terça-feira, 16 de novembro de 2010

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (30)

ALGUNS BAURUENSES QUE SE ACHAM - PEDANTISMO E ARROGÂNCIA DE UMA "pobre" MINORIA PAULISTA QUE NÃO RESPEITA RESULTADO DE ELEIÇÃO E MUITO MENOS DIREITOS HUMANOS
Sinto que a coisa está tomando um rumo esquisito pela seção de cartas dos dois jornais bauruenses, o Jornal da Cidade e o Bom Dia. O que leio ali e no texto de alguns colunistas é o exato pensamento de uma minoria de paulistas, que fazem questão de insuflar o estado todo, como se esse fosse o pensamento do paulista num todo. Não é, mas esses poucos, apregoam o serem. Precisam de sustentação para tentar fazer valer o preconceito exarcebado emanado no que defendem e para tanto, dá-lhe usar a votação dos paulistas para encher-lhes o balão. Trata-se de gente perigosa, a dividir o país, como se nós, os paulistas, fossemos melhores e mais inteligentes do que o restante do país. O tal do SANGUE AZUL na sua extremada idiotice e maledicência. Vejo que o que defendem é tão pernicioso, igual ao repudio que todos devem ter ao nazismo e movimentos de extrema direita de uma forma geral. Identifico alguns desses textos nas próximas linhas.

IVAN GARCIA GOFFI escreve à terças no BOM DIA e hoje destila isso: "...a cisão ideológica que foi deixada após as eleições. A metade de baixo do Brasil tem Serra como presidente, enquanto a de cima apóia o fantoche Dilma. O comentário não foi sectarista porque se baseou em informações reais...". Goffi não deve estar sabendo identificar os mapas eleitorais, pois se eliminarmos os votos do Nordeste, Dilma continuaria ganhando a eleição, mas mesmo ele sabendo disso, bate na tecla de que o Nordeste são "culturalmente mais atrasados que Sul e Sudeste". Ele não leva em consideração que o Nordeste não vota mais de cabresto e hoje quem é o faz somos nós, os paulistas, a sacramentar voto nos tucanos há mais de 16 anos. Ele critica Tiririca, exatamente por ser nordestino, mas esquece que ele foi eleito pelos paulistas. Encerra seu texto acusando os que o criticam de "milicianos chavistas, gente sem berço, sem cultura e sem bagagem, mas com bandeira". Isso para mim tem um nome, MENTE DOENTIA e o que necessita mesmo é de um tratamento dos mais rigorosos, desses a deixá-lo isolado de notícias por um tempo, pois algo está fora do controle dentro de sua cachola. Recomendo galho de arruda atrás da orelha e sal grosso, muito sal grosso, além de umas boas palmadas no bumbum. Isso é serviço de mãe.

Outro a expressar isso é ANTONIO RODRIGUES ASNO (sic). Esse, cuja carta sai hoje na Tribuna do Leitor assume o nome Asno, sem que o JC verifique se esse nome é verdadeiro ou fictício. Retruca um texto de Duílio Duka, publicado ontem no jornal e diz que o "o povão brasileiro é burro, sim! É estúpido, é ignorante, atrasado e analfabeto, além de desonesto". Tudo isso, segundo ele, porque elegeu um Tiririca (adoraria saber em quem votou esse senhor), terminando com um "ajuda a perpetuar quadrilhas no poder". Do título dessa carta, "Povo atrasado", noto mais atraso em quem a escreveu. Mistura alhos com bugalhos e no fundo, corrobora o fato de que o voto certo era o dele. Se todos cujos candidatos não foram eleitos tivessem a mesma justificativa, sai de baixo. O nome caiu-lhe como uma luva, mais pela estupidez de não visualizar nenhum avanço no governo que se encerra e nenhum erro nos perdedores desse último pleito. Se assumiu o nome, que assim seja.

Ontem, no mesmo JC, um texto na página Opinião, de um assessor parlamentar tucano do deputado Pedro Tobias, José Eduardo Amantini com otítulo "Censura prévia na mídia", onde repete exatamente a forma de fazer política dos tucanos, repelindo avanços e posicionando-se ao lado dos barões da mídia, um pequeno grupo que não quer de jeito nenhum qualquer tipo de regulamentação nos meios de comunicação. Um vergonha dizer que o que o PT quer é censura, quando o PSDB censura descaradamente todos os meios por eles controlados. Cara de pau escancarada. Prega que que o que o PT quer é "a criação de uma agência reguladora de conteúdo das mídias", se diz contra "controles e mordaças", "pretexto para censura prévia" e diz que o "objetivo é controlar as informações veículadas no Brasil". Arrazoado de mentiras e inverdades, que culmimam sempre com algo a tentar amedrontar os incautos, com um "corremos o risco de ver uma escalada do modelo antidemocrático do Chávez, algo que coloca a democracia em risco". Adoram colocar Chávez em tudo. Cai nessa quem quer ou é muito mal informado. O missivista incidiu em tantos equívocos (sic, falsidades mesmo), que recebeu a devida resposta hoje, num texto no mesmo jornal e página, com o título: "Por um novo marco regulatório nas comunicação do país".
Queria comentar mais, muito mais, mas hoje ocorre aqui em Bauru a abertura da I Jornada Bauruense pelos Direitos Humanos e para lá estou indo, já com certo atraso. Depois conto por aqui como foi. Como esses três citados entenderiam o que venha a ser DIREITOS HUMANOS?

