segunda-feira, 15 de novembro de 2010

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (16)

LEMBRANÇAS DO ALTERNATIVA BAR E UM PAPO COM DÉCIO BASSAN
Durante 12 anos fez o maior sucesso aqui em Bauru o ALTERNATIVA BAR, no cruzamento das ruas Virgilio Malta com Cussy Junior, primeiro sob o comando de um agitado trio composto por Décio, Fernando e Paulo Correia e depois só com DÉCIO BASSAN e ROSE BARRENHA. O bar/restaurante fechou no começo de 1997 e hoje revivi um amontoado de histórias, quando convidado para um inusitado almoço na casa da Rose, reuniu Décio, filhos de ambos (Bianca e Bruno), netos, sogra e alguns amigos, como eu, Ana Bia, Roque Ferreira e Tatiana Calmon. Primeiro algo que há quase uma década não acontecia, com Décio indo para a cozinha (com assistência de Tatiana) e revivendo um dos pratos do antigo cardápio do Alternativa, um "Joelho de Porco com chucrute", bem ao estilo alemão, com repolho e mostarda. O imbróglio começou cedo, bem antes do almoço e só terminou por volta das 20h de hoje. "Você não tem noção do que seja esse homem na cozinha", adiantava Tatiana. E tudo foi comprovado nos mínimos detalhes, com algo que nem imaginava, quando descobri, por exemplo, que no prato principal havia dois cravos, um para cada joelho, em detalhes que iam escapando aos poucos da cozinha.

A comida ansiosamente esperada por todos foi um mero pretexto para o bate-papo, que só não teve prolongamento noite adentro, devido ao cansaço de barrigas mais do que cheias. Décio, como é sabido pelos que convivem com ele está sob um intenso tratamento de um câncer a lhe atormentar a vida e residindo em Marília, distante 100 km daqui. Sofre com isso, mas diante de tanta gente amiga, voltou à cozinha e aos papos. Pergunto num certo momento: "Por que Décio é tão irriquieto?". Eu mesmo respondo: "Décio Pignatari, outro da mesma linhagem". Tatiana dá o tom mais correto: "Desce daí, moleque, fica melhor". Uma trajetória e tanto, pois com 58 anos, esse Físico, formado pela antiga FEB - Fundação Educacional de Bauru, Astrônomo por convicção, começou bem cedo e aos 14 anos já entendia tudo de física quântica. Não parou mais, atuou no IPMET junto à FEB (hoje, UNESP), largou tudo num certo momento e foi fazer outra coisa que gosta muito, cozinhar. Num certo momento teve seu Carpaccio avaliado como um dos melhores do interior. "Um Guia Gastronomico afirmava que o nosso era melhor do que o do famoso Ca'D'Oro", diz.

Com o prato pronto e a degustação correndo solta, ele soltou a voz, falou de tudo. Sabe qual sua frase favorita? "As palavras podem mentir, o semblante das pessoas não", diz, repetindo Reich. Daí para frente não parou mais. Do capitalismo e sua última e inacacaba crise: "Essa querela vai se suplantar pela derrocada final do capitalismo. Vivemos no flagelo". Sobre um filme: "Pelo Tratado de Versailles a Alemanha teria que pagar o prejuízo da guerra e quem melhor captou como começou a germinação do nazismo foi o filme Ovo da Serpente. E hoje o muro que os judeus levantaram para separá-los da Palestina é o próprio do Gueto de Varsóvia". Ainda sobre os judeus, trouxe a questão para Bauru quando presenciou os cochers por aqui: "Sabe o que é um cara sob o sol de 40º, com uma roupa grossa, sobretudo, chapéus, correndo dentro de um frigorífico de um lado para outro. É assustador. Vi esses caras com as mãos para trás, vigiando tudo, como se estivessemos a querer enganá-los em qualquer detalhe, tudo por causa do corte de uma carne. Imagine então o que eles fazem com os palestinos, coisas inimagináveis que nem ficamos sabendo". No momento de divagação proferiu: "O ser humano é movido por tesão. O que sai disso é tara. Hitler foi torturado quando menino e gerou aquilo que conhecemos". Sobre essa galáxia à nossa volta: "Nosso sol é uma estrelinha porcaria de 5ª grandeza. Uma supernova gera ouro, lídio, potássio e tudo que temos aqui. Eu já cheguei a conclusão de que deus é dispensável. O universo foi criado por uma singularidade, por uma explosão acidental, nada mais que isso". Das últimas eleições deu a estocada em quem merece: "O problema não é a Marina Silva e sim, o que construíram dela. Ela que foi alfabetizada e ajudada na dieta que lhe salvou a vida pelas irmãs católicas, traiu elas logo a seguir e foi seguir outra religião. Não parou mais de fazer isso". Sobre uma música: "Nada supera o Milton Nascimento de sua fase inicial, hoje está ruim demais. Costa Rica aboliu seu exército e ele criou algo maravilhoso em Coração Civil, cantando São José da Costa Rica, coração civil, me inspire no meu sonho de amor Brasil...". Falou mais, de Bin Laden, talebãns ("esses caras são estudantes, estudam para fazer aquilo tudo e em nome da religião cometem barbaridades"), CACHAÇOS ("esse animal localiza as fêmeas e não as copula, quer mais crueldade que essa"), a paixão pelos aviões, o tratamento médico público em Marília ("o melhor para o meu problema, de ponta, feito pelo SUS, num Hospital Escola") e reverenciou a vida e a comida.

