sexta-feira, 19 de novembro de 2010

UMA MÚSICA (67)

CORAÇÃO CIVIL - MILTON NASCIMENTO
Essa música fez parte de uma época onde Milton produziu coisas inigualáveis. Nessa semana, no almoço com Décio Bassan, do saudoso Alternativa Bar, ele lembrava disso, de um Milton que já foi dos melhores e hoje, está numa fase quase que irreconhecível. Nem sombra do que já produziu. Uma das lembradas pelo Décio foi com uma frase "São José da Costa Rica, coração civil", que foi explicada pelo mesmo. "Ela foi escrita porque a Costa Rica aboliu o seu exército, o único país latino sem Exército e Milton e Fernando Brant, precisos produziram algo lindo, pulsante", diz. Não deu outra, fui rever a música e tenho que concordar com sua observação sobre as duas fases do Milton. Hoje, instalado entre as montanhas mineiras (Pocinhos do Rio Verde, Caldas MG), num acesso rápido na internet via leptop, lembro do mineiro Milton e ouço a música. Tenho alguns LPs lá no mafuá onde a voz de Milton embalava meus sonhos futuros, alguns ainda não realizados (e o serão um dia...). Façam um passeio comigo abaixo, ouvindo e vendo a música pelo Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=jkyNvPNNGKI

Quero a utopia, quero tudo e mais
Quero a felicidade nos olhos de um pai
Quero a alegria muita gente feliz
Quero que a justiça reine em meu país
Quero a liberdade, quero o vinho e o pão
Quero ser amizade, quero amor, prazer
Quero nossa cidade sempre ensolarada
Os meninos e o povo no poder, eu quero ver
São José da Costa Rica, coração civil
Me inspire no meu sonho de amor Brasil
Se o poeta é o que sonha o que vai ser real
Bom sonhar coisas boas que o homem faz
E esperar pelos frutos no quintal
Sem polícia, nem a milícia, nem feitiço, cadê poder ?
Viva a preguiça viva a malícia que só a gente é que sabe ter
Assim dizendo a minha utopia eu vou levando a vida
Eu viver bem melhor
Doido pra ver o meu sonho teimoso, um dia se realizar

5 comentários:

ROSANGELA MARIA BARRENHA disse...

TÁ VENDO PORQUE? UTOPIA SOU EU!!!!!

ROSANGELA MARIA BARRENHA disse...

FORA OTRAS COSITAS MAS...

Unknown disse...

É, mas não podemos ser tão frios . Tudo na vida tem começo, meio e fim e o artista também não está imune a isto. Ele também tem seu ápice e depois um certo desgaste, como qualquer outro profissional. Chico Buarque também já quase não produz, mas nem por isso deixam de ser os ícones da MPB.Só nos resta contemplarmos a grandiosa obra feita pelo magnífico Milton Nascimento e agradecer aos Deuses por ele ser brasileiro e termos paciência e respeito pelo, digamos outono do artista.

Unknown disse...

É, mas não podemos ser tão frios . Tudo na vida tem começo, meio e fim e o artista também não está imune a isto. Ele também tem seu ápice e depois um certo desgaste, como qualquer outro profissional. Chico Buarque também já quase não produz, mas nem por isso deixam de ser os ícones da MPB.Só nos resta contemplarmos a grandiosa obra feita pelo magnífico Milton Nascimento e agradecer aos Deuses por ele ser brasileiro e termos paciência e respeito pelo, digamos outono do artista.

Célia Regina disse...

Tudo que ele canta é maravilhoso.
A sua presença é coerente.
Um artista incomparável e único.
Dom que recebeu de Deus e compartilha até hoje.
Sua obra o imortaliza.