cabeleireiro é bicha, assim como frentista do posto a abastecer meu carro. O caixa do supermercado também é e o gerente do banco faz gênero sério, mas não deixa de ser. O guarda de trânsito com certeza é, pois para apitar daquele jeito, só mesmo sendo bicha. O melhor texto do Jornal da Cidade é escrito por um bicha e o do Bom Dia idem, assim como o locutor do rádio e o apresentador de TV. O engravatado industrial, com carrão do ano, duas amantes, circulando pela Getúlio é bicha, assim como o camelô que me vende uma quinquilharia. Meu chefe é bicha e o seu também. Na feira, até o japonês do pastel é bicha, imaginem então o dono do bar da esquina. Tudo
bicha. Os meus adversários são bichas, assim como os amigos e parentes. O cantor da noite é bichona, meu político preferido é bicha e aquele que não receberá meu voto também, assim como o cara que me nega um financiamento. Vocês se lembram da Casa da Eny? Muito bicha batia cartão por lá. Nos distritais nos domingos tá infestado de bichas e entre os corredores matinais, expondo seus biceps, ferve de bicha. O cara da auto-escola, o do táxi, o porteito da indústria, o traficante da esquina, o vendedor de carros, o entregador de pizza, o dono da fábrica, o time de basquete quase inteiro, os estudantes da UNESP e da USC, a molecada no sinal, o dono da churrascaria, o sério pastor da igreja, o jornaleiro nem se diga, o engenheiro e o médico, todos são bichas. Não escapa ninguém, ou melhor, escapa sim, vejo alguém, aquela linda travesti na esquina da Nações. Essa não é bicha, é macho paca, pois para estar ali, assumir aquilo tudo na cara de todos, só pode ser muito macho. Quem se assume bicha, também não o é, pois coragem não lhe falta. Já o resto é tudo bicha. Inclusive quem chama os outros de bicha. E não pensem que não deixo de ser bicha. Assumo aqui, diante de todos, ser como a maioria, BICHA. E que levante a mão quem também não estiver na mesma situação. E viva a diversidade, a bichice.
Gente, o meu texto deve ter ficado ruim paca, mas é minha forma de protestar e de prestar solidariedade aos discriminados de hoje. Queria fazer o texto citando nomes, mas como tem gente, que com certeza não entederia bulhufas, preferi amenizar e fazer sem os nomes, mas te digo, você aí que me lê, isso mesmo, você, tu é bicha. E quem for contra que atire a primeira pedra.

14 comentários:

Anônimo disse...

Henrique!


Parabéns pelo texto. Não sabe como é importante esse posicionamento frente ao fundamentalismo cada vez mais oportunista que temos de conviver aqui e lá...todo dia e toda hora.


O seu texto foi oportuno em um dia que perdemos mais uma travesti, brutalmente assassinada porque era bicha que incomodava um mundo formatado a ver o preto e o branco. E fico no luto a espera da próxima notícia que certamente chegará de um mundo que não aprendeu a conviver com a bichice, uma das mais autênticas formas de existir desafiando o mundo.


um abraço
Antonio Sardinha

Anônimo disse...

Grande abraço meu querido Henrique. Maravilhosos textos, o do pasquim e o teu ...vc esqueceu de dizer que todos os artistas plasticos são Bichas rrsrsrsrsrsrsrrsss....
A tua manifestação deve entrar com certeza para os ANAIS da CULTURA BAURUENSE. Saudades do nosso amigo PERCI.
JOSÉ LARANJEIRA

Anônimo disse...

Henrique,
Você foi uma bicha e tanto, meus parabéns e muitos anos de vida pelos seus 50 anos de bichisse!
Corre, entre as bichas, o seguinte ditado: "bicha burra é hetero". Ta mais que claro que quem age daquela fdorma autoritária é uma bicha burra...

Egberto - ex-Bauru Chic

Wellington Leite disse...

Ah, Henrique, faltou dizer que o maior macho de todos é o Sakai, kkkkkkkkkkkk.
Maravilhoso tudo isso!
Abração
W.Leite

Anônimo disse...

Henrique, ótimo texto seu bicha.
Sua amiga bicha, Tatiana

Cezar Grandini disse...

Parafraseando os Novos Bahianos "Bicha é tu, bicha é tu"... Abraço.

Guto

Cristina Camargo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina Camargo disse...

Genial, um dos protestos mais criativos e bem humorados que já vi. Todo mundo é bicha!! Será que o Che Guevara também era? Rsrsrs

Mafuá do HPA disse...

REPRODUZO PARTE DO TEXTO QUE O BOM DIA BAURU PUBLICOU HOJE SOBRE O MEU TEXTO AQUI NO BLOG (Obrigado, Cristina Camargo):

Sigla gay é mantida em projeto
Prefeito descarta pedido de vereador evangélico e assunto provoca debate, com direito a texto irreverente em blog
anuncie!

Arquivo/Agência BOM DIA

O blogueiro Henrique Perazzi de Aquino, que escreveu texto inspirado em artigo famoso para prestar solidariedade aos militantes do movimento LGBT de Bauru Cristina Camargo
Agência BOM DIA

A sigla gay que incomoda o vereador Roberval Sakai, o Pastor Sakai (PP), está mantida no projeto de lei que cria a Semana de Combate ao Preconceito e à Discriminação, em tramitação na Câmara Municipal.

O prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) mandou o projeto de volta ao Legislativo sem tirar sigla LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros). “Acho que o projeto está pronto para a votação”, disse quarta-feira (28) à noite.