Foi uma tarde das mais agradáveis. Por fim, Rose traz para a mesa velhas fotos. Primeiro ambos juntos, depois ele e Fernando (hoje n'O Templo Bar) e depois várias espalhadas sob a mesa com vários momentos vividos nas do saudoso Alternativa, um que certamente deixou muita saudade. E mais, Décio continua o mesmo, com uma fala aguçada e das mais antenadas. Roque Ferreira fecha a tampa da festa com uma frase sobre o dia de hoje: "Estamos aqui comemorando a Proclamação da República concretizada por dois caras comprometidos até a médula com o Império". Além disso, comemorávamos a convivência com Décio, sua verve e mãos afinadas para produzir frases e pratos saborosos. Saímos todos com um gostinho que QUERO MAIS.

6 comentários:

Anônimo disse...

Um dia duplamente perfeito: Pelas companhias e boa comida.
Há muito não via o Décio, e ontem matamos a saudade de suas mãos perfeitas e sua lingua maldita rs.... desce dai moleque.Tatiana Calmon

Anônimo disse...

tati e décio são mestres na cozinha! hoje fui dar aula com cheirinho de chucrrutt com wurst! muito obrigada por serem tão pacientes comigo. daí, eu acabo gostando mais ainda de baurrru! beijos da ana bia

ROSANGELA MARIA BARRENHA disse...

UM DIA PERFEITO, COM O HOMEM COM QUEM CASEI POR INTERESSE (VAI COZINHAR ASSIM NA PQP, RSRS...) E QUEM MAIS ME AMOU NA VIDA...
UM DIA PERFEITO POR ESTAR COM AMIGOS DE VERDADE, TODOS PERFEITOS NAS SUAS INPERFEIÇÕES E NA COMPREENSÃO DE QUE SIM, SOMOS AMIGOS, NÃO POR CAUSA DISTO TUDO, MAS APESAR DISTO TUDO...NÃO FOI UMA TARDE, FOI UMA ORAÇÃO...OBRIGADA, AMIGOS!!!!

Anônimo disse...

Pois é Henrique... deus pode ser dispensável para o Décio.
Todavia, eu creio em DEUS e agora neste momento acabei de ler seu diário e agradeço a DEUS por sua vida, e que você seja muito abençoado e um dia reconhecido como historiador registrador
Sensível das melhores coisas que Bauru já teve.
Conheci o Alternativa em 1979 e até hoje tenho saudade do Carpaccio. Nunca mais comi igual. A carne de sol. O joelho de porco com chucrute em Curitiba tem um semelhante mas não tão bom.
Sabores de um tempo em que fui muito feliz em Bauru.
Meu ex marido haverá de gostar muito também de ler este seu relato.

Valeu... muito obrigada por reviver a memória paladar... Rosa Maria Morcelli

Anônimo disse...

Henrique q gostoso relembrar o Alternativa!!!meu ex marido costumava contar pros nossos meninos de uma vez q sai de lá "arrastada" pelas pontas dos pés eq até copo eu quebrei!!!um exagero(claro!.bons tempos...muito bons,um ponto de encontro delicioso!!gde abraço!Marisa F.

Chiara disse...

Tenho lembrança da minha infancia, no Bar alternativa... brincando pelo estacionamento junto com a Bianca!!! Que bom ter noticias de pessoas queridas.