9 comentários:

Anônimo disse...

Mas um país capitalista é isso, ninguém tem informação, massifica-se a mediocridade com fins dominadores prevalecendo a asneira dos que a controlam.
E jornada pelos direitos humanos??? Quem são os que proclamam por tais direitos??? Direitistas que "endireitam" humanos para andar em circulos??
Eu estou fora. Bando de hipócritas.

Marcos Paulo

Comunismo em Ação - A Retomada

Anônimo disse...

Só um adendo, a tal jornada vai discutir e atacar o capitalismo como causa de todas as mazelas da sociedade??? Vai discutir a opressão mundial do imperialismo norte-americano??? Não??? Então marchemos em rodas pra não sair do lugar e todo ano discutir as mesmas merdas da sociedade sem mostrar efeito de causa, alguns até se beneficiam das emotivas falas para fins politicos.


Marcos Paulo
Comunismo em Ação - A Retomada

Anônimo disse...

Muito bom, caro Marcos, último baluarte bauruense da decência e da dignidade

M.

Anônimo disse...

Gostei da comparação entre os que usam o nome dos Direitos Humanos num balaio de gatos, englobando até a defesa dos presos. Isso é coisa rasteira, de gente que quer desviar o foco da questão e morre de saudades dos tempos do DOPS, da repressão brava no nosso lombo. Já sobre englobarmos também o que os Estados Unidos fazem mundo afora, não vejo problema e para mim a luta dos direitos humanos precisa apontar também o dedo para esses crimes, sem hipocrisia.

Paulo Lima

Anônimo disse...

Calem a Boca Nordestinos
Por José Barbosa Junior


O que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet,
que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da
paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma
declaração no twitter: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um
nordestino afogado!”.

Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também
passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das
eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA (sim, fui
corrigido por muitos e convencido pelos “amigos” Houaiss e Aurélio) do nosso
país.

E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em
suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão!

Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!

Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?

Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira
nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego
e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel
Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de
Queiroz?

Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur
Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos
presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus
encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?

Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do
genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e
até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado
pelos… pasmem… PAULISTAS!!!

E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores
como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz,
o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de
Marco Nanini, pernambucano.

Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo
“carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.

Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer,
povo analfabeto e sem cultura…

Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade
e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando
Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos,
Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e
do cearense Fagner…dentre tantos outros...

E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas
melodias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia…

Ah! Nordestinos…

Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que
nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força
opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês
foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e
linda história do seu povo?

CONTINUA

Anônimo disse...

CONTINUA...

Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo
civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes
ensinar.

Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender
e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de
“cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e
musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a
asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!

Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam
levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)!
Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!

Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso
do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário… coisa da melhor
qualidade!

Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo
civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil!
Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho
infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse
trabalho infantil vai render. Ou vocês não perceberam ainda que suas
crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as
afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque
ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e
sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente
modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso… mas o que
importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família,
daí, é fácil criticar quem precisa!

Minha mensagem então é essa: – "Calem a boca, nordestinos!"

Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a
tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por
tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos
calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.

Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao
vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção
desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.

Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a
importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na
música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu
povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes
de tudo, um forte!”

Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos
irmãos nordestinos!

REPASSADO PELO INSTITUTO CULTURAL ARUANDA

Ana PaCosta disse...

Chorei ao ler REPASSADO PELO INSTITUTO CULTURAL ARUANDA, é tão lindo e verdadeiro. Mas choro também pela minha querida pátria e seu povo que não vê que são usados por uns poucos que não tem qualquer amor por este chão maravilhoso.




Ana

Cristina Camargo disse...

Também não gosto de nada do que o Ivan escreve, então costumo tomar duas atitudes: aceitar que dentro conceito de liberdade de expressão existe espaço para gente preconceituosa se manifestar e nunca ler as colunas dele, para não sentir um gosto amargo logo no começo do dia.
Essa última coluna, no entanto, precisei ler por motivos profissionais. E achei revoltante.
O que está embutido no texto é que, na opinião dele, existem dois tipos de pessoas: as de primeira e as de segunda classe. Os superiores e os inferiores. Os que mandam e os que obedecem. Nojento.
Intimamente, até revi o que defendo sobre liberdade de expressão: se eu pudesse decidir, pessoas capazes de escrever coisas assim não teriam espaço para expor seus pensamentos autoritários. Acho que tamanho preconceito deveria ser considerado crime.
Atacar governos, declarar preferências políticas e partidárias, divulgar opiniões, tudo isso é liberdade de expressão. Ofender todo um povo - forte e belo como o nordestino - não é não. É caso para a Justiça.

Mafuá do HPA disse...

Isso mesmo Cristina, o que Ivan Goffi faz é da mesma estirpe dos nazistas, sem tirar nem por. nem palmada resolve mais. Talvez a Justiça.

Henrique - direto do mafuá