quarta-feira, 17 de novembro de 2010

UMA ALFINETADA (78)

PASSEIOS FERROVIÁRIOS EM BAURU E PELAS CIDADES DA REGIÃO *
* Texto publicado no semanário O ALFINETE, da vizinha Pirajuí, edição nº 609, 13/11/2010.
EXPLICAÇÃO PARA SER LIDA ANTES DA LEITURA DO TEXTO PRINCIPAL: Como todos sabem, trabalhei na Secretaria Municipal de Cultura de Bauru por 4 anos, administração Tuga Angerami, justamente comandando o setor que adminstrava os passeios ferroviários do projeto Ferrovia para Todos. Foi algo dos mais gratificantes para esse neto e filho de ferroviários. Torço pelo novo momento da cidade. O texto é uma pequena e modesta contribuição para a ampliação do debate. O que não pode ocorrer é algo que, infelizmente vislumbro já ocorrendo. O projeto recebeu apoio durante todo o período que funcionou do grupo do JORNAL DA CIDADE, inclusive no seu material gráfico e uniformes dos componentes. Hoje, quem levanta a questão é o concorrente, o BOM DIA. Que ambos acertem isso e contribuam, cada um a seu modo, sem prolongar o dilema de entraves, melindres, para que a idéia do prolongamento para outras cidades ocorra e o trem volte logo a circular. Abaixo meu texto:

Um assunto que está chamando bastante a atenção aqui por Bauru é sobre a destinação de um famoso passeio turístico ferroviário existente na cidade, envolvendo uma composição férrea capitaneada por uma locomotiva Maria Fumaça. Durante anos ela circulou num pequeno trecho urbano, autorizado previamente pela concessionária da malha férrea, a ALL – América Latina Logística e a ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestre.

Por problemas estruturais o passeio não mais acontece há quase dois anos e meio. Uma pena, pois seus índices de aceitação pela população sempre foram muito altos. Em raras ocasiões a composição circulou em outras localidades, aumentando o percurso. Certa feita tudo foi transportado para Campo Grande, no Mato Grosso e por lá circulou mais de uma semana. Presenciei a ida de toda a composição numa viagem única até o distrito de Nogueira, pertencente a Avaí. Até o prefeito, vereadores e auxiliares daquela cidade participaram do comboio. Depois, em parceria com a ALL, em projeto interno deles, parte dessa composição fez vários passeios para Lençóis Paulista e Agudos, despertando um carinho muito grande por onde passava. Éramos recepcionados por bandas e muita festa.

Isso gerou interesse dessas cidades em estender o passeio de Bauru para as mais próximas. Avaí, Lençóis e Agudos olvidaram esforços para promoverem algo em conjunto nesse sentido. Hoje, uma nova rodada de negociações parece estar sendo estimulada, dessa vez pela cidade de Agudos, vislumbrando o beneficio que isso traria para o turismo das cidades. O passeio deve voltar em breve (toc toc toc), necessitando de um impulso político nesse sentido.

Passeios turísticos existem vários pelo Brasil, percorrendo trechos entre cidades. Uns com maior, outros menos sucesso. Os feitos em trechos desativados de tráfego ferroviário são mais fáceis, pois podem circular em qualquer horário. No caso aqui da região de Bauru, nenhuma das linhas estão desativadas, todas são operacionais para carga. Esse o primeiro obstáculo (acordo com a concessionária), depois o de parcerias serem feitas com um projeto já em andamento, onde elevados gastos já ocorreram, como o da manutenção rotineira e equipe de funcionários. Parcerias entre cidades teriam que levar em consideração algo como no casamento, “na alegria e na tristeza”. Divisão total de gastos, ou até algo maior para as cidades que estão adentrando o projeto com ele já em andamento.

O tema é instigante e alavancaria o turismo da região num todo. Desperta interesse de várias cidades, inclusive de Avaí e Pirajuí. A Prefeitura Municipal de Bauru, detentora da propriedade da composição existente precisa demonstrar claramente suas intenções e apresentar um projeto, onde mostraria o que já possui e quanto isso custaria. E mais, se a mesma tem interesse numa partilha com as demais, demonstre isso de forma rápida e as reais condições para viabilizar esse sonho coletivo. Especulações não levam a nada. Tenho lido e ouvido de tudo, menos o posicionamento da Prefeitura de Bauru e dos seus representantes. Nos próximos dias algo novo sobre o retorno dos passeios no trecho dentro de Bauru e um posicionamento sobre as parcerias com as cidades vizinhas. Enquanto isso não acontece, tudo não passa de um sonho, distante do usufruto por já próximos dos mil dias. Afinal, quando é que os amantes pela ferrovia poderão escutar novamente o apito advindo da Maria Fumaça?
OBS.: Todas as fotos aqui publicadas foram tiradas por mim e por Alex Gimenez Sanchez, no ano de 2007.

2 comentários:

ROSANGELA MARIA BARRENHA disse...

TENHO FOTOS DE PASSEIOS COM MEUS PACIENTES...QUE VOLTE LOGO!!VAMOS COM EÇAR UMA CAMPANHA JUNTO COM O RESGATE BAURU?!

Anônimo disse...

Tá difícil desse trem voltar, hem...
Eta prefeiturinha complicada

Paulo Lima