Ele foi procurado por Sakai, que é evangélico, para que retirasse a sigla. Respondeu que não e afirmou ao vereador que ele mesmo pode fazer isso, por meio de uma emenda parlamentar.

“Respeito a posição dele, a religião. Mas deixei claro que não iria tirar”.
Sakai, que estaria fora de Bauru e não foi encontrado quarta-feira (28), ainda teria insistido com Rodrigo, sem sucesso. O vereador prefere o termo “orientação sexual”, que considera mais adequado.

O caso provoca debate. Em texto publicado em seu blog e reproduzido nesta quinta-feira pelo BOM DIA, o historiador Henrique Perazzi de Aquino adapta publicação famosa do jornalista Tarso de Castro sobre a “bichice”, mas com ambientação em cenário local.

No artigo irreverente publicado no jornal “Pasquim”, Tarso chama de bichas várias personalidades da época, inclusive amigos e até um parágrafo do texto.

“Minha ideia foi prestar solidariedade”, afirmou Henrique sobre os militantes do movimento LGBT. “Mesmo não tendo a genialidade de um Tarso de Castro, tento fazer a reprodução com personagens da terrinha”, escreveu em seu blog.

Outros dois
Além da criação da Semana contra o Preconceito, outros dois projetos de lei relativos ao assunto serão encaminhados pelo prefeito à Câmara em agosto. Eles criam os conselhos dos Direitos Humanos e do Combate ao Preconceito.

Rodrigo pretende comparecer à 3ª Parada da Diversidade de Bauru, dia 29 de agosto, na avenida Nações Unidas. “Assim como também vou na Marcha para Jesus, organizada pelo Sakai”, explicou.

Anônimo disse...

Grande Henrique...muito legal e importante este seu posicionamento, meu querido amigo. Pode ter certeza que ele será bastante impactante, especialmente numa sociedade hipócrita como a nossa. Eh, espera aí!!! Vc me chamou de bicha também????? Então esqueça o elogio que fiz ao teu texto...rsrsrsrsrss....Grande abraço, Ademir Elias

Mafuá do HPA disse...

amigos novos e antigos:

no site do Bom Dia Bauru, dois comentários feitos sobre o texto, reproduzidos aqui:

29/07/2010 4:17
João Paulo Muniz - 33 - DJ
É isso aí. O texto tratou da realidade com ela realmente ée a maioria finge não ver.E pro senhor pastor e vereador... acho que a cidade precisa de muito mais coisas em que o senhor poderia empregar o seu precioso tempo... afinal seus eleitores o elegeram pra que o senhor lutasse por coisas nobres.Preconceito não é nenhum pouco nobre de sua parte!!!E viva a diversidade e o amor!!!Não á violência!!! Avalie

123450 opiniões 29/07/2010 16:21
Rubya Bittencourt - 39 - Bicha
Henrique Perazzi de Aquino ganhou nota 1000 por esse texto gostoso, inteligente, bem-humorado e de alto poder crítico. E levante a mão quem não for Bicha!;-)

REPRODUZO AMBOS AQUI
HENRIQUE - hoje fora do mafuá, em Marília SP

Mafuá do HPA disse...

No BOM DIA que circulou ontem, sexta, duas cartas sobre a matéria. Reproduzo ambas abaixo:

1.
"Henrique Perazzi de Aquino foi extremamente feliz em seu texto, publicado ontem pelo BOM DIA, retratando de forma irônica o preconceito existente contra a comunidade LGBT. Tenho lido neste espaço muitas manifestações raivosas contra os homossexuais e lembrei de um saudoso amigo de faculdade, gay até a espinha, que dizia que aqueles que demonstram tanta raiva dos homossexuais, são tão, ou até mais gays do que eles. Usando as palavras de Aquino: são todos bichas.
Endemonizar os gays é um ato que agrada a Deus? Não seriam os gays também filhos de Deus? Toda polêmica está aí por culpa da imprensa. Usamos erradamente o termo "casamento", quando todos sabem que o correto é "união civil". Ninguém está defendendo que entrem em uma igreja e se casem, os homossexuais querem apenas o direito de serem cidadãos. ter raiva. destilar preconceitos e ainda usar Deus como justificativa fere os próprios mandamentos divinos"
MARCELO DE SOUZA - JORNALISTA

2.
"O texto tartou da realidade como ela realmente é e a maioria finge não ver. O pastor e vereador (que implicou com a sigla LGBT em um projeto de lei do executivo) creio existem muito mais coisa importante para empregar o seu precioso tempo. Afinal seus eleitores o elegeram para que o senhor lute por coisas mais nobres. Preconceito não é nenhum pouco nobre de sua parte. E viva a diversidade. Não à violência".
JOÃO PAULO MUNIZ - DJ

Markinho ABD disse...

Parabéns Henrique, não poderia haver um protesto mais inteligente.
Temos sim que aparecer em todos os meios de comunicação para que a população comece a acostumar com as " bichas". Ótimo mesmo.
A última do Sakai é que ele quer substituir a sigla LGBT pelo termo minorias, pode, mais uma vez tentando nos camuflar.
São pelas mãos de políticos como o Sakai que os gays estão sendo brutalmente assassinados. Esses políticos possuem sangue em suas canetas no lugar da tinta.
Mas vamos continuar lutando até o fim, jamais desistiremos.
Abração e obrigado por tudo.

Mafuá do HPA disse...

Markinho

Estaremos contigo nessa cauisa sempre. Para o dia da Parada, poderíamos até fazer um boneco representando esse pessoal com sangue na caneta. Pensemos no assunto...

Henrique - direto do mafuá